Unificação das familias Barbosa

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Pessoas | Títulos

Unificação das familias Barbosa

#256346 | d. soares | 11 jun 2010 18:37

Caros Confrades,



Pretendo fazer um Título dos Barbosas, pretendo unificar todos os ramos dos barbosas num único tomo ou tomos.
Para esse devido efeito, estou a pedir ajuda de todos os confrades que tenham consigo troncos estudados desta familia. Enviando-me esses ramos para que eu possa unificar-los num único trabalho, trabalho este, que considero ser colossal mas, bastante vantajoso.


Cumprimentos,

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256446 | evieira | 13 jun 2010 21:21 | Em resposta a: #256346

Caro Ricardo Soares

Acho o seu esforço louvável; se isso for para a frente será um trabalho muito interessante.

Possuo um ramo Barbosa, em Valença, do séc. XVIII ao XX. Estes têm origem no casal André de Araújo - Luzia Barbosa, de Ponte de Lima (Arcozelo). Estes terão casado em 1700-1750.
Se por acaso tiver mais informações sobre esta gente (Barbosas de Valença e Ponte de Lima) agradeço que me informe.


Ainda lhe vou dar outra dica de pesquisa: Se procurar nas freguesias de Marco de Canaveses e Baião (cujos livros felizmente já estão online), em particular na freguesia de Ancede, encontrará várias famílias Barbosa desde pelo menos o séc XVII. Ex:
(Ancede) n.10.11.1701 José f. José Pinto e de Maria Barbosa, do lugar de Cimo da Vila. Padrinhos: Vicente Barbosa e sua filha Isabel.


Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256601 | paulobsilva | 16 jun 2010 09:46 | Em resposta a: #256346

Caro Ricardo,

Também tenho um ramo Barbosa na minha árvore embora esteja muito recente (de 1850), são da região da Serra da Estrela.
Se interessar diga-me.
Abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256602 | d. soares | 16 jun 2010 09:53 | Em resposta a: #256601

Caro E.Simões



Os Barbosas de Valencia e de Ponte de Lima estão já estudados. Essas genealogias encontram-se feitas e reproduzidas em microfilmes na Torre do Tombo, nomeadamente, com a designação de Barbosas de Valencia e Barbosas do Lima. Trata-se de Barbosas entroncáveis com os barbosas estudados pelo genealogista Felgueiras Gayo.



Caro Paulo



Assim que tiver estudado mais esse ramo, diga-me algo, pois a mim interessa-me todos os barbosas que sejam entrocáveis.



Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256606 | evieira | 16 jun 2010 12:08 | Em resposta a: #256602

Caro Ricardo de Moraes Soares

Agradeço a informação, que desconhecia, sobre os Barbosas de Valença e Ponte de Lima.

Posso-lhe perguntar, então, como entronca Luzia Barbosa, cc. André de Araújo, nos Nobiliários? Procurei pela referência que me deu (Barbosas de Valença e Barbosas do Lima) no indice online do fundo das genealogias manuscritas da TT e não encontrei.

Estou disponível para lhe transmitir a descendência destes Barbosas que conheço até ao séc XX, se precisar.

Agradeço qualquer informação,
Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256608 | d. soares | 16 jun 2010 12:23 | Em resposta a: #256606

Caro Simões,


Essas genealogias não apareçem no site, terá de ir em pessoa ver os indices de genealogias manuscritas à Torre do Tombo. Eu estive com as genealogias na mão e vi com os meus olhos os microfilmes. Em relação ao entrocamento, como é obvio não o posso fazer, terá de continuar a procurar a ascendência da mesma e verificar os respectivos nomes nos nobiliários até obter uma ligação, nomeadamente, através de locais, nomes dos pais e respectivos avós.


Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256642 | chartri | 16 jun 2010 22:27 | Em resposta a: #256608

Caro Confrade
Barbosas ha muitos e sera imposivel de fazer o que pretende... Os meus são de Ansião e são Soares Barbosa (ver em : http://www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt )

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256650 | vbriteiros | 17 jun 2010 00:27 | Em resposta a: #256642

Exactamente como diz.
Os meus são de Braga, até são Soares Brabosa e nada têm a vêr com os seus.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256654 | FeCaldeira | 17 jun 2010 01:07 | Em resposta a: #256602

Ricardo,

tenho em meu ramo Teresa Maria de Jesus Barbosa, que nasceu em Salvador, Bahia, Brasil por volta de 1770 , e se casou com José Teixeira de Freitas, nascido em Braga, POrtugal, que são os pais do Barão de Itaparica, que está no banco de dados.

Creio que seu trabalho se compara a querer juntar todos os Caldeiras em um só tronco, tarefa esta dificílima, quase impossível,

abraços,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256667 | francandrade | 17 jun 2010 04:58 | Em resposta a: #256650

Realmente, parece que há Barbosas um pouco por toda a parte. Eu também tenho ascendência Barbosa, mas com origem em Vila do Conde...
Cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256674 | d. soares | 17 jun 2010 09:02 | Em resposta a: #256642

Caro Confrade



Já algum tempo que não tinha o prazer de falar consigo. Eu sei do trabalho colossal que me espera e agradeço a sua colaboração, mas, também não pretendo o fazer em dois dias e, leve o tempo que levar, vou tentar tudo por tudo fazer.


Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256675 | d. soares | 17 jun 2010 09:05 | Em resposta a: #256654

Caro Fernando de Freitas



Eu sei a enorme dificuldade deste trabalho. É um ramo milenar, tem uma descêndencia gigantesca, mas, se não tentar, não me vou sentir bem comigo mesmo, tenho de tentar.


Cumprimentos


Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256680 | badim | 17 jun 2010 09:30 | Em resposta a: #256675

Caro Ricardo

Eu encontrei 2 ramos de Barbosa na minha árvore, no Alto Minho, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256683 | d. soares | 17 jun 2010 09:34 | Em resposta a: #256680

Caro Victor Gomes



Agradeço-lhe muito se me puder fornecer esse ramo.


Cumprimentos

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256693 | luizinho | 17 jun 2010 13:04 | Em resposta a: #256346

Ricardo.

Saudações.

Em atenção a sua correspondência informo:

Pesquiso Rodrigues da Silva,nascido em Itabirito MG em 26.11.1968. Em l755, meu 4° avô era o Cap. Manoel Carneiro Leão da Silva, até meu 6° avô foi José Carneiro Leão, e o 7° foi Rafael Carneiro Barbosa n. 10.11.1686(?)(Mistos 2 70 Carvalhosa) em Sanguinhões Carvalhosa, filho de Manoel Carneiro Leão, natural de Carvalhosa, e de Catharina Barbosa (Catarina Ferreira) natural de Carvalhosa Paços Ferreira, meu atual fim de linha.
Os dados acima, até meu 6 ° avô foram de inventários. O restante foi do colega do forum camac41 (Carlos Leal Machado), e do Cau Barata.
Qualquer novidade que houver entrarei em contato.
Saudações
Luiz Augusto
Luizinhodrager

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256702 | FeCaldeira | 17 jun 2010 15:00 | Em resposta a: #256675

Ricardo,

então...mãos a obra. "Basta" seguir a descendência de qualquer Barbosa que voce encontrar, que deve terminar com os primeiros registros paroquiais, daí é que deve complicar, pois os vários ramos estarão em lugares diferentes de Portugal.

Se voce conseguir resultados sobre omeu ramo Barbosa do Brasil por favor , me avise,

abraços,

Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256704 | evieira | 17 jun 2010 15:45 | Em resposta a: #256608

Caro Ricardo de Moraes Soares

"Como é óbvio não o posso fazer".

Peço desculpa, mas não compreendi esta sua afirmação. Não pode fazer o entroncamento, porque os nomes do casal que eu mencionei não constam na genealogia que viu, ou porque não recolheu esses dados?

Mais uma vez agradeço a atenção.
Cmps
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256756 | vbriteiros | 18 jun 2010 00:08 | Em resposta a: #256667

Olá Francisco,
Por aqui também? Já temos o Lima em comum, agora o Barbosa . Também tenho Andrade mas ainda não investiguei.
O Andrade vem de uma das bisavós da minha mãe , que não é usado pelas descendentes femininas , mas que é o motivo das diversas "Luisas" que existem na actualidade, por exemplo a irmã do Miguel Carlos. Sòmente sei que estes Andrades são da freguesia da Cividade (Braga) e que existiam lá cerca dos fins do século XVIII.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256774 | francandrade | 18 jun 2010 09:52 | Em resposta a: #256756

Caro Dr. Vasco da Gama,

O meu Andrade está bem estabelecido em Santo Tirso, pelo menos desde meados do séc. XVII... Pode verificar os elementos de que disponho no site http://manuelandrade.voila.net/ ... Os meus Andrades descendem de um filho de um casal (Pedro Faria e Margarida Andrade) que viveu em Santo Tirso em finais do séc. XVII, princípios do séc. XVIII. Creio que esta Margarida Andrade já seria natural de Santo Tirso...mas ainda não me debrucei sobre os assentos mais antigos. Sei que esse casal teve vários filhos e filhas, mas só conheço a descendência do meu antepassado.
Também poderemos ter em comum o Faria, ramo pelo qual sou primo do Padre António Júlio Trigueiros.
O meu interesse pelos Barbosas surgiu de um modo surpreendente, andava eu entretido a saber algo mais sobre os meus ascendentes Cunha, da cidade do Porto (sobretudo Miragaia e Massarelos ) quando descobri uma antepassada de nome Camila Barbosa, nascida em Lordelo do Ouro - Porto mas filha de um natural da freguesia de S. João Baptista de Vila do Conde. Investiguei mais um pouco e descobri que existia então essa minha família Barbosa, estabelecida em Vila do Conde ao longo de todo o séc. XVIII...
Um abraço
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256977 | vbriteiros | 21 jun 2010 01:41 | Em resposta a: #256774

Caro Francisco,
Fui ver a sua árvore, mas ainda não fui tão longe. realmente tenho dois costados "Faria", um do lado materno e ligado aos Barbosa, que chega até ao Comendador Manuel Joaquim de Faria , de Soutelo-Vila Verde (sec XIX) e do lado paterno cheguei até aos Costa Faria ,do Barão de Faria, de Vila Nova de Famalicão.
Segundo minha avá paterna estes Faria eram de Vila do Conde ,mas ainda não consegui lá chegar.
Para já estou a transcrever o proceso judicial de 1848 relativo a uma herança aqui no Porto e respeitaante à Quinta de Sacais. São 100 páginas !!!
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#256979 | luizinho | 21 jun 2010 02:34 | Em resposta a: #256693

Ricardo.

Saudações.

Desculpe a data certa do n. de meu avô foi 1868.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#257055 | DAlmeida | 22 jun 2010 18:53 | Em resposta a: #256346

Também eu tenho Barbosas mas no concelho da Murtosa, nas freg. da Murtosa e do Bunheiro.

Os meus cumprimentos

Dina Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#277476 | francandrade | 01 jun 2011 23:26 | Em resposta a: #257055

Se por acaso algum dos confrades tiver conhecimento de Barbosas em Santo Tirso, no séc. XVII, eu estou interessado. Seguindo os meus ascendentes Andrade, estabelecidos no centro de Santo Tirso (lugares da Rua e de Cidnay) desde meados do séc. XVII, deparei com a existência de antepassados meus Barbosa que viviam em Santo Tirso, pelo menos desde 1631... Com efeito, um antepassado meu, Baltazar Barbosa, filho de Salvador (penso que também Barbosa) e de Maria Gonçalves, casou em Santo Tirso, em 14-11-1631, com Catarina Francisca, Este casal teve pelo menos dois filhos: Francisco Barbosa, nascido em Santo Tirso a 22-12-1647 e a minha antepassada Domingas Francisca, nascida em Santo Tirso a 22-10-1656. Para mim, foi uma surpresa este aparecimento de Barbosas entre os meus antepassados de Santo Tirso. E como me lembrava deste tópico (já por cá tinha passado por cause de outros antepassados meus Barbosa, mas esses de Vila do Conde...) resolvi deixar esta dica. Se alguém tiver alguns dados que se possam relacionar com estes, muito agradecerei qualquer informação.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#277549 | small | 02 jun 2011 16:17 | Em resposta a: #256650

Caro Vasco

Os meus também são de Braga. Encontro-os em Trezeste, Celeirós em meados do século XVIII, e vem a falecer um deles em !882 na Rua de S.Marcos, optando pelo apelido materno Marques, a residirem sempre na Rua de S.Marcos.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#277587 | vbriteiros | 02 jun 2011 22:30 | Em resposta a: #277549

Olá Stella,
Tomei boa nota para minha próxima visita a Braga. Será possível repetir-me os dados (datas e nomes) dos seus Marques de S. Lázaro. Por favor faça uma pequena lista com os * e + a seguir aos nomes para eu colocar na minha agenda. Torna-se mais fácil assim.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Unificação das familias Barbosa

#295154 | girafa | 19 jan 2012 23:51 | Em resposta a: #256680

Caro confrade

Eu, também, tenho Barbosas na minha família. São eles Luis Antonio Barbosa - Cossourado, Braga, 1880.
Este era filho de Jose Joaquim Barbosa e de Quiteria Joaquim Barbosa.

Deseja saber se os seus Barbosas entroncam com os meus.

Atenciosamente
M. Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 02:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen