Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

Este tópico está classificado nas salas: Património

Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#255680 | Henrique Figueira | 31 mai 2010 18:35

Caros Confrades,

Solicito informações acerca do pintor Francisco Luis Alves, que trabalhou no palácio de Estói e no Convento da Conceição, em Beja.
Trabalhou também na casa dos meus antepassados em Ourique, mas não tenho nenhuma referência no que toca à sua biografia.
Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#255683 | aeiou2 | 31 mai 2010 19:02 | Em resposta a: #255680

Exmo Senhor,
Na Garnde Enciclpédia Portuguesa e Brasileira , Vol II,p.217

Pintor,nasceu em santa Cruz do alentejo, 24.12.1859, filho de Luís Esteves Costa e de D.Maria Ludovina.Veio para Beja com poucos anos e aqui se empregou na vida comercial.Abandonou a vida comercial para se dedicar ao desenho e pintura e ao retrato.Reconhecido o seu merecimento começou a receber encomendas de vários trabalhos de decoração de salões de palácios como os do visconde da Ribeira Brava,Dr Taquenho.
são dele os medalhões dos Paços do Concelho de Beja,restaurou os paineis da Casa do Capítulo da Conceição de Beja,faleceu em Beja 16.02.1831

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#255684 | aeiou2 | 31 mai 2010 19:05 | Em resposta a: #255683

Desculpem as gralhas e a falta de assinatura mas tocaram à porta e eu carreguei no enviar...
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#255757 | Henrique Figueira | 01 jun 2010 10:27 | Em resposta a: #255684

Obrigado pelas preciosas informações.

Desconhecia por completo os detalhes que me apresentou, apesar de suspeitar que o artista seria alentejano.
Apesar de ter a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira pensei que já lá tinha procurado (fiz confusão com a Enciclopédia Luso-Brasileira, que também tenho...).
Parece-me que era interessante saber um pouco mais acerca do trabalho artístico de F.L. Alves, tendo em conta a qualidade dos trabalhos que deixou em casas e palácios da região de Beja.
Numa pesquisa rápida na internet encontram-se referências ao trabalho no palácio de Estói e na igreja da misericórdia de Vila de Frades a que acrescento o trabalho que deixou na minha casa. Juntamente com


Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#255758 | Henrique Figueira | 01 jun 2010 10:28 | Em resposta a: #255757

(Cont.)

Juntamente com as obras referidas na Grande Enciclopédia, parece-me trabalho artístico relevante.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de informações acerca de Pintor Francisco Luis Alves

#277346 | manueldmc | 31 mai 2011 11:09 | Em resposta a: #255683

tenho uma obra deste pintor que me foi oferecida á muitos anos atráz.... esta assinada mas não sei se será verdadeira....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 06:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen