Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256304 | Raquelis | 10 jun 2010 18:42

Caros confrades

Tenho este casal (Pedro Nunes/Catarina de Pomar) como nascidos, casados e residentes em Loriga.
Pedro filho de Domingos Duarte e Catarina Nunes que casa em Loriga a 10.10.1655 com Catarina de Pomar n. 8.8.1631, filha de Domingos de Gouveia e Maria Pinto. Tenho, até, registo de mais dois filhos irmãos de Catarina.

Ao procurar outros ascendentes em S. Gião encontrei o casamento de Paulo Rodrigues/Isabel de Gouveia, pág 452 dos mistos, celebrado em 19.4.1694. Isabel de Gouveia é filha de Pedro Nunes/Catarina de Pomar de S. Gião. O páraco afirma que este casal é de S. Gião.

Como duvido que se trate de outro casal com o mesmo nome e sei que Pedo Nunes/ Catarina de Pomar têm muitos descendentes interessados em genealogia, agradeço qualquer esclarecimento.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256471 | vabopi | 14 jun 2010 00:54 | Em resposta a: #256304

Cara Raquel:

Por coincidência estive agora (com a ajuda de alguns confrades) a decifrar o assento de casamento de Pedro de Gouveia, filho do casal Pedro Nunes/Catarina do Pomar. Encontrei também os casamentos de mais duas irmãs do Pedro de Gouveia. São todos em S. Gião, no entanto, nada impede que os pais Pedro e Catarina sejam de Loriga.

Já agora, os elementos que tem permitem a ligação ou correcção destes cuja existência verifiquei agora?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=999914

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256495 | E. Osório | 14 jun 2010 11:49 | Em resposta a: #256304

Cara Raquel Diogo,

Pedro Nunes e Catarina do Pomar estão publicados no meu livro "Raízes da Beira" por via dos pais dela, Domingos de Gouveia e Maria Pinto Castelo-Branco, dos Mendes Castelos-Brancos de Loriga. Aquele casal teve os seguintes filhos, todos de São Gião:

João de Gouveia, que casou em São Gião a 07-01-1695 com Maria Nunes, filha de Francisco Nunes e de sua mulher Isabel Álvares.
António, b. a 28-05-1658
Águeda, b. a 06-08-1659
Manuel, b. a 13-07-1661
Maria de Gouveia, b. a 22-09-1662, casou em São Gião a 19-04-1694 com Manuel Rodrigues, n. de São Paio de Gramaços, filho de Manuel Rodrigues e de sua mulher Águeda Lopes.
Manuel, b. a 19-04-1664
Pedro, b. a 03-12-1665
Catarina, b. a 19-09-1667
Isabel de Gouveia, b. a 27-06-1669, casou em São Gião no mesmo dia com Paulo Rodrigues, irmão de Manuel Rodrigues acima.
Pedro de Gouveia, b. a 25-02-1672, casou em São Gião a 13-09-1698 com Maria Rodrigues, filha de Sebastião Lopes e de sua mulher Maria Lopes Lobo.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256780 | Raquelis | 18 jun 2010 12:17 | Em resposta a: #256495

Caro Eduardo Osório

Uma vez mais os seus esclarecimentos deram-me a certeza de ter avançado mais um grande passo num dos meus ramos genealógicos.
Então, sempre é verdade que Pedro Nunes/Catarina de Pomar nascidos em Loriga e filhos respectivamente de Domingos Duarte e Catarina Nunes e de Domingos de Gouveia e Maria Pinto se deslocaram para S. Gião onde tiveram os seus filhos.

A minha ascendente é Isabel de Gouveia que casa em 1694 com Paulo Rodrigues.

Mas, no seu esclarecimento, o mais interessante foi descobrir que o mais novo filho do casal - o Pedro - casa com uma filha de Sebastião Lopes ou Gonçalves?/Maria Lopes Lobo (nascida em Sandomil)?

Também procurava este casal de quem descendo através do filho Sebastião que é irmão de Maria Rodrigues. Não encontro o casamento em S. Gião.

Infelizmente não consegui encontrar o seu livro, há muito esgotado mas, renovo uma vez mais o meu agradecimento ao seu apoio.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar de Loriga

#256781 | Raquelis | 18 jun 2010 13:05 | Em resposta a: #256471

Caro Vasco Galvão

Catarina do Pomar e Abreu casada com Domingos Mendes é anterior à Catarina do Pomar casada com Pedro Nunes.
Catarina do Pomar e Abreu, que morre a 15.7.1651, terá nascido perto de 1590, pois tem filhos até 1629.
Tenho o registo de 8 filhos seus, desde 1613 a 1629, nascidos em Loriga.

Catarina que casa com Pedro Nunes filho de Domingos Duarte "o Lavrador" nasce a 8/8/1631.
Não sei se existe relação entre a duas.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256786 | vabopi | 18 jun 2010 13:38 | Em resposta a: #256780

Cara Raquel:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Também descendo do casal Pedro Nunes/Catarina de Pomar, mas através do filho Pedro que teve um filho também Pedro e que casou com uma Maria Galvão.

Também não encontrei o casamento de Sebastião Lopes/Maria Lopes Lobo.

A obra de Eduardo Osório - a quem aproveito para felicitar - é fundamental para quem como nós tem raizes da Beira. Recomendo vivamente.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256796 | E. Osório | 18 jun 2010 15:05 | Em resposta a: #256780

Cara Raquel Diogo,

Não sei os pais de Sebastião Lopes, nem o casamento deste. De qualquer modo, a sua mulher Maria Lopes Lobo foi b. em Sandomil a 06-10-1658, filha de Francisco Lopes Lobo, de São Gião, e de sua mulher Maria Marques, de Sandomil. Neta paterna de Francisco Lopes e de Maria Rodrigues, e materna de Gaspar Lopes e de Maria Marques.

Francisco Lopes [Lobo?] deverá ter nascido cerca de 1590 e não consegui na altura recuar mais.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Sebastião Lopes/ Maria Lopes Lobo

#256816 | Raquelis | 18 jun 2010 19:08 | Em resposta a: #256796

Caro Eduardo Osório

Foi mais um passo na construção da árvore, que só poderia dar quando os registos de Sandomil estivessem "on line"
Como disse, não encontrei o registo de casamento de Sebastião Lopes/ Maria Lopes Lobo. É provável que se tenha realizado na terra da noiva. Também, ainda não encontrei o registo de nascimento do filho Sebastião. Ainda estou à procura. Entretanto, encontrei o de um Manuel em 1.1.1679 (pág 391).

Uma vez mais muito obrigada

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256820 | Raquelis | 18 jun 2010 19:35 | Em resposta a: #256786

Caro Vasco Galvão

Infelizmente, quando comecei com este passatempo da construção da árvore e me apercebi de quão importante deveria ser a obra de Eduardo Osório já não fui a tempo .... há muito que se encontra esgotada.

Sob o título- Registos paroquiais de Loriga - Domingos Mendes/ Catarina do Pomar vou dar-lhe o nome dos filhos que encontrei a fim de completar os seus dados.

Com os meu cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256880 | vabopi | 19 jun 2010 18:37 | Em resposta a: #256820

Cara Raquel:

Tenho alguma informação que gostaria de lhe fazer chegar. Se concordar, por favor contacte o moderador no sentido de o autorizar a facultar-me o seu email.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256923 | Raquelis | 20 jun 2010 12:37 | Em resposta a: #256880

Caro Vasco Galvão

Na verdade também eu fiquei com uma pergunta por fazer.
O seu apelido tem origem em Loriga ou Alvoco?
É que, uma das minhas ancestrais é Ana Galvão, filha de Manuel Galvão e Domingas Marques, casada no Alvoco a 27.6.1695 com Manuel de Brito de Vasco Esteves n.29.3. 1674, filho de Mateus Gonçalves e Maria de Brito falecidos no Alvoco a 10 e 13 de Abril de 1708.
Ana tem pelo menos mais dois irmãos - Catarina Marques c.c. Domingos Gonçalves no Alvoco a 10.5.1695 e outro Manuel Galvão casado no Alvoco com outra Domingas Marques a 24.4.1702.

Por causa da coincidência destes nomes- a nora tinha o mesmo nome da sogra e Manuel Galvão o mesmo nome do pai, tive a minha base de dados errada durante bastante tempo. Há, portanto, dois casais (relacionados entre si) e com o mesmo nome a ter filhos no Alvoco a uma distância de uma geração.

Há um Manuel Galvão nascido em Loriga a 8.1.1622, afilhado de Catarina do Pomar e Abreu, filho de João Galvão/Catarina Fernandes. Não encontro mais nenhum Manuel Galvão por estas datas, naquelas duas localidades. Será que é o mesmo? Também descende desta gente?
Pode escrever para o meu nick name seguido de arroba sapo ponto pt.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#256934 | vabopi | 20 jun 2010 15:09 | Em resposta a: #256923

Cara Raquel Diogo:

A minha pesquisa relativamente aos ascendentes Galvão está ainda incipiente. Estou numa Maria Galvão de São Gião que casou com o Pedro de Gouveia neto de Pedro Nunes/Catarina de Pomar, pelo filho destes também Pedro.

É possível que os ascendentes da Maria Galvão de São Gião provenham de Loriga ou do Alvoco, é o que vou tentar averiguar. É muito provável que exista ligação familiar entre eles, já que se trata de um nome não muito comum em localidades próximas.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Registos paroquiais S. Gião - Pedro Nunes/Catarina de Pomar

#270171 | carledu79 | 08 fev 2011 13:17 | Em resposta a: #256934

Caro Vasco,

por acaso, o casamento a que se refere, de Maria Galvão e Pedro de Gouveia é um realizado em 21/06/1728, em S. Gião (etombo mistos img 491) - entre Pedro de Gouveia e Maria Galvôa? Ela, filha de Pedro [Nunes? Antunes?] de S. Gião e de Maria Galvôa, de Loriga. Ele, filho de Pedro de Gouveia e Maria Lopes Rodrigues, ambos de S. Gião?

Sou descendente de Diogo de Gouveia Galvão, filho deste casal, que parece que teve vários filhos: João Pedro (1750), Inácia Josefa (1748), Rosa (1746), Ana Maria (1744), Doroteia (1739), Manoel José (1735) e António José (1732).

Abraço,

Eduardo da Cruz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 09:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen