Cementerio da Lapa (Porto)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Pessoas

Cementerio da Lapa (Porto)

#256029 | Millafre | 06 jun 2010 10:45

¿Algún cofrade me puede informar si la Ordem da Lapa lleva registros de los enterramientos en su cementerio de Porto? Y en caso afirmativo, ¿a dónde habría que dirigirse? Mi problema es el siguiente: en 1865 una señora escocesa, Isabel de Macedo, casada con un portugués, fallecíó en la feligresía de Mafamude, pero fue sepultada en el cementerio da Lapa. Era hija de Elisabeht Scott Ross Smith, emparentada al parecer con Walter Scott, y casada con Lawrence Smith, militar de Marina, y uno de los oficiales que acompañó al almirante Nelson en la batalla de Trafalgar. Me interesa este oficial de Marina, y mi hipótesis es que si su hija fue sepultada en la Lapa sería porque allí estarían sus padres, y de ser así trato de conocer qué hacía en Porto un antiguo oficial de la marina británica. Gracias anticipadas por las posibles ayudas y/o sugerencias.

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256032 | jhuet | 06 jun 2010 12:51 | Em resposta a: #256029

Caro Milafre,
No assento de óbito consta o seguinte:
A 17 de Fevereiro de 1865, às oito horas e quinze minutos da noite, numa casa sem número da Rua do Padrão da freguesia de S. Cristóvão de Mafamude, faleceu tendo recebido o sacramento da Extrema-unção D. Isabel de Macedo, de 66 anos, empregada no governo de sua casa, casada com Diogo José de Macedo, natural do Reino da Escócia, filha de Lourenço Smith, militar da Marinha, e de sua mulher Isabella Smith, ambos naturais do reino da Escócia, não fez testamento, deixou 8 filhos e foi sepultada no cemitério de Nossa Senhora da Lapa da cidade do Porto (MAFAMUDE Livro de Óbitos 1865 fl. 2 v. - Assento 11).
Talvez encontrando-se o nascimento de algum dos filhos, se consiga saber onde casou e daí partir para os pais.
O cemitério tem registo dos enterramentos, não sei se é fácil aceder-se ao arquivo.
Melhores cumprimentos,
José Huet Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256035 | abribas | 06 jun 2010 13:13 | Em resposta a: #256029

Caro confrade Milhafre
Existe informação sobre uma linha de descendência aqui na base de dados em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=477891
Cumprs
António

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256042 | AFC23 | 06 jun 2010 17:51 | Em resposta a: #256035

Caro Millafre,
Neste momento encontro-me um bocadinho apertado de tempo a nível pessoal, mas se precisar de ajuda por aqui, pode contar comigo dentro de uns tempos.
Assim o que me vem à cabeça depois de ler o assento de óbito, o que me vem à ideia é, para além de tentar saber mais informação no cemitério da Lapa, procurar conhecer um bocadinho mais a família. Em 8 filhos, há-de haver alguma informação. Algum terá estado ligado a alguma coisa cá por Portugal? Os negócios da família? No casamento onde andaria o pai?
Como disse, pode contar comigo para qualquer coisa dentro de um mês ou assim, se ainda precisar ;)
Boas pesquisas,
Cumps
André

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256085 | Mário Marques | 07 jun 2010 09:48 | Em resposta a: #256029

Caros confrades
Os registos referentes a este cemiterio existem na sua secretaria a funcionar no edificio do Hospital da Ordem da Lapa.
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256108 | Millafre | 07 jun 2010 17:48 | Em resposta a: #256085

Muchas gracias a los colegas jhuet, abribas, AFC23 y Mario Marques por sus ayudas, ideas y sugerencias. Trataré de contactar con la Ordem da Lapa en mi próxima visita a Porto. Entretanto estoy buscando hijos del matrimonio que debió celebrarse en 1831 o 1832, pues el contrayente había nacido en 1812 en Almacave, y el hijo mayor en 1833, en ignorado lugar; de este primogénito, he localizado cinco hermanos bautizados en Sta. Marinha de V.N. de Gaia entre 1838 y 1843, cuyas partidas indican los nombres de los abuelos maternos diciendo solamente su naturaleza, pero no su vecindad o si están vivos o fallecidos. Los asientos de Sta. Marinha ponen de manifiesto otros cuatro hermanos que actúan como padrinos de bautismo de los neófitos, de manera que tenemos un total de diez hijos del matrimonio, dos de los cuales habrían fallecido a la fecha del óbito materno. Confío en que etombo ponga pronto en línea los libros precisos para proseguir la búsqueda. Cordiales saludos.

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256110 | rlvz | 07 jun 2010 18:23 | Em resposta a: #256108

Caro Millafre,

Penso que uma das netas de Diogo de Macedo, Amélia Aguiar de Macedo, foi mulher do escultor Soares dos Reis, com quem casou a 15.7.1885 (data recolhida na internet). Talvez no Museu Soares dos Reis no Porto lhe saibam dizer alguma coisa sobre a família.

Depois de viúvo Diogo José de Macedo casou segunda vez em Mafamude a 15.8.1874 com Amélia da Conceição, legitimando no acto do casamento dois filhos que já tinha dessa senhora. Um deles, Camilo José de Macedo, aqui na base de dados em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1336368 , foi casado sem geração com Maria Delfina Pinto, meia-irmã de uma das minhas bisavós.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256178 | Millafre | 08 jun 2010 07:58 | Em resposta a: #256110

Para Rita van Zeller.
Agradezco sobremanera sus noticias, aunque ya había yo detectado la conexión de los Macedo con Soares dos Reis, que es una línea de investigación muy apetecible, pero que me aparta de mis actuales objetivos.
He visto en Geneall la información relativa a Camilo José de Macedo y me llama la atención la información sobre la falta de descendencia, contradictoria de lo que he leído en un número antiguo de O Tripeiro, que dice refiriéndose a los dos hermanos, legitimados en el segundo matrimonio de Diogo Jose de Macedo:
"Casaram, com a dita de encontrarem esposas modelares, bem merecidas neles, por sua vez maridos modelares. O Diogo passou pelo transe da viuvez, ....O Camilo deixou viuva uma senhora das que Deus põe no mundo para bem dos desvalidos...Do Camilo ficou un filho em quem se refletem as qualidades do pai". ( Gente de Mafamude, os Macedo, Emilio Castelo Branco, O Tripeiro, nº 10 febrero 1949, V serie, año IV, pags. 235-236) .

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256215 | rlvz | 08 jun 2010 22:40 | Em resposta a: #256178

Caro Millafre,

Que do casamento dos meus tios bisavós não ficaram filhos, tenho a certeza. Pode acontecer que tenha havido algum filho fora do casamento, embora nunca tenha ouvido nenhuma referência a esse facto. Em todo o caso, a casa deles ficou para um sobrinho, Diogo de Macedo, escultor e museólogo, e é hoje o museu Galerias Diogo de Macedo, anexo à Casa Museu Teixeira Lopes em Gaia, Penso que o espólio da família foi comprado pela Câmara Municipal de Gaia, e estará no Arquivo Municipal, que é mesmo em frente à casa que foi de Camilo de Macedo. Talvez lá tenham alguma documentação que lhe interesse.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256255 | curadora64 | 09 jun 2010 19:18 | Em resposta a: #256215

Caríssimos,
permitam-me interferir para solicitar possam dar-me alguma informação sobre António Viiera de Macedo, caso se tenham deparado com este nome, lá por 1720, em Vila Nova de Gaia.
Muito agradeço.
Mário (Brsasil)

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256262 | rlvz | 09 jun 2010 21:50 | Em resposta a: #256255

Caro Mário,

Lamento não poder ajudar, mas nunca me cruzei com esse nome. Em todo o caso, se apenas tem a referência de Vila Nova de Gaia, para essa época eu começaria por procurar na freguesia de Santa Marinha.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#256293 | curadora64 | 10 jun 2010 14:38 | Em resposta a: #256262

Caríssima Rita,
os meus agradecimentos. Farei como me indica.
Retribuo cumprimentos,
Mário

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#265405 | rlvz | 16 nov 2010 21:09 | Em resposta a: #256108

Caro Millafre,


Talvez já o saiba, mas no Livro de Baptizados 1827/1841 de Cedofeita estão os assentos de baptismo dos irmãos Diogo (fl. 175) e Ricardo (fl. 193), filhos de Diogo José de Macedo e de Isabella de Macedo. Espero que lhe seja útil.

Melhores cumprimentos,


Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Cementerio da Lapa (Porto)

#265437 | Millafre | 17 nov 2010 16:57 | Em resposta a: #265405

Para Rita van Zeller
Muchísimas gracias por la nueva ayuda que suponen esos dos hijos de Camilo José de Macedo, hijos para mi solamente conocidos por sus nombres.
En el asiento del primero se indica de modo inequívoco la naturaleza parroquial de Lawrence Smhith y su hija Isabella, (Orkney) y también la de Isabella, la esposa de Lawrence, que yo leo Suts Hall, pero que tendré que confirmar en un nomenclátor toponímico.
Por ver si tienen alguna información de utilidad, estoy tratando de localizar los asientos de bautismo de otros dos hermanos Guilherme y Josefa, que actúan de padrinos en el bautismo de su hermana María en Gaia (Santa Marinha) el 19.10.1843; debieron nacer entre marzo de 1836 y octubre de 1837.
He localizado en los archivos británicos un fondo de oficiales de la Royal Navy, que estoy explorando, aunque me temo que tengan poca información genealógica: parecen más bien hojas de servicio en donde constan pormenorizadamente los diferentes destinos de los oficiales en los His Majesty ships. Cordiales saludos. Millafre.

Resposta

Link directo:

Cementerio da Lapa (Porto)

#440542 | maquedo | 18 abr 2022 15:44 | Em resposta a: #256215

Sou Paulo Macedo. Camilo Macedo era irmão do meu bisavô Diogo Macedo "Júnior". Camilo era casado com Maria Delfina Pinto e tiveram 2 filhos, um deles Mário de Macedo.

Resposta

Link directo:

Cementerio da Lapa (Porto)

#440543 | maquedo | 18 abr 2022 15:53 | Em resposta a: #256215

Referência a Camilo de Macedo no arquivo de Gaia
https://arquivo.cm-gaia.pt/creators/14240/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 12:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen