João Gonçalves Esperança

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

João Gonçalves Esperança

#255877 | sanna | 02 jun 2010 20:44

Será que alguém tem pistas sobre este senhor, João Gonçalves Esperança, da zona de Alcoutim ou Castro Marim, a volta de 1820? Há por aí outros/as Esperanças?

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves Esperança

#255888 | Miguel E Pina | 03 jun 2010 00:22 | Em resposta a: #255877

Há os Esperanças de Vilar Maior, de que descendo, mas que não têm nenhuma relação com esse João Gonçalves Esperança. Os meus Esperanças têm origem em Manuel António Esperança, nascido em Parada (Almeida) no final do século XVIII (cerca de 1780, salvo erro), filho ilegítimo de uma senhora Esperança de nome próprio (de onde provém este apelido) e de pai incógnito (sendo nomeado no assento de nascimento de um neto, mas cujo nome não me lembro). Foi um guerrilheiro famoso durante as Invasões Francesas. Manuel António Esperança casou uma primeira vez com Ana Pereira, da Miuzela (deste casamento teve Luzia da Assunção que casou em 27-XI.1828 com José Osório da Fonseca Freire de Andrade, dos morgados da Miuzela) e uma segunda vez com Joana Paula da Fonseca, de Vilar Maior. Desta última, teve José António Esperança, que foi Chefe das Alfândegas de Vilar Maior e Sabugal, por mercê régia, que casou com Rita da Silva, de quem teve Manuel António Esperança (comerciante em Lisboa e muito próximo de Grandela) e Francisco António Esperança. Este último casou com Lúcia Ribeiro Leitão Neves (da Costa Telles), de Vilar Maior. Tiveram: Maria que casou com João da Cunha Cardoso Gata (dos Cunhas de Santo Estêvão); Manuel António que foi um grande comerciante em Lisboa, sem descendência; e Júlio, também comerciante e proprietário em Lisboa, que casou com Maria Augusta Rebocho, meus bisavós.

Cordiais saudações,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: João Gonçalves Esperança

#255908 | sanna | 03 jun 2010 15:29 | Em resposta a: #255888

Caro Miguel, obrigada pela sua contribuição para a minha pesquisa. Apesar de não serem relacionados os nossos Esperanças, acabou por me dar pistas sobre a origem do nome.
Com os melhores cumprimentos,
Susana Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 02:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen