Rua do Priorado, Cidade do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255187 | filipeclix | 24 mai 2010 23:31

Caros confrades,

Estudiosos alguns que são da cidade do Porto, pergunto onde ficava exactamente a Rua do Priorado, freguesia de Cedofeita, Porto, já tentei pesquisar na internet e só vejo o ainda existênte Largo do Priorado.

Cordeais Saudações

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255188 | tmacedo | 25 mai 2010 00:03 | Em resposta a: #255187

Caro Luis Carvalho Guimarães:

Segundo vi na net, a antiga rua do Priorado é a actual rua da Torrinha.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255190 | tmacedo | 25 mai 2010 01:14 | Em resposta a: #255187

Caro Luis Carvalho Guimarães:

Segundo vi na net, a antiga rua do Priorado é a actual rua da Torrinha.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255197 | cipa | 25 mai 2010 10:34 | Em resposta a: #255188

Caros António e Luís,

a designação de Rua da Torrinha é bastante antiga. Foi Rua do Priorado no tempo da Colegiada de Cedofeita. A actual Rua da Piedade também se designou por rua do Priorado quando foi aberta no séc. XIX.

A Tv do Priorado é a actual Rua de São Martinho, perto do Largo do Priorado.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255312 | filipeclix | 26 mai 2010 22:23 | Em resposta a: #255197

Carissima Carla Afonso,


Fiquei no mesmo dilema, meu ascendente em 1845 escreve no seu testamento que deixa três moradas de casas na Rua do Priorado com os numeros de x a x, onde procurar essas casas, na Rua da Torrinha, na Rua da Piedade?

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255344 | cipa | 27 mai 2010 09:18 | Em resposta a: #255312

Caro Luís Guimarães

Julgo ser na Rua da Piedade. A designação de Rua da Torrinha é muito mais antiga. No entanto, eu moro na Rua da Torrinha, quase a chegar à Rua da Piedade. Se quiser me dizer quais são os números a que se refere o seu ascendente, terei todo o gosto em procurar se as casas ainda existem.

Por acaso não é descendente de José Joaquim Guimarães Júnior e de Maria Cândida Guimarães que tinham uma fábrica na Rua da Paz? Uma tia direita da minha mãe era casada com um neto desses senhores.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255358 | filipeclix | 27 mai 2010 13:19 | Em resposta a: #255344

Olá Carla Afonso, como descobriu?
Realmente sim é verdade sou descendente dessa familia o que sabe desta familia, conte-me tudo!! :) o que foi feito da fábrica sabe?

Envio-lhe link do trabalho que venho fazendo, ainda está muito incompleto tenho ainda muita informação para inserir no que diz respeito a certidões de nascimento/óbitos.

Como se chamava a tia de sua Mãe e o neto dos meus ascendentes?

http://sites.google.com/site/geneafamiliaguimaraes/

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255362 | cipa | 27 mai 2010 15:22 | Em resposta a: #255358

Caro Luís,

já tinha visto uma mensagem sua em que refere a fábrica.

Falei com a minha mãe que mora aqui na Rua da Torrinha desde 1937 e que ainda conheceu a fábrica. A fábrica já não existe nem há ninguém da família Guimarães por aqui.

A tia da minha mãe chamava-se Emília Branca da Rocha Peixoto e foi casada com Ilidio Cândido Dias Neves (assento de baptismo nº 555 de 1887 da paróquia de Cedofeita). Este era filho de Maria Cândida Guimarães e de João Dias Neves. A casa onde os meus tios moraram na Rua da Torrinha, 346 e que era pertença dos Guimarães já não existe. Existiu durante a minha infância mas os meus primos venderam-na. É um prédio novo que tem uma vidraceira. A casa ao lado também foi pertença dessa família.

Tentarei entrar em contacto com uma das netas de Ilidio Neves. Julgo que ela também estará interessada em conhecer algo mais sobre a família do avô dela.

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255385 | filipeclix | 27 mai 2010 20:39 | Em resposta a: #255362

Olá Carla Afonso,

Não sei se teremos algum grau bem afastado de parentesco, de qualquer forma é com enorme satisfação que troco impressões consigo, eu sou natural da Cidade do Porto e vivo em Rio Tinto Gondomar a 5 Km do Centro do Porto, já estive no local onde em tempos esteve a tal fábrica, tenho já na minha posse os pedidos de construção da fábrica assim como os seus projectos de arquitectura e outras construções da familia na rua do priorado, na rua da paz, na rua da torrinha etc...

Quanto ao que me disse já tinha conhecimento de Ilydio Cândido Dias Neves, mas não tinha conhecimento de sua esposa, os arquivos distritais só disponibilizam livros até 1905, aliás eu acho que tenho uma foto di Ilydio se quiser envio-a para confirmar.

Pergunto se a sua mãe não terá nenhum registo fotográfico da Familia Guimararães, ficaria muito grato, eu tenho já imensas fotos do Sec XIX da família.

Cumprimentos
Luís Carvalho Gumarães

Meu e-mail filipeguimaraes1@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255389 | cipa | 27 mai 2010 21:17 | Em resposta a: #255385

Olá Luís

se quiser pode enviar a foto para carlaipafonso@iol.pt. Eu não o conheci mas a minha mãe confirmará se é ou não. Ele tinha um irmão Teodoro que também morou na Rua da Torrinha.

Ilydio Candido casou com a minha tia Emília em 11-6-1911 (registo nº 93/1911 da 2ª repartição do Porto). A minha mãe não tem nenhumas fotos da família Guimarães, só mesmo as de Ilydio, da minha tia Emília e do filho Carlos Candido da Rocha Dias Neves que estão no meu site - http://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-9002901/peixoto-afonso

Não sei se tem conhecimento mas a família de Ilydio Neves tem um jazigo na Ordem do Carmo, no Cemitério de Agramonte. É onde este está enterrado.

De qualquer forma, já enviei uma mensagem para uma das bisnetas - Claudia. Talvez entrem em contacto consigo. Ela também tem um site http://www.myheritage.com.pt/site-family-tree-24451601/amanajas-da-silva

Cumprimentos
Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255394 | filipeclix | 27 mai 2010 22:02 | Em resposta a: #255389

Carla, muito obrigada, enviei para seu e-mail respostas.

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Rua do Priorado, Cidade do Porto

#255409 | Mário Marques | 28 mai 2010 09:33 | Em resposta a: #255312

Caros confredes
Desculpem meter-me na conversa, mas queria recordar-lhes uma coisa.
Os numeros de policia, (assim se designam os numeros das casas das diferentes ruas), mudaram muitas vezes no Porto ao longo do século XIX. Só por mera coincidencia um número atribuido no século XIX não foi mudado até hoje.
Foi uma postura de 1905 que fixou o criterio de numeração que se mantem hoje, e mesmo assim em 1930 havia ainda casas que mantinham a numeração anterior.
Para melhor entender como era o dedalo de ruas junto aos arruamentos em questão, aconselho a consulta de uma planta de 1892 da cidade do Porto, com um pormenor espantoso, que existe no Arquivo da Casa do Infante, e da qual há muito pouco temepo se vendiam cópias
Os meus cumprimentos
Mário Marques

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 21:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen