Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#253004 | RMMacedo | 12 abr 2010 00:20

Estimados Confrades;

Será que alguém já se "cruzou" com Bento Miguel e Domingas Barbosa, casal que residiu em S. Martinho (presumo que de Lagares)? Este casal foi pai de Maria Barbosa, que casou em Paço de Sousa, em 24/11/1704 com Bento Rodrigues, (filho de Gaspar Silvestre, da Quinta de Calves ( a de Paço de Sousa), e Jerónima Rodrigues)

Antecipadamente grato por qualquer achega,

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#253011 | edvasconcelos | 12 abr 2010 11:50 | Em resposta a: #253004

Bom dia caro Confrade

As pessoas que refere são meus antepassados.

Foi filha de Bento Rodrigues (790) e de Maria Barbosa (791), Luísa Clara Rodrigues Barbosa (395), nascida em Paço de Sousa a 25/08/1717. Terá tido pelo menos dois irmãos, Gregório Rodrigues Barbosa, padre, e Clara Rodrigues Barbosa,para os quais ainda não localizei o assento de Baptismos.

Luísa Clara Rodrigues Barbosa casou em Paço de Sousa, a 4/7/1735, com Manuel Dias Borges (394), nascido a 21/11/1715 em Paço de Sousa, filho de Manuel Dias (788) este natural de Lordelo, concelho de Barcelos, e de Águeda de Sousa natural de Paço de Sousa.

E é aqui que vou no meu estudo deste ramo. As suas informações já me irão ajudar mais um pouco, pois assim sendo Bento Miguel será o meu número 1582 e Domingas Barbosa será a 1583.

A Quinta que refere é desiganada Quinta de Calvos (e não Calves), no lugar de Calvos, e que ainda hoje existe. E como fica junto a São Martinho de Lagares, a sua suposição deve ser acertada.

Se tiver outras informações anteriores para esse casal, ou pretender saber mais alguma coisa na linha de descendência da referida filha Luísa Clara, informe por favor para ver que informações poderemos trocar.


Cumprimentos

Eduardo Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#253137 | RMMacedo | 14 abr 2010 12:44 | Em resposta a: #253011

Boa tarde Sr. Eduardo Cardoso

Fico satisfeito por lhe ter sido útil!

Cumprimentos

RM Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#253884 | edvasconcelos | 28 abr 2010 18:34 | Em resposta a: #253137

Caro confrade

Estive a pesquisar um pouco mais sobre o tema. Acabo por ficar mais convencido que o São Martinho que refere seja um lugar da mesma freguesia de paço de Sousa. Segue a justificação:

Casamento de Bento Rodrigues com Maria Barbosa
Arquivo Distrital do Porto, Registos Paroquiais, Penafiel, Freguesia de Paço de Sousa, Lv. 2M, 1685-1743, fl. 258

Aos vinte e coatro dias do mes de Novembro do anno de Mil sette centos e coatro, pela manhaã, na Capella de Sam Martinho de Licença do Illustrißimo Senhor Bispo Frei Jozeph de Santa Maria, nesta Igreja do Salvador de Paço de Souza feitas as denunciaçoes na forma do Sagrado Concilio Tridentino, adonde os contrahentes saõ naturaes, e moradores, sem se descobrir outro empedimento alem da que lles alquançaraõ breve de Sua Santidade, em que foraõ dispensados em terceiro e coarto grao de consanguinidade a qual sentemça fica em meu poder, em prezença de mim Manoel Pinto Rebello Coadjutor desta Igreja, e sendo prezentes Manoel Teixeira, e Antonio de Souza dollente peßoas conhecidas, se Cazaraõ solenemente por palavras de prezente em face de Igreja Bento Rodrigues filho de Gaspar Sylvestre, e de sua molher Ieronima Rodrigues ja defunta naturaes, e moradores, no lugar de Bairros, e o dito seu pay natural da Quinta de Calvos, com Maria Barboza filha de Bento Miguel, e de sua molher Domingas Barboza, naturaes, e moradores, em Sam Martinho, e a ditta sua may natural do ditto lugar de Bairros freguezes desta Igreja, e logo lhes dei as bençoes conforme aos Ritos, e Cerimonias, da Santa Madre Igreja, de que fis tudo este aßento no mesmo dia, que por verdade aßinej com as testemunhas.
M.el Pinto Rebello
M.el Teyx.ra
An.to de Souza dolente

Portanto, pode-se concluir que existe uma Capela designada por "São Martinho" na freguesia de Paço de Sousa. Se for pesquisar num mapa recente, por exemplo o Viamichelin, verifica que existe uma rua de nome Rua de São Martinho, junto ao lugar de Santos Ilos, muito perto também do lugar de Bairros de onde é natural a mãe da contraente. Refere depois que serão moradores em "São Martinho". Se for a uma carta militar do Exército verifica que nessa rua existe uma capela. Será provavelmente de oráculo a São Martinho (falta apenas essa confirmação). Se assim for, serão moradores nesse lugar da freguesia de Paço de Sousa, não sendo o São Martinho uma outra feguesia distinta.

Espero que lançado mais alguma luz sobre este assunto.

Cumprimentos

Eduardo Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#254059 | RMMacedo | 02 mai 2010 02:18 | Em resposta a: #253884

Caro Confrade,

Penso que tem toda a razão, e fico-lhe grato por partilhar o trabalho que teve.

Entretanto, penso ter encontrado no Livro de Óbitos a filiação de Bento Miguel, a saber, Maria Antónia e Gaspar Miguel, que falecerem sucessiva e respectivamente em 27/11 e 10/12 de 1686.

Os assentos de óbito esclarecem serem os falecidos " de Sam Martinho" e ser testamenteiro "seu filho Bento Miguel".
Talvez agora consigamos subir um pouco mais a árvore!

Cumprimentos e votos de um bom Domingo

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263069 | JL64 | 28 set 2010 23:57 | Em resposta a: #254059

Caro senhor
Sendo eu um interessado em estudos sobre genealogia e consultando os respectivos sites,vi por acaso o seu comentário sobre a quinta de Calves em Paço de Sousa.Hoje sou o actual dono,e esta quinta foi comprada pelo meu tio bisavô Mateus Pinto da Silva e oferecida à minha mãe Maria Pais da Cunha,nascida em Fonte Arcada.A Quinta foi comprada em 1914 à Caixa de Credito Penafidelense.Foi uma surpresa para mim,o que li no seu artigo porque sempre pensei que a quinta pertencia à Companhia de Jesus tal como a Casa da Companhia,e só depois de o Marquês de Pombal ter expulso os Jesuítas terem sido pertença atraves de compra,a particulares.
Gostaria de ter mais informaçôes.A Casa de S.Martinho é aqui perto e lembro-me do meu pai dizer que tinha sido de uns parentes nossos.....
Espero notícias ,
cumprimentos
José Luis Pais da Cunha Leão

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263362 | RMMacedo | 03 out 2010 21:45 | Em resposta a: #263069

Caro Senhor Cunha Leão,

Só hoje vi a sua mensagem. Lamento não poder prestar qualquer esclarecimento útil, dado que a pouca informação que tenho está resumida nos "posts" supra, e foi obtida nos livros paroquiais de Paço de Sousa - é assim uma completa novidade a sua interessante informação. A minha curiosidade, em termos genealógicos, mantém-se, pois até à data não tive ocasião de indagar mais sobre o tema, e duvido que o consiga, pois as datas são muito recuadas. De qualquer modo, como os Jesuítas foram expulsos em 1759, presumo que a Quinta tenha passado das mãos dos descendentes de Gaspar Silvestre, que viveu no sec. XVI-XVII para as da Companhia. Talvez em livros de prazos se consiga deslindar o trajecto da sua bela propriedade.

Com os melhores cumprimentos,

Rogério Malheiro de Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263369 | JL64 | 03 out 2010 23:49 | Em resposta a: #263362

Caro Sr.
Obrigado por me ter respondido,e realmente chego a essa conclusão.Tenho um primo meu que me enviou um documento de um tal fidalgo Menezes Sottomayor da Casa de Cabanelas que fala no Gaspar Sivestre e penso que vem como descendente????????????sinceramente não consigo perceber bem,posso enviá-lo mas acho que não sei como anexar.

meus cumprimentos

José Luis Cunha Leão

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263409 | JL64 | 04 out 2010 17:45 | Em resposta a: #253011

Caro Sr.Vasconcelos Cardoso
Já entrei em contacto com o Sr.R.Macedo a propósito da Quinta de Calvos onde resido actualmente.Esta quinta foi comprada por um meu tio bisavô e oferecida à minha mãe.(tenho 64 anos).
Sempre pensei que a quinta tinha pertencido à Companhia de Jesus e só depois ter sido comprada pela mesma pessoa que comprou a actual casa da Companhia.Depois de ter descoberto a troca das vossas mensagens ,descobri no Nobiliario de F.Gayo um artigo interessante que deveria de gostar de ver,mas só se me enviar o seu email
A Capela de S.Martinho com a sua respectiva casa é aqui perto e sempre ouvi meu pai dizer que tinha pertencido a uns antepassados.A família do meu pai é originária da Sobreira e Gasconha e da minha mãe Fonte Arcada

Com os meus cumprimentos

José Luis Pais da Cunha Leão

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263417 | RMMacedo | 04 out 2010 19:28 | Em resposta a: #263369

Caro Senhor Cunha Leão,

É uma enorme gentileza da sua parte, a generosidade de partilhar tal documento. Será uma verdadeira maravilha para mim poder vê-lo, pois já tinha perdido a esperança de encontrar qualquer pista relativamente ao Gaspar Silvestre. O meu e-mail é: rammacedo@hotmail.com

Aceite os melhores cumprimentos do antecipadamente grato,

Rogério Malheiro de Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263542 | edvasconcelos | 06 out 2010 22:04 | Em resposta a: #263409

Boa noite

Já tinha visto a sua mensagem inicial, mas o fim de semana prolongado impediu-me de lhe responder de imediato.

Quanto à sua questão, não posso também eu infelizmente dar-lhe alguma ajuda com esclarecimentos extra. Eu sou descente por parte da minha mãe da Casa da Silveira, em Lagares (Correia da Rocha e Vasconcelos da freguesia de Sebolido/Raiva-Castelo de Paiva e Lopes Soares da Rocha da freguesia de Valpedre/Oldrões). Esta casa é actualmente propriedade de uns primos meus. Portanto não muito longe da sua Quinta de Calvos.

Quanto à Casa da Silveira, posso-lhe esclarecer que a mesma foi adquirida pelos meus antepassados "Rocha Ferreira" em 1787/1796. Possuo alguns documentos mas a quantidade considerável de páginas, o seu mau estado de conservação e problemas na identificação da caligrafia impediram-me até hoje de os tentar transcrever na integra. Isto porque a genealogia é apenas um hobby para mim e privilegio neste momento a pesquisa dos paroquiais de forma a identificar os nomes que futuramente pretendo confirmar a existência noutro tipo de documentos.

Quanto ao artigo que refere, se não foi pedir muito, agradecia então que me disponibilizasse a cópia. O meu email é edvasc@clix.pt (se o ficheiro foi de alguma dimensão, agradecia que me contactasse para o email que indico a fim de eu lhe transmitir um outro que não possui limitação de tamanho de mensagens, email esse que não pretendia que ficasse público aqui no fórum)


Com os melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#263571 | JL64 | 07 out 2010 12:28 | Em resposta a: #263542

Claro que não me custa enviar.
Eu sou descendente da Casa da Sobreira,da Casa da Torre em Gasconha e de mais algumas....já tenho dados directos até a Martim Pires de Carvalho,dado a documentos nos descendentes dos Carvlho de Bastos,enfim é um passatempo....que me dá um certo gosto.
cumprimentos
josé luis cunha leão

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266273 | PTM1 | 04 dez 2010 12:43 | Em resposta a: #263571

Bom-dia,

Um antepassado meu, de finais do século XVI, de nome BENTO CABRAL, era natural de Paço de Sousa, Penafiel.
Para além disso apenas sei que era casado com Ana da Costa, natural da mesma freguesia.
Deste consórcio nasceu um filho, de nome Veríssimo de Moraes Cabral.

Pergunto se alguém tem informações acerca deste meu familiar.

Obrigado.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266278 | tmacedo | 04 dez 2010 14:37 | Em resposta a: #266273

Caro Pedro Morais,

Os Morais Cabral de Paço de Sousa iniciam-se com o casamento em 1644 em Cete de João Ribeiro Cabral (natural de Paço de Sousa) com Escolástica de Morais Barreto (natural de Cete). Deste casamento nasceu, entre outros, um Bento Cabral de Morais casado com Maria de Andrade Borralho que deixaram geração em Paço de Sousa.

Esse seu outro Bento Cabral pai de um Veríssimo de Morais Cabral é documentado em que período temporal ?

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266280 | PTM1 | 04 dez 2010 15:01 | Em resposta a: #266278

Caro António Taveira,

Cheguei a Bento Cabral através do assento de baptismo do seu neto, ANTÓNIO VERÍSSIMO DE MORAES CABRAL, natural de S. Miguel, Aveiro, que nasceu a 23 de Outubro de 1747.

Se calcularmos 25 a 30 anos por geração, Bento Cabral deve ter nascido por volta de 1685 a 1695.

Acerca dos Morais Cabral (de Aveiro) tenho alguma informação, mas sobre a sua ascendência em Paço de Sousa, pouco ou nada sei.

No trabalho de Manuel Abranches de Soveral não consigo fazer a ligação deste meu familiar Bento Cabral à família que refere no seu post.

Se tiver alguma pista, agradeço.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266285 | tmacedo | 04 dez 2010 16:13 | Em resposta a: #266280

Caro Pedro Morais,

Na sua mensagem indicava o Bento Cabral de Morais nascido em finais do século XVI e não XVII. Daí a minha dúvida. O seu Bento Cabral de Morais será certamente neto de João Ribeiro Cabral e de Escolástica de Morais Barreto. Poderá ser o Bento Cabral de Morais, capitão de ordenanças, (filho de Bento Cabral de Morais e de sua mulher Maria Borralho de Andrade) nascido em 1682 em Paço de Sousa. Casou com Catarina Garcês, filha de Belchior Silvestre e de sua mulher Maria Garcês, com geração em Paço de Sousa. Este Bento Cabral de Morais viveu em Paço de Sousa no lugar de Santos Illos. Ou então, poderá ser um duplo primo co-irmão deste, Bento, baptizado em 1685 em Paço de Sousa, filho do capitão Jerónimo Borralho de Andrade e de sua mulher Isabel de Morais Cabral (esta filha de João Ribeiro Cabral e de Escolástica de Morais Barreto), do lugar de Cadeade - Paço de Sousa - de quem não tenho mais informação.

Agradecia que me indicasse a sua descendência até à quarta geração para acrescentar aos meus dados.

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266302 | joaoggralves2 | 04 dez 2010 21:37 | Em resposta a: #253004

Caro R. Macedo,

Descobriu a filiação de Gaspar Miguel, pai de Bento Miguel? Eu descendo de um Simão Miguel, casado em Paço de Sousa em 1666 com Maria Rodrigues, filho de António Gonçalves e Margarida Miguel. Deve existir relação com os seus Miguéis.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#266320 | PTM1 | 05 dez 2010 12:01 | Em resposta a: #266285

Caro António Taveira,
Antes de mais, agradeço a correcção e informação.
No que se refere ao "meu" Bento Cabral sei que era casado com Ana da Costa, logo não será o primeiro que refere; eventualmente o segundo, o filho do capitão Jerónimo Borralho de Andrade. Tenho de investigar esta possibilidade.

Quanto à minha descendência

I - Bento Cabral = Ana da Costa, ambos naturais de Paço de Sousa;

II - Veríssimo de Moraes, natural de Paço de Sousa = Jozefa da Silva, natural do Barreiro, Lisboa;

III - António Veríssimo de Moraes º Outubro de 1747, em S. Miguel, Aveiro = Rosa Margarida, de Águeda;

IV - João Veríssimo de Mraes Cabral, natural de S. Miguel, Aveiro, nasceu a 2 de Agosto de 1797. Casou-se no dia 12 de Novembro de 1828 com Maria José d’Apresentação.

Espero que estas informações tenham interesse para si.

Cumprimentos.


Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#266328 | tmacedo | 05 dez 2010 15:14 | Em resposta a: #266320

Caro Pedro Morais,

Agradeço os dados que me envia desse ramo de "Cabrais de Morais", de Paço de Sousa, desconhecido para mim. Faltará entroncá-los o que não será difícil. Introduzi há alguns anos alguns deles na base de dados do Geneall. Nomeadamente os ascendentes dos Teles de Menezes, da quinta das Gordas em Paço de Sousa, que se manteve nesta família até finais do século XIX. Foi esta quinta de João Ribeiro Cabral (e antes dele de seu pai Bento Ribeiro Bernardes e de seu avô Manuel Fernandes Ribeiro). Passou depois para seu filho Bento Cabral de Morais (morador na vizinha quinta do Real) e deste para sua filha D. Maria de Morais Barreto casada com Flórido Teles de Menezes. Na descendência destes se manteve a citada quinta das Gordas. Foram estes últimos antepassados de meu sogro (referido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=579270). Mantemos alguma documentação da quinta das Gordas que não vai além do primeiro quartel do século XVIII.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267223 | PTM1 | 22 dez 2010 20:05 | Em resposta a: #266328

Caro António Taveira,

1 - Encontrei o assento de baptismo de Veríssimo de Morais Cabral (meu avô em 6.º grau), nascido a 13 de Setembro de 1714, filha de Ana (solteira) ede Banto Cabral de Morais, todos de Paço de Sousa.

Foram seus padrinhos António da Silva e sua mulher Isabel de Morais.

Considerando 25 a 30 anos para cada geração o seu pai, Bento Cabral de Morais, deve ter nascido por volta de 1684.


2 - Tendo em consideração que os pais de Bento Cabral de Morais, casado com Maria de Andrade Borralho, de seus nomes João Ribeiro Cabral e Escolástica de Morais Barreto, casaram em 1644 não me parece que seja este Bento Cabral de Morais o meu avô em 7.º grau.


Qual a sua opinião?
Será que este Bento de Cabral de Morais teve um filho a quem deu o mesmo nome?

Parece-me que estou aqui "preso" por um pequeno fio até chegar ao tronco de João Ribeiro Cabral e Escolástica de Morais Barreto.

Aguardo a sua opinião.

Abraço.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267227 | PTM1 | 22 dez 2010 20:16 | Em resposta a: #267223

Verifiquei agora que Bento Cabral de Morais, filho de João Ribeiro Cabral e Escolástica de Morais Barreto, teve uma irmã de nome Isabel, nome da madrinha do meu "Bento de Cabral de Morais".

Acho que este facto reforça a hipótese de este Bento ter tido um filho com o mesmo nome e de a tia paterna ter sido a madrinha.

Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267238 | tmacedo | 23 dez 2010 01:16 | Em resposta a: #267223

Caro Pedro Morais,

O pai de Veríssimo deve ser o Bento Cabral de Morais (filho de Bento Cabral de Morais e de Maria de Andrade Borralho) que foi capitão de ordenanças e que veio a casar com Catarina Garcês filha de Belchior Silvestre e de s.m. Maria Garcês. Nasceu em 1682 na quinta do Real e viveu casado no lugar de Santos Illos da freguesia de Paço de Sousa onde em 1717 nasceu sua filha Guiomar. É possível que quando naceu Veríssimo, em 1714, ainda estivesse solteiro.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267239 | tmacedo | 23 dez 2010 01:50 | Em resposta a: #267227

Caro Pedro Morais,

Confirma-se o que digo na minha última mensagem.

Bento Cabral de Morais, filho de Bento Cabral de Morais e de Maria de Andrade,, já defuntos, da quinta de Real, casou em Paço de Sousa em 1 de Janeiro de 1716 com Catarina Garcês filha de Belchior Silvestre e de Maria Garcês, de Santos Illos. Aposto que é este o pai do seu Veríssimo, ainda solteiro aquando do seu nascimento.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267247 | tmacedo | 23 dez 2010 08:28 | Em resposta a: #267227

Caro Pedro Morais,

A madrinha do seu Veríssimo, Isabel de Morais e Andrade é a filha de Bento cabral de Morais e Maria de Andrade Borralho, casada em 1711 com António da Silva. Moraram no lugar de Bairros e foram pais de:
1-padre João de Morais Barreto, de Bairros.
2-padre Lourenço José de Morais.
3-Damiana de Moaris Barreto e Andrade casada com Bento Ferreira. moraram em Bairros e foram pais de Bento José de Morais.
4-D. Teresa de Morais Barreto.
5-Gregório de Andrade Barreto.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267250 | PTM1 | 23 dez 2010 10:41 | Em resposta a: #267238

Caro António Taveira,

Agradeço a sua pronta resposta.
Os dados que refere são coincidentes em nomes e aproximação de datas, o que leva a crer que sejam os
que procuro.
No entanto, Veríssimo era filho de outra mulher, de nome Ana, a qual no assento de baptismo de Veríssimo se encontrava solteira.

Cumprimentos.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Cabral de Morais

#267274 | PTM1 | 23 dez 2010 18:35 | Em resposta a: #267238

Caro António Taveira,

Estive agora a consultar o assento de baptismo de Bento, filho de Bento Cabral de Morais e de Maria Roiz de Andrade, nasceu a 30/12/1682. Foram seus padrinhos Sebastião Barbosa da Várzea e Maria,filha de Gonçalo Roiz.

Vou ter de actualizar a minha árvore, pois estou a ver que descobri aqui mais um grande ramo.

Cumprimentos e Feliz Natal.

Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa de Paço de Sousa/ Gaspar Silvestre da Quinta de Calves

#292132 | edvasconcelos | 01 dez 2011 16:53 | Em resposta a: #253004

Caros confrades

Na sequência de uma outra pesquisa efectuada para a mensagem do tópico "Capitão Jerónimo de Azevedo, Paço de Sousa", obtive alguns dados que talvez possam ser relevantes para aqui. Passo portanto a reproduzi-los.

Todos os livros paroquiais indicados são da freguesia de Paço de Sousa.

1. Gaspar Silvestre, falecido a 03/10/1676 (fl. 233), fora casado com Isabel Costa, falecida a 07/04/1648 (fl. 194v.)
tiveram a:

1.1 Gaspar Silvestre, casado a 20/03/1674 (fl. 269v.) com Jerónima Rodrigues (*), viúva
1.2 Manuel da Silva, casado a 03/03/1653 (fl. 175) com Maria Francisca
1.3 Isabel da Costa, casada a 14/10/1652 (fl. 174) com Manuel Ferreira
1.4 Catarina da Costa, casada a 14/10/1652 (fl. 174) com Domingos Gonçalves
1.5 Domingas, nascida a 09/11/1643 (fl. 6v.)

(*) a acima referida Jerónima Rodrigues era viúva de Manuel Barbosa, falecido a 23/04/1670 (fl. 226),
sendo filha de Jerónimo Rodrigues, este falecido a 15/12/1672 (fl. 228v.) e de sua mulher Maria Vicente

Se constatarmos que no registo de baptismo de Serafina Rodrigues de Andrade, nascida a 22/05/1645 (fl 12v.) a mesma é também filha de um Jerónimo Rodrigues e de sua mulher Maria Vicente, sendo sua irmã (filha do pai), Isabel Rodrigues de Andrade, casada com o Capitão David Rodrigues Boralho - genro (casamento a 18/04/1644 (fl. 165v.)), podemos então completar o apelido da nossa Jerónima Rodrigues.

Temos então que:
Jerónima Rodrigues de Andrade e Gaspar Silvestre tiveram a:

1.1.1 Bento Rodrigues, nascido a 21/03/1674 (fl. 127v.), o qual casou a 24/11/1704 (fl. 258) com
----------------------------------------------------------------2.3.2.2 Maria Barbosa (a referenciar de seguida)
1.1.2 Domingas, nascida a 18/08/1675 (fl. 133v.)
1.1.3 Jerónima, nascida a 20/01/1678 (fl. 143v.)


Bento Rodrigues e Maria Barbosa tiveram, entre outros, a:

1.1.1.1 Luísa Clara Rodrigues Barbosa, nascida a 25/08/1717 (fl. 98), a qual casou a 04/07/1735 (fl. 474v.) com
------------------------------------------------------------------------------- Manuel Dias Borges


2. "fulano" Miguel foi pai de:
(ver hipótese de associação com os Miguéis referenciados no tópico "Capitão Jerónimo de Azevedo, Paço de Sousa"

2.1 Maria Miguel "a negra", falecida a 09/02/1691 (fl. 179)
2.2 Catarina Miguel, falecida a 02/05/1696 (fl. 188)
2.3 Gaspar Miguel, falecido a 10/12/1686 (fl. 249v.), o qual tinha sido casado com
----------------------------------------------------------- Maria Antónia, falecida a 21/11/1686 (fl. 249v.),
----------------------------------------------------------- sendo estes pais de:

2.3.1 Maria [Miguel]
2.3.2 Bento Miguel, o qual casou, depois de 1663, com Domingas Barbosa e tiveram a:

2.3.2.1 Manuel, nascido a 10/04/1668 (fl. 98)
2.3.2.2 Maria Barbosa (atrás referida), casada que foi com Bento Rodrigues

Constatando-se que no casamento de Maria Barbosa com Bento Rodrigues estes obtiveram dispensa de consanguinidade em 3º e 4º grau, é provavel que se possa ainda afirmar que os progenitores de Domingas Barbosa possam ter sido os já referidos Manuel Barbosa e Jerónima Rodrigues de Andrade.


Com os melhores cumprimentos

Eduardo de Vasconcelos Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen