Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello Vaz de Sampaio

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello Vaz de Sampaio

#254082 | LSV | 02 mai 2010 19:40

Caros Participantes

Procuro alguém que tenha o trabalho de Luiz de Mello Vaz de Sampaio "Bordonhos e Vilar de Perdizes" que traz referência a assunto que me interessa.
Agradecia que se alguém tiver esse seu trabalho me responda para que eu possa colocar a minha questão.
Antecipadamente agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254090 | jhuet | 02 mai 2010 22:38 | Em resposta a: #254082

Caro Luís Soveral

Julgo que esse trabalho foi publicado nas "Armas e Troféus", que tenho, só é ter o trabalho de procurar em que ano e depois responder-lhe ao que pretende.

Cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254102 | LSV | 03 mai 2010 02:49 | Em resposta a: #254090

Caro José Huet Bacelar

Agradeço-lhe imenso se o puder procurar.
Tenho "Armas e Troféus" apenas desde 1980 e ao que consegui apurar esse trabalho é de 1978.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254104 | Miranda 1 | 03 mai 2010 04:21 | Em resposta a: #254102

Caro Luís Soveral Varela

Não tenho a obra que procura, mas tenho sim O MORGADIO DE VILAR DE PERDIZES de J. Moniz de Bettencourt,
de 1986.
Pode ser que ajude?...
Cumprimentos
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254111 | LSV | 03 mai 2010 13:36 | Em resposta a: #254104

Muito obrigado pela disponibilidade mas não me parece pois trata-se de um texto específico de Luiz de Mello Vaz de São Payo sobre António de Sousa, filho de Fernão de Sousa, e que recebeu em 1493 carta do senhorio de Lousada de D. João II. De qualquer modo, já agora verifique se contém alguma informação sobre o assunto.
Agradecido
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254148 | jhuet | 03 mai 2010 20:23 | Em resposta a: #254111

Caro Luís Soveral

Já tenho as Armas e Troféus de 1978, onde consta o estudo "Bordonhos e Vilar de Perdizes", pp. 115 a 169.
Pode dizer exactamente o que pretende que procure?

Cumprimentos
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254161 | jhuet | 03 mai 2010 23:14 | Em resposta a: #254111

Caro Luís Soveral,

Veja se é o ponto 4 que lhe interessa, passo a transcrever:

4 - Por este passo se vê que Martim Afonso morreu entre 1475 em que D. Afonso V reclamou a coroa de Castela, e 1479 em que foi firmada a paz definitiva; julgamos porém poder apertar este intervalo. Na verdade, por serem citados juntos, entre os escudeiros fidalgos da Casa Real em 1474 e 1477, Martim Afonso de Sousa e seu irmão João de Sousa, fomos naturalmente induzidos a identificá-los com os dois bastardos de Fernão de Sousa; reflectindo melhor, e porque seria esta a única referência documental em que ao mais velho se atribuiria o patronímico, estamos hoje convencido que o primeiro citado identifica-se com o legítimo, que, pouco mais velho que seu meio irmão João com ele terá seguido para a Corte. Sendo assim, seria entre 1477 e 1479, provavelmente em 1477 mesmo, que Martim Afonso sucumbiu, vítima da sua exaltação juvenil; tinha de facto pouco mais de vinte anos, pois seus pais tinham casado em 1451. Sua mãe, embora tia direita daquele que considerava o assassino, votou a este um ódio de morte. Ora seu outro filho, António, devia ser ainda muito novo: no verão de 1484, na Câmara do Arcebispo de Braga, recebera ordens menores «de graça especial», o que parece indicar que ultrapassara a idade máxima de quinze anos; mas não haveria de contar mais de vinte anos; tanto mais que, seis meses antes (3-XII-1483), D. João II dera-lhe a expectativa das terras de Vermoim e de Lousada para depois da morte do Pai, atendendo aos serviços deste seu Conselheiro, e na esperança de os receber do contemplado, então já fidalgo da Casa Real e portanto com mais de 18 anos, mas ainda demasiado novo para os ter prestado.

Um abraço
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254173 | LSV | 04 mai 2010 02:30 | Em resposta a: #254161

Caro José Huet

Era precisamente isso que procurava. Vou agora ver o texto com cuidado.
Muitíssimo obrigado.

Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254278 | LSV | 05 mai 2010 22:04 | Em resposta a: #254173

Caro José Huet Bacelar

Se não for muito incomodo será que me pode ver o que diz no mesmo artigo sobre o António de Sousa para além do que se refere no texto que me enviou e também sobre seu pai?
Documento o seu pai, Fernão de Sousa, como senhor de Gouveia de Riba Tâmega (Amarante), que a adquire por compra, tal como documento esse senhorio na posse de seu filho (de António) também chamado Fernão de Sousa. Mas quanto a António tenho-o apenas como senhor de Lousada e não o encontro documentado como senhor de Gouveia de Riba Tâmega muito embora assim o refira D. António Caetano de Souza na sua "História Genealógica da Casa Real Portuguesa". Talvez Luiz de Mello Vaz de São Payo tenha mais informação sobre o assunto nesse seu trabalho.
Pelo apresentar do texto penso que quaisquer referências ao que lhe peço deverão estar nas páginas imediatamente anteriores e imediatamente posteriores ao texto que enviou.
Se por acaso tiver a hipótese de fazer um "scan" dessas partes do texto e me pudesse enviar muito lhe agradecia e também evitave estar a incomodá-lo com mas pedidos.
Se o puder fazer envie-me se faz favor para o meu e-mail luissoveral@sapo.pt

Muito obrigado mais uma vez
Abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254279 | LSV | 05 mai 2010 22:05 | Em resposta a: #254161

Caro José Huet Bacelar

Se não for muito incomodo será que me pode ver o que diz no mesmo artigo sobre o António de Sousa para além do que se refere no texto que me enviou e também sobre seu pai?
Documento o seu pai, Fernão de Sousa, como senhor de Gouveia de Riba Tâmega (Amarante), que a adquire por compra, tal como documento esse senhorio na posse de seu filho (de António) também chamado Fernão de Sousa. Mas quanto a António tenho-o apenas como senhor de Lousada e não o encontro documentado como senhor de Gouveia de Riba Tâmega muito embora assim o refira D. António Caetano de Souza na sua "História Genealógica da Casa Real Portuguesa". Talvez Luiz de Mello Vaz de São Payo tenha mais informação sobre o assunto nesse seu trabalho.
Pelo apresentar do texto penso que quaisquer referências ao que lhe peço deverão estar nas páginas imediatamente anteriores e imediatamente posteriores ao texto que enviou.
Se por acaso tiver a hipótese de fazer um "scan" dessas partes do texto e me pudesse enviar muito lhe agradecia e também evitave estar a incomodá-lo com mas pedidos.
Se o puder fazer envie-me se faz favor para o meu e-mail luissoveral@sapo.pt

Muito obrigado mais uma vez
Abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254280 | jhuet | 05 mai 2010 22:17 | Em resposta a: #254278

Caro Luis Soveral,

Amanhã vejo-lhe isso, e depois faço-lhe o scan das folhas, deve haver alguma coisa mais.
Mas só lendo o artigo todo, que já li há imensos anos, e que vejo agora que pode ter interesse para completar o que tenho sobre os Sousa de Vilar de Perdizes (um dos ramos maternos dos meus filhos).

Um abraço
Zé Huet

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#254285 | LSV | 05 mai 2010 23:46 | Em resposta a: #254280

Caro Zé Huet

Fico então a aguardar. Se acaso lhe interessar estes que ando a estudar posso depois enviar-lhe o que consegui apurar.
Abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#293720 | mcmalvim | 31 dez 2011 22:23 | Em resposta a: #254090

Caro José Huet Bacelar
Começo por pedir desculpas por o incomodar, com uma pergunta que talvez não tenha pés nem cabeça…. mas estou “nisto” da Genealogia há “ 2 dias” e se não perguntar… não aprendo nada….

Fui aconselhado a ler, de Luís de Melo Vaz de Sampaio, "Bordonhos e Vilar de Perdizes".
Acontece que com as minhas pesquisas na “net”, fiquei convencido que já não encontro a rRvista(?) para venda a não ser eventualmente em algum Alfarrabista .
Em Bibliotecas de Lisboa ou Porto julgo que teria hipótese de a encontrar, mas resido longe destas cidades.
Hoje, por acaso, descobri o “Tópico Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luís de Mello Vaz de Sampaio” e então lembrei-me de perguntar ao José Huet Bacelar se por acaso conhece algum “sítio” onde terei hipóteses de comprar a Revista.
Mais uma vez as minhas desculpas.
Com os meus cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#293811 | jhuet | 02 jan 2012 19:06 | Em resposta a: #293720

Caro António,

A revista poderá eventualmente encontrá-la num alfarrabista, normalmenmte vendem a colecção completa, mas pode ser que consiga.

Caso precise que lhe veja algo em concreto no referido artigo do Prof. Mello Vaz de São Payo, diga que lhe darei as informações que pretende.

Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz de Mello vaz de Sampaio

#293824 | mcmalvim | 02 jan 2012 20:44 | Em resposta a: #293811

Caro José Huet de Bacellar.
Sabe, o meu caso, como dizer...é mais de... falta de cultura geral genealógica.
Como disse antes, comecei há pouco a"procurar" os meus ascendentes partindo do zero.. .
Há dias, atendendo à minha" área" de pesquisa (Alvins , Sousas e Melos ) é que me sugeriram a leitura de de "Bordonhos e Vilar de Perdizes ," do Prof Luis de Melo Vaz de Sampaio, " alertando-me logo para a dificuldade de a encontrar à venda. Como resido neste momento em Pombal/Leiria é complicado ter tempo para procurar em Bibliotecas.
Daí ter tomado a liberdade de o incomodar, tentando saber das hipóteses de compra.
É tudo e acredite que lhe fico muito agradecido pela sua amável disponibilidade ,


Com os meus melhores cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen