Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Regiões | Pessoas | Cargos

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#253236 | andrebrandao | 16 abr 2010 22:22

Sei que é difícil, mas procuro informaçoes sobre familia Alferes Manuel Coelho Ferreira nascido
em 1725 e que deve ter vinda para Bahia - Brasil (Inhambupe) por volta de 1750/60.

Posteriomente seus decendente ficaram com sobrenome Ferreira Coelho.

Sds
André

Resposta

Link directo:

RE: Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#253241 | camac41 | 17 abr 2010 00:00 | Em resposta a: #253236

Caro confrade

Se me der mais dados, o nome da mulher, dos pais ou da freguesia possivelmente o poderei ajudar. Tenho na minha base de dados da zona de Paços de Ferreira e Paredes alguns " Manuel Coelho Ferreira" das datas que procura.
Neste endereço da Torre do Tombo
http://digitarq.dgarq.gov.pt/?ID=4213910

Há referência a um Manuel Coelho Ferreira

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#275601 | Luiz Paulo | 03 mai 2011 03:31 | Em resposta a: #253236

Senhores
Estou a procura de informações sobre meu ancestral (1830) Jose Ferreira Coelho casado com Emilia Leopoldina (Cardeal) Coelho natural de Recife no Brasil,Desde ja agradecido.

Cumprimentos
Luiz Paulo

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#416795 | SuSousa | 05 ago 2019 12:26 | Em resposta a: #253241

Boa tarde.
Estou actualmente a pesquisar os meus ascendentes Coelho Ferreira de Paredes (Rebordosa, Gandra). Por acaso o confrade não terá nenhum dado sobre José António Coelho Ferreira (cc Anna Moreira)?
Com os melhores cumprimentos,
Susana de Sousa

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#416797 | andrebrandao | 05 ago 2019 16:04 | Em resposta a: #416795

Teve um antepassado Alferes Manoel ferreira Coelho casado com ana golçalves da Silva que creio que emigrou para o Brasil em 1760 meu email é andre@brandao.com.br

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#416947 | andrebrandao | 09 ago 2019 18:39 | Em resposta a: #253241

Há alguns ano trocamos um email, voce teria dados de alferes Manoel Ferreira coelho, nascido no Porto em 1725, que emigrou para o Brasil e aqui casou com Ana Golçalves da Silva nascida em 1735

Grato
andré

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#434566 | Valbarbalho | 19 jun 2021 03:13 | Em resposta a: #253236

Possuo alguns documentos de Manuel Coelho Ferreira, entre os quais, o casamento que teve com dona Rosa Maria da Conceição (ou Fonseca). Conceição, no registro do casamento, em 1715.

Penso que esse Manuel devera ter nascido por volta de 1690. Era filho de Andre Coelho e Catharina Luis. Natural de Santa Eulalia de Sabrosa, Bispado do Porto.

Estou buscando algum vinculo entre esse e meu ancestral, Alferes João Coelho Ferreira. Esse devera ter nascido também em torno de 1700. Não tenho nenhum dado mais especifico dele.

Exceto que vi em um livro escrito que em 1738 compartilhava umas capoeiras com o sargento-mor Manuel Ferreira do Couto. Essa propriedade ficava na Freguesia de Camargos, Municipalidade de Mariana, Minas Gerais. Também encontra-se escrito que fora 5 vezes procurador na Bahia.

Mais tarde, em 1768, João solicitou e recebeu a posição de capitão de ordenanças do Arraial da Passagem de Mariana, mesma municipalidade.

Nesse período, entre 1777 e 1779, foi pai de minha ancestral, Anna Maria Coelho Ferreira, casada em 1781, registo no qual está escrito que João era falecido, mas não afirma quando.

Nos livros da Municipalidade de Prados, Minas Gerais, ha o registro de batismo de João, filho de João Coelho Ferreira, em fevereiro de 1782. Podem ter sido a mesma pessoa.

O batizado em fevereiro de 1782 deveria ter sido concebido em maio de 1781. O casamento da Anna Maria se deu em 30 julho de 1781. Portanto houveram 3 meses entre a concepção e o casamento, no qual pode ter acontecido de João ter falecido.

De qualquer forma fica ai determinado que a familia Coelho Ferreira tinha presença na Bahia e Minas Gerais ja proximo ao inicio do Ciclo do Ouro, que perdurou entre 1695 ate proximo a 1800.

O que pretendia era encontrar os vínculos que acaso esses personagens teriam entre si.

Muito obrigado por quaisquer informações que ajudem.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#434568 | camac41 | 19 jun 2021 11:18 | Em resposta a: #253236

Caro Confrade
Como refere sendo Manuel Coelho Ferreira filho de André Coelho e de Catarina Luís envio abaixo os dados dos seus ascendentes.Não o tinha na minha base de dados possivelmente por ter emigrado para o Brasil. Seguem sem tratamento os dados extraídos diretamente da base de dados
Descendo de António Anes irmão de André Coelho
Cordialmente

Carlos Leal Machado
________________________________________
1. André Coelho

Os pais de André Coelho são:
2. António Anes nasceu antes 1595 em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes e Ana Coelho casaram-se no dia 8 de Novembro de 1624 (M1 128v - Vila Cova de Carros) em Vila Cova de Carros. António Anes faleceu no dia 2 de Abril de 1659 (M1 108 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes e Ana Coelho residem em Aldeia - Modelos.
3. Ana Coelho foi baptizada no dia 23 de Agosto de 1592 (M1 9 - Vila Cova de Carros) em Cimo de Vila - Vª Cova de Carros. Ana Coelho foi crismada no dia 8 de Agosto de 1603 (M1 106v - Vila Cova de Carros) em Cête - Paredes. Ana Coelho e António Anes casaram-se no dia 8 de Novembro de 1624 (M1 128v - Vila Cova de Carros) em Vila Cova de Carros. Ana Coelho faleceu no dia 13 de Março de 1660 (M1 110 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Ana Coelho e António Anes residem em Aldeia - Modelos.
André Coelho nasceu antes 1640 em Modelos - Paços de Ferreira.
André Coelho e Catarina Luís (a filha de Baltasar Luís e de Maria Vitória) casaram-se no dia 24 de Janeiro de 1660 (M1 146v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes.

Filhos de André Coelho e Catarina Luís
4. i. Catarina nasceu no dia 1 de Abril de 1663 (M1 112v - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa. Catarina foi baptizada no dia 4 de Abril de 1663 (M1 112v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes por Padrinhos: Gaspar, fº de Gaspar Luís e Maria fª de Domingos de Seabra.
5. ii. João nasceu no dia 19 de Abril de 1666 (M1 119 - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa. João foi baptizado no dia 25 de Abril de 1666 (M1 119 - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes por Padrinhos: João Nunes Neto e Maria Gaspar, mulher de André Dias do Conscieiro - Vilela.
6. iii. Baltasar nasceu no dia 28 de Novembro de 1669 (M1 127v - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa.
7. iv. Angela Coelho nasceu no dia 1 de Setembro de 1672 (M1 244 - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa. Angela Coelho foi baptizada no dia 11 de Setembro de 1672 (M1 244 - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes por Padrinhos: Gaspar, soltº e sua irmã Catarina do lugar de Guindo. Angela Coelho e João Ferreira casaram-se no dia 10 de Setembro de 1696 (M2 155 - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes.
8. v. Maria Coelho nasceu antes 1670 em Guindo - Sobrosa. Maria e Manuel Duarte casaram-se no dia 24 de Maio de 1688 (M1 163v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes. Maria faleceu antes 1720. Maria e Manuel residem em Muro - Sobrosa.
9. vi. Ana foi baptizada no dia 29 de Julho de 1679 (M1 250 - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa por Padrinhos: Baltasar António, da Torre e Maria, sobrinha do dito André Coelho.
10. vii. Bartolomeu nasceu antes 1680 em Guindo - Sobrosa.

André Coelho e Catarina Luís residem em Guindo - Sobrosa.

_________________________
1. António Anes

Os pais de António Anes são:

2. António Anes nasceu antes 1570 em Aldeia - Modelos. António Anes faleceu no dia 10 de Janeiro de 1622 (M1 98v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.

3. Francisca André nasceu antes 1570 em Aldeia - Modelos. Francisca André faleceu no dia 29 de Março de 1638 (M1 101v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.

António Anes nasceu antes 1595 em Modelos - Paços de Ferreira.

António Anes e Ana Coelho (a filha de Belchior Coelho e de Madalena Miguel) casaram-se no dia 8 de Novembro de 1624 (M1 128v - Vila Cova de Carros) em Vila Cova de Carros.

Filhos de António Anes e Ana Coelho :

4. i. Belchior nasceu no dia 21 de Julho de 1625 (M1 9 - Modelos) em Pigeiros - Modelos. Baltasar foi baptizado no dia 24 de Julho de 1625 (M1 9 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira por Padrinhos: Baltasar filho de Belchior André e Catarina, filha de Belchior Ferreira, de Agrela - Duas Igrejas.

5. ii. Domingos nasceu no dia 21 de Junho de 1626 (M1 9v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Domingos foi baptizado no dia 28 de Junho de 1626 (M1 9v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira por Padrinhos: André e Catarina filhos de Domingos Dias da Costeira - Vilela.

6. iii. Maria Coelho nasceu no dia 14 de Setembro de 1628 (M1 10v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Maria foi baptizada no dia 24 de Setembro de 1628 (M1 10v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira por Padrinhos: Padre Diogo de Barros e Francisco João de Pigeiros. Maria e António Ferreira casaram-se no dia 13 de Maio de 1685 (M1 72v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Maria faleceu no dia 26 de Setembro de 1718 (M2 204/204v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Maria e Domingos Francisco residem em Picoto - Modelos.

7. iv. António Anes nasceu no dia 23 de Abril de 1630 (M1 11 - Modelos) em Pigeiros - Modelos. António Anes foi baptizado no dia 1 de Maio de 1630 (M1 11 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes e Maria Dias casaram-se no dia 19 de Fevereiro de 1651 (M1 66 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes faleceu no dia 2 de Outubro de 1708 (M2 199 - Modelos) em Pigeiros - Modelos. António Anes e Maria residem em Pigeiros - Modelos.

8. v. Domingos António nasceu no dia 29 de Dezembro de 1631 (M1 11v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Domingos foi baptizado no dia 4 de Janeiro de 1632 (M1 11v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira por Padrinhos: Pedro da Cruz e Maria filha de Francisco António de S. Pedro de Arreigada. Domingos e Antónia Francisca casaram-se no dia 22 de Maio de 1646 (M1 65 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira Era sábado. Domingos faleceu antes 1667. Domingos e Antónia residem em Aldeia - Modelos.

9. vi. Belchior Coelho nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1634 (M1 12 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Belchior Coelho foi baptizado no dia 5 de Fevereiro de 1634 (M1 12 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira por Padrinhos: João Luís (o novo), da Serdosa e Maria filha de Amador Dias, de Pigeiros. Belchior Coelho e Escolástica Leal casaram-se antes 1661. Belchior Coelho foi crismado no dia 11 de Setembro de 1673 (M1 124 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Belchior Coelho faleceu no dia 20 de Novembro de 1706 (M2 197v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Belchior Coelho e Escolástica Leal residem em Aldeia - Modelos.

10. vii. André Coelho nasceu antes 1640 em Modelos - Paços de Ferreira. André Coelho e Catarina Luís casaram-se no dia 24 de Janeiro de 1660 (M1 146v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes. André Coelho e Catarina Luís residem em Guindo - Sobrosa.
António Anes faleceu no dia 2 de Abril de 1659 (M1 108 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.
António Anes e Ana Coelho residem em Aldeia - Modelos.
Ver M1 7 - Modelos
________________
1. António Anes

António Anes nasceu antes 1570 em Aldeia - Modelos.

António Anes faleceu no dia 10 de Janeiro de 1622 (M1 98v - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.

António Anes e Francisca André (a filha de Senhorinha Pires ) casaram-se.

Filhos de António Anes e Francisca André :

2. i. Francisca Antónia nasceu antes 1595 em Aldeia - Modelos. Francisca Antónia e Frutuoso Pedro casaram-se no dia 9 de Agosto de 1615 (M1 60v/61 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.

3. ii. Isabel Antónia nasceu antes 1610 em Aldeia - Modelos. Isabel Antónia foi crismada em 1613 (M1 27 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Isabel Antónia e Sebastião João casaram-se no dia 10 de Novembro de 1624 (M1 62 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira.

4. iii. António Anes nasceu antes 1595 em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes e Ana Coelho casaram-se no dia 8 de Novembro de 1624 (M1 128v - Vila Cova de Carros) em Vila Cova de Carros. António Anes faleceu no dia 2 de Abril de 1659 (M1 108 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. António Anes e Ana Coelho residem em Aldeia - Modelos.

5. iv. Maria nasceu cerca (est) 1600 em Aldeia - Modelos.

6. v. Angela Antónia nasceu antes 1600 em Modelos - Paços de Ferreira. Angela Antónia faleceu no dia 24 de Março de 1660 (M1 110 - Modelos) em Modelos - Paços de Ferreira. Angela Antónia e Gonçalo André residem em Aldeia - Modelos.
_________________
_____________
1. Catarina Luís

Os pais de Catarina Luís são:

2. Baltasar Luís nasceu antes 1615 em Guindo - Sobrosa. Baltasar e Maria Vitória residem em Guindo - Sobrosa.

3. Maria Vitória nasceu antes 1615 em Guindo - Sobrosa. Maria e Baltasar Luís residem em Guindo - Sobrosa.

Catarina Luís foi baptizada no dia 24 de Janeiro de 1638 (M1 65v - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa por Baptizou o Padre João Ferreira, cura de Duas Igrejas. Foram padrinhos: João de Barros, do Bairro e Sabina Pires, de Cristelo.

Catarina Luís e André Coelho (o filho de António Anes e de Ana Coelho) casaram-se no dia 24 de Janeiro de 1660 (M1 146v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes.
_________________________
1. Baltasar Luís

Baltasar nasceu antes 1615 em Guindo - Sobrosa.

Baltasar e Maria Vitória residem em Guindo - Sobrosa.

Baltasar e Maria Vitória casaram-se.

Filhos de Baltasar e Maria :

2. i. João foi baptizado no dia 5 de Março de 1630 (M1 55 - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa.

3. ii. Maria nasceu no dia 1 de Abril de 1634 (M1 60v - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa.

4. iii. Catarina Luís foi baptizada no dia 24 de Janeiro de 1638 (M1 65v - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa por Baptizou o Padre João Ferreira, cura de Duas Igrejas. Foram padrinhos: João de Barros, do Bairro e Sabina Pires, de Cristelo. Catarina Luís e André Coelho casaram-se no dia 24 de Janeiro de 1660 (M1 146v - Sobrosa) em Sobrosa - Paredes. Catarina Luís e André Coelho residem em Guindo - Sobrosa.

5. iv. Domingos foi baptizado no dia 21 de Junho de 1641 (M1 71 - Sobrosa) em Guindo - Sobrosa.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#434569 | Valbarbalho | 19 jun 2021 13:24 | Em resposta a: #434568

Prezado Carlos Leal Machado, boa tarde (em Portugal).

Acredito que encontramos o entrelace, mas por enquanto não posso garantir que encontrei exatamente minha ancestralidade portuguesa por esses dados.

Eu apenas desconfio ter havido engano do antigo historiador da familia, professor Nelson Coelho de Sena, que colocou-nos como possíveis descendentes do português, enriquecido na exploração do ouro em Minas Gerais, por época do chamado Ciclo do Ouro. (1865 - finais do século XVIII).

O Professor Nelson colocou-nos como descendentes do alferes-de-milícias Jose Coelho de Magalhães, do qual mencionou "dele procede", referindo a Manuel Rodrigues Coelho. Por outro lado disse não saber se o Manuel seria pai ou avô do Jose.

Afirmou contudo que ambos eram portugueses, naturais da antiga Província do Entredouro e Minho. Menciona Cetê de Paredes como sendo local de origem dos Coelho, porém, não deixando claro que nossos ancestrais procedessem dessa localidade.

O que levou-me a explorar essa area foi ter encontrado João Coelho Ferreira como ancestral. Esse, por meio da filha Anna Maria Coelho Ferreira, tornou-se um dos fundadores do ramo Nunes Coelho em Minas Gerais.

Anna Maria casou-se a 30.07.1781, na Capella de Nossa Senhora do Rosario de Itabira, filial que era da Matriz de Santo Antonio do Ribeirão de Santa Barbara. As atuais cidades de Itabira e Santa Barbara. O marido foi Thome Nunes Figueiras, filho de Jose Nunes Figueiras e sua escrava Rosa Maria.

Anna Maria e Thome foram mulatos. Ela foi filha de João Coelho Ferreira com Felicia, escrava do sargento-mor Manoel Ferreira do Couto. Desses ancestrais ha muita descendência, que ponho aqui como destaque o bispo D. Manoel Nunes Coelho, 1o. bispo do Aterrado, atual cidade de Luz, em Minas Gerais.

João, meu ancestral, não pode ser o filho de Andre Coelho e Catharina Luis. Não creio que ele, nascido em 1666, estaria vivo e saudável a ponto de tornar-se pai da Anna Maria, nascida entre 1767 a 1769 e talvez, João, nascido em fevereiro de 1782. Mas, nesse caso, não posso afirmar que os pais fossem os mesmos ou apenas tinham nomes coincidentes.

Penso que o meu antepassado João possa ter sido neto do Andre Coelho e Catharina Luis. A saber ainda filho de quem ele foi.

Pelo que as evidências apontam pode ser que dois dos troncos de minha familia procedam do desse mesmo ramo português. Os Nunes Coelho e o Coelho de Magalhães.

Segundo registro de casamento de Manuel Coelho Ferreira, realizado aos 27 de abril de 1715, na Igreja de Nossa Senhora do Rio das Pedras, Freguesia de Ouro Preto, ele foi filho de Andre Coelho e Catharina Luis.

Ele casou com Rosa Maria da Fonseca, filha do Cel. Pedro da Fonseca de Magalhães, natural da Freguesia de Santa Maria de Almacave (na forma que li), cidade de Lamego, e de dona Helena do Prado Cabral, natural de Taubaté, Bispado de São Paulo.

Se desejar, posso enviar-lhe fotos dos documentos nos quais me baseio. Os eclesiásticos encontram-se no sitio Familysearch. Meu e-mail é valbarbalho@hotmail.com. Preciso do seu para isso.

Silva Leme tratou parcialmente da descendência do Cel. Pedro e dona Helena. Recordou a existência de apenas dois dos filhos. O Cônego Trindade, em sua obra Velhos Troncos Mineiros, i volume, pagina 50, somou parte da descendência de uma das filhas.

No Projeto Compartilhar, temos dona Helena do Prado Cabral encabeçando um dos títulos. Veja no endereço:

* http://www.projetocompartilhar.org/Familia/HelenadoPradoCabral.htm

Foram ao todo 7 filhos. Dona Rosa Maria da Fonseca encontra-se na numeração 07 casada com Manoel Coelho Ferreira. Ai consta que tiveram pelo menos uma filha.

Mas creio que poderiam eles sim ter sido pais de meu ancestral alferes-de-milícias Jose Coelho de Magalhães. Esse pode ter juntado o Coelho do Manoel com o Magalhães do Cel. Pedro.

Ou, por outro lado, poderiam ter sido pais de outra filha, a qual pode ter sido esposa de mais um português, que seria o Manuel Rodrigues Coelho. Possivelmente, esse ja seria parente dos Coelho Ferreira.

Mais a respeito dessa familia pode ser visto no endereço:

* http://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1406363

Na extensa dissertação na ficha do capitão Thome Fernandes do Vale, bem no final, descreve-se os filhos. No conteúdo temos que foi cobrador dos quintos do ouro. Cargo que compartilhava com o sargento-mor Manoel Ferreira do Couto.

Penso que Manoel Ferreira tenha sido parente dos Coelho Ferreira, pois, compartilhava terras na Freguesia de Camargos, de Mariana, com o Alferes, João Coelho Ferreira.

João Coelho Ferreira foi também nomeado Capitão de Ordenanças do Arraial da Passagem de Mariana. Possuo foto do decreto assinado pelo governador Diogo Lobo. 1768.

O que eu precisava no momento era encontrar a descendência do Manoel Coelho Ferreira e Rosa Maria da Fonseca, para tirar a duvida se acaso foram pais ou avós do alferes-de-milícias Jose Coelho de Magalhães.

Alem claro, descobrir quem teriam sido os pais do Alferes João Coelho de Magalhães, o qual pode pertencer `a mesma familia.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#434581 | Valbarbalho | 19 jun 2021 20:38 | Em resposta a: #434568

Prezado Carlos Leal Machado, pasme-se com a minha falta de atenção!!!

Umas informações rápidas e interessantes a respeito do alferes Joao Coelho Ferreira se encontram no livro: AS MÚLTIPLAS FACES DA ESCRAVIDÃO, de autoria de Carlos Leonardo Kelmer Mathias.

O livro não está separado por paginas. Mas ali contem uma informação solta durante a narração do monte-mor do falecido sargento-mor Manoel Ferreira do Couto, a qual consta: "... metade de umas capoeiras (a outra parte pertencia ao alferes João Coelho Ferreira, nomeado cinco vezes procurador da província da Bahia), 417 ..."

Minha total distração. Nem sequer procurei saber o que significava o código 417 ate agora. Fui ver e, no rodapé da pagina contem a explicação de que "o alferes foi filho de Manoel Jeronimo Leal que, em 17 de junho de 1730, nomeou 6 procuradores para a Comarca de Vila Rica (atual Ouro Preto), sendo dois deles parentes seus. três para a Comarca de Rio das Velhas, três para a Capitania da Bahia - entre os quais o seu filho João Coelho - dois para a Cidade do Rio de Janeiro - um deles homem de negócios - e sete para o Reino. ACSM, LN 34, EPB, 27/05/1730."

Eu procurando ao longe e pode ser que tenhamos algum grau de parentesco através do sobrenome Leal.

Em busca rápida na internet, nada encontrei em nome de Manoel Jeronimo Leal, exceto essa ligeira menção no livro. Algo estranho porque uma pessoa com poderes de nomear tantos procuradores ao mesmo tempo, devia ser alguém com poderes e influencia. Deve ter participado de algum capitulo da Historia.

Ha um padre, D. Jeronimo Leal, que realizou um batizado em 20 de fevereiro de 1666, em Sevilha. Esse estaria muito velho para estar atuando no Brasil, em 1730.

Talvez o Manoel Jeronimo Leal seja da mesma origem do Manoel Coelho Ferreira, dai o filho ter adotado o mesmo sobrenome. Ha que pesquisarmos se ja não souberes as respostas.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#434655 | Valbarbalho | 24 jun 2021 15:17 | Em resposta a: #253241

Prezado Carlos Leal Machado, boa tarde novamente.

Encontrei no livro "AS MÚLTIPLAS FACES DA ESCRAVIDÃO" o apêndice de siglas empregadas nele e descobri que a sigla ACSM significa Arquivo da Casa Setecentista de Mariana.

O livro trata particularmente da vida dos cobradores dos quintos do ouro. Não sei porque João Coelho Ferreira e seu pai Manuel Jeronimo Leal foram citados. Aparentemente, o único fato que os liga a eles seria o sobrenome Coelho Ferreira, mesmo assim, indiretamente. A menos que o tributo que pagavam justificasse isso.

Um dos cobradores dos impostos foi o Capitão Tome Fernandes do Vale. E ele foi concunhado do Manuel Coelho Ferreira. Acredito que, para que meu ancestral João tenha recebido o sobrenome Coelho Ferreira, o Manuel Jeronimo Leal devera ter se casado com uma legitima Coelho Ferreira, parente do Manuel C. F.

Ainda não li. O endereço abaixo contem a dissertação de mestrado da professora Simone Cristina de Faria. Ela trata dos particulares econômicos dos cobradores dos quintos no período inicial do Ciclo do Ouro. Ja observei pelos gráficos que existe muitas informações interessantes para a descendência deles.

* https://docplayer.com.br/13363272-Os-homens-do-ouro-perfil-atuacao-e-redes-dos-cobradores-dos-quintos-reais-em-mariana-setecentista-simone-cristina-de-faria.html

Mas, vamos ao que interessa. Ha acesso possível para o Arquivo da Casa Setecentista de Mariana. Pode ver pelo endereço: http://www.lampeh.ufv.br/CasaSetecentista/comp/apresentacao.php

Ha apenas que se inscrever e usar as ferramentas disponíveis. Uma boa parte do acervo pode ser lida em sua versão original fotografada. Ótima qualidade de fotografia. Dependendo apenas compreender a caligrafia dos escrivães.

Para orientar-se, pode usar o sitio: http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/indInvMariana_M.pdf

Esse contem o índice dos inventários arquivados na Casa Setecentista de Mariana. Entre eles encontra-se o do Manuel Coelho Ferreira, inventariado em 1737, e ai pode ver a ficha:

* Oficio: 2o. (refere-se ao cartório de II oficio)
* Codice: 67
* Auto: 1470
* Ano: 1737
* Parte passiva: Manuel Coelho Ferreira
* Parte ativa: Capitão Tome Fernandes do Vale

Eram concunhados, e o Capitão Tome foi inventariado em 1748.

As noticias ruins são que não estão permitindo a visualização das fotos do inventario do Manuel Coelho Ferreira. Outros inventários que vi não me pareceu que ja fizessem uma lista de herdeiros.

Mas por eu não ter conseguido ler o conteúdo completo de nenhum dos processos que encontrei, pode ser que os nomes dos herdeiros estejam dispersos na escritura.

Algo para paleografos melhor equipados fazer.

Seria vital para mim encontrar o vinculo parental do ancestral Alferes João Coelho Ferreira com os outros do mesmo sobrenome, alem do possível parentesco entre eles e o meu outro ancestral alferes-de-milícias Jose Coelho de Magalhães.

Mas genealogia não parece ser fácil! E `a distância como estou tentando fazer, resido nos EEUU, bem mais difícil ainda. Saudações,

Valquírio de Magalhães Barbalho.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#435048 | Valbarbalho | 12 jul 2021 13:45 | Em resposta a: #434568

* Prezado Carlos Leal Machado, bom dia!

* Gostaria de ter apenas mais uma informação, se outras não forem do conhecimento, caso a tenha por favor.

* Pelo que se pode deduzir, o Belchior Coelho, pai de Anna Coelho, deverá ter nascido por volta de 1560, portanto, não pode ser outro Belchior Coelho com grande e significativa descendência no Estado de Minas Gerais.

* Tem-se a descrição no livro Velhos Troncos Mineiros, vol. II, a partir da pagina 131. Tit. Rocha Brandao. Capitulo II, F2 Vitoria Rodrigues. Bn12 Maria de Seabra c. c. Antonio Coelho Rodrigues, sendo filho: Manuel Coelho Rodrigues c. c. sua prima Josefa de Avila e Silva Figueiredo. ("Inv. do Manuel no Cart. de 1o. of. de Ouro Preto - 1777").

* Acontece que na obra de Sanches de Baena temos as cartas 753, 2162 e 2363, referentes aos filhos de Manuel Coelho e Josefa de Avila: Francisco Coelho da Silva Brandao, ...... e Vicente Coelho da Silva de Seabra Telles, informando que Antonio Coelho Rodrigues foi filho de Belchior Coelho, irmão do senhor de Felgueiras e Vieira.

* O que eu queria saber era se o senhor tem conhecimento de parentesco entre o Belchior, pai da Anna, nascido por volta de 1560 e esse, pai do Antonio, que, suponho, deve ter nascido por volta de 1660.

* Obrigado.

* Valquírio Barbalho.

Resposta

Link directo:

Família Coelho Ferreira - emigrado do Porto pra Bahia 1760

#440117 | aaoliveira2022 | 23 mar 2022 14:26 | Em resposta a: #253236

Tenho familia na Bahia, e meu bisavo (em teoria, pq isto vem de um relacionamento extra oficial) teria sido Manoel Coelho Ferreira, o desembargador.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 08:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen