Casa do Vale em Provesende (Família Morais)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Pessoas

Casa do Vale em Provesende (Família Morais)

#253293 | LQGuerra | 18 abr 2010 02:10

Caros confrades, alguem tem alguma informação sobre a ascendência dos antigos proprietários da Casa do Vale em Provesende?

Descendo do casal Henriqueta Cândida de Magalhaes e António do Couto Viana e estes foram em tempos os proprietários dessa casa e da casa dos caseiros que ficava bem próxima.

Fiquei curioso aquando da descoberta desta relação com o imóvel pois nao conhecia nenhum apelido comum aos que figuram no brasão:

“Pedra de Armas: tem o escudo esquartejado, no 1º, um leão rompante, dentro da orla, semeada de flores de lis e por diferença um trifólio; no 2º uma quaderna de crescentes e dentro uma estrela: são Carvalhos; no 3º três cornetas em roquete e cordão: são Monteiros; no 4º, partido em pala, tem uma torre assente sobre água e no cimo uma bandeirinha, e na outra parte uma Moreira: são Morais. Por cima do escudo, duas coroas concêntricas metida dentro da outra. A carta de brasão de armas em vez de duas coroas concêntricas que estão sobre o escudo das armas na asa, tem elmo e timbre"

Recentemente, no entanto, consegui descobrir os pais da minha bisavó Henriqueta, Isidoro Cândido Martins de Magalhaes (filho de Manuel Martins dos Santos e Ana Angelina da Silva Magalhaes da Casa de Paradelinha, tal como figura na obra FMVR) e Mª da Graça Esteves (filha de Jacinto Esteves e Ana de Carvalho).

Como imaginam, a minha duvida adensa-se. Ambos os ramos têm ligações fortes a Sabrosa e a Provesende, para além de surgir apenas um apelido que poderia corresponder ao representado no brasao de armas.

Quem me puder ajudar nesta minha busca será muitíssimo bem vindo!

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Vale em Provesende (Família Morais)

#253312 | tmacedo | 18 abr 2010 16:53 | Em resposta a: #253293

Caro Luis Guerra:

A casa do Vale ainda hoje é conhecida como a casa dos Vianas, seus proprietários desde a primeira metade do século XX. Esteve à venda há poucos anos. Não creio que tenham qualquer relação familiar com a família Borges de Carvalho Monteiro de Morais (usaram estes apelidos representados na pedra de armas em diferentes combinações), seus primeiros possuidores. Poucas casas no Douro resistiram ao fim dos vínculos familiares, após a extinção dos morgadios, e à tremenda crise da filoxera da segunda metade do século XIX.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Vale em Provesende (Família Morais)

#253323 | LQGuerra | 18 abr 2010 20:08 | Em resposta a: #253312

Caro tmacedo, agradeço imenso esta ajuda, presumo então que esta casa veio parar ao nosso património por via dos meu antepassado Viana, meu bisavó. Conhece se existem seus descendentes aí ou tens mais informações sobre a ascendência destas pessoas?

Resposta

Link directo:

RE: Casa do Vale em Provesende (Família Morais)

#253338 | tmacedo | 18 abr 2010 22:18 | Em resposta a: #253323

Caro Luis Guerra:

Não sei de que maneira nem quando esta casa passou aos Vianas. Nem tenho mais informações sobre descendentes. Os dados que possuo são sobre os primeiros possuidores.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 16:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen