Apelidos raros ou pouco vulgares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelidos raros ou pouco vulgares

#253242 | mariabodas | 17 abr 2010 01:07

Em relação ao tópico em questão refiro o apelido "Bodas", "Esmerado", "Capucho" todos da região de Ílhavo. Do Algarve, nomeadamente de Albufeira o apelido "Pinxo". Todos estes apelidos que não são vulgares aparecem nos meus ascendentes e como estou a fazer pesquisa agradecia que me transmitissem caso tivessem algum conhecimento sobre eles.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253260 | umumm | 17 abr 2010 19:33 | Em resposta a: #253242

Cara Maria,

Tem a certeza que o "seu" apelido Pinxo ou Pincho é proveniente do Algarve? Mais perto de Ílhavo, encontra-se esse apelido em Buarcos, Redondos e São Julião (Figueira da Foz), pelos anos 1700 e 1800s. Talvez uma pesquisa nos paroquiais on-line da Figueira da Foz possa ajudá-la.
Sempre ao dispôr,

MMesquita

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253284 | philgue | 18 abr 2010 00:16 | Em resposta a: #253260

encontra-se alguns pinchos em SB de Messines e no Algoz, e casou em 1698 um alferes joão vieira pincho com maria mesquita em albufeira sendo ele natural de Messines ou do Algoz

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253294 | mariabodas | 18 abr 2010 02:13 | Em resposta a: #253260

Caro MMesquita,

Eu penso que o apelido Pinxo é do Algarve porque na certidão de casamento da minha trisavó, Maria José de Macedo e Freitas consta que ela é filha de António Manuel dos Santos Pinxo que é natural de Albufeira. O casamento é do ano de 1857. Bem, o que pode acontecer é os seus ascendentes serem das regiões que indica.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253295 | mariabodas | 18 abr 2010 02:24 | Em resposta a: #253284

Philgue,
Na certidão de casamento da minha trisavó, Maria José de Macedo e Freitas com António Marcos Pereira Vaz Velho, datada do ano de 1857 é referida a naturalidade do pai dela (António Manuel dos Santos Pinxo) como sendo de Albufeira.
A mesma certidão refere que ela é neta de Luiz dos Santos Pinxo mas não diz de onde é natural.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253305 | miguelnoutel | 18 abr 2010 14:18 | Em resposta a: #253242

Cara Maria,

Está interessa da apenas em apelidos do algarve? Tem conhecimento do apelido Noutel/Neutel, que, originário dos concelho de Gouveia/Seia (Dist. Guarda), se espalhou por outro pontos do país, incluindo o algarve? Nesta reguião foi levado pelo primeiro visconde de Messines e por um seu sobrinho, para as zonas de São Bartolomeu de Messines/Silves e Portimão.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253307 | philgue | 18 abr 2010 15:15 | Em resposta a: #253295

Cara mariabodas
o único pincho que aparece na minha árvore é aquele casado no século XVII, pelo que infelizmente não a posso ajudar. Com certeza que o registo de baptismo da sua trisavó contem as informações que lhe faltem para poder prosseguir nas suas pesquisas. Como disse, nos registos de Messines aparecem algums pincho/pinxo/pincha nos anos 1683-1806 (microfilme SGU 568) talvez esses ligam-se com o seu.
Com os melhores cumprimentos
PG

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253309 | umumm | 18 abr 2010 16:30 | Em resposta a: #253294

Cara Maria Bodas,

A possibilidade dos ascendentes serem de outra região não é assim tão estranha. Nos registos paroquiais de São Julião da Figueira da Foz encontrei referências nos anos 1700 a pessoas oriundas do Algarve que casaram e residiam na Figueira da Foz.
Mas o que me leva a esponder-lhe foi ter encontrado o baptismo em Buarcos, no ano de 1756, de Manuel dos Santos Pincho, que nasceu em Buarcos em 26 de Setembro de 1756 e foi baptizado na Igreja de São Pedro a 3 de Outubro. Pai: Caytano Fernandes Pincho; Mãe: Maria dos Santos.

Poderá ser uma coincidência ou talvez uma pista para a descoberta de ascendentes.

MMesquita

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253356 | mariabodas | 19 abr 2010 02:58 | Em resposta a: #253309

Caro MMesquita,
É realmente uma pista que vou tentar seguir. Muito obrigada pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253404 | ffarrajota | 19 abr 2010 23:53 | Em resposta a: #253242

Olá,
também tenho uns antepassados Luís Lopes Capucho, nasc. 1685, filho de Manuel Lopes e Luísa Capucho, de Paços-Gouveia. Tenho Maria Pinxa ou Pincha, Loulé com filhos nascidos entre 1677 a 1696. Tenho na minha base de dados uma Leonor Pinxa (não encontrei ligação à minha) com um filho nasc. 1629. Sei que em Loulé, quando fiz a pesquisa encontrei muitos Pinxos, penso que até um padre, todos nos anos 1600/1700. Tenho feito pouca pesquisa e frequentado pouco aqui o fórum, sei que a família Pinxo já aqui foi abordada, tenho ideia que o Dr. Liberato tem também ascendentes dessa família. Se realmente encontrou os seus Pinxos no Algarve, talvez consultando os arquivos de Loulé, e encontre ligação. Se em Albufeira encontrar alguma pista que me possa ajudar também na minha pesquisa, agradeço.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253412 | mariabodas | 20 abr 2010 02:05 | Em resposta a: #253356

Caros confrades,
Ao referir este tópico a uma amiga esta pediu-me para referir aqui no fórum o apelido do seu marido que é "Jéca". O pai dele chama-se Alexandre Laço Jéca e é de Barbacena. Se alguém conhece mais sobre este apelido agradecia informação.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253413 | mariabodas | 20 abr 2010 02:38 | Em resposta a: #253404

Fernanda,
A primeira antepassada que me aparece com o apelido Capucho, chama-se Maria Nunes Capucho, filha de Manuel Gonçalves Capucho natural do Vale d'Ilhavo de Baixo e aparece referida no ano de 1725. Não sei se há ligação aos seus Capuchos de Paços-Gouveia. Eu tentei pesquisar mais para trás mas não consegui por os livros de baptismo do ano de 1658 a 1707 em Ílhavo e o de casamentos de 1663 a 1708 perderam-se e não existem no Arquivo Distrital de Aveiro.
Quanto aos Pinxos não fiz muita pesquisa, só sei que o meu tetra avô de se chamava António dos Santos Pinxo e era natural de Albufeira, filho de Luís dos Santos Pinxo e a certidão já não refere a naturalidade.
Eu sou frequentadora recente do fórum, não sei quem é o Dr.Liberato mas gostava de saber as informações dele sobre este apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253439 | ffarrajota | 20 abr 2010 19:15 | Em resposta a: #253413

Olá!
Por acaso, hoje fui fazer um pouco de pesquisa, há mais de meio ano que o não fazia. Retomei um microfilme de assentos de baptismos de Loulé e encontrei o nasc. de Manuel, filho de João Gonçalves e Maria da Conceição, de Givralzino, neto paterno de João Pincho e Maria Gonçalves, de Boliqueime, nasceu dia 20/1/1784.
- outro nasc. de Joana , filha de João Pincho e Maria Martins, neta de João Pincho e Maria Martins, neta paterna de António Pincho e de Maria de Jesus, materno de Julião Martins e Catarina Maria, nasc. 8/4/1784.
Sobre o contacto com o Dr. J.Nunes Liberato consulte os tópicos Figueiredo Mascarenhas-São Bartolomeu de Messines, Família de São Clemente de Loulé e encontra-se em mais tópicos. Penso que tenha sido ele que uma vez se referiu a essa família mas também poderá ter sido Susana Gama, Júlio Teixeira, Custódio Adriano, José Cabecinha e tantos outros.
São pessoas que gostam de colaborar.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253452 | rafael | 20 abr 2010 22:07 | Em resposta a: #253413

Boa noite! Seguem alguns apelidos respigados das ACTAS de VEREAÇÕES de LOULÉ Séc. XIV - XV

Cavalo,Vivas,Chora,Pica,Rouco,Neixe,Aguilhão,Loubite,Corvinas,Cerdo,Mascoro,Farto,Amo,Porcel,Dono,Chachado,Ovanha,Corcovado,Cotilo,Teto,Gosto,etc.

Cumprimentos

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253486 | Marggo | 21 abr 2010 16:33 | Em resposta a: #253242

Cara mariabodas

Vi que tem antepassados Pincho (pinxo) ,pois eu tenho também uma 4ª avó ,Josefa Pincho, natural de S. Teotónio distrito de Beja. Sobre os mesmos tenho alguma pesquisa feita, caso lhe interesse diga-me.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253507 | mariabodas | 22 abr 2010 00:21 | Em resposta a: #253486

Marggo,
Obrigada pela sua disponibilidade. Eu ainda não pesquisei o apelido Pinxo dos ascendentes da minha trisavó. Nos seus dados algum Pinxo é do Algarve? Em que ano nasceu a sua 4ª.avó?

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253511 | Marggo | 22 abr 2010 01:31 | Em resposta a: #253507

mariabodas

A minha 4ª avó nasceu em 1787 em s. Teotonio Odemira é filha de Manuel Pincho e de Teodora Angélica .Julgo que estão ligados por casamentos com Algarvios. Há Pinchos em Sives e Aljezur e até encontrei em Verride Montemor Velho CoimbraTenho mais, mas ainda não fiz a ligação o que estou fazendo agora Sou Algarvia por isso faço pesquisa ness região.Caso possa ser útil diga-me. Quanto aos Pinchos logo que tehna mais envo-lhe.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253558 | mariabodas | 23 abr 2010 04:07 | Em resposta a: #253511

Cara Marggo,
Como reside no Algarve e prontificou-se a ajudar-me eu vou aproveitar a sua amabilidade para lhe pedir se consegue descobrir um parente meu, irmão da minha bisavó, que só há pouco tempo ouvi falar dele. Vou-lhe dar os elementos:
Procuro então, Augusto de Macedo Pereira Vaz Velho, filho de António Marcos Pereira Vaz Velho e de Maria José de Macedo e Freitas (a tal cujo pai tem o apelido Pinxo, que já referi noutras mensagens). Penso que ele deve ser natural da Fregª. de S.Clemente, Loulé e penso que deverá ter nascido em 1853.
Fico-lhe muito grata se não se importar de fazer essa pesquisa para mim.
Os melhores cumprimentos,
Maria Bôdas

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253571 | Marggo | 23 abr 2010 12:13 | Em resposta a: #253558

Cara Maria Bodas

Vou fazer essa pesquisa , pode é levar algum tempo por estar a organizar o ramo Pincho e também tenho alguma coisa de Loulé . Tenho ascendentes de lá. Como sabe às vezes os os nomes são iguais e só conseguimos a certeza andando gerações para trás.
Do que descobrir vou dado notícias.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253609 | mariabodas | 24 abr 2010 00:30 | Em resposta a: #253571

Obrigada Marggo.
Maria Bôdas

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos raros ou pouco vulgares

#253736 | AFC23 | 26 abr 2010 12:40 | Em resposta a: #253609

Confirmem-me por favor... um dia destes chamou-me à atenção um apelido de uma amiga minha "Mexedo". Pareceu-me pouco vulgar, mas não me pareceu raro. A verdade é que fazendo umas buscas na net e , claro, aqui no site e forum, não encontro Mexedo's. Achei estranho. Achais um nome assim tão pouco vulgar? Fiquei com curiosidade de tentar saber mais...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 08:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen