Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#253360 | mhcavaco | 19 abr 2010 10:27

Tenho estado a tentar elaborar a árvore genealógica da família Passos e Sousa.
De momento estou um pouco bloqueada..
1. O meu trisavô João de Passos e Sousa nasceu em Viana do Castelo em 1824(?) foi militar e faleceu no Ambriz em 1863. Casou com Ermelinda Eugénia de Macedo, natural de Sanjurge.
2. Ermelinda Eugénia de Macedo era filha de Francisco Xavier de Macedo e de Emília de Souza Mourão naturais de Sanjurge.
3. Francisco Xavier de Macedo foi procurador e por volta de 1808 subscreveu a Acta de Bragança onde se declarava a vontade de expulsão do exército francês comandado por Junot.
4. Não consegui apesar de já ter procurado bastante nos Arquivos de Vila Real quaisquer dados sobre nascimento, casamento ou óbito destes meus antepassados.
5. Encontrei nos óbitos dos Arquivos de Vila Real alguns nomes que deverão estar entroncados com a família:
• Constantino de Souza, falecido em 1883, casado com Anna Joaquina Garcia, natural de Sanjurge e filho de Venâncio de Souza Mourão e de Elena da Costa.
• Maria de Souza, falecida em 1886, solteira ,natural de Sanjurge e filha de Venâncio de Souza Mourão e de Elena da Costa.
Com os meus cumprimentos M. Helena Cavaco

Resposta

Link directo:

Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#286103 | Fsbaptista | 31 ago 2011 18:59 | Em resposta a: #253360

Exma Srª M. Helena

Respondo a esta sua mensagem não porque tenha notícias esclarecedoras que possam enriquecer a árvore genealógicva da família Passos e Sousa.
O motivo que me leva a comunicar é devido ao sobrenome Passos e Sousa avivar-me a memória para uma colega e amiga dos anos 60 que conheci em Salisbury (antiga Rodésia) com o mesmo nome de família e cujo primeiro noe é Anabela. Será que estou a falar da mesma família? E, em caso afirmativo poderia prestar-me alguma informação sobre a Anabela? É que amizades antigas nunca se esquecem.
Ficarlhe-ei muito agradecido pela gentileza de uma resposta.
O meu email é: fbaptista5@gmail.com
Com os meus respeitosos cumprimentos
Francisco Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#311736 | filipaacm | 11 ago 2012 18:41 | Em resposta a: #253360

Cara mhcavaco,

Gostaria de saber se a sua pesquisa a levou a algum lado pois penso ser da mesma família. Sou descendente de Henrique Passos Sousa natural de Viana do Castelo e "dono" de um cartório no mesmo local, foi também presidente da Cruz Vermelha. Este terá nascido no século XIX e falecido no século XX e teve cerca de 11 filhos e 1 filha, tendo casado com um Emília. Se por acaso este Henrique também for seu familiar e souber mais alguma informação diga-me pf, gostaria muito de saber mais sobre a minha família.


Cumprimentos,
Filipa Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#312498 | mhcavaco | 25 ago 2012 17:15 | Em resposta a: #311736

Cara Filipa
Tenho de facto antepassados Passos e Sousa nascidos em Viana do Castelo.
O meu trisavô João Passos e Sousa nasceu em Viana do Castelo, freguesia??em Agosto de 1824. Era militar faleceu em Angola no Ambriz em 1863, como Alferes. Esteve no Reg.Infantaria 13 de Chaves e casou com Ermelinda Eugénia de Macedo da freguesia de Sanjurge de Chaves. Tiveram 3 filhos e duas filhas (que morreram em crianças).

Não sei se ajudei nalguma coisa? Se tiver mais alguma informação também gostaria. Tenho levado algum tempo a recolher dados.

Com os meus cumprimentos

Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#330456 | mariajpsbarradas | 06 jun 2013 03:54 | Em resposta a: #312498

Cara prima Helena

Sou a Maria João Barradas, filha da Marília, prima-direita da sua mãe, penso que saiba quem eu sou.
Também gostaria de saber mais alguma coisa sobre os nossos antepassados. Eu pensei que o nosso bisavô, Rudolfo, era de Chaves. Sei que ele tinha mais 2 irmãos, Aníbal e Luís, mas, desconhecia que ele tivesse tido também 2 irmãs (as tais que morreram em crianças).
Gostaria de falar consigo mais pormenorizadamente sobre a nossa família, Passos e Sousa. O meu e-mail é: mjoaopsbarradas@gmail.com

Cumprimentos,

Maria João Barradas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#331044 | mhcavaco | 17 jun 2013 13:52 | Em resposta a: #330456

Maria João

Arranjei um bocadinho para responder.
Pois o nosso bisavô Rodolfo e irmãos e irmãs eram naturais de Chaves, Freguesia de Santa Maria Maior. Em pesquisas no Arquivo Distrital de Vila Real encontrei as duas irmãs que morreram no mesmo ano, uma delas com meses.
O Tio Anibal foi padrinho de baptismo do meu Avô e na certidão de Baptismo refere que era oficial de marinha, sei a data de falecimento que encontrei no Arquivo de Marinha mas desconheço onde foi sepultado ou se teve descendentes.
Do Tio Luís não tenho qualquer dado.

O Trisavô João Passos e Sousa sei que morreu no Ambriz (como capitão) e que nasceu em Viana do Castelo, desconheço a Freguesia e tem sido impossível encontrar a data do nascimento. No Arquivo Militar só diz que nasceu em Viana do Castelo e a data em que entrou para a vida militar, nem sequer a data do nascimento tenho. Todos estes dados encontrei no processo que está no Arquivo militar.

Um abraço

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#331051 | HRC1947 | 17 jun 2013 15:45 | Em resposta a: #331044

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=328693&fview=e
--
HRC

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#331074 | mariajpsbarradas | 17 jun 2013 19:53 | Em resposta a: #331044

Cara Prima,

Muito obrigada pela sua resposta.
Não sei se tem conhecimento de uma nova ferramenta de pesquisa, o ETOMBO, onde estão a maior parte dos livros paroquiais e onde podemos encontrar assentos de baptismo, de casamento e de óbito. Já existe há alguns anos, mas só agora é que eu tive conhecimento da existência deste site.

http://etombo.com/paroquia/santamariamaior.html

Talvez por aqui se consiga saber mais alguma coisa. Quando puder, irei fazer uma pesquisa.

Não sei se é possível consultar jornais antigos, nomeadamente a secção de necrologia.

Se bem entendi, a prima tb não sabe as datas de nascimento da nossa trisavó e dos irmãos do nosso bisavô, é isso?

Há uns anos atrás, eu falei com um senhor de sobrenome Passos e Sousa, isto no decurso da minha actividade profissional. Este senhor morava na zona de Alverca e era natural do Porto. "Encontrei" agora uma senhora no Facebook, que pode ser filha porque tb reside em Alverca e tem o mesmo sobrenome. Também irei tentar falar com ela, não sei se me vai responder, poderá não estar receptiva.

Qualquer coisa que eu souber, comunicar-lhe-ei.

Um abraço,

Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#331075 | mariajpsbarradas | 17 jun 2013 20:07 | Em resposta a: #331074

Eu queria dizer "onde está" em vez de "onde estão"

Esqueci-me de lhe indicar o endereço no Facebook de Paula Passos e Sousa

https://www.facebook.com/paulapassos.sousa?ref=ts&fref=ts

Não sei se a prima tem Facebook.

Já agora, o meu é: https://www.facebook.com/mjoaopsbarradas?ref=tn_tnmn

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#332837 | mhcavaco | 22 jul 2013 19:30 | Em resposta a: #331074

Olá Maria João
O nosso trisavô João Passos e Sousa (??- 22/06/1863), teve 3 filhos e 2 filhas. Rodolfo (nosso bisavô), Maria Júlia (15/11/1854 - 13/10/1858), Alexandrina (13/02/1857 -10/08/1858), Luís (25/12/1858 -??) e Anibal (10/03/1860 - 17/07/1886).

Este Tio Anibal foi oficial de Marinha e padrinho de baptismo do meu Avô. Consultei alguns documentos no Arquivo de Marinha.

Estes dados tirei-os do ADVRL, Arq. Distrital de Vila Real, Chaves, freguesia de Santa Maria Maior.

Do Tio Luís não descobri nada sobre a profissão, casado? nem a data da morte.
Do Tio Anibal também desconheço se casou ou não.

Do nosso trisavô não consegui ainda dados de nascimento, sei que é de Viana do Castelo mas não sei a freguesia, o que se tem tornado dificil a pesquisa. onsultei também o Arquivo Militar e o Arquivo do Ultramar.

Um abraço da prima
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Passos e Sousa e Souza Mourão , de Viana do Castelo e Sanjurge

#332838 | HRC1947 | 22 jul 2013 19:35 | Em resposta a: #332837

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=328693&fview=e
HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen