familia cabral camelo,Meda,Ranhados

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#253992 | guerra1 | 30 abr 2010 19:59

familia cabral camelo de Ranhados,Meda:pretendo informações sobre esta familia.jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#253995 | guerra1 | 30 abr 2010 20:43 | Em resposta a: #253992

Confrades:solicito informações sobre origem desta Familia,especificamente os Cabrais e Camelos.Grato jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254012 | jaboo | 01 mai 2010 02:58 | Em resposta a: #253995

Caro(a) guerra1,

Todos os Cabral Camelo de Ranhados descendem de Lourenço Cabral Camelo, natural de Souropires, Pinhel e sua mulher Maria Lopes de Seixas, de Alcarva. Aquele Lourenço era filho natural do abade de Souropires Antonio Cabral Camelo, natural de Trancoso e de uma mulher solteira de Souropires, Margarida Gonçalves. Neto paterno de Antonio Camelo, de Ranhados (dos Pinto de Lemos de Ranhados) e Ana Cabral, de Trancoso, filha de Antonio Cabral.

Sugiro que leia o artigo "Cabral Camelo de Ranhados", da autoria de Luís Cabral Moncada, publicado na revista Tabardo, onde vem isso tudo explicado.

Descende desses Cabral Camelo? Houve muitos ramos bastardos espalhados pelos concelhos de Meda e Penedono.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254016 | guerra1 | 01 mai 2010 09:23 | Em resposta a: #254012

Caro João Braz:grato pela informação,Vem no Genea o que refere.Poderá dizer-me se conhece as origens do António Cabral?e do João Camelo casado com Ana Cabral?e o Fernão Pinto,o velho da Meda tb.referido no Genea?na verdade tenho entre os meus o Antonio Cabral Camelo de Ranhados.Já agora,se puder leia a obra recente os "Trancosanos" de Pedro Quadros Saldanha,onde vêm referidos os Cabral Camelo e a sua Casa em Ranhados.Abraço jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254046 | jaboo | 01 mai 2010 21:41 | Em resposta a: #254016

Caro jg,

Segundo aquele artigo da Tabardo, Fernão Pinto o velho era filho de Manuel de Lemos e sua mulher Brites Pinto (http://geneall.net/P/per_page.php?id=492888). Quanto ao Antonio Cabral, nada se sabe das suas origens senão que era de Trancoso.

Ainda não tive a oportunidade de ler a obra do Pedro Saldanha (não vivo em Portugal), mas espero poder em breve adquiri-la pois trata de alguns antepassados e vários familiares meus.

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254047 | jaboo | 01 mai 2010 21:47 | Em resposta a: #254016

Caro jg,

Já agora qual é o seu Antonio Cabral Camelo? Tenho vários "Antonio Cabral Camelo" nos meus ficheiros.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254065 | guerra1 | 02 mai 2010 09:08 | Em resposta a: #254047

Caro João Braz:em resposta a sua agradável missiva,tenho a dizer-lhe.O meu Antonio é filho de Lourenço e está genea.Era casado com Maria Francisca e teve filha Maria Camelo casada em Tarouca em 1636,Por outro lado deve ver Felgueiras titulo Gaio &37,ler obra "Cabrais da Freguesia de Nabais"de Armando Sacadura Falcão sobre assunto.Deve ver a obra do Dr.Pedro Saldanha.Diga algo depois. Qual o volume da Tabardo?Abraço jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254066 | guerra1 | 02 mai 2010 10:14 | Em resposta a: #254047

Caro João:deve ver Felgueiras,titulo Gaios &36 n 7.A proposito quem são os seus Cabral Camelo?cumprimentos.jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254067 | guerra1 | 02 mai 2010 10:32 | Em resposta a: #254047

Caro João:dê-me seu email para que eu envie foto da Casa dos Cabrais Camelo em Ranhados(consta livro do Pedro Saldanha)por scaner. Acho essa obra de Pedro essencial para quem tem origens em Trancoso,Celorico e cercanias,pois refere-se a imensas Familias nos secs XVI a XIX(ed.Casa da Prova).Abraço jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254083 | jaboo | 02 mai 2010 20:20 | Em resposta a: #254065

Caro jg,

Cronologicamente, tenho dificuldade em encontrar o seu Antonio Cabral Camelo. Se a filha Maria Camelo casou em Tarouca em 1636, não deve ter nascido muito depois de 1616 e o pai dela (no melhor dos casos) não muito depois de 1596. Ora sendo assim o seu Antonio Cabral Camelo não pode ser filho de Lourenço Cabral Camelo e Maria Lopes de Seixas, esses nascidos c.1600. A não ser que existiu outro Lourenço Cabral Camelo, mais remoto que aquele...

Quanto à revista Tabardo, vem na revista #4.

Pode contactar-me por email a: joaobraz_2000@yahoo.com

Eu não descendo directamente desses Cabrais Camelos mas descendo dos Pinto de Lemos de Ranhados, que também foram o tronco deles. E esses Cabrais Camelos casaram ao longo dos seculos com vários familiares meus.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254086 | MILU C | 02 mai 2010 21:10 | Em resposta a: #254067

Caro jg
Gostaria saber onde é possível adquirir ou consultar o referido livro de Pedro Saldanha,uma vez que tenho muitos ascendentes de Ranhados,por favor.
Cumprimentos
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254088 | guerra1 | 02 mai 2010 22:30 | Em resposta a: #254086

Cara Maria de Lurdes:pode adquirir na Ferin,na R Nova do Almada.Cumprimentos jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254089 | guerra1 | 02 mai 2010 22:33 | Em resposta a: #254083

Caro João:o Antonio é natural de Ranhados.Está documentalmente provado.Tem a certeza das datas qque refere?viu documentos?Cumprimentos jg

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254094 | jaboo | 02 mai 2010 23:50 | Em resposta a: #254089

Caro jg,

O que sei é que Lourenço Cabral Camelo e Maria Lopes de Seixas baptizaram filhos em Ranhados entre 1625 e 1641. Tiveram também um filho Rodrigo nascido c.1621. Por isso a Maria Lopes de Seixas deve ter nascido c.1600, mas não antes de 1595. O seu Antonio parece contemporaneo mas não pode ter sido filho deles tendo em conta o que me diz sobre a sua Maria Camelo casada em Tarouca em 1636.

Documentalmente o que é que tem sobre o seu Antonio exactamente? Lá chegaremos.

Cumprimentos,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254096 | jaboo | 03 mai 2010 00:03 | Em resposta a: #254089

Caro jg,

Agradeço o envio dos documentos por email. Realmente, o assento de casamento diz que a 13/1/1636 se receberam Manuel da Fonseca filho de Gonçalo da Fonseca e Joana Fernandes desta vila com Maria Camela filha de Antonio Cabral de Ranhados e Maria Francisca. Testemunha Bartolomeu de Morais, Manuel de Andrade e Domingos da Fonseca.


Como lhe disse, cronologicament, o seu Antonio Cabral não pode ser filho do Lourenço. Tendo em conta os apelidos Cabral e Camelo assim como a localidade da sua naturalidade, tudo leva a crer que o seu Antonio fosse um irmão mais velho do Lourenço, ambos filhos do abade Antonio Cabral Camelo e de Maria Gonçalves. Note que no assento a Maria Camelo não é dita como filha natural ou ilegitima por isso o Antonio Cabral não pode ser o abade de Souro Pires.


Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: familia cabral camelo,Meda,Ranhados

#254139 | MILU C | 03 mai 2010 17:52 | Em resposta a: #254088

Caro jg,agradeço sua resposta.Cumprimentos Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen