antepassados em Peso da Régua

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

antepassados em Peso da Régua

#253610 | LQGuerra | 24 abr 2010 00:44

Caríssimos

Deparei-me com 7º avô e avó meus, de nome Francisco Jose Borges Pereira Lousada e Candida Rosa Borges de Carvalho, ele natural de Peso da Régua e ela de Vilarinho dos Freires, que terão nascido por volta de 1815-20, num registo de nascimento de uma neta, onde são apelidados de nobres.

Alguém faz luz sobre a sua ascendência?

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253640 | Baptfausto | 24 abr 2010 19:00 | Em resposta a: #253610

Caro confrade

Aconselho que consulte o livro "Brasões e Casas Brasonadas do Douro" de Correia de Azevedo"
As Páginas 155 à 193 trata das casas Brasonadas do Peso da Régua e de Vilarinho dos Freires.
Não consegui encontrar, neste livro, os nomes dos indivíduos que menciona, mas existem outros que exibem alguns dos apelidos referidos e por tal talvez sejam parentes.
Depois poderá consultar o http://etombo.com/concelho/pesodaregua.html, e escolher as freguesias do Peso da Régua e Vilarinho dos Freires.
Com as datas que tem poderá não ser difícil encontrar estes seus antepassados.
Poderá consultar o Etomo através da Internet.
Saudações cordiais.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253645 | JoãoGaspar | 24 abr 2010 22:33 | Em resposta a: #253640

Caro Baptfausto,

Que Casas Brasonadas e familias correspondentes vêm referidas no livro?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253650 | Baptfausto | 24 abr 2010 23:58 | Em resposta a: #253645

Caro confrade

Este livro é uma compilação de fotografias das Pedras de armas das casas do Douro.

No Indice das terras mencionadas temos: Vila Real, Lamego,Mesão frio;Peso da Régua,Santa Marta de Penaguião; Sabrosa, Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada-à-Cinta,Vila Nova de Foz Coa, Meda, Armamar, Tabuaço e S.João da Pesqueira.

Foi editado em 1974, e não tem como objectivo tratar de genealogia.
Tem figuras de diversas Pedras de armas muitas das quais se desconhece a sua origem.
Refere ainda a alguma genealogia de certas casas brasonadas, mas já deparei com alguns erros, devido às fontes, a que o autor recorreu.

Contudo serve como ponto de partida para um estudo genealógico mais aprofundado.

Das freguesias referidas nomeio em baixo algumas das casas mencionadas no livro.

Peso da Régua - casa dos Vazes; casa dos Silveiras; casa do Covelo, de Canelas (Poiares), casa dos Teixeiras Guedes da Fonseca e outras.

Vilarinho de Freires - casa Grande, em Presegueda; casa da Quintâ, em Presegueda; casa da Quinta do Valado; casa da Ponte e outras.

Saudações cordiais

Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253677 | JoãoGaspar | 25 abr 2010 17:23 | Em resposta a: #253650

Caro Paptfausto,

Muito obrigado pela sua atenção e esclarecedora mensagem.
Gostaria de saber se existe algum estudo genealógico e patrimonial sobre a Dona Antónia Ferreira, que era do Peso da Régua e que a sua genealogia, pelo menos aqui no geneall é bastante limitada. Como figura importante que foi estranho o facto de a genealogida da Ferreirinha não ser mais estudada ou conhecida.
Eu procuro em Peso da Régua, Paivas, Pereiras, Pintos e Sás, Fonsecas, Ferrerias, Teixeiras Botelhos, etc meus ascendentes que julgo estarem relacionados com a Ferreirinha.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253681 | Baptfausto | 25 abr 2010 18:06 | Em resposta a: #253677

Caro João Gaspar

Tanto quanto sei os bisavós da Dona Antónia Ferreira não eram naturais da Régua, mas da Galiza.
Devido às doenças das vinhas os proprietários locais foram vendendo as suas propriedades que foram compradas pelos pais e tios da Ferreirinha.
No que respeita à Dona Antónia só são comhecidos os antepassados que o Geneall apresenta dado que os seus avoengos eram galegos.
A Quinta das Nogueiras no Peso da Régua e a quinta do Valado em Vilarinho de Freires são bem um exemplo disso, pois pertenceram a antepassados meus e foram vendidas aos progenitores da ferreirinha.
Cumprimentos.
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253685 | JoãoGaspar | 25 abr 2010 18:30 | Em resposta a: #253681

Caro Fausto,

Mais uma vez tenho que lhe agradecer a sua ajuda.
Realmente aqui no geneall consigo ver que o avô materno de nome Pedro Gil Gargamala é natural da Galiza, mais concretamente de Pontevedra.
Mas do lado paterno, Dona Antónia Ferreira é neta de Bernardo Ferreira e bisneta de José Ferreira da Fonseca, 3ª neta de Manuel da Fonseca e de sua mulher Maria da Fonseca os quais me parecem ser Portugueses e não Galegos, mas é apenas uma desconfiança minha, é exactamente ai que gostaria de chegar, se existe algum estudo das ascendencias dos Fonsecas, Ferreiras e Pereiras que são ascendentes de Dona Antónia Ferreira e que são tambem comuns na região do Peso da Régua.
Quanto as ascendencias Galegas de Dona Antónia, julgo não ser impedimento para que a sua genealogia seja feita.
Resta agradecer sinceramente a sua ajuda neste assunto.
Relativamente aos meus ascendentes do Peso da Régua, o caro confrade tem conhecimento de familias locais de apelido Teixeira Botelho, Paiva Pereira, Pinto, Sás, Ferreira da Fonseca, e de Faria de Carvalho?

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

antepassados em Peso da Régua

#253688 | Lourval | 25 abr 2010 19:05 | Em resposta a: #253640

Caro Fausto,

Tenho apenas um casal de antepassados de Vilarinho dos Freires: António Rodrigues e Isabel de Carvalho. Foram os pais de António de Carvalho nascido em Vilarinho dos Freires em 06-07-1673. Este casou-se provavelmente em Val de Nogueiras ou em Constantim.

António Rodrigues e Isabel de Carvalho casaram-se em Vilarinho dos Freires em 26-04-1646. Ou o assento não declara os nomes dos pais ou não foram citados no processo para padre de um bisneto deles. Agora já não me recordo.

Gostaria de saber se você tem alguma informação deste casal. Lamentavelmente não há nada publicado do século dezessete no sítio do Arquivo Distrital de Vila Real.

Quem sabe não há alguma referência a este casal no livro de Correia de Azevedo.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253715 | Baptfausto | 25 abr 2010 23:15 | Em resposta a: #253688

Caro Lourval

A unica referencia que o livro trás com apelidos dos seus antepassados é o casamento de Pedro Rodrigues com Dona, Francisca de Carvalho, pais de Manuel Rodrigues de Carvalho (casado com Dona Maria Ribeiro de Carvalho) e avós paternos de Manuel Xavier Ribeiro Vaz de Carvalho, senhor da Casa da Carranca - Presegueda - Vilarinho dos Freires , casa esta construída em 1807.
Saudações cordiais.
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253717 | Baptfausto | 25 abr 2010 23:32 | Em resposta a: #253715

Caro João Gaspar

A única genealogia que apresenta o livro sobre a família da Dona Antónia Ferreira vou passar a transcrever o inicio.

" A genealogia dos Ferreiras da Régua começa com Bernardo Ferreira, filho de José Ferreira natural da freguesia de Loureiro, Régua, e de sua mulher, D. Maria Guedes; neto paterno de Manuel Ferreira, natural de Travanca, e de sua mulher, Maria da Fonseca, tendo casado em Godim, a 7 de Fevereiro, de 1779, com D. Ana Josefa, filha de Manuel Caetano da Fonseca e de sua mulher, D. Maria Rodrigues......."
Dá também as datas datas de nascimento do tio e sogro da Ferreirinha (António Bernardo Ferreira - nascido, a 27 de Julho de 1787) e do pai da mesma (José Bernardo Ferreira - nascido a 7 de Agosto de4 1782).
Se pesquisar no site http://etombo.com/paroquia/godim.html, vai encontrar os acentos de baptismo dos familiares de Manuel Caetano da Fonseca.
Cumprimentos.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#253719 | Baptfausto | 25 abr 2010 23:52 | Em resposta a: #253717

Caro Confrade João Gaspar

Quanto à sua ultima questão

"Relativamente aos meus ascendentes do Peso da Régua, o caro confrade tem conhecimento de familias locais de apelido Teixeira Botelho, Paiva Pereira, Pinto, Sás, Ferreira da Fonseca, e de Faria de Carvalho?"
No livro de Correia de Azevedo existem diversas familias que usaram alguns destes apelidos.
Por exemplo em Vila Real existe a Pedra de armas dos Botelhos Teixeiras de Queirós. Sabendo que muitas das famílias de vila Real se ligaram às da Régua é natural que possam ou não estar relacionadas. É dificil saber que têm ou não a haver com a sua. È melhor pesquisar os arquivos tendo muita atenção aos possíveis homónimos.
Saudações cordiais.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259343 | cseixas | 25 jul 2010 22:15 | Em resposta a: #253719

Caro Senhor João Gaspar

Resolvi por acaso abrir a Nett na Freguesia de São Pedro de Loureiro e deparei-me com as suas perguntas sobre os Ferreiras da D.Antónia. A informação que um confrade lhe dá é correcta. Posso adiantar-lhe que os avós paternos da Ferreirinha viviam junto ao ribeiro das Cales em Loureiro. Tiveram 5 filhos mas só 2 singraram na vida. Ainda há muitos descêndentes dos outos tres em Loureiro. O sogro e Tio de D.Antónia casou no Peso da Régua com uma das "Faustinas" tendo pode dizer-se feito um bom casamento. O pai da Ferreirinha casou com Margarida filha de Teresa e Pedro Gil, galegos estabelecido na Régua. Foi para casa do Pedro Gil que o pai da D. Antónia foi trabalhar tendo casado posteriormente com a filha do patrão. Tenho uns escritos feitos por um Grande Homem de seu nome António Pinto Medeiros. Foi administrador da Quinta de Santa Júlia de Loureiro onde vivo e à qual dedicou toda a sua vida. Homem duma seriedade absoluta, que apesar de já ter bens de fortuna não deixou de trabalhar e aos seus patrões dedicar todo o seu ser e saber. Chegou mesmo a adiantar dinheiro seu para ajudar os seus Senhores em determinadas alturas. Este homem era parente da D. Antónia e escreveu uns apontamentos sobre os Ferreiras e suas ligações. Esses escritos apesar de velhos mantenho-os no meu escritório onde os encontrei. António Pinto Medeiros era mais novo que a Ferreininha mais ou menos 20 anos. Morreu por volta de 1925 com 80 e tantos anos nesta Quinta de Santa Júlia. Ainda conservo todas as cartas que os seus Patrões lhe dirigiram e algumas por ele escritas. Antes de morrer pediu para que o seu Patrão (já o novo pois quem o admitiu já tinha morrido) o viesse ver.Entregou-lhe todos os presentes que ao longo da vida a Casa lhe tinha dado (relógio e corrente de ouro etc.) Pediu tambem licença para dexar à Casa a sua cama de casado. O seu exemplo e dedicação foram de tal forma marcantes que ainda hoje é constantemente lembrado.
Se quiser saber algo que eu conheça poderá entrar directamente em contaco via Nett - ecostaseixas@gmail.çom.
Cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259345 | tmacedo | 25 jul 2010 22:34 | Em resposta a: #259343

Caro Eduardo da Costa Seixas:

Meu 4.º avô, Bento Borges de Sousa de Magalhães, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=984729 , em 1826 realizou uma escritura de esponsais com D. Maria Benedita da Costa Pinto, de Ervedosa, filha de Sebastião Pereira da Costa Lima e de sua mulher D.ª Inácia da Costa Pinto de Afonseca, que era dotada por seus pais com dez mil cruzados. Julgo que os pais da presuntiva noiva são seus antepassados.

Não sei se tal casamento se veio a realizar, mas julgo que não, tendo aquele antepassado uns anos depois casado sem haver qualquer referência a um casamento anterior. Tem algum conhecimento desta situação ? Para mim foi uma surpresa que se me deparou nos notariais de Sabrosa.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259346 | costaseixas | 25 jul 2010 23:51 | Em resposta a: #259345

Caro Senhor António Taveira

Achei muito interessante o que acaba de me perguntar. São de facto meus antepassados de Ervedosa do Douro. Minha bisavó assinava Maria do Rosário Pereira de Lima e casou com meu bisavô Diogo Maria da Costa Seixas, nascido em Soutelo do Douro, filho de Maria do Patrocinio da Cruz Alves de Soutelo do Douro e do Capitão de Melícias de Soutelo Manuel António da Costa Seixas nascido na Casa do Casal em Ervedosa do Douro político liberal influente na zona e fusilado em Almeida pelo governo de Dom Miguel. Os Costa Seixas,os Pereira de Lima, os Sena os Costa Pinto estão todos ligados variadissimas vezes. Um tio meu, Francisco da Costa Seixas tambem casa com uma Senhora viúva com filhos,parenta, que era qualquer coisa Carvalho,Donas-Botto e Saavedra não tendo havido descendência deste casamento. Tenho uma fotografia de meu antepassado Sebastião Pereira de Lima (fotografia de um quadro) que pertencia a meu Avô. Um meu conhecido há anos veio falar-me sobre este ramo da família dizendo-me que em Ervedosa ainda existem quadros da família de muito boa qualidade. Vou ver se descubro a quem pertencem pois meu Pai conhecia toda essa gente mas eu não. Se souber algo sobre os Lima de Ervedosa e suas ligações agadecia me contactasse. Há histórias de família que passavam de pais para fihos que se estão a perder com o tempo. A questão dosTávoras é que dá origem aos Limas.

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259356 | tmacedo | 26 jul 2010 12:24 | Em resposta a: #259346

Caro Eduardo Costa Seixas:

Perdoe-me a familiaridade no trato, que é "uso" no forum. Se o achar inconveniente, peço-lhe o favor de mo referir.

Nada mais sei do que o que é dito naquele contrato de esponsais entre Bento Borges, de Celeirós, meu antepassado, com D. Maria Benedita da Costa Pinto, de Ervedosa.

O meu 4.º avô e seus irmãos eram miguelistas. Foram condecorados pelo rei D. Miguel com a "Sua Real Efígie", medalha de ouro para premiar serviços prestados. Acho curioso dizer-me que os Costas Seixas eram liberais. Será que o seu 4.º avô Sebastião Pereira Costa Lima era "miguelista" ? Será que, não tendo havido casamento, uma divergência política profunda entre as famílias, entretanto surgida, estará na base de uma eventual ruptura contratual?

Na escritura de dote, em 1826, Bento Borges foi dotado por seus irmãos com a quinta do Pomar (em Donelo), a quinta do Gontelho (em Donelo e Covas), a quinta do Bragão em Celeirós e uma morada de casas em Celeirós que partiam com as casas do casal de seus pais.

Tinha conhecimento da existência de D. Maria Benedita da Costa Pinto, prometida noiva daquele ? Que referências tem dela. Perdoe-me a curiosidade, mas gostava de aclarar tudo o que se refere com a vida daquele antepassado.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259358 | costaseixas | 26 jul 2010 13:08 | Em resposta a: #259356

Caro António Taveira
Agradeço a sua pronta resposta e lastimo não o poder ajudar na sua pesquisa. Do meu lado de Ervedosa e de Soutelo do Douro nada está estudado. O que se sabe é por tradição oral (pequena história) que por vezes nos transmite a verdadeira história. Já tenho pensado em mandar fazer um estudo sobre estes ramos da família mas ainda não pode ser. Pelo que se sabe por tradição e por apontamentos deixados por meu Avô há muito a estudar. Pelos vistos pertence aos Borges de Celeirós. Julgo que há mais que uma família com esse apelido nessa aldeia!? Conheci algumas pessoas com esse nome em Celeiróz pois quando em 1964 principiei a trabalhar na Sandeman ali me deslocava amiudadas vezes.
Seja como for os dotes dos "prometidos" eram subestânciais. Duas das propriedades por si referidas conhecias bem. Havia um António Carvalho Borges que foi dono da Quinta da Eira Velha junto ao Pinhão que era parente de meu Avô mas julgo que era pelo lado Seixas.
Enviando os meus cumprimentos

Eduardo da Costa Seixas

P.S - Sobre a Maria Benedita da Costa Pinto vou procurar saber algo e informa-lo-ei. Sabe é um pouco confuso pois casavam todos entre si. Ainda me faltou referir que os Sarmentos de Moimenta da Beira tambem entravam nas ligações familiares de Ervedosa

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259371 | tmacedo | 26 jul 2010 16:35 | Em resposta a: #259358

Caro Eduardo da Costa Seixas:

Em Celeirós só há uma família Borges. Existem é vários ramos de descendentes de meu trisavô, Francisco Borges de Sousa de Magalhães, tronco comum a todos eles, filho daquele meu 4.º avô Bento Borges.

A Sandeman ficava nos anos 60 com os vinhos dos vinhedos do Bragão que foram de meu bisavô Adolfo Pereira Borges de Sousa (neto daquele Bento), já dividido em várias quintas pelos seus filhos e netos.

A quinta do Bragão (uma parte é nossa) e a quinta do Pomar ainda estão na família. O Gontelho foi destruido pela filoxera e foi vendido na sua maior parte. Uns familiares ainda têm uns "mortórios" dessa antiga propriedade.

Cumprimentos,

António Taveira

P.S. Hei-de procurar onde tenho a cópia daquela escritura de esponsais.

Resposta

Link directo:

RE: Ervedosa, Sebastião Pereira da Costa Lima

#259380 | carmona | 26 jul 2010 19:40 | Em resposta a: #259371

Meu caro António Taveira

Não nos "falamos" desde o tempo da Casa Grande de Freixo de Numão (aonde voltei no verão passado - hoje é uma casa-museu que merece uma visita de quem ande por aquelas bandas).
Mas o que me "traz aqui" é precisamente um "antepassado do Peso da Régua", mais precisamente de Fontelas:
Luís Guedes de Figueiredo (Alcoforado), daí natural (8/5/1707), filho do Alferes Domingos da Fonseca (faleceu com 36 anos de idade), daí natural (5/8/1677), e de sua mulher Maria Guedes de Figueiredo, daí natural (5/10/1670).
Luís Guedes casou em Fontelas (11/4/1728), com Margarida Josefa de Azevedo, daí natural (19/7/1709), filha do Capitão Manuel Guedes Borges, casado em Fontelas com Feliciana Guedes de Azevedo (omiti uma série de datas para não sobrecarregar o texto).
O Capitão, que nos primeiros assentos aparece sómente como Manuel Guedes, era filho de Domingos Borges de Oliveira - não consegui ainda saber se era do Exército, das Milícias ou até Capitão-Mór (mas donde?); também ignoro a sua naturalidade e o nome da mãe.
Já "ouviu falar" desta gente? Ou conhece alguém que me possa ajudar?

Um grande abraço do

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: "Guedes de Figueiredo"

#259392 | tmacedo | 26 jul 2010 21:56 | Em resposta a: #259380

Caro João Ramos Dias:

Tenho muito gosto em reencontrá-lo no forum.

Em relação aos nomes que fala, os únicos que me fazem lembrar algo, são os "Guedes de Figueiredo Alcoforado". Os Guedes de Figueiredo já no final do século XVII estão espalhados pelos concelhos da Régua e Penaguião. Vi alguma gente com esses apelidos (Guedes Figueiredo Alcoforado) em Lobrigos durante todo o século XVII. Conhece os antepassados de Maria Guedes de Figueiredo, nascida em Fontelas em 05.10.1670 ?

Se aparece com a referência de capitão será certamente de ordenanças.

Um abraço,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE:

#259459 | carmona | 27 jul 2010 17:44 | Em resposta a: #259392

Caro António Taveira
Sempre pronto a ajudar!
Maria Guedes de Figueiredo era filha de Domingos de Figueiredo e de sua mulher Maria Guedes, onde casaram em 3/6/1669; eram ambos naturais de Fontelas, mas a respectiva filiação está ilegível no assento - este, como muitos outros da região, está muito destruído pelo fogo (e pela água que lhe deitaram em cima!).
Posso adiantar, ainda, que: os padrinhos de casamento de Maria Guedes de Figueiredo com o Alferes (também de ordenanças?) Domingos da Fonseca foram: Capitão António Cardoso de Mansilha, Domingos de Figueiredo e Manuel da Fonseca; o Alferes era filho de Manuel da Fonseca, natural de Moura Morta, casado em Fontelas (18/12/1675) com Margarida d'Oliveira, filha de Francisco Teixeira, ambos naturais de Fontelas. É tudo o que sei...
Penso que os Guedes e os Fonsecas desta zona (e os Borges, e os Figueiredos, e outros) se ligaram muito entre si, como os Moraes e os Sarmentos dos meus avós transmontanos, de tal maneira que se torna difícil "desembrulhar a meada" e saber quem é quem. O facto é que os assentos paroquiais não me permitiram ir mais longe...e assim não os consigo entroncar (nem nos Guedes, nem nos Fonsecas, nem nos Borges, nem nos Figueiredos!).
Mas continuo sempre à espera dum "António Taveira" para me ajudar!
Um grande abraço
João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE:

#259489 | tmacedo | 27 jul 2010 22:35 | Em resposta a: #259459

Caro João Ramos Dias:

Obrigado pelas suas simpáticas palavras. Se pudesse tinha o maior gosto em ajudar. Mas, essas zonas de Penaguião Régua e Mesão Frio, não as conheço bem.

Constatei o aparecimento de Guedes de Figueiredo Alcoforado em Lobrigos ao longo do século XVII. Se calhar ainda em final de XVI. Mas, como diz, os apelidos repetem-se muito e, alcançada alguma notoriedade social por um seu detentor, logo outros ramos o usam em detrimento de outros. Ficando assim mais difícil traçar as respectivas genealogias.

Abraço,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259744 | GTSPereira | 01 ago 2010 00:39 | Em resposta a: #259343

Caro Senhor Costa Seixas,

Eu descendo de Ana Matilde da Silva Pereira que faleceu no dia 23.11.1803, com febre de escarlatina, aos 35 anos.
Esta minha 5ª Avó era:
- irmã de Josefa Gertrudes Ferreira da Silva que diz ser umas das "Faustinas";
- filha de José Henriques da Silva Pereira, nasceu em Peso da Régua no dia 27.03.1742;
- e Avó de Francisco Maria Henriques da Silva Pereira (*08.11.1838 +13.11.1942), que por ter ficado órfão, aos 11 anos, foi protegido/afilhado de Antónia Adelaide Ferreira, "A Ferreirinha".
Consegue dar-me mais informação sobre estas "Faustinas"/Família?

Cumprimentos
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259745 | GTSPereira | 01 ago 2010 00:39 | Em resposta a: #259343

Caro Senhor Costa Seixas,

Eu descendo de Ana Matilde da Silva Pereira que faleceu no dia 23.11.1803, com febre de escarlatina, aos 35 anos.
Esta minha 5ª Avó era:
- irmã de Josefa Gertrudes Ferreira da Silva que diz ser umas das "Faustinas";
- filha de José Henriques da Silva Pereira, nasceu em Peso da Régua no dia 27.03.1742;
- e Avó de Francisco Maria Henriques da Silva Pereira (*08.11.1838 +13.11.1942), que por ter ficado órfão, aos 11 anos, foi protegido/afilhado de Antónia Adelaide Ferreira, "A Ferreirinha".
Consegue dar-me mais informação sobre estas "Faustinas"/Família?

Cumprimentos
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259774 | costaseixas | 01 ago 2010 15:36 | Em resposta a: #259744

Ilmº Senhor
Pedro G T da Silva Pereira
Ilmº Senhor

Antes de mais queria pedir-lhe desculpa por ter dito " uma das Faustinas" quando devia ter dito "uma das Josefas do Pêso" . O célebre António Pinto Medeiros acrescenta sobre as Josefas: de gente já mais ou menos civilizada!! Sei que a família destas "josefas " eram ajuntadores de vinhos e o pai da Dona Antónia inicia o negócio de ajuntador no ano de 1811(ano em que nasce a Ferreirinha) para o Exportador de Vila Nova - Alves Souto. Se algum dia quiser ver os tais apontamentos velhos estão ao seu dispor nesta Quinta de Santa júlia.
Enviando os meus cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259781 | pachancho | 01 ago 2010 17:43 | Em resposta a: #253650

Caro Bapfausto,

será que me pode informar sobre a familia da Casa da Quinta do Valado? A quem pertencia?

Cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259797 | GTSPereira | 01 ago 2010 21:52 | Em resposta a: #259774

Exmo Senhor Costa Seixas,

Muito obrigado pela sua resposta!

De facto, a sogra de Antónia Adelaide Ferreira e a minha 5ª Avó eram filhas de Maria Josefa da Fonseca (*c1750, Peso da Régua), e, esta, filha de Mariana Josefa Pereira (*c1720, Amarante), o que faz sentido serem as "Josefas", tal como António Pinto Medeiros imortaliza nos documentos que tem.
Um dado curioso:
- (Mariana Josefa Pereira foi casada com) Manuel Caetano da Fonseca, do lugar de Ariz, concelho de Godim, que em 1770 aparece a comprar vinho de embarque.

Moro em Lisboa mas, vou estar em Alvarenga, Arouca, de 11 a 16 de Agosto e por estes dias terei mais facilidade em me deslocar a sua casa, que desde já lhe fico grato pelo seu amável convite.
Contactá-lo-ei entretanto.

Com os meus melhores cumprimentos
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259802 | costaseixas | 01 ago 2010 23:28 | Em resposta a: #259797

Ilmo Senhor
Pedro da Silva Pereira

Fiquei satisfeito em que o pouco que se sabemos sobre as pessoas em causa sejam coincidentes. Quando digo ajuntadores de vinho é o mesmo que dizer como antigamente "comprador de vinho de embarque". Eram pessoas com uma posição importante na Região. Compravam os vinhos aos Lavradores segundo as instruções dos Exportadores (por isso eu lhe chamei incorrectamente ajuntadores). No sec. XIX e XX eram conhecidos pelos comissários pois recebião comissão na compra dos vinhos. Apartir de uma certa altura estes comissários passaram a ser empregados efectivos dos Exportadores e como tal a referida comissão terminara. Contudo sabemos de alguns que obrigavam os Lavradores a darem-lhe uma persentagem do valor da aquisição pois doutra forma não lhes compravam os vinhos. Ainda tive que me impor duas vezes quando me apercebi do que se estava a passar!!!
Enviando os meus cumprimentos aguardo contacto.
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259813 | Baptfausto | 02 ago 2010 12:06 | Em resposta a: #259781

Cara Confrade Paula Peixoto

A Casa da Quinta do Valado pertenceu ao Doutor Francisco Pereira Taveira, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo .
Este era filho de Manuel Taveira de Magalhães que juntamente com os seus irmãos Bernardo de Sousa Taveira e João Monteiro de Magalhães eram senhores da Quinta de Alvelos da Boa Vista do Rio Douro, freguesia de Santa Maria das Neves de Valeirinho dos Freires termo de Vila Real.
Na parte frontal da casa do Valado poderá ver o brasão esquartelado que representam as armas dos Taveiras, Carneiros, Sequeiras e Carvalhães.
Saudações coordiais.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259816 | Baptfausto | 02 ago 2010 12:35 | Em resposta a: #259813

Cara Confrade Paula Peixoto

Poderá consultar cartas de brasão de armas pertencentes a esta família nos livros publicados por Nuno Gonçalo Pereira Borrego "Cartas de Brasão de Armas", nomeadamente na página 132 do 291. Domingos de Magalhães Carneiro do 1º volume e nas páginas: 98, do 92. Bernardo de Sousa Taveira; 210 do 225. João Monteiro de Magalhães e 294 do 332. Manuel Teixeira de Magalhães.
Note que por lapso na obra nesta página está escrito Teixeira e não Taveira.
Cumprimentos.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#259818 | pachancho | 02 ago 2010 13:44 | Em resposta a: #259813

Caro Baptfausto,

muito obrigada pelas informações.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#262491 | LQGuerra | 20 set 2010 00:44 | Em resposta a: #253610

Renovo o meu pedido, agora com mais informações:

Francisco José Borges Pereira Lousada (nasc 21-11-1814 Rua de Vila Franca, Peso da Régua) filho de José Joaquim Borges Lousada (cavaleiro da Ordem de Cristo) e Mariana Rita de Sá e Sousa, neto paterno de Joaquim José Borges Lousada e de Maria Raimunda Ines de Castro, ambos de S. Faustino de Peso da Régua, e materno de Miguel Rodrigues de Sousa e Maria Joaquina das Merces e Sousa, de Lisboa.

Alguem tem informações sobre estas pessoas? Ou entroncam em alguma linha ja estudada?

Resposta

Link directo:

RE:

#262497 | cacalmei | 20 set 2010 02:14 | Em resposta a: #259459

Caro João Ramos,

Não sei se será de grande ajuda, mas também não custa muito consultar o link: http://pagfam.geneall.net/3323/pessoas.php?id=1127808

Para já, não consegui ir mais atrás, pois como refere, o "desembrulhar da meada", não é nada fácil.

Cumprimentos

francisco pinto de almeida

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#262601 | ndias | 21 set 2010 17:45 | Em resposta a: #259459

Caro João Ramos Dias,
Também estou a estudar antepassados meus em Fontelas. Comecei com os Marques, mas já estão envolvidos Figueiredos, Fonsecas, Guedes, entre muitos outros.
Como havia muitas semelhanças de nomes e muita repetição de apelidos, estou a fazer o levantamento de todos os apelidos que interferem com os meus para ver se depois os consigo entroncar.
Espero, mais tardar no fim de semana, já ter uma lista mais organizada. Se quiser trocar informações sobre os seus familiares, pode ser que se consiga um novo panorama sobre estas familias.

Atenciosamente,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#262606 | carmona | 21 set 2010 19:20 | Em resposta a: #262601

Cara Fernanda Dias

Peço-lhe o favor de ler a mensagem que deixei neste tópico em 27/7/2010.
Em relação aos nomes que aí cito, gostaria de acrescentar o seguinte:
- o Capitão Borges casou em Fontelas em 27/8/1690, e aí faleceu em 8/8/1722
- tiveram, além da Margarida Josefa de Azevedo, Manuel (1690), Álvaro (1693), Padre Francisco José Pinto (1697), Maria (1703) e José (1706)
- a sua mulher era filha de Álvaro Pinto e de Feliciana Guedes, que tiveram ainda os seguintes filhos: Álvaro (1670), Francisco (1672) e João (1675)
- o Alferes Fonseca era filho de Manuel da Fonseca, natural de Moura Morta, casado em 18/12/1685, em Fontelas, com
Margarida d'Oliveira, filha de Francisco Teixeira, ambos naturais de Fontelas; a sua mulher (casado em Fontelas em 15/5/1705), Maria Guedes de Figueiredo, natural de Fontelas (5/10/1670), era filha de Domingos de Figueiredo casado em Fontelas em 3/6/1669 com Maria Guedes, ambos naturais de Fontelas (de filiação ilegível!)
- Luís Guedes de Figueiredo (que assinava L.G.de F. Alcoforado) teve três filhos, todos naturais de Fontelas: Jerónimo (1730), Luís (1735) e José Joaquim Guedes de Figueiredo Osório (17/10/1740), casado em Izei, Chaves em 3/2/1778 com Maria Margarida de Moraes Sarmento, natural de Izei (12/7/1740), filha de Máximo Capela Carneiro de Fontoura, natural de Izei, e de Joana Francisca de Moraes Sarmento, natural de Vinhais

Todos estes dados (após longas horas de leitura e cruzamento de dados, agravadas pelo péssimo estado de muitos assentos) foram retirados da digitalização dos assentos paroquiais, que felizmente foi duma, não grande, mas extraordinária ajuda!

Tenho a esperança de poder "avançar", finalmente e com a sua ajuda, neste ramo familiar que tantas "dores de cabeça" me tem dado.

Muitos cumprimentos

João Ramos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#262663 | ndias | 22 set 2010 17:04 | Em resposta a: #262606

Caro João

As minhas pesquisas ainda vão em 1779.
Dos nomes que refere apenas encontrei Luis Guedes de Figueiredo, casado com Margarida Josefa de Azevedo, que foram avós em 1783 e 1785, em Fontelas. Indo ao extremo, deve ter nascido em 1743 ou antes. Acho dificil ser o seu Luis, mas até pode ser o filho que nasceu em 1735.
Vou continuar a procurar, quando os meus dados estiverem mais organizados e se tiver novidades, logo lhe comunico.

Atenciosamente,

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#262667 | carmona | 22 set 2010 18:13 | Em resposta a: #262663

Cara Fernanda

Penso que, com os nomes tão iguais, só podem ser os mesmos. Aliás, o Luís teria nessa altura a idade de 76 anos, e a Margarida 74, o que era suficiente para dar dois "bons avós". Nesse tempo morria-se cedo, o que não impede que hajam muitos casos de grande longevidade.
Foram avós de Joana Rita Guedes de Figueiredo de Moraes Sarmento (Chaves, 11/3/1782), casada com José Manuel Carneiro da Silva Barreto, natural de Oura, Chaves (7/12/1770), meus 5ºs avós maternos.

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#264103 | ndias | 19 out 2010 15:45 | Em resposta a: #262606

Caro João Ramos Dias,

Ainda não acabei de ver a freguesia de Fontelas, pois não tenho tido grande tempo, mas penso que encontrei mais alguns elementos sobre o casal Luis Guedes de Figueiredo e Margarida Josefa de Azevedo.
Queria esclarecer a sua referência aos 3 filhos que este casal teve: estes 3 foi só os que encontrou ou tem alguma confirmação que foram mesmo apenas estes 3.
Pode parecer uma pergunta um pouco estúpida, mas como já referi anteriormente os nomes são todos parecidos e iguais em gerações diferentes (estou mais que baralhada). Isto porque creio que encontrei mais 2 filhos (duas mulheres, salvo erro) deste casal. No total encontrei também 5 netos.

Eu tomei nota das datas e páginas onde vi estes assentos de baptismo. Logo que possível remeto para aqui as referências todas.

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#264926 | Arkadya | 07 nov 2010 12:18 | Em resposta a: #262667

Tenho dois com o apelido Carneiro de Oura Chaves Isabel Carneiro ?1705 casada com Jose Dias e Palmira Carneiro ? 1890 casada com Maximino Salvador tambem de Oura

Resposta

Link directo:

RE: antepassados em Peso da Régua

#266123 | LQGuerra | 30 nov 2010 05:07 | Em resposta a: #253677

caro João Gaspar, estou a estudar uma família Borges Lousada como pode verificar pelo tópico inicial e deparei-me com Domigos de Sá Pinto e sua mulher Maria Borges Lousada, que deverão ter casado por volta de 1690-1700, figurando nos casamentos dos filhos Manuel Borges Lousada, uma rapariga que não consigo decifrar o nome e José Borges Lousada em Jan1722, Set1722 e 1729, respectivamente. Já se deparou com este casal ou tem mais informação sobre estes Sá Pinto?


http://www.advrl.org.pt/documentacao/registov2.php?code=1073658 pagina 5, 7 e 33, respetivamente para cada casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#282892 | LQGuerra | 25 jul 2011 23:32 | Em resposta a: #262601

Cara Fernanda Dias,

Descendo de um casal Domingos de basto e s.m. Luísa Marques casados a 09 Julho 1679 em Fontelas. Estudou Marques nessa freguesia, tem informações que me ajudem nesta busca?

Resposta

Link directo:

RE: Antepassados em Peso da Régua

#283265 | ndias | 29 jul 2011 16:42 | Em resposta a: #282892

Caro confrade.

As minhas pesquisas ainda não chegaram a essas datas, no entanto estive a ver os meus apontamento pois poderiam aparecer como avós ou outro tipo de parentesco, mas nada descobri, apesar de os nomes me serem familiares, mas vi tantos registos que pode ser apenas confusão minha.

Se entretanto descobrir algo mais, informa-lo-ei.

Cumprimentos.

Fernanda Dias

Resposta

Link directo:

antepassados em Peso da Régua

#364442 | tsequeir | 19 dez 2015 21:53 | Em resposta a: #253610

Boa noite

Relativamente à Casa da Carranca, Presegueda, Vilarinho de Freires, Peso da Régua, neste momento pertence à minha Mãe, Maria Alexandrina de Queirós Couceiro da Costa Sequeira, que a herdou de seu Pai, Adolfo Manuel Xavier do Vale Couceiro da Costa. Este meu avô materno herdou a casa de sua Mãe, Maria Alexandrina Xavier do Vale Couceiro da Costa, que creio ser ainda Vaz de Carvalho por parte de sua Mãe, casada em segundas núpcias com um senhor de nome Botelho.
Neste momento estou ausente, sem acesso a bibliografia, mas quando regressar poderei dar informações complementares e mais precisas.
Com os melhores cumprimentos
Maria Teresa Couceiro da Costa Sequeira e Sousa Carvalho
tsequeir@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen