Ligação à família dos viscondes de Paredes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

Ligação à família dos viscondes de Paredes

#254044 | Pedro França | 01 mai 2010 20:26

Caros confrades:

Tenho um primo afastado do lado Silva Miguéis já em tópico corrente aqui no Fórum que diz ser, por tradição oral e familiar, parente do visconde de Paredes aqui na GP em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54811

De algumas pesquisas feitas e do contributo de alguns confrades com algum acesso ao ADPorto consegui esta malha genealógica que

O avô paterno é José Barbosa Ramos, natural de Gondomar (fregª de S. Cosme), nascido a 05.11.1883.
Era filho de Joaquim Mendes Barbosa, de Sta Mª Madalena/Paredes, que casou em Gondomar (S. Cosme) com D. Carolina Ferreira Ramos, natural desta vila e freguesia.

Joaquim Mendes Barbosa era filho de António Mendes e de Joaquina Barbosa.
Carolina Ferreira Ramos era filha de Joaquim Ferreira Ramos e de Ana Pereira.


Eis o que consegui descobrir com a ajuda de alguns confrades próximos ao ADPorto:


[- Joaquim Mendes Barbosa casa a 2.5.1870 em S. Cosme, Gondomar com Carolina Ferreira Ramos.

- Joaquim Mendes Barbosa, n. 1.7.1839, b. 3.7.1839 na Igreja de Castelões de Cepeda, então freg. Madalena, Paredes. Era filho de Antonio Mendes (n. Madalena) e de Joaquina Rosa Barbosa (Bitaraes,Paredes), neto paterno de José Mendes, já defunto, e de Maria Rosa, do lugar da Casa da Madalena, e neto materno de António José Barbosa e de Maria Bernarda, do lugar de Torrinha, freg. de Bitarães, Paredes. Foram padrinhos, Joaquim José Barbosa, seu tio, e Maria Bernarda, avó. Testemunhas, Manuel Coelho da Silva Barbosa.

- António José Barbosa (avô materno) casa a 5.5.1782 em Bitarães com Maria de Sousa, ele era natural de Bitarães, filho de João Afonso (n. S. Cosme) e de Ana Barbosa (n. Bitarães), do lugar de Coura desta freguesia. Neto paterno de Domingos Pereira e de (Ana de Sousa/ ou Maria Antónia????), de Cavadas, S. Cosme, e materno de Manuel Barbosa e Rosa Antónia, do lugar de Carreiros desta freg. Ela natural de Cristelo, filha de José de Sousa e de Maria Josefa, neta paterna de Agostinho de Sousa e de Ana Nunes Ribeiro, todos de Cristelo, e materna do Cap. João Rodrigues e de Águeda Moreira, naturais de Louredo.


- Filhos de António José Barbosa e de Maria de Sousa:


Manuel, n.4.5.1790, b. 6.5.1790
Ana, n. 12.7.1793
Teresa, n. 26.9.1795, b. 1.10.1795
Joaquim, n. 28.2.1798, b. 4.3.1798
João, n. Setembro 1801, b. 14.9.1801


- Francisco Barbosa (irmão de António José Barbosa) casa a 15.6.1783 em Bitarães com Maria Custódia.
Filha:
Ana, n. 15.6.1788, b. 22.6.1788 ]

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Este meu primo afiança ainda o seguinte, para maior esclarecimento deste seu lado Ramos Barbosa, que me permito expor aqui:

"1. O pai do meu bisavô Joaquim Mendes Barbosa era Antonio Mendes e era parente muito próximo - filho ou neto - do visconde de Paredes Joaquim Bernardo Mendes, de quem na geaneall.net só aparecem o pai, Manuel Bernardes Mendes, a mãe Umbelina e uma filha Rosalina Maria da Conceição Mendes da Silva, faltando aqui dados. Sei que a minha tia-avó Maria , irmã do meu avô josé Barbosa Ramos e avó da Manuela Aguiar - que foi Secretária de Estado -esteve para casar por volta de 1908 com um primo, igualmente filho (ou neto) do referido visconde de Paredes. A geneall não tem nada, mas não deve ser difícil saber mais sobre isto.

2.- Em relação ao lado Barbosa, o Barbosa de Melo, que tem a genealogia Barbosa estabelecida, afiançou à minha prima Manuela Aguiar que os Barbosas de Bitarães, meus ancestrais, são do mesmo ramo dos Barbosas de Rans donde ele procede.

3. A minha bisavó Carolina Ferreira Ramos, era irmã de Manuel Guedes Ferreira Ramos, que deu nome à praça central de Gondomar, onde se situa a Câmara municipal e de António Ferreira Ramos, casado com Berta Ramalho Ortigão, filha do Ramalho Ortigão e que dão origem aos Ortigão Ramos, meus primos."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E é isto o que possuo, quanto mais não seja para se dar um pontapé de saída a esta pesquisa.
Agradeço todo e qualquer contributo.

Abraço a todos.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ligação à família dos viscondes de Paredes

#254370 | Pedro França | 07 mai 2010 22:48 | Em resposta a: #254044

Olá! Confrades de todo o Mundo uni-vos!

Então será que ninguém aqui no Fórum nada sabe sobre o visconde de Paredes? Terá sido alguma persona non grata, ou simplesmente ninguém está suficientemente informado para falar desta família/deste titular? Pelo que parece e dada a titulatura no séc. XIX, deve ter sido um benemérito da sociedade...
Agradeço qualquer contributo.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ligação à família dos viscondes de Paredes

#254509 | Pedro França | 10 mai 2010 13:50 | Em resposta a: #254370

Caros confrades:

Mais uma vez, insisto.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ligação à família dos viscondes de Paredes

#254688 | Pedro França | 14 mai 2010 14:52 | Em resposta a: #254509

Cá estou novamente, para que esta mensagem não se perca.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ligação à família dos viscondes de Paredes

#254697 | Samuel C O Castro | 14 mai 2010 17:39 | Em resposta a: #254688

Prezado Pedro França,

Pesquisando no Google por ("Joaquim Bernardo Mendes" visconde de paredes), aparecem diversos links sobre ele.

Fazendo a mesma pesquisa no Google Books, aparece um único link, fazendo referência à Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 20, pg 401, que infelizmente a "vizualização de trechos" não está disponível. Nesse caso só pesquisando diretamente na referida obra.

É o que está ao meu alcance em tentar ajudá-lo nesta empreitada.

Continuo a disposição. Ótimo fim de semana. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jul 2024, 18:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen