Ajuda no AD de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda no AD de Braga

#256394 | HenriqueSousaAzevedo | 12 jun 2010 17:16

Caros participantes,

As minhas pesquisas genealógicas chegaram a um impasse, que penso que pode ser resolvido consultando o AD de Braga. Como não tenho possibilidade de me deslocar a Braga, agradecia a um confrade que vá ao arquivo e que tenha disponibilidade auxílio.

Procurava saber quem foram os pais de Manuel José de Azevedo, Sr. da Casa do Loureiro, em Gavião cc. Maria Antónia da Costa. Tiveram João José de Azevedo cc. Luísa Rosa Mendes de Meireles * 18.11.1790, Sra. da Casa de Portuzelo (esta sra. mandou construir a capela da casa, que tem o brasão dos Braganças na porta) tiveram: Joaquim José de Azevedo de Bragança (faleceu em Abação a 26.1.1860) e Francisco José de Azevedo Costa cc. Joaquina Alves Pereira a 1.12.1843 em S. Tiago de Gavião.

Segundo sei, os Azevedos estão em Gavião já há vários séculos, sempre ocupando a dita casa.
Penso que estes Azevedos são parentes dos de S. João de Rei, mas ainda não consegui estabelecer a relação pai-para-filho, daí o meu interesse.

Agradecia também informações sobre:

Manuel Mendes da Silva cc. Maria Rebelo da Maia, tiveram António José Mendes da Silva, sr. da Casa de Portuzelo * S. Tomé de Abação, concelho de Guimarães 12.11.1742 cc. Luísa Rosa Mendes de Meireles.

Mais uma vez, agradeço a quem tiver possibilidade de ajudar que responda a esta mensagem pois não tenho muita experiência na pesquisa genealógica.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256439 | ruifaria3 | 13 jun 2010 19:47 | Em resposta a: #256394

Caro Henrique Sousa e Azevedo

A casa de Perozelo andou no apelido Mendes da Cunha até nela entrarem os Meireles Bragança.

Foi seu senhor no início do século XVI

I – Gonçalo Gonçalves casado com Cecília Gonçalves
Tiveram entre outros:
II – Estêvão Gonçalves (n 1606) que casou com Catarina Francisca (n. 1604) nascida na Casa de Surribas, Abação São Cristóvão, filha de Gonçalo Dias e de sua mulher Catarina Francisca. Neta paterna do mestre cirurgião Belchior Gonçalves e de Fulana Gonçalves filha da matriarca Senhorinha Anes, senhora do Assento de Matamá, uma das lavradoras mais ricas do concelho, tronco dos Mendes da Guerra. Neta materna de Francisco Dias, rico mercador e de sua mulher Isabel da Cunha, senhores do casal do Bairro, em Gémeos, esta filha de Francisco da Cunha e sua mulher Aldonsa Fernandes, senhores do casal de Vila Verde na mesma freguesia. Francisco Dias era filho de outro abastado mercador Manuel Dias e Isabel Afonso, irmão entre outros de Cristóvão Dias inquiridor do Concelho de Felgueiras tios de Manuel Velho, escrivão no dito concelho.
Tiveram entre outros:
III – Jerónima da Cunha (n. 1633) casada com João Mendes
Tiveram entre outros:
IV - António Mendes da Cunha casado com Isabel Ribeira da Silva, natural do casal das Pardelhas, Fafe (Santa Eulália a Antiga), filha de Pedro Brás e de sua mulher Maria Ribeiro.
Tiveram entre outros:
V – Manuel Mendes da Silva casado com Maria Rebelo da Maia filha de Gonçalo Rebelo da Maia e de sua mulher Margarida Ribeiro. Neto paterno de Baltazar Rebelo e de sua mulher Serafina Machado da Maia. Neto materno de Amador Ribeiro e de sua mulher Ângela Luís. Baltazar Rebelo, senhor de Agra da Fonte, era filho de Francisco Pires e de sua mulher Ângela Gonçalves Rebelo. Sua esposa, Serafina Machado da Maia, era filha de Jacinto Machado da Maia e de sua mulher Catarina Gonçalves, aquele filho natural do abade de Gémeos Francisco Machado da Maia e neto do cónego da Colegiada André Gonçalves da Maia e Catarina Nogueira referidos no Gaio, salvo erro nos Machados.

Pergunto-lhe entretanto, se me permite, se já entroncou Gaspar Nunes de Meireles e sua esposa Catarina Antónia.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256441 | guerra1 | 13 jun 2010 20:23 | Em resposta a: #256439

Confrade Rui Faria:como vi que tem imensos conhecimentos na Região de Braga venho pedir-lhe as seguintes informações.Tenho um familiar o Jácome Gonçalves de S.Maria de Airão/Guimarães que casou a 9 Agosto de 1589 em Arrentela/Seixal com Maria Fernandes(ou Freitas)filha de Pero Fernandes e Catarina Dias.O nubente João Gonçalves citado atrás era filho de João Gonçalves e Margarida Gonçalves do "Casal das Lanhas"(Sta.Maria Airão).Foram testemunhas do casamento...Fernão Gomes da Gama,Antonio dos Guimarães da Casa da India,André Moreira,António Barradas.Agradeço ajuda,pois,estou parado sem poder avançar.Cumprimentos jg.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256444 | guerra1 | 13 jun 2010 20:35 | Em resposta a: #256441

O nubente é Jácome Gonçalves.jg

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256455 | mafs | 13 jun 2010 23:25 | Em resposta a: #256439

Ex.mo Sr.

que freguesias estudou de barcelos, braga, vila verde, esposende? tenho muito da minha ascendencia deste sconcelhos, sera que me pode ajudar?

Desde ja o meu obrigado.

manuel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256593 | HenriqueSousaAzevedo | 16 jun 2010 02:17 | Em resposta a: #256439

Caro Rui Faria,

Fico-lhe muito agradecido pelos dados que me envia! Já há muito tempo que queria saber a origem desta família (Mendes da Silva), pelo que como deve imaginar os seus dados foram uma surpresa extremamente agradável. Permita-me que lhe pergunte de onde os retirou e se sabe se algum membro desta família teve brasão de armas ou ocupou algum cargo (Cavaleiro da Ordem de Cristo, Alcaide, Fidalgo da CR, etc.).
Quanto a Gaspar Nunes de Meireles, até agora não tenho nada de novo. O Felgueiras Gayo não diz nada sobre a paternidade e o livro do Prof. Ferreira de Sousa (Braganças do Minho) também não. Parece que a única solução é ir aos paroquiais e ver se encontro algo. Sabe em que freguesia é que este Gaspar nasceu?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256597 | guerra1 | 16 jun 2010 08:11 | Em resposta a: #256439

Confrade Rui faria:reitero pedido do dia 13.06-2010.Atenciosamente jg

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256656 | ruifaria3 | 17 jun 2010 01:13 | Em resposta a: #256593

Caro Henrique Sousa de Azevedo,
Portuzelo era uma casa de lavradores abastados, não creio que algum dos seus membros tenha recebido qualquer das mercês que refere, pelo menos no período mais recuado.
Os dados que possuo foram retirados sobretudo dos notariais, paroquias e inquirições de genere. Permitem-nos recuar a ascendência até à primeira metade do séc. XVI.
Quanto a Gaspar Nunes de Meireles, estou ainda a definir uma área geografica possível através da parentela de Maria de Meireles casada com António de Sousa.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256657 | ruifaria3 | 17 jun 2010 01:19 | Em resposta a: #256597

Caro Guerra 1
Infelizmente não tenho quaisquer dados sobre João Gonçalves e Margarida Gonçalves de Lanhas, pais de Jacome Gonçalves, cuja existência aliás desconhecia.
O que lhe poderei adiantar é que a Quinta de Lanhas estava emprazada em mais do que um casal e era propriedade do Mosteiro de Tibães, aí residiam entre outros António Pires e Cecília Gonçalves (1577); Pedro Anes (1577); António Afonso (1593); Gaspar Gonçalves, pedreiro, (1593). Não sei se entre eles existiria qualquer relação de parentesco, mas o mais provável é que exista. Para avançar na sua pesquisa aconselho-o a consultar os prazos de Tibães que devem estar à guarda do ADB.
Caso tropece em dados mais significativos notificá-lo-ei.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256658 | ruifaria3 | 17 jun 2010 01:23 | Em resposta a: #256455

Caro Manuel
Infelizmente não serei o confrade mais indicado para lhe dar informações sobre Barcelos, Braga, Vila Verde e Esposende, uma vez que não são áreas geográficas de meu estudo. Outros participantes deste fórum estarão certamente em melhores condições do que eu para o esclarecer. Caso desloque os seus interesses para Guimarães o assunto será diferente.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256672 | guerra1 | 17 jun 2010 08:03 | Em resposta a: #256657

Caro Confrade Rui Faria:muito grato pela ajuda.Será possivel o Confrade ver no ADB o seguinte:Terá Tristão Leitão(Magalhães)nascido em S.Martinho Mouros cerca de 1520 feito ordens menores em Braga?Existirá o Proc.Inquirição de Genere do Padre Belchior Leitão(filho do anterior)no ADB?grato jg

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256690 | ruifaria3 | 17 jun 2010 11:20 | Em resposta a: #256672

Caro Guerra 1,
Infelizmente não poderei satisfazer essa sua pretensão, não me desloco ao ADB com a frequência desejada e quando o faço a minha agenda já vai preenchida.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256720 | joaoggralves2 | 17 jun 2010 18:09 | Em resposta a: #256394

Caro Henrique Sousa Azevedo,

A freguesia de Gavião tem uma grande lacuna de paroquiais entre mil oitocentos e setenta e tal e mil oitocentos e poucos. Desloquei-me ao ADB mas, por falta de tempo, não consegui procurar nada sobre os seus familiares. No entanto, quer o casamento de Manuel José de Azevedo, quer o nascimento dos filhos parecem-me difíceis de encontrar devido a essa lacuna...

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256721 | joaoggralves2 | 17 jun 2010 18:11 | Em resposta a: #256720

correcção: "mil setecentos e setenta" em vez de "mil oitocentos e setenta"

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256899 | HenriqueSousaAzevedo | 20 jun 2010 00:10 | Em resposta a: #256720

Caro João Guilherme,

Não sabia que havia lacunas nos paroquiais de Gavião. É pena porque gostava de fazer a minha ligação aos Azevedos de S. João de Rei. Posso perguntar-lhe o que sugere para dar continuidade ao estudo da minha linha varonil? Acha que vale a pena deslocar-me a Braga, ou que provavelmente não vou encontrar nada. Já analisei os documentos disponíveis na Casa do Loureiro (testamentos, cartas, etc.) sendo estes maioritariamente dos séculos XIX e XVIII, contudo não encontrei nada que me permitisse retroceder ainda mais na minha árvore genealógica.

Cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256900 | HenriqueSousaAzevedo | 20 jun 2010 00:19 | Em resposta a: #256656

Caro Rui Faria,

Com efeito, a casa de Portuzelo só foi "nobilitada" com o casamento de António José Mendes da Silva com Luísa Rosa Mendes de Meireles, que mandou construir a capela da casa e colocar o brasão dos Braganças sobre a porta.
Não sei se lhe interessa a Casa da Nogueira, do ramo primogénito dos Meireles Nogueira Fayão, mas após correspondência com a Câmara de Paredes, consegui que me enviassem três fotos da casa. Se estiver interessado, posso reemcaminhar para o seu e-mail. Tenho também uma cópia de uma árvores genealógica do século XVIII, relativa aos descendentes de Afonso Fayão, sendo que acrescenta alguns nomes que não se encontram n'Os Braganças da Província do Minho, a obra do Prof. Ferreira de Sousa. Por fim, tenho ainda uma cópia da Carta de Brasão de Ventura Fernandes de Meireles.
Disse na sua mensagem que alguns dados foram retirados de inquirições de genere: sempre presumi que estas só fossem necessárias para se ser Cavaleiro da Ordem de Cristo. Poderia dizer-me quem é o visado nestas inquirições?
Por último, perdoe a minha curiosidade, mas de que ramo dos Meireles é que descende?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256921 | joaoggralves2 | 20 jun 2010 11:29 | Em resposta a: #256899

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Poderá consultar o índice dos livros paroquiais de Gavião aqui: http://www.adb.pt/uploads/PARÓQUIAS-VNFAMALICÃO%20_indice_.pdf . Embora ache pouco provável, talvez existam filhos de Manuel José de Azevedo a nascerem em Gavião antes de 1775. Se não houver, a única opção que vejo é tentar encontrar o baptismo de Manuel José de Azevedo, sabendo que um dos pais terá o apelido Azevedo. Se o nome de baptismo for mesmo Manuel José, talvez não seja difícil encontrar. Se for apenas Manuel, creio que será mais complicado...

Se tiver oportunidade de deslocar-se a Braga, creio que valerá sempre a pena. No entanto, se tiver alguma sugestão para um intervalo de datas a pesquisar, poderei tentar encontrar alguma coisa numa próxima ida ao Arquivo.

Se por acaso existirem Padres na sua família por volta dessa data, as Inquirições de Genere serão também um recurso a considerar.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256928 | ruifaria3 | 20 jun 2010 13:50 | Em resposta a: #256900

Caro Henrique Sousa de Azevedo,
Que eu saiba, não tenho pinga de sangue dos Meireles.
Na geração de Portuzelo encontramos inquirições de genere de alguns dos seus membros para se habilitarem a ordens eclesiásticas. Conheço duas, a de Luís António Mendes da Silva, Processo n.º 19056, Pasta 852 de 13-Nov-1761, filho de Manuel Mendes da Silva e de sua mulher Maria Rebelo da Maia. Neto paterno de António Mendes e de sua mulher Isabel Ribeiro. Neto Materno de Gonçalo Rebelo e de sua mulher Margarida Ribeiro. Creio que seu avô materno Gonçalo Rebelo também possui inquirição, mas não tenho presente a cota.
Possuo dados de algumas gerações que se cruzaram com os Meireles Bragança. O número de actuais descendentes desta linhagem será deveras significativo, facto que, creio, é uma das razões porque os administradores do genea teimam em não fazer corresponder a ligação à Casa Real; seria “demasiado sangue azul” a correr entre plebeus… Esteja eu enganado! Creio ter já visto o seu e-mail nomeado numa das suas intervenções, peço-lhe que me autorize a utilizá-lo para que o possa contactar. Gostaria de confirmar que nomes na sua genealogia manuscrita não vêm referidos pelo prof. Ferreira Sousa.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256940 | HenriqueSousaAzevedo | 20 jun 2010 16:43 | Em resposta a: #256928

Caro Rui Faria,

Agradeço todos os dados que puder partilhar, pois gostaria de completar a árvore genealógica desta família.
Também me surpreende que o Genea não dê Afonso Fayão como filho ilegítimo do 5º Duque de Bragança. Note que esse sangue azul nem sempre acabou nas veias de plebeus: os criados da Casa da Nogueira usavam a farda da Casa de Bragança, vários membros desta família recemberam brasão de armas (penso que as elenquei noutro tópico) e há também um elevado número de fidalgos da casa real e cavaleiros da Ordem de Cristo. O ramo primogénito recebeu o título de Barão de Fundevila (decreto da Junta da Patuleia) e vários Braganças do Minho foram oficiais nas lutas liberais (penso que do lado de D. Miguel). Alguns ramos entroncam em famílias importantes (Horta e Costa, Menezes Pereira da Cunha, entre outras).
É digno de nota que o facto de o próprio Afonso Fayão não ter sido reconhecido já foi disputado (ele mesmo recebeu brasão, concedido pelo Rei Filipe de Espanha a pedido do 6º Duque de Bragança). Quanto muito, classificaria esta família como nobreza de província, indubitavelmente descendente da casa de Bragança.
Sugiro que leia a página de Afonso Fayão na base de dados, nomeadamente a secção "Notas". Até parece que as cartas de brasão não são fiáveis e, de qualquer das formas, há muitos outros documentos que comprovam a paternidade de A.F. O próprio Felgueiras Gayo afirma-o, se não estou em erro.
Era bom ver esta questão debatida aqui e, se o Genea a conseguir rebater, óptimo. Por outro lado, se não conseguir, que proceda à alteração do registo.
Esteja à vontade para me contactar. Se me der o seu e-mail, posso enviar-lhe os documentos de que lhe falei e poderemos cruzar dados.

henrique_azevedo@hotmail.co.uk

Com os melhores cumprimentos,


Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#256994 | joaoggralves2 | 21 jun 2010 13:34 | Em resposta a: #256899

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Está com sorte. No livro de baptismos que acaba em 1775, aparece na folha 103 o seguinte:

"Teresa, filha legitima de Manuel José de Azevedo e de Maria Antónia da Costa, do lugar do Loureiro desta freguesia de São Tiago de Gavião, neta pela parte paterna de Manuel de Azevedo Pedrosa desta freguesia e Maria Francisca da freguesia de Santa Maria de Nine e pela materna de João da Costa Rodrigues da freguesia de Santiago de Mouquim e de Maria de Faria da Silva desta, nasceu aos doze dias do mês de Fevereiro do ano de mil setecentos e setenta e cinco (...)"

Na folha 59 do mesmo livro encontra-se o baptismo de Manuel José de Azevedo:

"Manuel, filho legítimo de Manuel de Azevedo Pedrosa e de sua mulher Maria Francisca do lugar do Loureiro da freguesia de Santiago do Gavião, nasceu ao primeiro dia do mês de Fevereiro do ano de mil setecentos e cinquenta e um (...)"

E na folha 63 vº:

"António, filho legítimo de Manuel de Azevedo Pedrosa e de sua mulher Maria Francisca do lugar do Loureiro desta freguesia de S. Tiago de Gavião, neto pela parte paterna de Domingos João da freguesia de Vilarinho das Cambas(?) e de sua mulher Josefa Pedrosa desta freguesia e pela materna de António Martins e de sua mulher Maria Francisca da freguesia de Nine, nasceu aos vinte e seis dias do mês de Fevereiro do ano de mil setecentos e cinquenta e quatro (...)"

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#257274 | HenriqueSousaAzevedo | 26 jun 2010 00:05 | Em resposta a: #256994

Caro João Guilherme,

Estou mesmo com muita sorte, e a si o devo. Desde já, um muito obrigado pelo que escreve, sendo dados que me interessam muito. Agraeço a sua disponibilidade e tempo que gastou a auxiliar-me. Confesso que após o seu post anterior tinha ficado um pouco apreensivo, tendo pensado se não seria um dos muitos que vêem as suas pesquisas impossibilitadas pela perda de registos. Graças a si, tenho dados novos.

Penso que estarei mais próximo da ligação aos Srs. de S. João de Rei. Sabe dizer-me onde devo procurar para tentar fazer a ligação?

É curioso João da Costa Rodrigues ter casado com Maria de Faria da Silva: há vários casamentos entre meus parentes e pessoas com o apelido Faria. Será que há muitas famílias com este nome, ou terão todos a mesma origem? Convém ter em conta que estamos a falar de uma zona geográfica muito limitada (V. N. de Famalicão).

Como vão as suas pesquisas dos Meireles? Para a semana devo ir ao AD do Porto e à Biblioteca Municipal ver se encontro alguma coisa. Talvez algum nobiliário estude esta família de forma mais aprofundada que o Felgueiras Gayo. Confesso que não tenho muitas esperanças, pois penso que este é um daqueles casos em que só os paroquiais nos podem elucidar. Não obstante, vou confirmar. Já vi no FG o tit. de Farias e só fala em Gaspar de Meireles, mas talvez o tit. de Meireles diga mais qualquer coisa, não? De qualquer das formas, se descobrir alguma coisa entro em contacto consigo. Se quiser que pesquise dados sobre alguém em seu nome, é só indicar.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#257295 | joaoggralves2 | 26 jun 2010 11:04 | Em resposta a: #257274

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Nesta fase da sua pesquisa, a melhor forma de chegar às ligações que pretende é continuar a pesquisar nos registos paroquiais até encontrar nomes que constem do Nobiliário de F.Gaio ou de outras obras. Os registos de Gavião são ininterruptos de 1594 a 1732, portanto, à partida, deverá conseguir recuar mais algumas gerações, isto se os seus antepassados se tiverem mantido na freguesia. Menos motivantes são os de Vilarinho das Cambas, que começam apenas em 1678... Mas isto não quer dizer batatas, como se costuma dizer. Esgotados os paroquais, há outros recursos a recorrer (ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=257207 ).

Quanto aos Farias, é possível que os de Famalicão pertençam todos ao mesmo tronco. É uma questão de procurar também nos paroquiais disponíveis.

Relativamente ao último parágrafo da sua mensagem, creio que não me seria endereçado, pelo que sugiro que o repita numa mensagem ao confrade Rui Faria.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#257332 | guerra1 | 26 jun 2010 23:00 | Em resposta a: #256657

Confrade Rui Faria:caso não for um abuso da minha parte,solicito-lhe o seu email.Face aos meus ancestrais de S.Maria Airão do Casal das lanhas,terem casado com uma Freitas e os descendentes assinarem "indistintamente"Gonçalves,Souzas e Jácome,gostava de lhe enviar cópias,para ver se ´me dá ajuda.Grato antecipadamente jg(josegguerra@msn.com)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#262220 | HenriqueSousaAzevedo | 15 set 2010 03:06 | Em resposta a: #257295

Caro João Guilherme,

Desloquei-me ao AD de Braga e ao pesquisar nos livros de baptismo encontrei a seguinte entrada:

"Manoel, filho legítimo de Manoel de Azevedo Pedrosa e de sua mulher Maria Fransica, do lugar do Loureiro da freguesia de Santiago de Gavião nasceu ao primeiro dia do mês de Fevereiro de ano mil sette centos e vinte e um".

Indica ainda que foi baptizado oito dias depois. Manoel de Azevedo Pedrosa é dado como filho de Domingos João, de Vilarinho de Cambas, e de Jozefa Pedrosa,

Tentei recuar mais, contudo os livros anteriores encontravam-se deteriorados e misturaavam baptismo, casamentos e óbitos. Acresce ainda que percebo pouco de paleografia. Se tiver oportunidade, quando for ao AD de Braga, importava-se de consultar os livros nº 125 e 126 relativos a S. Tiago de Gavião? Gostava de saber de onde tiraram o apelido Azevedo, que sempre correu na minha família como vindo dos Srs. de S. João de Rei. Suponho que este Manuel de Azevedo Pedrosa o tenha herdado de uma avó.

Isto tudo prende-se com os estudos que ando a fazer da casa do Loureiro, que está na minha família paterna há muitas gerações (pelo menos desde finais do século XVII).

Paralelamente, estou também a estudar a história das casas da Nogueira (família Meireles Nogueira Fayão, heradada pelos Leite de Bragança de Faria Correia de Melo) e de Portuzelo (dos Meireles Nogueira Fayão, veio a ser herdada pelos Azevedo e Bragança--este ramo surge com o irmão mais velho do meu tetravô). A minah 5ª avó, Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão deixou-a ao filho Joaquim José de Azevedo e Bragança, sendo que o seu irmão, Francisco José de Azevedo Costa herdou a do Loureiro. Foi esta senhora que mandou construir a capela da Casa de Portuzelo, tendo também alargado a casa. Luísa de Meireles era descendente de Afonso Fayão, dado em várias cartas de brasão como filho ilegítimo de D. Teodósio, 5º Duque de Bragança.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#262266 | joaoggralves2 | 15 set 2010 18:55 | Em resposta a: #262220

Caro Henrique Sousa de Azevedo,

Por motivos de colocação universitária, a minha residência é a partir de agora em Lisboa, pelo que não sei se irei voltar ao ADBraga nos próximos tempos. O máximo que posso fazer é verificar os fundos que existem na Torre do Tombo em relação a S. Tiago de Gavião e ver se encontro mais alguma informação. No entanto, como deve imaginar, não sei quando terei disponibilidade para tal. Quanto à paleografia, com o tempo torna-se cada vez mais fácil... e uma vez que se interessa por Genealogia, permito-me incentiva-lo ao investimento (de tempo) na investigação através de registos paroquiais.

Caso venha a encontrar algo, comunicar-lho-ei.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#267795 | HenriqueSousaAzevedo | 01 jan 2011 21:09 | Em resposta a: #256439

Caro Rui Faria,

Venho a este tópico pedir-lhe se me sabe indicar o localização exacta da Casa de Portuzelo. Apenas sei que fica em S. Tomé de Abação, concelho de Guimarães. Andei à procura no google maps, mas não a encontrei: terá sido destruída? Não possuo muitas informações sobre o ramo dos Azevedos que herdou esta casa: o meu tretravô Francisco José de Azevedo Costa de Meireles Nogueira Fayão herdou a Casa do Loureiro por doação, tendo Portuzelo passado para o filho promogénito de Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão, Joaquim José de Azevedo e Meireles de Bragança. Tenho contudo na minha posse uma reprodução de uma fotografia antiga do brasão que se encontra na fachada na capela da Casa de Portuzelo (encontra-se no livro Os Braganças da Província do Minho, de E.M. Ferreira de Sousa). Se tiver alguma imagem da casa, ficaria muito grato se a partilhasse comigo.

Quanto a Gaspar Nunes de Meireles, agora estou quase certo de vinha mesmo do tronco medieval dos senhores de Chacim, uma vez que o seu descendente João Duarte do Valle (*19.5.1743) recebeu Carta de Brasão de Armas de Valles, Meireles e Peixotos.

CBA passado a 14 de Agosto de 1762
Registado no Cartório de Nobreza, livro particular, folh. 131, em face de 2 justificações de nobreza, uma começada em Guimarães a 8.4.1761, Tab. Tomás António Luís de Sousa, e outra em 24.4.1759,no Sabará perante o Juiz ordinário João Caetanoo Rodrigues (T. do Tombo, Just. de Nobreza, m.º B-n.º 13).

Penso que consultando este documento na TT se encontrará a resposta.

Cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no AD de Braga

#267861 | ruifaria3 | 02 jan 2011 22:17 | Em resposta a: #267795

Caro Henrique Azevedo,
Infelizmente desconheço onde se situava a casa e se ainda existe. Creio que num contacto com a Junta de Freguesia de Abação poderá obter alguma resposta. Relativamente aos Meireles caso a CBA de João Duarte do Vale dê notícias concretas seria de interesse.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen