Açores-fuzilamento

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Direito | Regiões

Açores-fuzilamento

#255638 | Turlu | 31 mai 2010 13:24

Caros Confrades

Deparei-me com 3 assentos de óbito da freguesia de São Mateus da Calheta, Angra do Heroísmo em que refere se tratar de soldados que tinham sido fuzilados. Num dos casos o fuzilamento ocorreu na rua em que hoje resido!

Algum dos Confrades saberá me dizer se haverá meio de saber o motivo do fuzilamento e como aceder aos dados do julgamento (que deve ter existido, penso eu)?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256284 | Pataco1970 | 10 jun 2010 12:49 | Em resposta a: #255638

Caro Miguel

Qual o ano?

PT

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256309 | Turlu | 10 jun 2010 19:43 | Em resposta a: #256284

Caro Pataco 1970,

Foram fuzilados no dia 13/12/1828 com a indicação de serem soldados e num dos casos, é indicado que teria sido fuzilado na Canada do Capitão-mor.

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256318 | rmfrp | 10 jun 2010 23:42 | Em resposta a: #256309

Caro Miguel Santos:

Atendendo à data, talvez valha a pena consultar o fundo "Processos Políticos do Reinado de D. Miguel" na Torre do Tombo. Existe um índice onomástico em cadernetas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256367 | Pataco1970 | 11 jun 2010 23:17 | Em resposta a: #256309

Caro Miguel

Creio que não há duvida que tem a ver a luta liberal.
Há um trabalho publicado, agora não consigo identificar mas caso não esclareça o assunto neste entretanto darei conta, sobre o diário de um cadete miguelista, João José ... e Ávila, que relata um conjunto de situações ocorridas em Angra por essa altura e qoepoderá fazer alguma luz sobre o assunto.

Cumprimentos

Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256524 | Turlu | 14 jun 2010 22:24 | Em resposta a: #256367

Caros Teixeira e Rui Pereira,

Calculei que pela data fosse algo relacionado com as lutas liberais. Atendendo aos postos dos militares que constam nos índices de óbito de São Mateus da Calheta (estão referenciados como soldados), estou mais inclinado para que os fuzilamentos se relacionem mais com acções disciplinares (deserções, etc.) do que com motivos políticos. De qualquer forma, quando tiver algum tempo disponível tentarei aprofundar mais este tema.

Muito obrigado pela Vossa participação,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Açores-fuzilamento

#256610 | FSA | 16 jun 2010 12:47 | Em resposta a: #255638

Bom dia.
E em relação ao assassinato "... dos infelizes oficiais Silva Reis e do alferes Inácio Serrão Burguete, que à falsa fé foram conduzidos do Castelo de S. Sebastião, alta noite por uma escolta de voluntários que os assassinou" como consta do Livro Anais da Ilha Terceira/IV/XI
Anais da Ilha Terceira (Capítulo IV-X), por Francisco Ferreira Drummond.
Alguém me pode dar mais alguns pormenores? Foram sepultados nos Açores? Quem foram os seus assassinos? Porque foram assassinados?
Francisco Ferreira Drummond revela que houve um inquériot ordenado por D. Pedro IV, mas que não surtiu qualquer efeito, por causa da importãncia das pessoas envolvidas noesse assassínio.
Hoje os inquéritos continuam a esbarrar nos muros do poder...

Muito grato, com os meus cumpriemntos,
Fernando Serrão Andrade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen