Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#253446 | LPinho | 20 abr 2010 20:07

Caros confrades,

Procuro informações da família Mattos Coelho da Vila de Belver, priorado do Crato.
Descendo do casal José António de Mattos Coelho e Maria Inocência da Gama, esta última natural de Envendos, que foram residentes no lugar de Torre Cimeira, da mesma Vila.
Sei que tiveram vários filhos, entre eles João de Mattos Coelho que casou em Chancelaria, Alter do Chão com Joaquina Lourenço Durão, c. 1820 e o Capitão Daniel António de Mattos Coelho. Presumo que o Capitão- Mor da Vila de Belver, José Augusto de Mattos Coelho, presente na BD do Geneall, também pertença à mesma família: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=49431
Agradeço qualquer informação respeitante a esta gente, seus ascendentes e descendentes.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#253479 | JoãoGaspar | 21 abr 2010 13:41 | Em resposta a: #253446

Caro Luís Pinho,

Os Mattos Coelho de Belver serão certamente descendentes dos Mattos de Mação que tinham Solar nos Envendos, sendo que tanto Envendos como Belver eram termo da Vila de Mação.
Sobre a ascendencia que procura não tenho de momento dados para o ajudar, apenas posso dizer que os Mattos tiveram grande descendencia na região e tinham como apelidos Mattos, Mattos Coelho, Mattos Saramago, Mattos Saraiva, Mattos Conde, Mattos e Silva etc.

Cumprimentos,

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#253496 | LPinho | 21 abr 2010 21:20 | Em resposta a: #253479

Caro João Paulo Gaspar,

Agradeço o contributo. Ainda estou numa fase inicial da pesquisa. Vou tentar recuar mais uma ou duas gerações. Se surgir algum elemento de ligação a Mação, comunicarei neste tópico.

Cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#253504 | A.Godinho | 21 abr 2010 23:58 | Em resposta a: #253496

Caro Luís Pinho

São ascendentes de minha filha Maria Carolina :
António Luís de Matos e Maria Heitor (pais de José António de Matos, da Cravada-Belver, que casou em Belver a 20.5.1799 com Maria (Joana) Marques, de Vilar da Mó-Belver). Há mais Heitores na ascendência materna de minha filha mas nos Envendos. Quanto a outros apelidos na mesma ascendência e na fregª de Belver aparecem Matos, Marques, Coelhos,Motas e Alves.

Tenho que procurar os apontamentos para lhe poder dar noticia mais detalhada.

Será que há também por aqui alguns interesses genealógicos comuns?

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#253535 | LPinho | 22 abr 2010 20:18 | Em resposta a: #253504

Caro António Godinho de Carvalho:

Provavelmente sim! Os trilhos da genealogia não param de nos surpreender.

Cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#254085 | LPinho | 02 mai 2010 21:00 | Em resposta a: #253535

Sobre os Matos Coelho:

Chegou-me do Arquivo Distrital de Portalegre o registo do casamento de José de Matos Coelho e de Maria Inocência Simoa da Gama de Belver, que casaram nessa localidade a 7-5-1781. É um registo muito incompleto e apenas refere o nome dos nubentes e de um dos progenitores. assim fica-se a saber que o noivo é filho de outro José de Matos, morador no lugar de Torre Cimeira e que a noiva é filha de Manuel Pires Maia, morador no Carrascal , termo da freguesia dos Envendos.

@António Godinho de Carvalho:

A propósito ainda de Heitores e de Mattos, também descendo do casal Manuel José Durão e Florência de Matos Heitor (natural de Vale da Feiteira, Comenda) que casaram na paróquia de Chancelaria a 4-6-1788. Florência de Matos Heitor já havia sido casada com José Lourenço, natural do Monte da Pedra.

Cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#254091 | LPinho | 02 mai 2010 23:11 | Em resposta a: #254085

Por lapso não referi na mensagem anterio que Florência de Matos Heitor era filha de Domingos Marques, natural de Vale da Feiteira, Comenda, e de Maria de Matos Heitor, natural da Vila de Belver.

Cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#265663 | aduraoc | 21 nov 2010 14:51 | Em resposta a: #254085

Se o referido Manoel José Durão for o que nasceu em 1765 em Santa Cristina, Mesão Frio (as datas de nascimento e casamento se encaixam bem), vocês até podem me incluir na família e contar com um aliado para as buscas, pois foi meu tio-tetravô (um de no mínimo 8 irmãos, o mais velho dos quais foi o tetro, Antonio José Correa Durão, posição 38 em minha ahnentafel).

Sei um bocado sobre essa gente, mas não consigo ir além dos nomes (galegos) do pentavô, Lucas José Durão, e do hexavô, Pedro "de Aratão" --- e ficarei muito feliz ao encontrar quem se disponha a enfrentar comigo (só com sugestões e esforço, é claro...), as agruras das pesquisas em Santo Adrião de Castro, Santiago de Compostela, Galiza, onde até tenho contratada uma pesquisadora, em busca de arrimo

Para mim, um dos maiores mistérios da onomastologia lusobrasileira (caso muito mais luso do que brasileiro!) é a tendência de apelidos que nada têm que ver brotarem aparentemente do nada na descendência de pessoas de apelidos outros, e o apelido "Durão" é um exemplo, parece a versão passada de um moderno objeto de desejo --- o gajo nada tinha de Durão, e de repente a descendência aparece portando o apelido, e isso aconteceu não só com os meus, mas com vários Durãos mais ilustres do que os meus!

Alberto Durão Coelho
Campos do Jordão - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#286786 | Morenazaa | 08 set 2011 02:55 | Em resposta a: #253446

eu descendo de familia matos...nao tendo o apelido mas sim Faria que tem ligaçao com o Matos. tambem em belver.

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#286844 | f4b2 | 08 set 2011 20:27 | Em resposta a: #254091

Caro Luis Silva Pinho

Tenho estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- JOÃO EDUARDO de MATTOS COELHO - Fábrica de Azeite em Belver(Gavião)

- JOSÉ PEDRO HEITOR - Productor de Cortiça e Creador de Mel e Cêra na Atalaia(Gavião)

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#338838 | RFCosta | 30 nov 2013 21:03 | Em resposta a: #253504

Caro António Godinho de Carvalho,

Inscrevi-me recentemente neste fórum após alguns meses de pesquisa nos arquivos paroquiais das freguesias de onde são originários os meus ascendentes. Uma destas freguesias é precisamente Belver.

Vejo nesta sua mensagem que os apelidos da ascendência materna de sua filha são largamente coincidentes com os da família da minha avó materna (Marques, Grácio, Heitor mas também Mota, Matos, Alves, Mendes, Rocha, Coelho, Caratão, Machado, Frade, Morgado, todos de Belver ou zonas vizinhas).

Consultando o registo de casamento de 20.5.1799 vejo também que Maria (Joana) Marques, de Vilar da Mó (filha de Domingos Marques e de Joana Marques) deve ser irmã de Manoel Marques (meu 5° avô) e de João Domingos.

Seria possível facultar-me algumas informações sobre as suas pesquisas nesta paróquia?

Cumprimentos,

Rui Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#338877 | A.Godinho | 01 dez 2013 21:55 | Em resposta a: #338838

Caro Rui Costa

Sei muito pouco. Pouco mais terei mas vou ver e direi.

Cumprimentos,
AGdeC

Resposta

Link directo:

Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#445725 | RicardoMatos | 07 fev 2023 11:42 | Em resposta a: #253446

Descendo de Berta Mattos, nascida em 1897 em Belver, e apenas sei o nome de sua mãe, Maria do Rosário

Resposta

Link directo:

Família Matos Coelho da Vila de Belver, Priorado do Crato

#445735 | agp | 07 fev 2023 19:38 | Em resposta a: #445725

Viva,

No assento de batismo de Berta Matos, na mudança de página, consta o nome da avó materna. Não consigo ler o nome próprio dessa avó mas o apelido é Matos. Veja os tif 21 e 22 de:

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1031061

O casamento de Berta Matos com António Teixeira está em:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7658305 tif 17

Sugiro que contate o Arquivo Distrital de Portalegre no sentido de lhes pedir ajuda na leitura do nome próprio dessa avó de Berta.

Cpm,
António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen