Árvore genealógica manuscrita

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Árvore genealógica manuscrita

#255723 | vsle1 | 31 mai 2010 23:21

Cara Maria e demais Confrades, Boa Noite

Muito agradeço a fraternal ajuda, a cerca de eu construir a minha árvore genealógica manuscrita, sobretudo a orientação recebida, pois sou nova nesta jornada. De facto, o que me dará prazer é fazer o manuscrito pessoalmente pois o meu interesse reside no caminhar para trás, caminhando no hoje e sempre dirigindo-me para frente, conhecendo as origens mais profundas e antigas e ver do prisma do respeito que todos devemos ter por nós próprios, pelos outros e pelo Todo. Afinal o tempo e o espaço são cordas a vibrar constantemente.

Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255760 | aeiou2 | 01 jun 2010 10:30 | Em resposta a: #255723

Cara Vera Sá,
Não deve abrir vários tópicos sobre o mesmo assunto.Responda sempre no que abriu sobre um assunto, em primeiro lugar
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255763 | PAIVAMANSO | 01 jun 2010 12:11 | Em resposta a: #255760

Cara Vera Sá, se pretende ajuda de um profissional, esqueça a minha mensagem, pois não passo de um amador, um aprendiz……que gosta de tentar ser útil, mas se quiser ainda assim a minha ajuda conte comigo. Este fórum é sem exagero uma boa escola, onde temos bons mestres de várias disciplinas e, deles desfrutamos milhares de ensinamentos, fixados em milhares de mensagens. Só precisamos de as procurar escolhendo pelos temas dos tópicos. Mas não menos fascinante é esta possibilidade de alunos, até pouco experientes como eu, poderem ajudar os/as iniciantes como a Vera diz ser. Caso queira, não farei mais do que retribuir com gosto, as primeiras ajudas que em tempos recebi e continuo a receber . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255765 | IsabelFont | 01 jun 2010 13:19 | Em resposta a: #255723

Cara Confrade Vera Sá,

Este tópico despertou-me alguma curiosidade.
Desculpe a intromissão e a pergunta: e porquê manuscrita? Alguma razão específica?

É que hoje em dia, me parece (opinião muito pessoal) que não se justifica fazê-la assim.
Porque não adquirir gratuitamente, um software próprio para fazer genealogia, e alimentar a respectiva base de dados, com os documentos que vai encontrando, lendo e pesquisando.
No fim, se é que há um fim, mas quando entender, extrai relatórios dessa base de dados, com aquilo que entender: Livro de ascendentes de uma pessoa, dos descendentes, costados de 1 pessoa (escrito ou em gráfico), livro de família, eu sei lá as várias hipóteses que um programa desse género oferece!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255770 | aeiou2 | 01 jun 2010 13:58 | Em resposta a: #255763

Não respondeu à Vera mas sim à Maria

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255771 | PAIVAMANSO | 01 jun 2010 14:11 | Em resposta a: #255765

Cara Confreira Maria Isabel, desculpe também a intromissão, a sua pergunta não me foi dirigida, mas fico a imaginar como deve ser óptimo saber como fazer tudo isso sem ser manuscrito......que é a maneira por mim adoptada pois não sei fazer de outro modo . Inventei o meu "quadro" de árvore genealógica numa folha quadriculada A 2 onde tenho 136 rectângulos e em cada um deles fica um dos meus parentes directos. Ao meio da folha tenho os meus bisavós paternos e os 8 filhos deles, depois "subindo" pelos ascendentes desse meu bisavô o ramo paterno dele está do lado esquerdo da folha e do ramo materno está do lado direito, tudo colocado simetricamente, até aos meus Oitavos avós. É claro que isto é um início só para quem não sabe fazer melhor......por favor não se importa de me dizer qual o programa em português que lhe parece mais fácil de utilizar ? É que eu já sou cota e tenho muitas dificuldades em aprender a lidar com estas modernices. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255773 | PAIVAMANSO | 01 jun 2010 14:35 | Em resposta a: #255770

Cara Confreira Maria, peço desculpa pela minha azelhice. Não me vai levar a mal que lhe faça uma pergunta. Assim de momento não sei se estou certo, mas creio que terá sido a Senhora que em tempos colocou uma mensagem com um link que remetia para uma página com umas árvores bonitas abertas como um livro, onde depois se liam textos manuscritos do seu bisavô..... algo que foi muito apreciado por vários confrades e por mim também. A pergunta é ; Seria uma página, ou um site, ou um blog, e como se faz isso ? Será fácil um principiante como eu construir algo semelhante ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255779 | aeiou2 | 01 jun 2010 15:21 | Em resposta a: #255773

Está enganado não fui eu.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255792 | PAIVAMANSO | 01 jun 2010 17:58 | Em resposta a: #255779

Cara Confreira Maria , peço desculpa pelo meu engano. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255827 | MariaDavid | 02 jun 2010 00:55 | Em resposta a: #255771

Caro Jorge Santos

Sendo este um espaço aberto de esclarecimentos e inter ajuda, permiti-me dar-lhe uma pequena orientação, ainda que não me tenha sido solicitada.

Sugiro, para principiar, um software absolutamente intuitivo, em português, que lhe permite começar a arrumar os seus dados de uma forma mais científica. Trata-se do conhecido PAF, versão 4.0 (Personal Ancestral File) que pode baixar da net gratuitamente.

Contudo, se pesquisar aqui no forun por software (em cima, logo debaixo das diversas salas a cores, quatro pequenas janelas), encontrará muito informação que lhe vai permitir optar pela solução mais conveniente para o seu gosto e conhecimentos.

Muitos participantes deste espaço opinaram sobre a matéria, o que veio a enriquecer o leque das opções. Leia tudo com muita atenção, medite sobre os seus reais interesses e disponibilidades económicas e depois, se ainda tiver qualquer dúvida, volte aqui e coloque a sua questão. Haverá sempre alguém para ajudar.

Boa sorte!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255842 | PAIVAMANSO | 02 jun 2010 12:14 | Em resposta a: #255827

Cara Confreira Maria David, agradeço muito a sua simpática mensagem, que irei seguir á risca, logo que possível. Como sabe a vida dá-nos muitas surpresas e ontem recebi uma daquelas muito grandes e felizes, que me vai afastar meses a fio, das pesquisas dos meus Paiva Manso e, "obrigar" a dedicar-me quase em exclusivo á fascinante temática da Vida e Obra do meu Escritor preferido ; O Historiador Belisário Pimenta.
Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255846 | IsabelFont | 02 jun 2010 13:09 | Em resposta a: #255771

Caro confrade
Jorge Santos,

Sem querer puxar a brasa á minha sardinha, devo dizer que eu uso um software que descarreguei gratutitamente da internet - PAF5, versõ 5.2.18.0 - ou seja, Personal Ancestral File que é dos Mórmons e que até hoje me serviu perfeitamente; devo dizer que já devo ter mais de 3000 pessoas na minha base de dados.

Inclusive até já fiz um livro que ofereci a uma sobtinha-neta no seu baptizado, com 4xx páginas, em que o essencial foi obtido através do referido programa. O problema é que, salvo erro, nâo existe uma versão em português. Resultado: depois de obter os relatórios, tive que os traduzir, porque parte da informação estava em inglês; ou seja, embora a informação recolhida por nós esteja em português (nomes, biografia, comentários, etc..), aparecem as palavras: born, married, death, biography, etc...no relatório final, o que implica a tal tradução.
Deve registar-se primeiro: user, pw, e endereço de e-mail.
Pode obtê-lo neste site: http://www.familysearch.org/eng/default.asp?page=home/welcome/simplePAFRegistration.asp.

Uma versão mais antiga mas em português, está também pronta a descarregar no mesmo site. Versão PAF 4.0, como aconselha num post acima a confreira Maria David, que certamente terá experiência nesta versão.

Depois, esta escolha, depende muito dos objectivos de cada um.
Pode fazêlo directamente na Internet, ou pode fazê-lo no seu computador - privadamente - descarregando gratuitamente este outro programa em protuguês: Family Tree Builder, neste endereço: http://www.myheritage.com.pt/family-tree-builder.


Outro produto que dizem ser muito bom, mas sobre o queal não tenho experiência, é o TMG »» The Master Genealogist, que pode encontrar neste endereço, só:
http://www.whollygenes.com/Merchant2/merchant.mvc?screen=TMG, e que me parece que tem que ser comprado e deve ser em inglês.

Mas, conforme aconselha a confreira Maria David, siga as discussões que já houve, em:
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=Software&tema=I&pesq_por=subject

Cumprimentos, boas pesquisa e boa sorte!
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255848 | PAIVAMANSO | 02 jun 2010 14:12 | Em resposta a: #255846

Cara Confreira Maria Isabel, agradeço muito a sua mensagem, que já guardei nos meus documentos do portátil, tal como a mensagem da Confreira Maria David. Para mim o inglês é uma barreira demasiado alta, irei optar por um programa grátis pois tenho de poupar uns euros, para outro projecto mais urgente, que vai crescendo a par com o trabalho feito por gosto e a doce esperança me faz acreditar que dias melhores talvez me esperem ainda. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255899 | vsle1 | 03 jun 2010 12:14 | Em resposta a: #255760

Cara Maria

Agradeço mais uma vez sua observação. Penso se tratar de minha ainda inexperiência no Geneall.pt.
Cumprimentos e bom feriado

Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255900 | vsle1 | 03 jun 2010 12:22 | Em resposta a: #255763

Caro Jorge Santos

Somos todos alunos e mestres neste mundo.
Muito agradeço sua ajuda, e, é óbvio que será sempre muito bem recebida. Aliás, foi por perceber o intercâmbio de mensagens de colaboração entre vós que resolvi, há algum tempo, inscrever-me no Geneall. Todavia somente há dias enviei a primeira mensagem dado os meus afazeres profissionais exigirem muito de meu tempo.

Muito simpática a sua mensagem
Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255903 | vsle1 | 03 jun 2010 12:50 | Em resposta a: #255765

Cara Maria Isabel

Cumprimentos.

É óbvio que a pesquisa, o desenvolvimento nos dias actuais passam por se utilizar uma grande variedade de software gratuito ou não e até outros meios de comunicação, dos quais até pela minha profissão remeto-me dia a dia. Exatamente por isso o prazer de que, apezar de também dispor de elementos de um software vasto em genealogia, dá, a mim, muito prazer remeter-me aos velhos tempos dos meus antepassados quando, debruçar sobre a pena era para quem tinha mesmo o interesse de o fazer. Todavia caso eu necessite um dia de uma base de dados informatizada também sei que ela à minha disposição.
São apenas opções num determinado momento e para um objetivo.
Hoje em dia há em todo o mundo nos museus o lado manual e o da Web. E para mim ainda existe um outro lado que é o do pensamento , o do conhecimento de tudo que nos rodeia e que pode ser tangível ou não.
A árvore genealógica manuscrita que passei a fazer, para mim se trata apenas de uma materialização de algo que já muito conheço desde criança e que aos 51 anos assume uma vertente histórica com um pouco de mais disponibilidade de tempo.

Agradeço sua mensagem, e, não peça desculpa pois este forum é para troca também e assim vivemos mais um pouco

Atenciosamente
Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255906 | vsle1 | 03 jun 2010 13:17 | Em resposta a: #255848

Caro Jorge Santos

Não poderia deixar de cumprimentá-lo pelo imenso trabalho e raciocíno apurados em construir à mão a tabela de sua árvore genealógica e imenso prazer que isso lhe tem dado. Como pode ver pelas mensagens de Maria Isabel e Maria David e por outras tantas que surgiriam não se torna nada difícil nos dias de hoje mimimizar tempo, papel, trabalho e recursos financeiros quando se começa a navegar pela net. Há que, como se lhe foi dito, escolher objectivos e disponibilidades pessoais.
Fiquei contente por si pelo trabalho a que se entrega agora e lhe desejo sinceras felicidades.
Quando refere que dias melhores há de vir somente lhe posso partilhar que começa tudo a partir do interior de cada um de nós pois somos sempre um com o Todo. Como o progresso é a lei natural, o mergulhar nos nossos porquês para avançar, já é meio caminho andado para a realização do Ser.

Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255911 | PAIVAMANSO | 03 jun 2010 17:21 | Em resposta a: #255906

Cara Confreira Vera Sá, agradeço as suas amáveis e simpáticas palavras. Após ler as suas últimas mensagens, confesso que também para mim, as pesquisas genealógicas são muito mais do que aquilo que superficialmente poderá parecer. Nesta folha manuscrita, que mede apenas 42x59 cm, vejo 92 dos 136 familiares ,que aqui desejo ter e por isso os vou procurando, investigando, deduzindo, reconstruindo este fascinante puzzle e desvendando os mistérios. Aparentemente são apenas nomes escritos, encadeados uns nos outros, mas na verdade é muito mais que isso. Muitas vezes vou á procura deles, não pelas actuais estradas de alcatrão, mas pelos antigos carreiros de terra, imperfeitos e estreitos. Vivo perto de muitos dos lugares onde eles viveram, algumas casas e as ruínas de outras, onde dia após dia construíram partes importantes do meu passado. “Apago” todas as coisas recentes, as materiais e as outras. Tento ignorar o cimento e o asfalto, a água canalizada, o gás, a electricidade, os carros e as bicicletas, as televisões que agora iluminam as casas nas noites escuras, os rádios que cospem notícias de um mundo que não era o deles. Entro num mundo totalmente diferente deste em que vivo, inclusive tenho em conta o tipo de mentalidades, crenças , ignorâncias, devoções, terrores e superstições que no tempo deles eram habituais. Sonhador, contemplo no escuro as salas vazias de luzes e sons de almas e corpos. Sei que eles andaram por ali nos séculos XVII e XVIII …… Não os encontro fisicamente, não posso abraçá-los, nem ouvi-los, nem ver nos seus rostos os sorrisos rasgados dos dias felizes, nem as lágrimas das horas de maiores amarguras mas, quase os sinto em silêncio junto a mim, sonho quase realidade. Quando o tempo que nos une, nos separa e, sou obrigado a regressar dessas viagens, caminho devagar admirando as estrelas, testemunhas caladas de tantos segredos e, depois já em casa, na cama do quarto onde dormindo, todas as noites fujo para junto deles, olhando pelos vidros das varandas, lá estão ao longe as casas, no meio da serra, onde cintilam as luzes de hoje, como se fossem ternos olhares de ontem, a dizerem que um dia, também eu me juntarei a eles, para sempre. Sem medos, vou vivendo tranquilo q.b. porque acredito que nem é preciso ir longe para os encontrar, pois de todos eles, de cada um deles, vive dentro de mim uma parte. Não me imagino apenas um fruto e uma mistura genética, psicológica e emocional dos meus pais, mas do somatório de todos os meus ascendentes directos, pelos menos até aos meus tetravós, pois reconheço em mim, para o bem e para o mal, vários dos traços da personalidade de alguns deles. Quando os procuro, encontro-os a eles e a mim próprio ! Peço desculpa por esta mensagem longa e fora do contexto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255912 | PAIVAMANSO | 03 jun 2010 17:42 | Em resposta a: #255911

Cara Confreira Vera Sá, ao tentar ajuda-la é claro que irei cometer alguns erros de principiante que espero sejam desculpados. Tal como a Vera disse voltará em breve com mais dados. Decerto estará a seguir a importante mensagem onde a nossa Confreira Maria lhe explicou quais são as chaves que deve utilizar para abrir algumas das primeiras portas que lhe irão dar acesso aos seus ascendentes mais antigos. Fiquei com a ideia que vive no Brasil e vai precisar de pedir algumas fotocópias de registo de baptismo/nascimento e também casamentos, lá para os lados de Santa Maria da Feira. É nessa parte que a poderei ajudar, porque vivo em Portugal. Estou curioso para saber o nome da sua mãe e de onde ela é natural. Assim como da sua bisavó paterna, que casou com António Correia de Sá e da sua trisavó paterna, que casou com Alberto Correia de Sá. Não me leve a mal mas sugiro que responda, logo que possa, á nossa Confreira Maria Dourados, (no outro tópico por si lançado 2 dias antes deste) (que certamente lhe passou despercebida), não só porque ela se dirigiu especificamente a si, como também e isto é muito importante, Ela informa ser neta de Rosa Correia de Sá, natural de Santa Maria da Feira e bisneta de Emília Correia de Sá. Que foi casada com Manuel Máximo Aquino Ribeiro. Pode não ser, mas não se admire se, eventualmente, vier a constatar ser parente da nossa Confreira Maria Dourados Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255917 | vsle1 | 03 jun 2010 18:30 | Em resposta a: #255911

Prezado Jorge Santos

Não tem por que se desculpar de sua mensagem.
A vida está aí par isso.
Gostaria ainda que lembrasse que para além desses preciosos momentos antepassados e actuais em si, tem toda a sua história de vida e seu objetivo de caminhar sobre o planeta Terra com o seu nome, a sua ancestralidade mas sobretudo a sua natureza universal de que todos somos dotados em SER e muito mais em ser do que parecer ou ter.

Meus sinceros cumprimentos e a seu dispor

Vera Sá

Resposta

Link directo:

RE: Árvore genealógica manuscrita

#255946 | PAIVAMANSO | 04 jun 2010 11:24 | Em resposta a: #255917

Cara Confreira Vera Sá, também eu fui educado á maneira antiga, e já vivi 55 anos seguindo essa filosofia de que ; Mais Vale Sermos ... honestos, sérios, pobres mas trabalhadores ... Do Que Parecermos ... aquilo que não somos, ou Termos aquilo que não iremos pagar, porque outros pagarão por nós. Vou morrer assim, mas veja como estou fora de moda ... Basta olhar á nossa volta e ver o país que temos, e os modernaços que se lambuzam nas diversas áreas de poder. É também para fugir dessa realidade, que me aventuro por caminhos mais antigos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 01:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen