António Pinto de Meirelles por volta de 1770

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

António Pinto de Meirelles por volta de 1770

#256101 | mimita | 07 jun 2010 15:57

CAROS CONFRADES,

Alguém conhece esta familia PINTO DE MEIRELES DA BEIRA ALTA.
É O MEU 9º AVÕ.
Desde já muito grata.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: ANTONIO PINTO DE MEIRELLES POR VOLTA DE 1770

#256126 | rmpt | 07 jun 2010 19:45 | Em resposta a: #256101

Existe uma família nobre Pinto de Meirelles, no concelho de Aguiar da Beira. A família Saraiva da Quinta da Lezíria, freg. do Souto de Aguiar, descende destes Pinto de Meirelles. No interior desta quinta ainda existe uma pedra com as armas dos Pinto, Meirelles, Saraiva, Mello, Figueiredo e Falcão!

Resposta

Link directo:

RE: ANTONIO PINTO DE MEIRELLES POR VOLTA DE 1770

#256132 | mimita | 07 jun 2010 20:00 | Em resposta a: #256126

Caro confrade,
Muito grata lhe fico, pois na pesquisa que fiz , a minha bisavó e toda a sua familia usavam o apelido Saraiva, também como pais de Joaquina Libãnea minha 4ª Avó ,seus pais josé António Pinto n.1819, casou com Libãnea Maria em 1845, em Pena Verde Tinham-me dito que os livros tinham desparecido.
Também não consegui deciferar o nome da quinta, que agora de facto poderá ser Lezíria.
Esta freguesia poderá ser Gradiz, refiro-me aos Pinto de Meireles.
Deu-me uma grande alegria, porque a informação que tenho é que os livros terão desparecido.
Agora nada está perdido.
muito obrigada.
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256142 | rmpt | 07 jun 2010 21:41 | Em resposta a: #256132

Para sua ajuda segue alguns apontamentos sobre a Quinta da Lezíria, também chamada solar dos Saraivas

Apontamentos 1

Na freguesia de Soito de Aguiar, a 19 de Março de 1737 foi baptizada Josefa, filha de Salvador Saraiva da Fonseca e de D. Ângela de Figueiredo e Fonseca moradores na Quinta da Lezíria, neta paterna de Domingos Saraiva da Fonseca, da vila de Trancoso e de D. Maria Antónia de Meirelles, natural da dita Quinta da Lezíria, neta materna de Filipe de Figueiredo, natural de Penaverde e de Páscoa da Fonseca Coelho, natural de Muxagata.

Apontamentos 2

Domingos Saraiva da Fonseca da vila de Trancoso e de D. Maria Antónia de Meirelles
Casaram na freg. do Soito (ou Souto) de Aguiar a 8/3/1707


Apontamentos 3 Quinta da Lezíria

1-Sebastião Camelo, casou com Maria de Távora, moradores na Quinta da Lezíria. Tiveram muitos filhos, entre eles:

2-Catarina Camelo de Távora, natural da Quinta da Lezíria, casaram em Carapito a 6/5/1659 com Domingos Soares, natural de Carapito. Filha:

3-Maria de Távora, nascida em Carapito a 1/10/1665 casou em Carapito a 26/2/1681 com Estêvão Pinto da Fonseca, natural de Carregal da Lapa, f. de Manuel Pinto de Proença e de Inês Pinto da Rosa.

Apontamentos 4

PAULINO JOSE DA COSTA PINTO SARAIVA, era irmão de António da Costa Pinto, nascido no Carregal, Sernancelhe, filhos de Paulino José da Costa Pinto Saraiva, do Carregal, e de sua mulher Francisca Benedita Pereira da Costa Pinto, de Ervedosa do Douro.

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256157 | mimita | 07 jun 2010 23:30 | Em resposta a: #256142

Muito obrigada confrade rmpt .
A sua ajuda foi incrivel, agora tenho que continuar com as Certidões, para fazer prova das familiaridades.
De momento não tenho presente os nomes, mas tenho, dois familiares sacerdotes a baptizarem sobrinhos meus 8º e 9º avós,
nos meus registos.
Disseram-me, que para ser sacerdote, na época, a Familia era investigada, neste caso é a DIOCESE DE VISEU.
Acha que com o nome dos ditos sacerdotes conseguiria, descobrir alguma coisa sobre a minha familia?
O meu problema é o seguinte:
- também fui informada da falta de Livros de registos na freguesia de Pena verde Aguiar da beira.
Sabe o alguma coisa sobre este assunto?
É, que a ser verdadede só mesmo, com a inquirição a estes dois sacerdotes, poderei saber alguma coisa.
Se, não for inconviniente, gostaria de continuarmos a nossa conversa amanhã.
Cordialmente
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256171 | jaboo | 08 jun 2010 00:59 | Em resposta a: #256157

Cara Emilia Antunes dos Santos,

Tendo eu tambem antepassados em Penaverde, Aguiar da Beira (apelidos: Saraiva, Galego, Gil, Mendes, Camelo e Guarda), posso dizer-lhe que esses paroquiais existem. Estão no Arquivo em Lamego (Paco episcopal), pois Penaverde pertencia ao bispado de Lamego. Não tenho as datas exactas mas parece-me que os paroquiais comecam em meados de 1600. Existem infelizmente alguns hiatos e alguns anos desapareceram o que torna tudo um pouco mais dificil. Eu por exemplo, estou num beco quase sem saida com um antepassado meu de Penaverde (Saraiva).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256214 | mimita | 08 jun 2010 22:31 | Em resposta a: #256171

Caro confrade,
A minha bisavó chamava-se Maria Augusta Saraiva, nascida em penaverde, Aguiar da Beira, teve um irmão sem descendencia.
filha de António Saraiva e de sua mulher Joaquina Libãnea, neta paterna de francisco Saraiva e francisca Bernarda e materna de
José Pinto e Libânea Moreira, foram padrinhos António Correia de Noronha e sua irmã Dona Amélia de Noronha, no ano de 1886.
Muito agradada ficaria se pudessemos trocar dados sobre os Saraivas, de quem não avancei quase nada.
A sua informação sobre o Arquivo de Lamego, dou-me uma enorme alegria.
Cordialmente
Emilia Antunes dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256275 | jaboo | 10 jun 2010 02:40 | Em resposta a: #256214

Cara Emilia,

Então talvez somos parentes pelos Saraiva de Penaverde. Pelas datas que me dá ainda não posso entroncar pois os meus antepassados Saraivas são mais remotos: eu descendo de José Saraiva (http://geneall.net/P/per_page.php?id=327961), nascido em Penaverde c.1675 e ai falecido a 15/7/1728, filho natural de Gaspar Saraiva e Maria Gil. José Saraiva casou em Penaverde a 26/9/1700 com Maria Mendes, de Penaverde onde faleceu a 5/4/1708, filha de Manuel da Guarda e sua mulher Isabel João.

José Saraiva e Maria Mendes baptizaram pelo menos 5 filhos em Penaverde, dos quais o meu antepassado Antonio Saraiva que foi casar a Penela da Beira, no concelho de Penedono, onde deixou descendencia. Tiveram também 2 outros filhos que usaram o apelido Saraiva e que deixaram descendencia com esse nome em Penaverde (pelo menos até 1750).

Talvez o seu ramo entronque num desses 2 filhos. Mas vai ter que ir mais para tras nos seus Saraivas. Existem paroquiais que foram microfilmados pelos mormons que abrangem periodos entre 1819-1911 e entre 1626-1759. Por isso sera facil encontrar os registos dos antepassados de que me fala (Antonio Saraiva e seu pai Francisco Saraiva) num dos centros de familia dos mormons em Portugal. Peça a copia do microfilme #2119845.
No registo de baptismo de Francisco Saraiva (que deve ter nascido c.1820-25) encontrara o nome dos avos dele que com sorte terão nascido c.1750 e estarão na minha base de dados.

Boa sorte!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#256437 | mimita | 13 jun 2010 18:53 | Em resposta a: #256275

Muito obrigada pela sua ajuda, que para mim tem um valor indiscritivel.
Vou seguir o seu conselho.
E investigar mais longe, no entanto se tiver oportunidade de descobrir mais algum antepassado, também, Andrade, Moreira
Reis ou Fonseca, Pinto de Meireles, estes últimos de Gradiz Aguiar da Beira, (também são meus), e os anteriores de Pena Verde.
Agradeço, muitíssimo, porque fiquei muito desmoralizada com os Hiatos.
Cordialmente
Emilia Pereira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Saraiva da Quinta da Leziria, Soito de Aguiar da Beira

#325344 | Lmenezes | 14 mar 2013 10:28 | Em resposta a: #256275

Caros Confrades

Venho pedir-vos a vossa preciosa ajuda para uma linha da família Saraiva, que ando a investigar em Aguiar da Beira, Guarda, que consegui ir até ao Álvaro Saraiva casado com Joana Cardoso. Contudo quer neste casal, quer no casamento de seu filho Baptista Saraiva com Domingas Francisca na igreja paroquial de S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda a 9-10-1665, nada se refere em relação à sua naturalidade e à naturalidade de seus pais, apenas dizendo que são moradores nesta freguesia. Correndo os registos paroquiais desta freguesia de S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda, baptismos (1609-1668), casamentos (1633-1668), óbitos (1658-1668), não se consegue avançar para cima, não se encontrando o registo de baptismo do Baptista Saraiva, nem qualquer irmão deste ou óbitos dos mesmos. Qualquer ajuda que me possam fornecer, ficarei extremamente agradecido e grato. De qualquer forma aqui vão os dados que consegui recolher.

I - ÁLVARO SARAIVA
Casado com com Joana Cardoso

II - BAPTISTA SARAIVA
= na igreja paroquial de S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda a 9-10-1665 com Domingas Francisca, filha de Domingos Gonçalves. (in ANTT, Mistos 1 (1609-1691), Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda, Casamentos, 1665, fl. 75, Microfilme n.º 620)

III - MANUEL SARAIVA
* em S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda a 14-2-1668 (ANTT, Mistos 1 (1609-1691), Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda, Baptismos, 1668, fl. 54, Microfilme n.º 620)
= na igreja paroquial de S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda a 17-5-1697 com Catarina Gomes, * em S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda, filha de Francisco Pires e de s.m. Catarina Gomes. (ANTT, Mistos 2 (1688-1740), Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda, Casamentos, 1697, fl. 60, Microfilme n.º 620)

IV - MANUEL SARAIVA
* em S.to Eusébio, Aguiar da Beira, bispado de Viseu, distrito da Guarda
= na igreja paroquial de S. Sebastião, Maceira, Fornos de Algodres, Guarda a 2-12-1720 com Teresa Antunes, * em Maceira, Fornos de Algodres, Guarda, filha de Manuel Antunes e de s.m. Maria Francisca, naturais de Maceira, Fornos de Algodres, Guarda (in ANTT, Mistos 2 (1674-1744), Maceira, Fornos de Algodres, Guarda, Casamentos, 1720, fl. 242, Microfilme n.º 686)

O meu e-mail é luiscardosodemenezes@yahoo.com



Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen