Portugueses no Brasil - séc XIX

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Património

Portugueses no Brasil - séc XIX

#253172 | MartaV | 15 abr 2010 10:56

De que forma poderei saber informações sobre Portugueses que foram para o Brasil no séc XIX (pelos anos 30, 40 ou 50) mas não à procura de trabalho, ou seja, passando pelas hospedarias, etc. Falo de Portugueses com um certo estatuto social que, por qualquer razão, resolveram instalar-se no Brasil.

Agradeço, desde já, a quem me puder ajudar.

Marta V.

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses no Brasil - séc XIX

#253173 | MartaV | 15 abr 2010 10:57 | Em resposta a: #253172

Sobre este tópico esqueci-me de referir que a zona que mais me interessa é a do Rio de Janeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses no Brasil - séc XIX

#253180 | Samuel C O Castro | 15 abr 2010 14:58 | Em resposta a: #253173

Prezada Marta,

Repito a mensagem do outro tópico.

Em outros links tenho indicado o site www.telelistas.net, onde se pode localizar pessoas no Brasil que tenham telefone atualmente. Podendo ali se procurar por nome completo, apelidos compostos, ou simples, neste caso quando são bastante incomuns, também por Estado, e quando se sabe, por cidade.

Já, especificamente quanto a seu pedido, não tenho informações para lhe ajudar, pois não sei se no Rio de Janeiro tinha algum Organismo a exemplo da Hospedaria do Imigrante que existiu em São Paulo. Naquela cidade (RJ), creio que se contatasse o Consulado português, bem provável que eles possam dar alguma dica para esse tipo de pesquisa. Pela NET, podes conseguir o endereço e telefone de contato do Consulado. No próprio site da telelistas indicado, digitando por nome Consulado de Portugal e selecionando RJ, encontra-se 2 endereços, podendo para lá escrever ou telefonar.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Ótima semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Portugueses no Brasil - séc XIX

#253219 | PauloBraga | 16 abr 2010 10:41 | Em resposta a: #253172

Prezada Marta,

se conseguir saber alguma coisa, agradecia a amabilidade de aqui dizer o que conseguiu, ou como conseguiu, pois também me interesso muito pelo assunto, mas nunca tive os resultados desejados.


Cumprimentos,

Paulo Braga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 12:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen