Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Famílias | Pessoas

Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255639 | gustavo35 | 31 mai 2010 13:26

Prezados Senhores,

Consulto os mais doutos, participantes de forum, para que confirmem meu pensamento. Consultando o registro de GARCIA D'ÁVILA neste site, consta como sendo seu filho um certo FRANCISCO ANTÓNIO CID. Não sei se é do conhecimento dos demais forenses, mas de minha parte desconhecia por completo essa descendência. Fui buscar auxílio na que, talvez, seja a obra mais completa sobre Garcia D'ávila e a Casa Torre, o livro "O Feudo" do Professor Luiz Alberto Moniz Bandeira. Na obra, como pensava, NÃO consta qualquer FRANCISCO ANTÓNIO CID. Pela árvore genealógica que consta da página 318, Garcia D'ávila teve como descendentes Francisco Dias de Ávila, Bernardo Pereira Gago e Catarina Fogaça. Essa informação também consta do Livro "Catarina e Caramuru" de autoria do Professor Francisco Dória. Já solicitei a correção através do link "correção/atualização", indicando os nomes corretos e as fontes bibliográficas, e a exclusão do nome de Francisco António Cid por absoluta falta de base bibliográfica. Acredito que a correção poderia merecer uma atenção especial da adminstração do Geneall, primeiramente para manter a confiabilidade dos registros, a qualidade e excelência do trabalho há muito desenvolvido pela equipe. Em segundo lugar, pela importância de Garcia D´avila e a Casa da Torre para a história do Brasil, o que os faz objeto de inúmeras pesquisas, dissertações de mestrado e doutorado, sendo este site também fonte de consulta para muitos estudiosos do assunto, os quais poderão ser involuntariamente conduzidos a erro.

Atenciosamente,

Gustavo Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255681 | Conde de Granada | 31 mai 2010 18:39 | Em resposta a: #255639

Caro confrade Gustavo Almeida,

Compartilho, em parte, suas colocações. Todavia, ao que me parece e segundo opiniões de grandes amigos meus, historiadores e genealogistas de grande produção e mérito acadêmico, o livro "Catarina e Caramuru" é incompleto. O número de descendentes de Garcia d'Ávila é muito, muito mesmo, maior do que se pensa... Aliás, alguns membros da própria Casa Imperial dele descendem e, nem sequer, constam nos armoriais...

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255731 | gustavo35 | 01 jun 2010 00:35 | Em resposta a: #255681

Caro Conde Granada,

Obrigado por sua reposta.

Concordo também em parte. Se por um lado o livro "Caramuru e Catarina" não é considerado completo, por outro o mesmo não se pode dizer da obra "O Feudo" do Professor Luiz Antônio Moniz Bandeira. Se não completo, pelo menos, não se pode negar que se trata de estudo bastante aprofundado e fonte bibliográfica bastante confiável e utilizada de forma recorrente para as mais diversas pesquisas. E exatamente, em "O Feudo" não consta qualquer FRANCISCO ANTÓNIO CID como filho de Garcia D'ávila ( sendo este não o Garcia D'avila "primeiro" filho de Tomé de Sousa, mas sim seu descendente ). E o senhor, sr. Conde Granada, já ouvira falar ?? Em meus limitados conhecimentos acerca do tema, nunca ouvi falar e tampouco o encontrei em qualquer das obras mais bem avalizada sobre o tema. Em suma, o que quis dizer foi que o dito FRANCISCO ANTÓNIO CID não consta de qualquer referência bibliográfica e, portanto, deveria ser objeto de correção para constar como filhos, aqueles mencionados em "O Feudo", a saber: Francisco Dias de Ávila, Bernardo Pereira Gago e Catarina Fogaça.

Cordialmente,

Gustavo Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255768 | Conde de Granada | 01 jun 2010 13:46 | Em resposta a: #255731

Sim, concordo.

O livro do Dr. Moniz Bandeira é singular, inagualável, eu diria.

Mas, ademais de tudo, creio que até o senhor há-de convir, o tema é inesgotável e o número de descendentes tão grande quanto. Veja o caso de membros da Família Imperial, como os Bulcão Ribas, da mãe de D. Maritza Ribas Bokel, e de tantos outros que, apesar da reconhecida origem, não constam nos armoriais daqui e acolá...

Melhores cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255787 | gustavo35 | 01 jun 2010 17:29 | Em resposta a: #255768

Mais uma vez concordamos.

Sim, o tema é inesgotável por certo. Tenho ciência disso. Provavelmente muito ainda há se descobrir. Mas isso não quer dizer que não devamos nos utilizar dos dados já conhecidos, mais confiáveis, de vez que receberam o tratamento científico indispensável. O Garcia D´ávila ao qual me refiro pode ter tido outros filhos além dos três citados em "O Feudo"? Muito possivelmente, não se sabe. Mas o fato é que apenas esses três ( Francisco Dias de Ávila, Bernardo Gago e Catarina Fogaça ) são conhecidos e reconhecidos por aqueles que se debruçaram com afinco na pesquisa sobre a Casa da Torre.

Não falo da descendência atual, que é vasta, realmente, e não foi mapeada. Quem sabe um dia o será. O tal Francisco Antônio Cid, que não se encontra em qualquer base bibliográfica, não a integra. Seria um personagem do passado, época, como já dito, bastante estudada pelos pesquisadores e, portanto, deveria constar de alguma obra. Não acha ? Volto a dizer: devemos nos valer dos dados reconhecidamente confiáveis que podemos ter em mãos. Acredito que Francisco António Cid, como filho de Garcia D´ávila foi um registro sugerido ao site por alguém sem indicação de base bibliográfica.

Finalmente, caro Conde Granada, gostaria de dizer que me interesso pelo assunto e busca fazer a correção necessária, por também ser um descendente direto de Garcia D´ávila ( devidamente documentado ), integrando o ramo pelo senhor referido, sendo primo em segundo grau senhora citada em sua mensagem.

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#255790 | Conde de Granada | 01 jun 2010 17:54 | Em resposta a: #255787

Caro confrade,

Compreendo e dou-lhe total razão.

Muitos descendem de Garcia d'Ávila. Descendo dele pelos Mello, Accióly e Cavalcanti de Albuquerque. Espero que, um dia, todos sejam "mapeados."

Cordial e respeitosamente,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266743 | alberto mussa | 13 dez 2010 12:46 | Em resposta a: #255790

Prezados amigos, infelizmente descobri o GeneAll há pouco e não pude participar a tempo dessa conversa. Não sei se é oportuno voltar ao assunto, mas ele me interessa diretamente em função da seguinte história: segundo a lenda oral familiar, os Baeta Neves, família a que pertenço por linha materna, seria descendente de Garcia D'Ávila. Todavia , nunca encontrei nos livros a prova desse fato. Foi só aqui, no GeneAll, que pude traçar a linha que parte da nossa matriarca Maria Fortunata Monteiro de Barros até o polêmico Francisco Antonio Cid. Este não é filho de Garcia D'Ávila, mas neto, filho natural de Francisco Dias D'Ávila II, que teve vários filhos bastardos (Francisco Antonio Doria identifica 3, mas não afirma serem apenas esses 3). Imagino portanto que quem sugeriu o registro de Francisco Antonio Cid deva ter alguma informação. É possível contactar a origem desse dado? Não deixa de ser curioso, sabendo que essas famílias costumavam casar sistematicamente entre si, que os Baeta Neves tenham se ligado a vários Ávilas, como os Ávila de Figueiredo e os Ávila Brandão, embora em Minas Gerais.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266746 | Hirão | 13 dez 2010 13:16 | Em resposta a: #266743

Caro Sr. Alberto Mussa,

Antes, para que não pareça que a conversa me é alheia, devo lhe esclarecer que "Conde de Granada" era um nick que usei até ter problemas com a senha e o e-mail, portanto, por ora, uso esse: Hirão. Mas, o assunto ainda é o mesmo e os factos neles expressos e contidos, idem.

Há muito que corrigir, acrescentar e, por que não?, retirar da descendência de Garcia d'Ávila. Em toda a papelada, documentação e bibliografia sobre as quais literalmente me debrucei, não pude encontrar quaisquer referência sólidas a respeito de Francisco António Cid, possível tetraneto de Garcia d'Ávila, o filho de Tomé de Sousa.

De facto, os casamentos foram por demais abundantes entre essas famílias. Há ainda outros ramos, como os Rodrigues d'Ávila, os Ávila Tourinho, ou outras que adoptaram, nominalmente, outros apelidos familiares, como os Azevedo Pereira, os Aragão, os Dias da Silva e, outra tantas, que ainda não foram devidamente "rastreadas."

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266747 | Hirão | 13 dez 2010 13:19 | Em resposta a: #266746

Errata:

* quaisquer 'referências'
* 'outras' tantas

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266752 | JBdeS | 13 dez 2010 14:48 | Em resposta a: #255639

Caro Gustavo Almeida,

Francisco António Cid consta dos arquivos genealógicos da família Barjona de Freitas e do genealogista Dr. Pedro Paes de Vasconcellos, famílias de Pereira do Campo, Santo Varão e Coimbra.

Com os meus cumprimentos

Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266753 | JBdeS | 13 dez 2010 14:51 | Em resposta a: #266752

Em tempo

Fracisco Dória trocou e-mails comigo a respeito dessa questão. Penso que poderá esclarecer quaisquer dúvidas.

Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266754 | Hirão | 13 dez 2010 14:58 | Em resposta a: #266753

De facto, necessita-se de esclarecimentos, posto que não tive acesso à qualquer fonte documental que dê conta de Francisco António Cid. Mas, vou à cata desses livros que mencionou e enviarei algum material ao Dória, fazendo o devido contacto, para tanto.

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266757 | JBdeS | 13 dez 2010 15:11 | Em resposta a: #266754

Aconselho-o em lugar de procurar livros em contactar directamente Francisco Dória, que, devido a e-mails trocados comigo, conseguiu entroncar um Ávila Seabra Couceiro, brasileiro.

José Berquó de Seabra de Menezes, Conde de Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266758 | Hirão | 13 dez 2010 15:17 | Em resposta a: #266757

Exlmo. Sr. Conde de Vianna,

Seguirei seu conselho.

Atenciosamente,

D.

P.S. Perdõe-me pelo tratamento informal que empreguei nessa primeira mensagem. Escrevi tão rápido que acabei, sem querer, sendo deselegante...

Resposta

Link directo:

RE: Garcia D'ávila - Correção de dados no Geneall

#266760 | JBdeS | 13 dez 2010 15:30 | Em resposta a: #266758

Estarei à sua disposição naquilo em que puder contribuir para esclarecer os descendentes da Casa d'Avila.

Com os meus melhores cumprimentos

Vianna

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 15:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen