Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256612 | bjglrc | 16 jun 2010 13:23

Caros Confrades,

Dada a impossibilidade de me deslocar ao AD de Viana do Castelo, algum dos confrades me poderia confirmar por favor a acedência de:
Francisco Pinto de Sousa Barros, nascido a 11.09.1786 na Freguesia de Paçô, Arcos de Valdevez.

P-Manuel António Luís Cerqueira Pinto
M-Ângela Maria de Barros

Eu precisava de saber os nomes do avós.

Muito Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256713 | mtavares | 17 jun 2010 17:14 | Em resposta a: #256612

Caro confrade:
Pode tentar um contacto telefónico. São simpatiquíssimas neste arquivo!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256770 | bjglrc | 18 jun 2010 09:06 | Em resposta a: #256713

Caro Confrade,
Muito obrigado pela resposta, já envie email para o AD de Viana do Castelo a perguntar
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256782 | joaoggralves2 | 18 jun 2010 13:10 | Em resposta a: #256612

Caro confrade Bruno Cerqueira,

Francisco Pinto de Sousa Barros era neto paterno de António Pinto e Domingas de Barros, naturais de Paçô e materno de André Rodrigues, natural do "Reino de Galiza", e de Joana de Barros, natural de Santar. Este registo encontra-se no livro de Baptismos (1750-1823) na folha 91.

Tenho um antepassado em Paçô, João Rodrigues, casado em 1779, que era também natural da Galiza, da freguesia de Pessegueiro, Tui. Poderão ser irmãos, ou talvez aparentados. Este João Rodrigues era filho de outro João Rodrigues e de Isabel da Costa, casados em 1732 em Malva, Tui, neto paterno de Tomás Rodrigues e Clara Fernandes e materno de Pedro Costa e Maria Esteves, todos de Pessegueiro.

Se tiver tempo ainda tento descobrir mais qualquer coisa.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256788 | derfla | 18 jun 2010 13:52 | Em resposta a: #256612

Caro Confrade


meu avo Avelino de Sousa Barros nascido a 1894 em Vila Franca Viana do Castelo

filho de: Jose Manuel de Sousa Barros nascido a 1865 em Souto de Rebordoes Ponte da Lima

serà da mesma familia?

Cumprimentos
Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256789 | bjglrc | 18 jun 2010 14:06 | Em resposta a: #256782

Caro João Guilherme,

Muito obrigado pela ajuda. O facto de eu viver em Lisboa dificulta muito os avanços nas minhas pesquisas genealógicas.
Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256790 | bjglrc | 18 jun 2010 14:09 | Em resposta a: #256788

Caro Alfredo,

Poderá ser da mesma família, os Sousa Barros que tenho estudado são todos de Ponte da Barca e Paçô, Arcos de Valdevez, mas talvez também tenha passado também para o conselho de Ponte de Lima. Sabe o nome do avô do seu avô?
Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256791 | derfla | 18 jun 2010 14:24 | Em resposta a: #256790

Caro Bruno


meu trisavo era:Manuel Pedro de Sousa Barros

nao pode ir mais longe até hoje
eu vivo em França


cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256812 | joaoggralves2 | 18 jun 2010 18:46 | Em resposta a: #256789

Caro Bruno Cerqueira,

Quanto aos Rodrigues não encontrei mais nada, no entanto, tenho outros nomes em Paçô: o António Pinto referido na mensagem anterior era filho de João Cerqueira Pinto e de Ana de Araújo, de Paçô e Domingas de Barros era filha de Domingos de Barros e Catarina Rodrigues, de Oliveira. Este casal (António Pinto e Domingas de Barros) foram moradores na "Casa Nova", em Paçô, por volta de 1765, mas em 1757 moravam na "Quinta de Campos de Lima", também em Paçô.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256815 | joaoggralves2 | 18 jun 2010 18:55 | Em resposta a: #256791

Caro Alfredo Barros,

O seu José Manuel Sousa Barros nasceu a 15.02.1866 em Souto de Rebordões e o assento de baptismo regista como pais Manuel Pedro e Rosa Fernandes, como avós paternos João Pedro e Rosa Marinho e como avós maternos Francisco Fernandes e Maria de Sousa, todos da freguesia de Souto de Rebordões. Não percebi de onde vem o "Sousa Barros", mas provavelmente de gerações mais antigas.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256824 | derfla | 18 jun 2010 20:16 | Em resposta a: #256815

caro João Guilherme

muito agradecido

eu tambem não sei de onde vem o "Sousa Barros"não pode ir mais longe pelo momento que assento de baptismo

de José Manuel de Sousa Barros

obtido no AD Viana do Castelo

como não conheço ninguem da minha famlia "Barros"


cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256825 | joaoggralves2 | 18 jun 2010 20:37 | Em resposta a: #256824

Caro Alfredo Barros,

A falta de pontuação nas suas mensagens torna-as difíceis de decifrar. Não consegui perceber se estava a perguntar alguma coisa ou a afirmar... Se não se sentir confortável com o português, pode escrever noutra língua.

Em todo o caso, reparei em mais alguns nomes que apontei e que me esqueci de remeter: Francisco Fernandes era filho de Pedro Fernandes e de Francisca Cerqueira e Maria de Sousa era filha de João de Sousa e Cecília Neves(?). Todos de Souto de Rebordões.

Espero que as informações lhe possam ser úteis.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256827 | derfla | 18 jun 2010 21:01 | Em resposta a: #256825

caro João Guilherme


é verdade que moro em França a 40anos e o meu Portugues não é perfeito,e peço desculpa

na minha ultima mensagen era uma afirmação,é tudo que eu sei

e as suas informaçoes são bem vindas e muito uteis

obrigado


cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256888 | bjglrc | 19 jun 2010 20:46 | Em resposta a: #256812

Caro João Guilherme,

Muito obrigado pelas informações que me deu. António Cerqueira Pinto e Domingas de Barros seriam alguma coisa aos proprietários dessas quintas?
Sabe se os Barros de Paçô, têm ligação aos Barros que Felgueiras Gayo se refere, no Tomo VI página 144 Titulo Barros, descendentes de Álvaro de Barros e de Maria Velho de Araújo?
Melhores cumprimentos.
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256919 | joaoggralves2 | 20 jun 2010 10:53 | Em resposta a: #256888

Caro Bruno Cerqueira,

Os registos não permitiram concluir se esses seus ancestrais seriam proprietários ou apenas moradores ou caseiros dessas quintas. Apenas lhe posso dizer que a "Quinta de Campos de Lima" foi pertença dos Borges Pacheco de Paçô (ver notas biográficas de Silvestre Borges: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=208307 ), e em meados do séc XVIII seria do seu descendente Diogo de Sousa Meneses e Castro ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219567 ). Não sei se será a essa mesma quinta que se referem os assentos que li...

Quanto aos Barros, o meu antepassado Francisco de Barros de Araújo ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=221415 ), que casou em Paçô, era tetraneto desse casal que referiu. Sei que era natural de Santar, freguesia de onde poderão ser originários estes Barros. Há também uma referência no NFP à freguesia de Oliveira (que confronta com Paçô). Portanto, é provável que também os Barros de Paçô descendam de Álvaro de Barros. Quanto a prová-lo, será um desafio...

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#256931 | bjglrc | 20 jun 2010 14:11 | Em resposta a: #256919

Caro João Guilherme,

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e disponibilidade. Tenho pena de estar em Lisboa e não ter mais tempo de me deslocar ao Arquivo de Viana do Castelo. Mas continuo com a esperança que sejam digitalizados os livros de registos como está a acontecer com o Arquivo de Vila Real, para facilitar os estudos.
Melhores Cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

Ajuda no Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#444015 | ArkhamInside | 05 nov 2022 08:31 | Em resposta a: #256931

Escrevo aqui tanto em inglês como em português traduzido por computador, uma vez que sou um principiante da língua. Peço desculpa por qualquer erro.

Também eu estou a estudar os Campos do Lima, e espero poder fornecer um pouco de informação, e humildemente pedir feedback sobre se estamos à procura dos mesmos Campos do Lima ou qualquer outro entendimento sobre o tema.

No artigo "Capelas vinculadas na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira".
por
Maria Adelaide Pereira de Moraes

escrito para The Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada (1980)
Volume 2 - Historia de Guimaraes
https://ch.guimaraes.pt/static/uploads/actas/1CH/vol2/1ch-vol2-018.pdf

Na página 470, nota de rodapé 73 deste documento, há uma referência à propriedade e terras deixadas pelo Primeiro Conde de Azevedo após a sua morte. Algumas são herdadas pelas suas sobrinhas, incluindo:

"o Prazo dos Campos do Lima a D. Maria Adelaide, mulher de Bento Augusto Barbosa do Couto Azevedo Cardoso, c. g.;".

Maria Adelaide Falcão Cota Menezes (b. 20 de Maio de 1852 Braga - d.?) e Bento Augusto Barbosa Couto Azevedo Cardoso (b. Arcos de Valdevez - d.?) são os meus antepassados directos, que viveram em Arcos de Valdevez.

No entanto, isto é o que eu sei. Os 2 testamentos do Conde de Azevedo encontram-se aqui:

https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/17562/
https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/17563/

mas não encontra Campos do Lima mencionado, nem em quaisquer Livros de Termos e Prazos em arquivos on-line.

Este Prazo seria o mesmo que a Quinta que está a pesquisar? Caso contrário, alguém tem informações sobre o local ou detalhes sobre o Prazo dos Campos do Lima?


I write here in both English and a computer translated Portuguese, as I am a novice to the language. Apologies for any mistakes.

I too am studying the Campos do Lima, and hopefully can provide a little information, and humbly ask for feedback on if we are looking for the same Campos do Lima or any further understanding on the topic.

In the paper "Capelas vinculadas na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira"
by
Maria Adelaide Pereira de Moraes

written for The Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada (1980)
Volume 2 - Historia de Guimaraes
https://ch.guimaraes.pt/static/uploads/actas/1CH/vol2/1ch-vol2-018.pdf

On page 470, footnote 73 of this paper, there is a reference to the property and lands left behind by the First Count of Azevedo after his death. Some is inherited by his nieces, including:

"o Prazo dos Campos do Lima a D. Maria Adelaide, mulher de Bento Augusto Barbosa do Couto Azevedo Cardoso, c. g.;".

Maria Adelaide Falcão Cota Menezes (b. May 20, 1852 Braga - d.?) and Bento Augusto Barbosa Couto Azevedo Cardoso (b. Arcos de Valdevez - d.?) are my direct ancestors, who lived in Arcos de Valdevez.

However, that is as much as I know. The Count of Azevedo's 2 wills are found here:

https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/17562/
https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/17563/

but cannot find Campos do Lima mentioned, nor in any Books of Terms and Deadlines in on-line archives.

Would this Prazo be the same as the Quinta you are researching? Failing that, does anyone happen to have information on the location or details about the Prazo dos Campos do Lima?

Sincerest Regards,
Steven Harlan

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen