D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#254830 | vabopi | 17 mai 2010 18:32

Caros Confrades:

Procuro alguma informação sobre a família ou ascendência de António Alves Martins, Bispo de Viseu, n. em Granja de Alijó em 18.2.1808

Foi eleito deputado em 1842, foi jornalista, e nomeado Enfermeiro Mor do Hospital de S. José em 1861. Apresentado Bispo de Viseu em Julho de 1862 , fez a sua entrada solene na cidade em 29 de Janeiro de 1963. Por duas vezes, em 1868 e 1870 foi também Ministro do Reino.

Existe em Viseu uma estátua sua, da autoria do escultor Teixeira Lopes.

Atentamente,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263305 | Mário Marques | 02 out 2010 22:09 | Em resposta a: #254830

Caro Vasco Galvão
Não sei se ainda mantem interesse na informação
Também eu ando ás "voltas" do D. Antonio Alves Martins tio em 5.º grau de minha mulher.
Caso mantenha o interesse tenho todo o gosto em informa-lo do que sei, e do que entretanto averiguei.
Por esclarecer, tenho ainda a possivel descendencia de um seu irmão, José Maria nascido em 1829. Penso que deste irmão descende o poeta António Alves Martins.
Ao dispor.
Mário marques

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263316 | vabopi | 03 out 2010 02:37 | Em resposta a: #263305

Caro Mário Marques:

O meu interesse neste personagem advém do facto de eu próprio ter ascendentes Alves Martins e em tempos me ter sido passada oralmente a informação de que seria parente. No entanto, por não ter nenhuns dados àcerca da ascendêndia do D. António não pude ainda verificar esse facto.

Ficar-lhe-ei muito agradecido se puder partilhar alguma informação, pois não fiz nisso nenhum progresso desde a minha mensagem anterior.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263320 | Mário Marques | 03 out 2010 09:06 | Em resposta a: #263316

Caro Vasco Galvão
Vou transmitir-lhe a informação que obtive, pesquisando nos registos on-line do Arquivo de Vila Real que complementaram os dados da familia de minha mulher.
Por outro lado, a familia sabe existerem descendentes de outro ramo, quem sabe se não será o seu.
António Alves Martins, bispo de Viseu nasceu na Granja de Alijó em 18/2/1808 filho de José Alves Martins e de Bernarda Pereira, neto paterno de Manoel Alves Martins e Maria da Cunha e neto materno de Manoel Pereira de Macedo e Maria Fernandes
O pai do bispo (José Alves Martins) casou duas vezes. A primeira, em 1805 com Bernarda Pereira de cujo casamento, para além do bispo, encontrei o registo de três irmãs. Uma Maria, nascida em 1806 e que figura mais tarde como Maria Bernarda, uma Ana que nasce em 1814 e outra com o mesmo nome em 1815. Pelos registos de casamento e falecimento parece ser a primeira Ana que sobreviveu e casa em 1838 com Manoel Teixeira de Magalhães, da Casa da Carvalha na Granja de Alijó. Manoel Teixeira de Magalhães figura tambem como Manoel Alves Teixeira.
Desse casamento encontrei o registo dos seguintes filhos:
Guilhermina, mais tarde usando Gulhermina Augusta, nascida em 13/3/1841
António nascido em 15/3/1843
Maria nascida em 1/5/1846
Leopoldo nascido em 18/3/1848
António nascido em 11/9/1850
Rodrigo nascido em 30/6/1852
José Maria nascido em 21/12/1854
É deste ramo que descende minha mulher e os parentes conhecidos, embora se admita que possa haver algum ramo desconhecido.
Mas continuemos.
O Pai do Bispo (José Alves Martins) viúvo desde 8/11/1819 casa segunda vez em S. Mamede de Riba Tua a 16/1/1824 com Ana Pinto
Desse casamento encontrei o registo dos seguintes filhos:
Mariana nascida em 1825 e falecida em 5/9/1901
José nascido em 19/5/1827
José Maria nascido em 18/5/1829
Destes dois irmãos do bispo não há nenhuma referencia na memória da família.
Como comentário o seguinte:
É à Mariana que Camilo Castelo Branco envia uma carta de condolências pela morte do bispo, carta que existe ainda no seu original e amplamente reproduzida.
É conhecido um poeta "modernista" de nome António Alves Martins cuja biografia indica ter nascido em Viseu em 1894 e ser sobrinho do bispo.
Mas ainda não acabei
Nos registos de Alijó aparecem outros Alves Martins que suponho serem descendentes de um Manuel Alves Martins, tio do bispo.
Nada mais sei sobre o tema
Agradeço toda a informação possivel sobre o assunto
Ao dispor
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263328 | francandrade | 03 out 2010 11:58 | Em resposta a: #263320

Bom dia,

Agradeço toda a informação disponibilizada sobre a família do Bispo Alves Martins, sobre a qual tenho um particular interesse. É que minha Mulher é neta de Bernardina Alves Martins, que terá nascido em Candedo - Murça por volta de 1880/1881 e que veio a casar, também em Candedo - Murça com Luís Teixeira Rebelo da Silva (casamento em 19/4/1902). Esta Avó de minha Mulher, Bernardina Alves Martins, era filha de Filipe José Alves Martins e de Mariana de Jesus. Por tradição familiar, tem sido referida uma ligação destes Alves Martins antepassados de minha Mulher ao célebre Bispo de Viseu. Mas, de momento, não tenho mais elementos.

Agradeço as referências, de muito interesse, a Alijó e ao poeta António Alves Martins.

Vamos mantendo o contacto,

Com os meus cumprimentos

Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263338 | vabopi | 03 out 2010 14:49 | Em resposta a: #263320

Caro Mário Marques:

Agradeço a informação disponibilizada, que me vai facilitar imenso a pesquisa.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#263370 | Mário Marques | 03 out 2010 23:50 | Em resposta a: #263328

Caro Francisco Andrade
Só tenho a referir, o que por esquecimento não o fiz, é que a tal Ana irmã do Bispo de quem descende minha mulher também aparece com o nome de Ana Bernarda Alves Martins e Ana Bernardina Alves Martins.
O parentesco com a avó de sua Mulher deve ser mesmo próximo mas, de momento não tenho mais elementos
Os meus cumprimentos
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#272231 | Isabel Alves | 10 mar 2011 10:58 | Em resposta a: #254830

Prezados Senhores

Me chamo Isabel M Alves e não fosse declarada a Republica no Brasil seguramente traria o nome Alves Martins para meus descendentes.
Tenho um interesse imenso sobre a família Alves Martins e disponibilizo as informações que se seguem no intuito de encontrar alguma referência que me vincule a pesquisa dos senhores.

Sou bisneta de Germano Alves Martins (+/_ 1850) cc Josephina Antonia de Souza. Não tenho os ancestrais de Germano, porém supõe-se que seja filho de Joaquim Alves "Guimarães" Martins (coloquei o Guimarães entre aspas conforme consta em registro em cartório no Brasil). Outros prováveis filhos (?) de Germano = Antonio Alves Martins, Alfredo Alves Martins (sob pesquisa)

Josephina A de Souza (prima de Germano) é filha de Emiliario/Emiliano Alves Martins (tio de Germano) cc ? Antonia de Souza.

Todos os filhos de Germano trazem o nome da família Alves Martins e meu avô Sebastião Alves Martins também o reproduz em suas filhas e filhos = Rosalvo Alves Martins, Rosalina Alves Martins, Marieta Alves Martins, Laura Alves Martins, Laurita Alves Martins, Antonieta Alves Martins, Maria Dolores Alves Martins, Anita Alves Martins, Maria Aparecida Alves Martins.

Os filhos de Germano Alves Martins = Sebastião Alves Martins, José Alves Martins, João Alves Martins, Manoel Alves Martins, Adelina Alves Martins, Maria Alves Martins, Josephina Alves Martins e possivelmente outros.

Se puderem me ajudar a avançar na pesquisa ficarei imensamente grata e no que mais puder ajudar me será muito prazeroso.

Abraços

Isabel

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#354101 | pedromartins | 26 jan 2015 16:46 | Em resposta a: #254830

Boa tarde. Comecei hoje a pesquisar sobre a minha família dado que sou um Alves Martins. Um tio disse-me que o Bispo António Alves Martins era irmão do meu avó. Ora isto é impossível porque o meu avô deve ter nascido no início do século XX. Daqui a uns dias saberei mais sobre o meu avô, que nunca cheguei a conhecer pois faleceu quando o meu pai (que também já faleceu) estava na tropa, algures em 1965. O meu avô, de nome Álvaro Alves Martins, é originário de Proença-a-Nova, veio para Évora onde conheceu a minha avó paterna. Tiveram 5 filhos, dos quais ainda estão vivos 3 deles (os meus tios). Estou a tentar perceber a relação com o Bispo de Viseu mas suponho que seja através de um dos dois irmãos (José ou José Maria) do segundo casamento do seu pai. É que o meu Alves Martins são os meus últimos nomes do apelido.
Peço desculpa por erros técnicos ou de semântica mas estou mesmo a começar este processo.
Obrigado pela ajuda que me possam dar.

Pedro Martins

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#363433 | jfmfcampos | 12 nov 2015 21:00 | Em resposta a: #254830

Boa noite!
Nasci numa aldeia próximo da Figueira da Foz, onde faço pesquisas sobre a sua historia local. Por minha surpresa a desfolhar um jornal de 1899 aparece referencia ao bispo de Viseu D. António Alves Martins que esteve homiziado na minha aldeia em 1834. Nesta aldeia nesta época viveu um padre liberal que pagava os estudos a um sobrinho que estudava em Coimbra e onde este na batalha de Asseiceira. Procuro saber o nome deste padre que possivelmente seria amigo do Bispo António Alves Martins?
Cumprimentos;
João Freitas

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#363434 | saintclair | 12 nov 2015 21:12 | Em resposta a: #363433

-
"Nesta aldeia nesta época viveu um padre liberal que pagava os estudos a um sobrinho que estudava em Coimbra e onde este na batalha de Asseiceira. Procuro saber o nome deste padre."
----
PERGUNTO: Como se chama essa aldeia?
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#363469 | jfmfcampos | 13 nov 2015 17:17 | Em resposta a: #363434

A minha aldeia chama-se Carvalhal, pertence à freguesia de Alhadas concelho da Figueira da Foz, mas na época pertencia ao concelho de Maiorca extinto desde 1854. José Gaspar de Lemos estudou em Coimbra no colégio de artes, onde também estudou António Alves Martins, dois liberais a quem se juntou um outro liberal António Maria de Lemos um Figueirense liberal que também chegou a estar preso, mas consegui fugir escondendo se em vários locais sendo um deles no Carvalhal na mesma casa onde esteve António Alves Martins, segundo noticia de um jornal. É de salientar que nesta época residia uma delegação de Frades Crúzios nesta aldeia que pertenciam ao convento de Santa Cruz de Coimbra. Acredito que o padre de quem procuro o nome poderá ter ajudado muitos liberais.

Cumprimentos;
João Freitas

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#364252 | Manuela Vieira | 11 dez 2015 16:03 | Em resposta a: #254830

Olá a minha avó era da família de D. António Alves Martins... A minha avó chamava-se Maria Luísa de Jesus Martins Pinto, casada com Armindo Pinto de Albuquerque sendo bisneta de Bispo Alves Martins ... Pouco sei, pois os meus pais pouco contam... Gostaria de mais sobre os meus antepassados

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#365145 | fmartins63 | 16 jan 2016 18:24 | Em resposta a: #254830

Boa tarde! Vim a este forum por me lembrar de ir pesquisar sobre D. Martins, Bispo de Viseu. A minha mãe, natural de Alijó sempre me disse que a minha avó materna era prima de D. Martins, pelas datas de nascimento presumo que em 2º grau. A minha avó chamava-se Maria Barbosa Martins, terá nascido no ano de 1886, já que à data do nascimento da minha mãe, 24/11/1926, tinha trinta anos.Os meus bisavós maternos chamavam-se José Pereira Martins e Umbelina Pereira Martins.Surgindo os sobrenomes Pereira Martins no dos pais de D. Martins acredito ainda ser primo do Bispo de Viseu.Manuela Vieira refere no seu link que a sua avó era da família de D.Martins e se chamava Maria Luísa de Jesus, pois a minha mãe também tinha Jesus no nome. Gostaria de saber mais sobre este tema. Se houver quem possa ajudar, agradeço.

Francisco Augusto Martins Grilo

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#405080 | Tatiana Martins | 05 jul 2018 17:37 | Em resposta a: #254830

Boa tarde, o Bispo António Alves Martins pertence à minha família, estou disponível para lhe fornecer informações sobre este.

Cordialmente,
Tatiana Martins

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#405081 | Tatiana Martins | 05 jul 2018 17:46 | Em resposta a: #254830

Boa tarde, o Bispo António Alves Martins pertence à minha família, estou disponível para lhe fornecer informações sobre este.

Cordialmente,
Tatiana Martins

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#427898 | franc.andrade | 10 out 2020 16:46 | Em resposta a: #405081

Boa tarde,
só agora vi a sua mensagem. Tem informações sobre o Bispo Alves Martins, seus irmãos e descendência?

O meu sogro, Manuel Joaquim Martins Rebelo Rebelo da Silva, era filho de Bernardina Augusta Martins (nascida em Candedo, Murça, em 1880) e neto materno de Filipe José Alves Martins e Mariana de Jesus. Filipe José deveria ser sobrinho ou primo próximo do Bispo Alves Martins. Tem por acaso alguma informação a este respeito?

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#429860 | franc.andrade | 20 dez 2020 19:33 | Em resposta a: #254830

Em buscas no E-Tombo de Alijó consegui identificar alguma da descendência de Manuel Alves Martins, tio do Bispo António Alves Martins.

Manuel Alves Martins casou com Maria Pinto e teve, pelo menos dois filhos, Joaquim Alves Martins (casado com Luísa de Macedo) e António Alves Martins (casado com Rita Borges) que moravam na freguesia da Granja (Alijó) em meados do século XIX.

Filhos de Joaquim Alves Martins e Luísa de Macedo:
-- Rosa, nascida a 25/2/1847
-- Emília, nascida a 22/8/1854
-- Manuel, nascido a 16/1/1858.

Filhos de António Alves Martins e Rita Borges:
-- Feliz (??), nascido a 11/5/1850
-- Júlio, nascido a 7/6/1853
-- Joaquim, nascido a 25/8/1856.

Entretanto, acho estranho não aparecer o nome de Filipe José Alves Martins (que terá que ter nascido entre 1850 e 1860) que casou em Candedo (Murça) com Mariana de Jesus, pais de Bernardina Augusta Martins casada com Luís Teixeira Rebelo da Silva, pais do meu sogro.

Se alguém tiver mais dados sobre estes Alves Martins de Alijó, muito agradeço.

Cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#438645 | Nedson A. Martins | 17 jan 2022 20:54 | Em resposta a: #263305

Olá, sou do Sudeste do Brasil. Busco informações sobre as origens de minha família em Portugal.

Meu nome é Nedson Alves Martins Filho. Poderia me ajudar com algumas informações que por ventura tenha?

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#438646 | Nedson A. Martins | 17 jan 2022 20:56 | Em resposta a: #365145

Olá, sou do Sudeste do Brasil. Busco informações sobre as origens de minha família em Portugal.

Meu nome é Nedson Alves Martins Filho. Poderia me ajudar com algumas informações que por ventura tenha?

Se puder entrar em contato por e-mail facilitaria muito. nedsonmartinsadvogados@gmail.com
Sou Nedson Alves Martins Filho, sou do Estado do Espírito Santo, Brasil.

Sou filho de Nedson Alves Martins; neto de Deocleciano Alves Martins; e bisneto de Manoel Alves Martins e Simira Maria de Castro ( que segundo levantamento vieram para o Brasil de Portugal entre os anos de 1.899 e 1.904).

Um tio já idoso me informou que é possível que meu avô Deocleciano Alves Martins tenha nascido no Brasil na cidade de Caculé, no Estado da Bahia no ano de 1904. Contudo, não existe registros do nascimento dele nos cartórios que existiam na reunião naquele ano.

Meu tio também me informou que meu avô tinha um irmão de nome Florentino Alves Martins, que seria 05 ( anos) mais velho que meu avô Deocleiciano e que esse irmão teria nascido em Portugal no ano de 1.899 (aproximadamente).

Algum dos nobres membros desse grupo teria como me ajudar a encontrar os registros dos meus Bisavós MANOEL ALVES MARTINS e SIMIRA MARIA DE CASTRO.

Bem como o registro do irmão do meu Avô de nome FLORENTINO ALVES MARTINS que provavelmente nasceu em Portugal no ano de 1.899.

Ademais, considerando que não encontramos o registro de meu avô em Caculé no Estado da Bahia, é possível que meu avô Deocleciano Alves Martins também tenha nascido em Portugal, sendo sua data de nascimento o dia 13/04/1904.

Desde já agradeço a cooperação de todos.


Nedson Alves Martins Filho

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#438647 | Nedson A. Martins | 17 jan 2022 21:00 | Em resposta a: #429860

Olá, sou do Sudeste do Brasil. Busco informações sobre as origens de minha família em Portugal.

Meu nome é Nedson Alves Martins Filho. Poderia me ajudar com algumas informações que por ventura tenha?

Sou bisneto de Manuel Alves Martins que veio para o Brasil por volta de 1.899. Temos a informação que um de seus filhos de nome Florentino teria nascido em Portugal e seria 05 anos mais velho que meu avô que teria nascido no Brasil em 1904, no Estado da Bahia.

Se puder entrar em contato por e-mail facilitaria muito. nedsonmartinsadvogados@gmail.com

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#438649 | Nedson A. Martins | 17 jan 2022 23:37 | Em resposta a: #405081

Boa noite.

Olá, sou do Sudeste do Brasil. Busco informações sobre as origens de minha família em Portugal.

Meu nome é Nedson Alves Martins Filho. Poderia me ajudar com algumas informações que por ventura tenha?

Sou bisneto de Manuel Alves Martins que veio para o Brasil por volta de 1.899. Temos a informação que um de seus filhos de nome Florentino teria nascido em Portugal e seria 05 anos mais velho que meu avô que teria nascido no Brasil em 1904, no Estado da Bahia.

Se puder entrar em contato por e-mail facilitaria muito. nedsonmartinsadvogados@gmail.com

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#438658 | mila1000 | 18 jan 2022 14:41 | Em resposta a: #254830

Nedson,

Manuel era casado com quem ?

Qual o nome do seu avô ? Nasceu onde ? Data ?

O que sabe à respeito de Florentino ? Casou onde e com quem ? Data ?

Crie um novo tópico, só seu, e, com todos os dados que possui.

Mila

Resposta

Link directo:

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

#439887 | Nedson | 13 mar 2022 00:37 | Em resposta a: #429860

Boa noite.

Você fala sobre um Manoel, nascido em 1.858, que seria o único filho homem de Joaquim Alves Martins.

Você tem mais detalhes sobre esse Manuel? Tipo com quem casou e onde morou. Talvez ele possa ser meu bisavô. Sabe se esse Manuel migrou para o Brasil?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen