Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253448 | LPinho | 20 abr 2010 20:23

Caros Confrades:

Procuro informações sobre a família Coutinho, de Galveias, Ponte de Sôr.
Descendo do casal António Calado (da Pedra) e Madalena Coutinho, que aí terão sido residentes c. 1740.
Agradeço qualquer contributo que permita referenciar ascendentes / descendentes deste casal.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253475 | A.Godinho | 21 abr 2010 10:48 | Em resposta a: #253448

Caro Luis Pinho

A familia Calado da Pedra era das principais de Galveias. Tenho alguns apontamentos sobre eles, designadamente colhidos de um processo de habilitação do Santo Oficio de Frei António Calado da Pedra. É um processo com muita informação genealógica e muito interessante ( sobre os Pedras, Rosados, Barreiros, Calados, Carios, Figueiredos, Vieiras etc. - não me lembro se fala em Coutinhos) - Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 206, doc. 3082

Quanto aos Coutinhos pode ser que se relacionem com os mencionados no tópico seguinte.


http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=62120


Do meu livro "Genealogias Alentejanas " transcrevo algumas referencias:


5. Maria Custódia Angélica Bárbara da Silveira. Baptizada em Montargil a 9.3.1732.
Casou com Paulo José da Pedra Mil Homens , filho de Manuel Dias da Pedra, gente nobre
de Galveias, e teve:
6. D. Antónia Angélica Bárbara da Silveira, que segue.
6. Ana Angélica Bárbara (da Pedra) da Silveira. Casou com o Alferes António
Rovisco de Mendonça, de Galveias, nº 5 do § 1º do titulo de Vaz Negrões, onde
segue a sua geração. Sua tia D. Clemência deixou-a por herdeira e a António Rovisco
deixou-lhe um prazo ao pé da Ermida de Santo António, em Montargil e nomeou-o
seu testamenteiro.

----------------------------------------

5. António Rovisco de Mendonça. Baptizado em Galveias a 29.4.1752 sendo padrinho o
Desembargador Dr. Miguel de Oliveira Guimarães e Castro por seu procurador o Ouvidor
António Martins. Foi homem nobre e da governança de Galveias e Alferes de ordenanças na
mesma vila362. Casou em Montargil a 3.2.1790, com Ana Angélica da Pedra363(também
chamada Ana Angélica Bárbara da Silveira) nº 6 do § único do título de Pires Dordio, de
Montargil, filha de Paulo José da Pedra Mil Homens e de Maria Custódia Angélica Bárbara
da Silveira, sendo testemunhas o Padre António Amorim e Castro, por seu procurador o
Capitão Manuel Pires Gião e Dinis Martins Ratão. Foi senhor das casas sobradadas da Rua da
Fonte Velha e da Herdade do Falcão 364e outras.


--------------------------------------------

6. José Pires de Carvalho. Nascido em Galveias cerca de 1763. Casou em Aldeia Velha a
29.8.1793 com Eufrásia Maria Pais, irmã do Capitão José Pais Teles, filha de António Pais
Teles e de Joaquina Nunes, sendo testemunhas Frei João Rovisco e José Rovisco, de
Galveias. Foi lavrador das Herdades do Pinheiro (depois Pinheirão anexa à de Pêro Viegas),
Torneiro e Barba Torta378. Casou segunda vez em Aldeia Velha a 10.12.1806 com Luiza Júlia
Coutinho, de Galveias, filha de António Calado e Madalena Coutinho.


-------------------------------------------------


3. Manuel Fortio Casqueiro. Casou em Galveias a 26.11.1746 com Luiza Maria,
desta vila, filha de Manuel Dias, mudo, de Veiros, e de Catarina Calado, de Galveias.
Casou segunda vez com Teresa Maria, viúva de Gonçalo Pires, em Avis, a 30.3.1778.


-------------------------------------------------

2. Leonor Fragoso645. Deve ser a Leonor Fragoso, mulher de Manuel Calado, que
morre em Galveias a 6.2.1678 sendo sepultada na Matriz.

--------------------------------------------------


Tenho muitos elementos de familias de Galveias.


Pode pedir o meu e-mail ao GENEA a fim e podermos trocar elementos.



Cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253476 | A.Godinho | 21 abr 2010 10:51 | Em resposta a: #253448

Caro Luis Pinho

As minhas desculpas mas creio que transmiti informação menos correcta. Embora o processo de Frei António Calado da Pedra tb tenha interesse creio que o processo a que me referia com muitas informações é o de Francisco Rosado da Pedra - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Francisco, mç. 105, doc. 1665 .

Cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253491 | LPinho | 21 abr 2010 20:18 | Em resposta a: #253476

Caro António Godinho de Carvalho:

Estou muito grato pelas importantes pistas que lançou, irei enviar-lhe informações, como propõe, via email.

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253568 | margaridabreu | 23 abr 2010 12:07 | Em resposta a: #253448

Caro Luis Pinho


Relativamente aos Coutinho, das Galveias tenho um assento de baptismo, em Benavila, em 30.10.1798 de um José filho de Manuel Vellez Coutinho,seareiro e de Edócia Luisa Martins. José era neto paterno de João Vellez de Vargas, de Benavila e de Dionísia Maria Coutinha, natural das Galveias.

Quanto aos Pedra, no assento de baptismo em Valongo a 22.1.1729, de Catarina filha de Manuel Bicado foi Padrinho Manuel Dias da Pedra e sua Mulher Josefa Ribeira moradores nas Galveias.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#253589 | LPinho | 23 abr 2010 17:13 | Em resposta a: #253568

Cara Margarida:

Agradeço a informação!
Devem ser dos mesmos, mas ainda não tenho elementos para os relacionar. Caso consiga entroncá-los colocarei a informação neste tópico.

Cumprimentos,

Luís Silva Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#339262 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 12:09 | Em resposta a: #253568

Ora parece que a minha família tb está ligada a esta dos Vellez.
Ora eu tenho um Sexto-Avô (sem data de nascimento) Manuel Vellez. Descobri-o num assento de baptismo do filho Felizardo Vellez (este casado com Catharina Augusta).
Este Manuel Vellez era de Benavilla. No entanto não consegui entender o nome da mulher dele devido a caligrafia...e agora penso que ao próprio nome. Seria Edócia? Luisa... No registo de baptismo não constava o Martins dela, nem o coutinho dele...
Serao os mesmos?...
Mas agora que reparo...Vellez coutinho são os nomes ao contrario dos pais de Manuel...Coutinho era a mae...Haverá alguma explicação para isto?

Com a falta de datas que eu tenho, também se pode dar o caso de haver ainda uma geração no meio disto...

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#339263 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 12:30 | Em resposta a: #339262

Fui verificar o assento de baptismo que é de um filho de felizardo Vellez( e não do próprio como eu disse em cima), Ou seja neto do Manuel vellez. e de facto agora depois de saber o nome consigo le-lo perfeitamente: Edócia Luisa!
Sao os mesmos!!
Margarida Abreu consegue dar-me mais informações sobre eles? As datas, antepassados etc?
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#339266 | Tiago R de Andrade | 10 dez 2013 14:23 | Em resposta a: #339263

Boa tarde,

Aproveito para perguntar se alguém tem informações acerca das família Costa Braga, Godinho ou Silva Branquinho de Avis, Ponte de Sôr ou Galveias.

Obrigado.

TRA

Resposta

Link directo:

RE: Coutinhos de Galveias, Ponte de Sôr

#339293 | LProjecto | 10 dez 2013 18:55 | Em resposta a: #253568

Cara Margarida de Abreu,

Só por curiosidade, refiro que tenho parentes, relativamente próximos, com a conjugação de apelidos "Coutinho Calhau" em Galveias. Só recentemente descobri essa descendência do meu trisavô.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 16:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen