Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Hispânia | Pessoas

Ajuda

#254565 | Perez2010 | 11 mai 2010 23:58

Talvez a busca que estou realizando seja como procurar uma agulha no palheiro. Mas estou disposto a tentar e conto com a ajuda dos mais experientes em genealogia. Procuro descobrir o concelho ou freguesia de origem de meu bisavô chamado José Ferreira. Em sua certidão de casamento, consta apenas que era natural da Província de Beira Alta. Casou-se em 1906 com Florentina Monteiro Naba em Ribeirão Pires, SP. Na certidão de nascimento de sua filha, minha avó, não consta local de nascimento, apenas natural de Portugal. Ele nasceu entre 1878 e 1882, era filho de João Ferreira e Delphina Cândida (esta ainda residia em Portugal em 1906, conforme informação na certidão de casamento).
Para complicar ainda mais, um tio meu lembra-se de ouvir que nosso bisavô era de Leiria, nada a ver com Beira Alta...
No Memorial dos Imigrantes, constam dezenas de José Ferreira, o que inviabiliza apontar qual deles seria meu bisavô. Agradeço a todos que puderem de alguma forma contribuir com minha busca.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254568 | MCNN | 12 mai 2010 00:45 | Em resposta a: #254565

Boa noite

Infelizmente, parece-me que aquilo que pretende é bastante complicado, dada a exiguuidade dos dados de que dispõe.

No seu texto não menciona o que consta na certdão de óbito do seu bisavô. Está de posse dela ? Talvez ela mencione algo mais sobre a sua naturalidade ou, pelo menos, mencione a idade com que o seu bisavô faleceu. Isso já lhe permitiria saber com mais exactidão quando é que ele nasceu.

Na minha opinião, a melhor hipótese que eu vejo para conseguir descobrir o local de origem do seu bisavô passa por tentar encontrar o seu pedido de passaporte.

Essa informação deverá constar nos Fundos do Governo Civil que estarão, à partida, nos Arquivos Distritais.

E eu comecaria pelos Arquivos Distritais de Viseu e da Guarda, já que o seu bisavô afirmou, aquando do seu casamento, que era originário da Beira Alta. Se eu tivesse de escolher entre aquilo que o seu bisavô afirmou quando se casou e aquilo de que o seu tio se lembra, eu começaria por dar maior crédito à informação do próprio.

Para encontrar o passaporte, facilitaria saber quando é que o seu bisavô foi para o Brasil. E saber também se foi sozinho ou não.
Menciona que a certidão de casamento do seu bisavô tinha a informação de que a mãe ainda residia em Portugal. E sobre o pai dele, dizia alguma coisa ? Era já falecido ? Ou será que foi também para o Brasil e levou o filho consigo ?

De qualquer forma, e dado que o nome do seu bisavô é muito comum, devem existir muitos pedidos de passaporte em nome de José Ferreira. Não tenho a certeza se o pedido de passaporte menciona o nome dos pais, mas a idade menciona concerteza, o que deve limitar bastante os "José Ferreira" que corresponderão, potencialmente, ao seu bisavô.

Desculpe não poder ajudar mais.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254569 | Perez2010 | 12 mai 2010 00:55 | Em resposta a: #254568

Prezado sr. Mário César.
Agradeço muito sua colaboração, realmente muito valiosa. Tenho buscado aqui no Brasil a certidão de óbito de meu bisavô. Minha esperança é encontrá-la, já que deverá revelar mais dados sobre ele (idade, quem sabe naturalidade etc).
Ele casou-se em 1906. Tinha 26 anos à época. Duvido que tenha imigrado antes de ter 18 anos. Portanto, teria vindo ao Brasil entre 1898 e 1905. Seu pai já era falecido. Desconheço se veio com algum familiar. Acredito que tenha vindo só. Uma informação que estou investigando é que ele teria sido ferroviário. Esta informação está na certidão de nascimento do meu pai. Onde posso obter pedido de informação sobre seu passaporte? Seria nos arquivos distritais?
Agradeço muito a colaboração
Obrigado,
Marcelo Luis Perez Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254571 | MCNN | 12 mai 2010 01:05 | Em resposta a: #254569

Meu caro Marcelo

A informação sobre os pedidos de passaporte encontra-se, em princípio, nos Arquivos Distritais.

Tal como lhe disse anteriormente, eu no seu lugar contactaria os Arquivos Distritais de Viseu e da Guarda.

E, por via das dúvidas, também o Arquivo Distrital de Leiria.

Não lhe sei dizer é se os Arquivos Distritais farão essa busca por si.

Mas não custa nada perguntar-lhes.

Outra coisa que me esqueci de lhe perguntar é se a sua avó era filha única. Caso tenha tido irmãos, procure também os seus assentos de baptismo.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254572 | MCNN | 12 mai 2010 01:10 | Em resposta a: #254569

Meu caro Marcelo


Já agora, tem a certidão de casamento da sua avó ? Talvez essa certidão diga algo mais sobre a naturalidade do seu bisavô.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254573 | Perez2010 | 12 mai 2010 01:17 | Em resposta a: #254571

Caro Mário César,
obrigado mais uma vez. Vou manter contato com os arquivos distritais e verificar a possibilidade de uma busca de passaporte. Curioso é que, visitando o site do AD Viseu, verifiquei que, em 1835, a Beira Alta era subdividida pelos arquivos de Guarda, Coimbra, Aveiro e Lamego (este último passou para Viseu no citado ano). Minha avó tinha um irmão que perdeu contato com a familia. Se eu descobrir pelo menos o seu primeiro nome, creio não será difícil obter uma certidão de seu nascimento.
Meus sinceros agradecimentos por sua preocupação em auxiliar-me.
Abraços
Marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254574 | Perez2010 | 12 mai 2010 01:19 | Em resposta a: #254572

Ah, sim, mas indica somente a nacionalidade portuguesa. Acreditas que com o nome de minha trisavó, Delphina Cândida, posso tentar localizar seu óbito, provavelmente ocorrido entre 1910 e 1925?
oBRIGADO.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda

#254576 | MCNN | 12 mai 2010 01:57 | Em resposta a: #254574

Meu caro Marcelo

Apesar de ter um nome bem menos comum do que o do seu bisavô, localizar o óbito de sua trisavó seria ainda mais complicado, pois:

- não saberia sequer por onde começar a procurar, e são centenas de potenciais freguesias.
- o intervalo de anos dessa busca é demasiado grande
- o assento de óbito da sua trisavó, por ter menos de 100 anos, não deve estar num Arquivo Distrital mas sim numa Conservatória do Registo Civil, o que dificulta muitissimo a busca. E estaríamos a falar em dezenas de Conservatórias do Registo Civil.
- existe a possibilidade do assento de óbito da sua trisavó não mencionar nem a naturalidade nem de quem era viúva. E nada impede que a sua trisavó tenha voltado a casar, pelo que o seu estado civil aquando do seu falecimento poderá induzir em erro (mencionar que era casada, ou que era viúva de outra pessoa caso tenha enviuvado segunda vez).
- pode ter nascido e/ou falecido numa freguesia diferente daquela onde o seu bisavô foi baptizado.
- o nome da sua trisavó, tal como o conhece, pode não estar completo. Pode faltar-lhe um ou mais apelidos (sobrenomes).

Para ter todo esse trabalho de procurar em centenas de freguesias, mais valia procurar directamente o baptismo do seu trisavô.

Mas não acredito que nenhum Arquivo Distrital faça esse tipo de busca "às cegas" para encontrar o assento de baptismo do seu bisavô. São demasiadas freguesias onde procurar.

E, com as Conservatórias, é ainda pior. Algumas levantam obstáculos para pesquisar numa única freguesia num ano concreto, quanto mais se lhes pedir para pesquisarem o assento de óbito da sua trisavó em dezenas de freguesias para um período de 15 anos.

Apesar de tudo, creio que procurar o pedido de passaporte do seu bisavô é a hipótese menos má. O intervalo de anos é bem mais curto, sabe a idade aproximada e são menos locais onde procurar.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busco dados meus bisavós Peña / Rey. Região de Vigo

#254810 | Peña Rey | 17 mai 2010 11:01 | Em resposta a: #254576

Por favor Navarro ! Peço sua ajuda.

Estuve ocutubre pasado en Galicia, de Tui hasta Santiago de Compostela. No encontré partida de nacimiento de mi abuelo, tampoco de defunción de mi biasabuelo Manuel Peña. Tengo hoy solamente documentos de mi abuelo expedidos en Brasil. Los datos que estoy enviando están comprobados en documentación que encontré en Brasil.

MANUEL PEÑA - mi bisabuelo que morió cerca de 1900. Fue casado con
MARIA VENTURA REY - quedó viúda con cerca de 28 años. Hay información que luego de 1900 marchó para BARCELONA. No se donde morió.

GONZALO PEÑA REY - mi abuelo, que nació 10/11/1894 en VIGO - Pontevedra. Contó que escapó de colegio de Francia y emigró clandestino hasta Brasil en 1913.

Creo que si acaso mi abuelo tuve hermanos eram los Peña Rey ellos marcharon para Barcelona, pero no es cierto.

Jesús: Después de 3 años de investigación tengo una curiosidad especial con familia de la fundación de empresa conservera de pescados "Peña Rey" de Cambados, fundación de años 1920 por José Peña Oubiña. Senõr José Peña contestó una mensagen que envié una vez pero luego quedó en silencio. No se lo motivo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tengo otra situación que no está clara - necesíto clarear :

COMO INVESTIGAR SI HAY PARENTEZCO ??

Manuel Peña Rey (por hipotesis hermano de mi abuelo) fue médico y politico Orensano, nació 1890 en Cotobade, Pontevedra, era hijo de Manuel Peña, (que morió 1907 en Cotobade) y de Valentina Fernández Rey. En registro civil de Cotobade no hay registro de una hija (de nombre Elsira) de D. Manuel Peña y no hay registro tampoco referência a nombre de mi abuelo como hijo de esto Sr. D. Manuel Peña.

Mi abuelo Gonzalo Peña Rey, que emigró hasta Brasil 1913, nació 10/11/1894 , en Vigo, Pontevedra, era hijo de Manuel Peña (que morió cerca de 1900) y de Maria Ventura Rey........ ??

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Un fuerte abrazo. Clovis Manoel Pena -- Curitiba / Brasil.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen