João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256379 | Francisco Queiroz | 12 jun 2010 11:53

Estimados confrades;
Procuro descendentes (se é que existem) do Dr. João de Sousa Pinto de Magalhães (Porto, 1790 – Lisboa, 1865), o qual era formado em Direito, foi Deputado (1820-1822 e 1839-1840), Presidente das Cortes (em 1823 e 1840-1841) e Ministro da Justiça (1835). Sei que foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, e deixou filhos, mas não apurei ainda quantos e se tiveram seguimento.
O propósito deste apelo é completar a sua biografia e reabilitar a sua memória.
Obrigado e cumprimentos.
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256382 | tmacedo | 12 jun 2010 12:53 | Em resposta a: #256379

Caro Francisco Queiroz:

Nada sei dos descendentes.

Provávelmente saberá, mas na leitura dos bachareis vêm as inquirições de João de Sousa Pinto de Magalhães, ano 1817, mç. 75, n.º 10.

Terá certamente as suas "provanças" até aos avós.


Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256392 | Francisco Queiroz | 12 jun 2010 17:15 | Em resposta a: #256382

Caro António Taveira
Conforme digo no apelo, o propósito é completar a sua biografia e não fazer uma genealogia. Daí a busca por descendentes, que serão, à partida, os mais interessados em reabilitar a memória do seu antepassado.
De qualquer modo, muito obrigado pela sua achega.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256409 | pmcoimbra | 13 jun 2010 00:07 | Em resposta a: #256392

Caro Francisco Queiroz,

O João de Sousa Pinto de Magalhães que procura é este:

http://geneall.net/P/per_page.php?id=286853

Sei que teve pelo menos estes dois filhos. A filha deixou vasta descendência, quanto ao filho homónimo, esse casou com uma senhora da minha família, mas não lhe sei dizer se tiveram ou não descendência. Até hoje ainda não consegui encontrar nada a respeito desse ramo da família.
Não sei se já sabe, mas aproveito para acrescentar que João de Sousa Pinto de Magalhães nasceu no Porto a 8.1.1790 e faleceu em Lisboa a 1.5.1865, e teve pelo menos dois irmãos:

http://geneall.net/P/per_page.php?id=33237

e

http://geneall.net/P/per_page.php?id=216741

Infelizmente não lhe poderei dar muito mais dados, mas peço-lhe que aguarde um pouco, vou verificar nos meus apontamentos, para ver se tenho mais alguma coisa.

Cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256419 | Francisco Queiroz | 13 jun 2010 10:02 | Em resposta a: #256409

Estimado Pedro
Muito obrigado.
Eu tinha detectado o avô de João de Sousa Pinto de Magalhães, na base de dados do Geneall. Porém, a partir do avô, não constava o pai. Portanto, julguei logo que o João de Sousa Pinto de Magalhães não constava da base de dados, até porque aquele que menciona (e que é o mesmo, tendo em conta as datas de nascimento e falecimento), não é sequer mencionado como deputado, etc. Conclui-se, pois, que falta uma geração, na base de dados, a qual permitirá entroncar João de Sousa Pinto de Magalhães no mesmo ramo que dá origem aos Calvet Pinto de Magalhães, do Porto.
De qualquer modo, mantenho o que disse no apelo: teria muito interesse em entrar em contacto com descendentes de João de Sousa Pinto de Magalhães, ou outra qualquer pessoa interessada em reabilitar a sua memória, de modo documentado e exaustivo.
No caso do Pedro, se preferir contactar-me a título particular, posso explicar-lhe com maior detalhe o porquê deste apelo. Ficarei também à espera de mais dados, caso os encontre entretanto.
Cordiais cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256420 | Francisco Queiroz | 13 jun 2010 10:04 | Em resposta a: #256419

Esclareço: o avô paterno é este Tomás de Sousa (http://geneall.net/P/per_page.php?id=292645)

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#256421 | Francisco Queiroz | 13 jun 2010 10:09 | Em resposta a: #256420

Esclareço de novo, depois de ver com mais detalhe a base de dados: João de Sousa Pinto de Magalhães e os seus dois irmãos surgem todos separados, como se fossem filhos de pais diferentes, embora conste o nome dos pais. Portanto, sugeria ao moderador que corrigisse este detalhe.
Obrigado
FQ

Resposta

Link directo:

João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#408012 | Tiago R de Andrade | 24 set 2018 07:51 | Em resposta a: #256379

Bom dia,

Com o passar do tempo, as suas perguntas já terão provavelmente resposta, mas aqui vão algumas informações adicionais:

https://geneall.net/pt/nome/286853/joao-de-sousa-pinto-de-magalhaes/

(+) João de Sousa Pinto de Magalhães nascido no Porto, Santo Ildefonso a 08.01.1790.

Casou em Lisboa, Benfica no Oratório das casas do pai da noiva, em Cruz da Pedra, a 04.04.1826

Morreu com 75 anos em Lisboa, Sacramento na Rua da Trindade nº 26-1º a 01.05.1865 pelas 22h00, depois de ter recebido os sacramentos. Não fez testamento e deixou filhos menores. Foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, no Jazigo do Duque de Palmela.

Além dos dois filhos descritos, a primeira com descendência em Meuron, Gomes de Araújo, Rebelo de Andrade e Perestrelo e Vasconcelos,e o o segundo sem mais notícias, há ainda registo de uma 3ª filha que morreu criança: Maria Alexandrina de Sousa Pinto de Magalhães n. Lisboa, (Mercês/Encarnação/São Paulo?) e f. Lisboa, Mercês 24.12.1737.

De realçar que 10 anos após este casamento, o seu irmão António de Sousa Pinto de Magalhães, já viúvo de D. Rita Cândida Tomaz (f. Porto, Santo Ildefonso antes de 22.01.1838) viria a casar com uma prima direita da mulher do seu irmão João, D. Maria Luisa de Andrade Calvet.

Resposta

Link directo:

João de Sousa Pinto de Magalhães (f. 1865)

#452399 | mauzolito | 06 fev 2024 21:31 | Em resposta a: #256379

Desculpe vir aqui anos depois, o João teve 3 irmão e não 2.

O terceiro irmão se chamava Capitão Carlos de Souza Pinto de Magalhães , n. no Porto, Portugal, f. em Piraí, RJ, Brasil. Fazendeiro. Filho de João de Sant'Ana e de Maria Pinto e Magalhães (nascidos no Porto, Portugal). Casou-se com FRANCISCA CLARA DE ASSIS DE SOUZA BRÈVES, n. na freguesia de Piraí, RJ. Tudo indica que Carlos teve outro matrimônio com Carlota Maria da Conceição e minha descendência veio dessa linhagem, Carlos é o meu penta avô.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 14:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen