Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254601 | roz | 12 mai 2010 16:14

Caros frequentadores

Agradecia se alguem me sabe dizer a morada em Lisboa da firma Viuva & JB Burnay entre 1859 e 1867. O meu bisavo trabalhou nos escritorios dessa Casa e ser-me-ia util saber onde era. Na internet encontrei uma fabrica dos Burnay em Alcantara mas nao sei se seria a mesma coisa.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254622 | MCNN | 12 mai 2010 23:35 | Em resposta a: #254601

Olá Rosário

JB Burnay corresponde a João Baptista Burnay.

Se procurar na internet por "João Baptista Burnay" encontrará muita informação.

E, de facto, essa fábrica de Alcântara pertenceu à firma Viúva & João Baptista Burnay, fundada em 1842, para extracção de óleo de semente de purgueira.

Mais tarde essa fábrica passou para a CUF, sendo conhecida por fábrica Sol.

A localização era na Avenida 24 de Julho. Confronta: a Norte com a Rua do Arco, a Sul com a Avenida 24 de Julho, Nascente com o quartel da Marinha e Poente com a travessa do Baluarte



Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254624 | roz | 13 mai 2010 00:26 | Em resposta a: #254622

Caro Mario Cesar Navarro

Agradeco a sua resposta e de facto ja' tinha visto "sites" sobre a fabrica mas gostava de confirmar se os escritorios da firma eram tambem ai' situados ou eram em outro lugar entre aquelas datas. A razao 'e a seguinte. Desconheco qualquer freguesia respeitante a este bisavo e pensei que, como nesse tempo ainda nao havia transporte publico (creio ter comecado em 1873) ele devia residir relativamente proximo do trabalho e assim eu ja ficava com uma ideia aproximada em que freguesias procurar o seu obito. Dai' eu querer saber o local exacto onde estavam os escritorios.

Grata pela sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254631 | mtt | 13 mai 2010 04:32 | Em resposta a: #254624

Cara Rosário
Já procurou em Almanaques da época?
No Porto publicaram-se, pelo menos um por ano, desde a década de 1830. Decerto que em Lisboa eles existiram também.
Eram organizados por profissão ou actividade, pelo que não só todas as fábricas lá eram mencionadas, como também permitem frequentemente seguir as alterações de morada de pessoas, sobretudo no caso de membros de corpos profissionais, médicos, juristas, tabeliães, procuradores, ourives, etc., membros da direcção de ordens terceiras ou de outra qualquer associação cultural, comercial, religiosa ou recreativa, enfim, sempre que existia um motivo para que fossem citados numa lista a título individual.
Com um saltinho à Biblioteca Nacional talvez resolva o problema.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254635 | roz | 13 mai 2010 08:11 | Em resposta a: #254631

Caro Manuel

Muito obrigada pela sua sugestao, que desconhecia. Irei ver se alguem me pode fazer esse favor ja' que vivo em Inglaterra e portanto nao tenho a possibilidade de o fazer eu mesma.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254642 | LBMS | 13 mai 2010 11:41 | Em resposta a: #254635

Ex.mo Senhor,

Veja "Relatório e balanços da administração das firmas de Viúva & João Baptista Burnay e de Constant Burnay" na Biblioteca Nacional, cota S.C. 9614//6 V. Fundo Geral Monografias .

Melhores cumprimentos

LBMS

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254679 | roz | 14 mai 2010 09:56 | Em resposta a: #254642

Caro LBMS

Obrigada pela sua informacao. Vou tentar que alguem consulte por mim pois vivo em Inglaterra e nao posso faze-lo eu propria. Sabe se 'e possivel consultar "on line"?
Os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254716 | lbb | 15 mai 2010 02:00 | Em resposta a: #254679

Saudações ao Forum

Desde há alguns anos que pesquiso sobre este tema e procurado perceber as circuntâncias da fixação do casal João Baptista Burnay e Maria Ana Beaupain Burnay em Portugal, e a sequências de negócios em que os próprios e os descendentes directos se envolveram.
Tenho obtido informação em texto integral ou apenas de apontadores para frases de textos do Google. Adicionalmente dentro do possível tenho obtido muitos registos de nascimento e óbito não só para perceber "de facto" qual a estrutura familiar em causa como também com o objectivo de recuperar o jazigo 535, no Alto de São João, que tem a designação no seu frontão de "Jazigo da Família Burnay".A 1ª parte do terreno que hoje ocupa foi adquirido em 1855. Este jazigo já esteve em hasta pública, em 2006, mas felizmente não foi adquirido e estou em vias de o conseguir recuperar, bem como voltar, dentro do possível restabelecer a situação dos restos mortais que de lá foram retirados, dado que considero indigna da memória destes antepassados.

Possuo cópias digitalizadas de dois documentos muito importantes, que existem na Biblioteca Nacional, mas não estão disponíveis para consulta digital. Tenho no entanto digitalizações dos mesmos, que posso facultar. São de 1875 e julgo não haver iegalidade quanto a esta questão dado o tempo decorrido.
Estes documentos, são uma boa base de investigação pelo que revelam. Designam-se :

-"Resposta do Banco Lusitano ao Relatório do Sr. Constant Burnay de 4 de Maio de 1879"
-"Relatório e Balanços da Administração das Firmas de Viuva & João Baptista Burnay e de Constant Burnay, em 31 de Dezembro de 1877"

Poderei enviar por correio electrónico estes documentos, que não são muito extensos.

Sobre a localização da(s) fábricas, há no "Archivo_pittoresco 1866 -pag 27 - vista lisboa " Há uma descrição da localização das fábricas. Também posso facultar o respectivo ficheiro PDF.

Mais recentemente, descobri um trabalho de uma universidade que a localiza na "Travessa do Baluarte". Também guardei este registo.

Tenho também provas de que parte da família, nomeadamente constant Burnay, o filho mais novo daquele casal morava desde 1859 na Quinta das Pintoras, em que pelo menos com ele morava também outro filho do casal, também chamado João Baptista Burnay. A partir de 1918, após a morte de Constant Burnay, foi de imediato ocupar aquele solar, que ainda existe em optimo estado, uma família luso/suiça, descendente de Henry Chatelanaz, que foi para lá morar em circunstâncias para mim em circunstâncias não completamente esclarecidas mas que aqueles 2 documentos que mencionei apontam uma possível razão.
Tenho muitas actualizações de registos paroquiais que podem bons contributos para alguém que tenha interesse em aprofundar estas questões, só que o tempo escasseia...

Ao dispôr para facultar documentação que disponho. O meu endereço é:lburnaybastos@gmail.com
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#254736 | roz | 15 mai 2010 18:46 | Em resposta a: #254716

Caro/a lbb

Muito agradeco a sua generosa oferta de partilhar informacoes comigo. Como os Burnay para mim sao so' colaterais certas informacoes sao de limitado interesse para mim, contudo o que se relacionar com a localizacao das firmas ja 'e importante para ver se consigo situar onde trabalhava o meu bisavo.
Vou contacta-lo para o seu endereco.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Onde se situava em Lisboa a firma Viuva & JB Burnay, cerca 1859/67?

#255788 | Francisco Queiroz | 01 jun 2010 17:41 | Em resposta a: #254716

Conforme já referi há tempos, em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=177670&fview=c#reply
desde há vários que tenho vindo a recolher elementos em almanaques e imprensa do século XIX (para além de algumas obras da especialidade) sobre a ligação dos Burnay à indústria da fundição de ferro.
Os elementos que já recolhi são ainda demasiado avulsos e dispersos para que eu possa ter uma ideia de como a família investiu nesta área. Por isso, se me puder dar alguma dica sobre como aprofundar a questão, antecipadamente agradeço.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen