Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254028 | Perez2010 | 01 mai 2010 14:16

Meu bisavô, chamado Avelino Ferreira Guimarães, nasceu em Santa Cruz do Bispo, em novembro de 1893. Na época, Concelho de Bouças, rebatizado de Matosinhos alguns anos depois. Ele imigrou para o Brasil com um irmão (não sei em que ano). Desconheço o fato se seus pais também imigraram. Será possível encontrar registro de seu nascimento? Obrigado a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254030 | abribas | 01 mai 2010 15:14 | Em resposta a: #254028

Comece por procurar e encontrar o assento de baptismo existente no ADPorto online, directamente ou a partir do Etombo:
http://www.etombo.com/paroquia/santacruzdobispo.html

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254031 | Perez2010 | 01 mai 2010 16:41 | Em resposta a: #254030

Muito obrigado, eu desconhecia a existência deste arquivo disponível para consulta.
Encontrei algo interessante. Um batismo de uma criança chamada José, cujos pais têm exatamente os mesmos nomes dos pais de meu bisavô, que se chamava Avelino. Poderia ocorrer do padre batizar uma criança com um nome de Santos, por exemplo, mas ela ter outro oficialmente? É muita coincidência os pais destas criança terem os mesmos nomes e sobrenome. Não consegui apenas entender o nome da freguesia do pai de meu bisavô. É a página 5 do livro abaixo. Se puder me auxiliar mais uma vez, agradeço
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice?ID=829849
Abraços
Marcelo.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254033 | abribas | 01 mai 2010 17:48 | Em resposta a: #254031

O que leio na pagina 5 é o seguinte:
José, ..... filho legitimo de Albino da Silva, natural da freguesia do Souto, Concelho da Feira, desta Diocese e de Maria Clara. ..., recebidos na freguesia de Perafita, deste concelho de Bouças e Diocese do Porto, .... neto paterno de Antonio da Silva e Maria Gomes e matreno de José Ribeiro da Silva e de Maria Gomes,....
Ao lado tem a anotação de que casou a 7.11.1915 com Deolinda da Silva e faleceu em Santa Cruz do Bispo em 28.4.1964.
ps: O nome do pai é correcção feita no final do assento.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254034 | Perez2010 | 01 mai 2010 17:57 | Em resposta a: #254033

Prezado amigo, não sei como lhe agradecer pelo apoio e paciência. Na verdade, refiro-me ao assento nº 2 (5º arquivo da relação) do livro de baptismos de 1894, datado de 21 janeiro de 1894. Os pais em questão chamam-se Antonio Ferreira Guimarães e Rosa Maria de Jesus, exatamente os mesmos nomes de meu bisavô Avelino, o que me faz supor que na Igreja recebeu o nome de José, embora por algum outro movito desconhecido tenha sido chamado de Avelino. Seria muita coincidência dois pais com o mesmo nome, não acha? Consegui identificar que o pai era de Moreira, concelho de Maia, Distrito do Porto. Só não pude entender qual a profissão do pai. Grato mais uma vez!

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#254036 | abribas | 01 mai 2010 18:16 | Em resposta a: #254034

Nesse caso a freguesia do pai, António Ferreira Guimarães, é a de Moreira, Concelho da Maia, Diocese do Porto.
Se bem percebi a sua questão, o melhor é continuar à procura de outro filho desse casal de nome Avelino. Comece por procurar o casamento do referido casal em Stª Cruz do Bispo, para ver a partir de que ano deve procurar o seu Avelino.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos

#269319 | daniloguimaraes | 26 jan 2011 10:12 | Em resposta a: #254028

OLA ESTAVA PROCURANDO ALGO DO MEU BISAVO, E ACHEI ESTE FORUM
SERIA MUITA CONHECIDENCIA OS NOMES SER TAO IGUAIS, MEU BISAVO SE CHAMA AVELINO FERREIRA GUIMARAES E faleceu em sao vicente e OS PAIS DELE DE CHAMA ANTONIO FERREIRA GUIMARAES E MAE SE CHAMA ROSA MARIA DE JESUS PROVENIENTES O DO PORTO E NASCEU EM 12/ 11 /1893 EU ACHO QUE VC É MEU PARENTE, ENTRE EM CONTATO COMIGO MEU EMAIL É danilopg111@gmail.com, e meu nome é danilo guimaraes menezes neto de angelo ferreira guimaraes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen