Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#256634 | MARCIO O MACEDO | 16 jun 2010 21:05

Boa tarde a todos.
Estou procurando o registro de casamento de João Gonçalves e Domingas de Macedo.
Este casal residiu na Freguesia de S. Miguel de Creixomil, lugar chamdo Cruz da Pedra e teve seu primeiro filho em 1653.
Acredito que tenham casado em 1652 em alguma freguesia próxima a Creixomil, local onde acredito era o da residência dos pais de João Gonçalves.
Já pesquisei os registros das freguesias de Silvares, S Tiago de Cando. S. Martinho de Candoso e Azurem.
Alguém já teve contato com este registro?
Muito Obrigado.
Márcio Macedo
Sou de Vitória, Estado do Espírit Santo, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256678 | mosorio | 17 jun 2010 09:19 | Em resposta a: #256634

Olá Márcio Macedo,


É este o casal que procura ? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1178999
São meus antepassados também.

Tiveram pelo menos um filho Frutuoso de Macedo e Cruz,mercador encarregado de negócios de importância e segredo, casado no Rio de Janeiro com Isabel de Oliveira,( mãe de Vila Nova de Caerveira , pai de S. João de Covas, Vila Real, Braga) , este casal teve uma filha Maria do Bom Sucesso, bp. na Igreja da Candelária do Rio de Janeiro, que veio a casar no Funchal, Ilha da Madeira.
João Gonçalves era natural da freguesia de S. Miguel do Paraíso e sua mulher Domingas de Macedo era natural da freguesia de S. Sebastião de Guimarães e parece-me ler que morreu na freguesia de S. Miguel de Creixomil.
O avô paterno de Frutuoso era André Gonçalves, natural da freguesia de S. Cristovão de Cima de ... morador na de S. Martinho de Candoso,a avó paterna Isabel Gomes, natural e moradora na freguesia de S. Miguel do Paraíso, neto materno de Domingos Francisco , natural da freguesia de S. Claudio e de sua mulher Maria Alvares( não sei se leio correctamente ), natural da freguesia de Creixomil, foram moradores na de S. Sebastião.

Rio de Janeiro

A respeito da capacidade , a respeito da limpeza de sangue

Fructuoso de Macedo e Cruz de 40 anos é pessoa de bons procedimentos de vida e costumes, e tem capacidade para ser encarregado de negóacios de importância e segredo, a sua ocupação é de mercador e vive limpa e abastadamente, sabe ler e escrever. è casado com Isabel de Oliveira, filha legitíma de Estevão Pereira e de Maria de Oliveira, ela como seus pais foram sempre reputados por Cristãos velhos , e a conversa de costume. 14 de Junho de 1713.
Assinado por Estevão Gandolfi

TT T.S.O hab. inc.
Mç. 48, doc. 2052.

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256715 | MARCIO O MACEDO | 17 jun 2010 17:29 | Em resposta a: #256678

Muito obrigado mosorio!
Provavelmente (praticamente 100% de certeza) seus ancentrais João Gonçalves e Domingas de Macedo são os mesmos meus.
Na freguesia de Creixomil, só existia um único casal com esses nomes.
O casal teve, se não me falhe a memória (não estou em minha residência nesse momento), onze filhos, sendo um deles, o mais novo ou um dos três mais novos, de nome Frutuoso (mais à frente passerei o registro para você, podendo enviar inclusive, via e-mail, o registro original).
Esse sobrenome Cruz, provavelmente refere-se ao fato do casal residir no local chamado Cruz da Pedra.
João Gonçalves era tecelão de profissão.
Outro dado coincidente, trata-se do nome do pai de Domingas de Macedo.
De fato, no primeiro registro de batizado de um filho do casal, constou, por mero acaso, o nome de Domingos Francisco, barqueiro, e que João Gonçalves era seu genro.
Esse batizado ocorreu em 1653.
Resido no Brasil, cidade de Vitória-ES.
Márcio Macedo

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256737 | mosorio | 17 jun 2010 21:03 | Em resposta a: #256715

Prezado Márcio Macedo,

Que bom encontrar mais um parente, mesmo que distante. Que grande filharada teve esse casal, onze filhos!
Peço desculpa, não me identifiquei na mensagem anterior, chamo-me Maria Emília Sanches de Castro Osório, resido em Portugal.
O Márcio conserva o apelido Macedo, pode passar-me esse seu ramo , se não é descendente de Frutuoso é de qual dos filhos de João Gonçalves ?
Estou envergonhada, não recuei nesta linha apesar de estar bem mais próxima.

Meus cumprimentos

ME

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256751 | MARCIO O MACEDO | 17 jun 2010 22:51 | Em resposta a: #256737

Boa Noite Maria Emília!
Sou descendente do filho do casal, chamado Jerônimo Francisco, casado em Azurém com Margarida de Freitas, por volta de 1687(não me recordo da data. Na primeira oportunidade mandarei alguns dados, inclusive o registro de batizado de Frutuoso).
Em Creixomil só encontrei o casamento de uma filha do casal de nome Pascoa de Macedo, cas. aprox. em 1687.
Em Creixomil faleceram dois outros filhos adultos do casal, Gregório de Macedo e Miguel de Macedo.
Tembém faleceram em Creixomil Domingas de Macedo (mandarei a transcrição do registro) e provavelmente João Gonçalves (existe um registro bastante ilegível que acredito ser de João Gonçalves).
Quem veio para o Brasil, por volta de 1715, passando pelo Rio de Janeiro, foi o filho mais velho do casal Jerônimo Francisco e Margarida de Freitas, de nome Gregório de Macedo Cruz (veja que o Cruz deve ser uma referência ao lugar de origem de Jerônimo Francisco, Cruz da Pedra).
Na primeira medate do Século XVIII, os nomes em Portugal, em sua maioria, era composto de dois, entretanto os migrantes, quando chegavam ao Brasil adotavam um outro Patronímio, geralmente relacionado ao lugar de origem.
Gregório de Macedo Cruz casou-se na Freguesia da Candelária, Rio de Janeiro.
É um grande prazer falar com você.
Você ajudou-me bastante. Estava solicitando os microfilmes das ferguesias que fazem fronteira com Creixomil para, por tentativa, localizar o casamento.
Com seus dados, acredito que o casamento tenha ocorrido em São Sebastião de Guimarães. Já até solicitei o microfilme.
Pesquiso registros de Portugal aqui no Brasil, utilizando dos serviços da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como Igreja Mórmon.
Tenho tido excelentes resultados.
Até breve!
Márcio Macedo.

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256753 | mosorio | 17 jun 2010 23:37 | Em resposta a: #256751

Boa noite Márcio,

Os dados que enviei estão no processo de habilitação inc. a Familiar do S.Oficio, posso digitalizar e enviar para o seu e-mail se o desejar. Tenho muito interesse no bp. de Maria do Bom Sucesso, filha de Frutuoso de Macedo e Isabel de Oliveira ocorrido na Igreja da Candelária cerca de 1720, quem sabe o padrinho não seria o seu Gregório ? Como posso solicitar esse paroquial? É muito importante para mim saber onde casaram seus pais, eu tenho um livro da família Medina e Vasconcelos,escrito por um genealogista da Madeira( ele diz que o casal deu o nó no Porto, quero confirmar ) daí eu saber os nomes dos pais e avós da Maria do Bom Sucesso.Já recuou na sua avoenga Margarida Freitas ?

Até breve.
ME

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256793 | MARCIO O MACEDO | 18 jun 2010 14:55 | Em resposta a: #256753

Bom dia Maria Emília!
Gostaria muito de receber o documento do processo de habilitação.
Meu e-mail marcioomacedo@ig.com.br.
Vou reduzir a resolução do documento de batizado de frutuoso e óbito de Domingas de Macedo em tentar mandá-lo.
Só consigo mandar documentos com menos de 500MB.
Quanto ao registro de batizado de Maria de Bom Sucesso, ainda não estou pesquisando na Candelária.
O microfilme da IJCSUD (Mórmon) tem o número 1252853 (batismos de 1718-1757).
Você tem acesso à CHF?
O serviço aqui funciona da seguinte forma:
- solicita-se o microfilme e quando chega, paga-se uma taxa simbólica;
- o micro fica dois meses à disposição;
- geralmente a consulta é facultada por poucas horas por semana.
Ocorre. às vezes, que o micro demora muito tempo para chegar (estou esperando dois micofilmes de Ponte de LIma há dois anos).
Solicito informar seu e-mail para que possa tentar remeter o arquivo.
Segue a relação de filhos do casal João Gls. e Domingas de Macedo:
1 - Domingos, bat. 08-02-1653;
2 - Maria, 29-06-153;
3 - Jerônimo, 25-02-1656;
4 - Francisco, .....1660;
5 - Páscoa de Macedo, 20.....1661;
6 - Gregório de Macedo, 02-10-1662;
7 - Maria, 17-07-1668;
8 - Frutuoso, 06-06-1674;
9 - Domingas, 09-08-1676;
10 - Miguel .............

Transcrição do registro de batizado de Frutuoso (transcrição amadora):
"Aos Seis de junho de mil et Seis Sentos et Setenta e quatro annos baptizei o Pe. Agostinho luis de minha lisensa a frustuoso filho de João Gls. tecelão et sua mulher Domingas de macedo moradores na Cruz da Pedra et forão padrinhos frustuoso [de Abreu - patronímio mais provável] soltro. tecelão filho de maria frca. de [................] ma. da frga. de São Vicente de Mascotelos et madrinha [................] de Abreu [mer.] de [Antonio Rocha] da Cruz da Pedra"

Os termos entre colchetes significam que são de difícil leitura.
O livro onde estão a maior parte dos batizados dos filhos do casal não está em bom estado.

A Margarida de Freitas, casada com Jerônimo Francisco, é filha de Jerônimo Antunes e Margadira de Freitas.
Infelizmente o registro de casamento desses, não trás os nomes dos pais.
Esses dados já estão na internet, em um site da Universidade do Minho.
Eles são de Azurém.
Note que Jerônimo Francisco esposo de Margarida de Freitas, e mencionado nos registros com esse nome.
No testamento de Gregório de Macedo Cruz, ele é chamado de Jerônimo Francisco de Macedo.
À medida que os imigrantes portugueses íam chegando no Brasil, passavam a adotar o nome triplo, sendo o segundo patrinímio, muito frequentemente, relacionado ao lugar de origem.
Espero notícias suas.
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256858 | ruifaria3 | 19 jun 2010 14:19 | Em resposta a: #256793

Caro Márcio de Macedo,
A seguinte informação poderá ser-lhe útil.
Margarida de Freitas casada com Jerónimo Antunes, carpinteiro, era irmã do senhor da Quinta da Veiga, João Álvares, filhos de Frutuoso Álvares e de sua mulher Maria de Freitas, que podemos encontrar no livro Velhas Casas de Dona Maria Adelaide. Poderá adquirir o livro aqui no genea, ou como alternativa menos onerosa, consulte o site da Casa Sarmento e faça o download do pdf do Boletim de Trabalhos Históricos do ano de 1978.
João Álvares teve de seu casamento uma filha única, Maria Gonçalves, que herdou a Veiga e casou com André Gonçalves; quis Deus que o casal não tivesse filhos. A casa alegrou-se com a chegada da pequena Maria de Freitas, sua prima co-irmã que com eles se criou, filha de Jerónimo Antunes e Margarida de Freitas, esta tia de Maria Gonçalves e irmã de sua ascendente. Maria de Freitas foi bafejada pela sorte do destino ao ser dotada pelos seus primos com a quinta da Veiga para casar com Jerónimo Ribeiro, descendente dos Ribeiros Bernardes. Caso não consiga fazer o download peça o meu e-mail ao moderador.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#256866 | MARCIO O MACEDO | 19 jun 2010 15:52 | Em resposta a: #256858

Muito obrigado Rui!
Realmente esta informação é muito valiosa.
Dessa forma avanço mais uma geração e retomo às buscas.
Márcio Macledo
Vitória-ES, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260675 | dduque | 18 ago 2010 21:46 | Em resposta a: #256866

Olá Márcio,
como você sabe, também descendo do Gregório de Macedo Cruz, e, por conseguinte, do casal Jerônimo Francisco de Macedo e Margarida de Freitas.

Será que o Jerônimo e esposa não vieram para o Brasil com os filhos ? Pergunto isso pois o irmão do Gregório, Manuel de Freitas Cruz também residia no Rio, pois foi designado como 1° testamenteiro. Além disso, a Universidade do Minho aparentemente não localizou os óbitos do Jerônimo e da esposa em Azurém.

O processo de casamento (banhos) do Frutuoso de Macedo e Cruz com Izabel de Oliveira, datado de 1699 (concluído em 1703) está na Cúria do Rio, lá consta que João Gonçalves já era defunto em 1699, e a Domingas ainda era viva e residente em Cruz da Pedra, freg. de Creixomil. O Estêvão e a Maria de Oliveira residiam na freg. da Candelária, no Rio, e a Izabel foi batizada na freg. de São Nicolau da cidade do Porto.

Sds,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260679 | mmmacedo | 18 ago 2010 22:24 | Em resposta a: #260675

Boa noite Duque!
Acredito que o casal veio para o Brasil.
Não localizei em Azurèm os óbitos de Jerônimo ou Margarida Gls., nem casamento de algum de seus filhos, logo, conclui que eles mudaram.
Como havia no Rio de Janeiro um irmão de Jerônimo, o Frutuoso, e dois filhos, Gregório e Manoel, conclui que o casal poderia ter mudado.
Para termos certeza somente com pesquisa nos registros da Candelária.
Mais à frente pretendo pesquisar nos registros dessa Igreja.
Quanto a João Gonçalves e Domingas de Macedo, ambos faleceram em Creixomil.
Se não me falha a memória, João em 1697 e Domingas no início do Século XVIII.
Também faleceram em Creixomil Gregório de Macedo e Miguel de Macedo, ambos filhos do casal e falecidos antes dos pais.
Com relação ao sobrenome Macedo, um mistério. Nenhum dos pais de Domingas possuem o patronímio.
Até breve!
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260737 | dduque | 19 ago 2010 21:07 | Em resposta a: #260679

Olá Márcio,
tentei localizar pelos livros índice da Candelária e da Sé os casamentos do Gregório e do Frutuoso e não encontrei. Será que eles casaram no Rio mesmo ? No caso do Frutuoso é possível que tenha ficado de fora do índice, que começa em 1700 (ele pode ter casado em 1699, ano do início do processo de casamento). Você descobriu os pais da Francisca de Almeida do Espirito Santo ? Pode dar uma pista, será que ela não era de outra cidade ?

Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260738 | mmmacedo | 19 ago 2010 21:51 | Em resposta a: #260737

Olá Duque.
Ainda não pesquisei em Igrejas do Rio de Janeiro.
Se algum dos filhos de Gregório tiver sido batizado nessas igrejas, talvez constem os nomes dos avós.
Você chegou a verificar o indice de processos de matrimônio?
Os indices em questão estão disponíveis na net?
Caso encontre pista de Francisca eu lhe repassarei.

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260750 | dduque | 20 ago 2010 03:02 | Em resposta a: #260738

Os índices dos livros de casamento da Candelária e da Sé estão na Cúria do Rio, que só funciona de 3° a 5° feira, de 13:30 às 17 hs.

Pensei nesta hipótese do batizado, mas não tinha comigo a lista de possíveis nascidos no Rio. O casamento do Gregório deve ter sido por volta de 1720, já que o filho mais velho (Jerônimo) é de +- 1723. O Francisco parece que nasceu no Engenho do Mato em 1726, é provável que os irmãos mais novos tenham nascido lá também. Resta então o Jerônimo e o José, na semana verei se tem algum índice de batizados na Candelária e Sé neste período.

Se não achar nada, desconfiarei que talvez ela residisse no Engenho do Mato com a família (você tem a lista dos primeiros sesmeiros do Engenho do Mato ?), e que por lá mesmo tenha se casado com o Gregório.

Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260776 | ruifaria3 | 20 ago 2010 12:46 | Em resposta a: #260679

Caro Márcio,
Mais uma achega sobre Domingas Francisca de Macedo. Seus pais Domingos Francisco e sua mulher Maria Martins casaram em Creixomil a 01-Fev-1629. O casal teve pelo menos três filhos: 1) Francisco de Macedo, casado em São Paio 04-Jan-1663 com Maria Nogueira, entretanto desaparecidos da área paroquial, pelo que poderão ter sido os primeiros membros da família a emigrar, sendo seguidos pelos sobrinhos; 2) Domingas Francisca de Macedo, baptizada em Creixomil a 03-Maio-1635; 3) Domingos, baptizado em São Paio a 23-Ago-1637.
Não tenho de momento nas minhas notas quem eram os pais de Domingos Francisco, mas creio que devem vir referidos no assento de casamento. Uma vez que a sua origem é Barco, poderá descender dos Macedos de Souto São Salvador ou Souto Santa Maria, freguesias próximas. Maria Martins era filha do senhor do prazo do Outeiro Gonçalo Martins e de sua mulher Margarida Gonçalves, nascida no dito casal e baptizada a 15-Ago-1605.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260781 | mmmacedo | 20 ago 2010 14:44 | Em resposta a: #260750

Não tenho a lista.
Com relação aos sogros de gregório, talvez se consiga caso exista o processo de habilitação para o sacerdócio de Jerônimo de Macedo Cruz.
Acredito que esse processo esteja no Rio ou em Mariana.
Jerônimo pode ter sido ordenado antes da instalação da Diocese de Mariana (1747).
Caso você descubra onde se encontra o referido processo, solicito o favor de informar-me.
Com relação a João Gomes, estou parado em seus pais.
Não localizei o casamento de Antonio Gomes e Maria Martins e Gondifelos.

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260806 | mosorio | 21 ago 2010 01:39 | Em resposta a: #260776

Caro Rui Faria,

Se quiser ter a amabilidade de partilhar comigo algumas informações ficar-lhe-ia muito grata, já que descendo do casal Domingas de Macedo ,filha de Domingos Francisco e Maria Martins,neta materna de Gonçalves Martins e de sua mulher Margarida Gonçalves. Quais as fontes para afirmar que Maria Martins era filha do senhor do prazo do Outeiro Gonçalo Martins e de sua mulher Margarida Gonçalves, nascida no dito casal e baptizada a 15-Ago-1605.

Os meus melhores cumprimentos.

Maria Emília Osório

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260820 | ruifaria3 | 21 ago 2010 12:15 | Em resposta a: #260806

Cara Maria Osório
A fonte foi unicamente o resgisto paroquial, a associação à porpriedade foi realizada porque era no Outeiro que residiam os pais de Maria. De momento não possuo mais dados além dos que acima referi. Caso actualize as informações darei conta neste tópico.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO de DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES e MACEDOS do SOUTO

#260830 | miguelnoutel | 21 ago 2010 17:43 | Em resposta a: #260820

Caro Rui Faria,

Como está? Já tinha lhe deixado uma mensagem para lhe agradecer as suas informações e colocar umas pequenas questões: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=258321#lista

Um outro indício da ligação que fala pode ser a prevalência que existe no século XVII do nome Domingos/as nos Macedos, dos Soutos.
Outro pormenor que me chamou a atenção foi o nome Francisco, de Domingos Francisco.

Nos meus apontamentos tenho:

8.1 Pedro de Macedo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1212840)
, n. no casal da Bouça, ca. 1618, justifcou a sua nobreza em Guimarâes, como descendente dos Rebelos, dos Macedos, dos Coutinhos e dos Almeidas = ( Souto (São Salvador), a 30.04.1641) Isabel Lopes, n. casal do Noval (b. 11.01.1616, filha de João Lopes, senhor da casa do Barral e de sua mulher Catarina Jorge, herdeira do casal do Noval)
9.1 Domingos de Macedo, n. no casal da Bouça e b. a 15.11.1652 (gémeo de António de Macedo) = Domingas Rebello
10.1 Domingas Rebello de Macedo = (4/07/1707 Santa Maria do Souto) João Francisco (Ribeiro), do lugar da Quinta, desta freguesia de Santa Maria do Souto, Guimarães
11.1 Natália de Macedo (b 28/12/1711 Santa Maria do Souto) = (19/05/1738 Santa Maria do Souto) Francisco Pereira (b 24/9/1713 Santa Eufémia de Prazins, Póvoa de Lanhoso, filho de António Pereira = Mariana Francisca, da freg. de Santa Eufémia de Prazins, Póvoa de Lanhoso, caseiros no Reguengo desta freguesia)
12.1 Maria de Macedo = (b. 15/02/1739 Santa Maria do Souto) Domingos Rodrigues (filho de de António Rodrigues e de Luísa Gomes, do lugar de Venturada, freguesia de São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso)
13.1 Maria Ingrácia de Macedo b em São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso em 14/02/1772 - Domingos Antunes Rego, de S. Emilião, Póvoa de Lanhoso (filho de João Antunes Rego = Antónia Rodrigues de Miranda, de Santo Emilião)
14.1 Joaquina do Amparo de Macedo = José de Moura e Abreu Bacellar, de Cellas, b Sé Nova, Coimbra
9.2 António de Macedo, n. no casal da Bouça e b. a 15.11.1652
9.3 Maria de Macedo

Não sei porquê, mas não tenho a informação dos pais de João Francisco. Tenho de vir isso mais tande nas cópias.

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO de DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES e MACEDOS do SOUTO

#260836 | ruifaria3 | 21 ago 2010 20:31 | Em resposta a: #260830

Caro Miguel Noutel ,
Vejo que concluiu a sua ligação aos Macedos. Relativamente às questões que colocou apenas poderei dizer-lhe que não sei qual a origem do apelido Abreu de Salvador, aliás, na documentação coeva que consultei, nunca foi assim nomeado. Normalmente estes acrescentos de nomes são dados pelas gerações posteriores e depois reproduzidos pelos genealogistas, mas por regra, quando isso acontece, haverá sempre um ascendente ainda que longínquo que carregue o apelido, contudo desconheço qual. Relativamente ao casal do Noval, nada tem que ver com o Douro, é mesmo um casal da freguesia de Souto.
Sobre o Barral disponho: Fulano casado com Inês Álvares, senhores do Casal do Barral nos idos de 1500, tiveram: João Gonçalves nascido ca. 1527 e casado ca. 1550 com Guiomar Gonçalves, pais de Isabel Gonçalves nascida a 15-Out-1560 e casada a 04-Fev-1590 com Sebastião Lopes nascido no casal da Sub-Laje ca. 1552 filho de João Lopes e de sua mulher Catarina Fernandes: tiveram, entre outros João Lopes baptizado a 01-Nov-1593 e casado a 11-Jul-1615 com Catarina Jorge nascida no casal do Noval a 03-Mar-1585 filha de Pedro Jorge e de sua mulher Isabel Pires, senhores do dito casal que viera por seu sogro e pai João Pires, tiveram: Isabel Lopes, baptizada a 11-Jan-1616 e casada a 30-Abr-1641 com Paulo de Macedo.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260844 | mmmacedo | 22 ago 2010 00:57 | Em resposta a: #260776

Saudações Rui.
Mais uma vez obrigado.
Consegui localizar o batizado de Domingas de Macedo em Creixomil e o de Domingos em S. Sebastião.
O casamento de Domingos Francisco e Maria Martins jaá havia localizado no mes anterior.
Domingos Francisco é da Freg. de São Cláudio de Barco, seus pais são Francisco Gonçalves (sem dúvida na leitura do manuscrito) e Francisca (leitura sem dúvida) miguel (com dúvida, entretanto a primeira letra parece ser m tem um i etem g no patronímio)
Quem sabe Margarida Gls. não seja parente de Francisco Gls?
Glnçalo FRancisco e Mardarida Gls. casaram-se em 11-jul-1598 em Creixomil.
No registro não consta o nome dos pais de Gonçalo Martins, entretanto consta "..fo. do guadeado (pode ser ainda guardado - talvez faltasse o r para formar guardador ou outro termo. Acredito que seja uma profissão)
Margarida Gonçalves é filha de Pedro Gonçalves mas não consta o nome de sua mãe.
Àquela época, existiam pelo menos quatro Pedro Gls. em Creixomil.

Gonçalo Martins
Existiam 2 ou três Gonçalo Martins em Creixomil, àquela época. São eles:

1 - Gonçalo Martins (Cazal do Outeiro) casado com Ana Francisca pais pelo menos de:
1.1 - Catarina - 25/01/1594;
1.2 - Luis - 20-jun-1598
1.3 - Maria - fev-1602 (?)

2 - Gonçalo Martins (do Outeiro) c.c ?
1.1 - Izabel -out-1598

3 - Gonçalo Martins (moleiro) c.c Margaridade Gls.
Eram do Rio de Selho.
Registros posteriores mencionam este local de residência, entretanto este Glo. poderia ser o mesmo do numero 2. só que residindo no Outeiro e depois ter mudado para Rio de Selho.
Este Glo. é sempre referido pela profissão, ao contrário do outro ou outros Gonçalos.

Até breve.

Márcio
Vitória-ES
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#260871 | ruifaria3 | 22 ago 2010 18:42 | Em resposta a: #260844

Caro Márcio,
Face aos dados postados terei obviamente de refazer a minha dedução. Existiam assim em Creixomil pelo menos três Gonçalo Martins contemporâneos; Gonçalo Martins, senhor de parte da Quinta do Miradouro; Gonçalo Martins senhor do casal do Outeiro casado com Ana Francisca (que poderá ser o anterior caso casasse com a senhora do casal do Outeiro e aí fixasse residência) e Gonçalo Martins, moleiro dos Moinhos de Selho, propriedade da Senhora Helena de Azevedo, casado com Margarida Gonçalves de quem descende. Parece pouco provável que este Gonçalo Martins se mudasse para o Outeiro.
Assim face à leitura dos seus dados e de outros suplementares que possuo, sabemos que o prazo dos Moinhos de Selho veio por via da dita Margarida Gonçalves, recebeu-o em dote de seu pai Pedro Gonçalves, trabalhador nos ditos moinhos, que por sua vez o recebera em dote para casar com Fulana filha de Álvaro Gonçalves e de sua mulher Margarida Esteves, senhores do prazo dos Moinhos de Selho que haviam casado no ano de 1568, ele senhor do dito prazo e dai natural, ela natural da freguesia de São Tiago de Candoso, filha de Estêvão Álvares e de sua mulher Isabel Pires, senhores do casal de Creixomil da dita freguesia de São Tiago de Candoso.
Relativamente a Gonçalo Martins, apenas quando ler o registo de casamento poderei avançar, uma vez que, se a referência ao pai for alcunha, poder-se-á identificar.
Quanto à freguesia de São Croio, como à época era conhecida São Cláudio de Barco (ponto de barqueiros na travessia do Rio Ave, daí o nome Barco), a geração dos pais de Domingos Francisco são para já desconhecidos, veremos o que me dizem as minhas fontes acerca.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#261040 | mmmacedo | 25 ago 2010 21:57 | Em resposta a: #260871

Prezado Rui
Caso queira receber os registros de matrimônios de Glo. Martins-Margarida Gls. e Domingos Francisco-Maria Martins basta mandar um e-mail para o meu, informado nesse forum.
Talvez você consiga desvendar o mistério sobre os pais de Glo. Miz. e Domingos Francisco.
Até breve.
Márcio

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#261574 | dduque | 05 set 2010 16:53 | Em resposta a: #261040

Márcio,
procurei nos livros da Candelária e da Sé e não constam nenhum dos filhos do casal Gregório de Macedo Cruz e Francisca Almeida do ES. Como o filho Francisco, acredito que os demais nasceram todos no Engenho do Mato. Não duvido também que o casamento deles tenha ocorrido por lá.

Lembro de já ter procurado em Mariana o processo de habilitação do Jeronimo de Macedo Cruz, acho que já vi também no Rio, mas posso confirmar.

A única pista é o sobrenome Almeida e a ligação com o Engenho do Mato, que devia ser por causa dos pais da Francisca, já que o Gregório era português.

Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#261578 | mosorio | 05 set 2010 18:40 | Em resposta a: #261574

Caro Duque,

Se soubesse que ia procurar nos livros da Candelária tinha-lhe pedido o favor para pesquisar o bp. de Maria do Bom Sucesso, filha de Fructuoso de Macedo Cruz e Isabel de Oliveira cerca de 1720. Se por acaso lá voltar (aos livros)veja para mim este baptizado.

Melhores cumprimentos.

ME

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#261995 | dduque | 12 set 2010 03:01 | Em resposta a: #261578

Olá Maria Emilia,
só vi sua mensagem depois de ter ido na Cúria do Rio. Quando for lá, darei uma olhada. De qualquer forma, anotei do indice (que tem poucas letras, não sei se tem M) o batismo de Teresa, filha de Fructuoso de Macedo Cruz e Isabel Pereira, ocorrido em 1724.

Como já disse antes, a Izabel foi batizada na freg. de São Nicolau da cidade do Porto, era filha de Estêvão e a Maria de Oliveira e residiam na freg. da Candelária, no Rio. O que esqueci de citar que o documento dizia que ela tinha vindo para o Brasil com os pais com 6 anos de idade.

Márcio,
encontrei o processo de genere do Jerônimo de Macedo Cruz, de 1747, ele era neto materno de João de Queiros e de Izabel Gonçalves de Almeida, ele era portugues de Canavezes, e ela, tal como a filha, foi batizada na Sé. O Jeronimo nasceu no Engenho do Mato, e foi batizado no "sityo do Queirós" em 1724.

Este João de Queiros deve ter sido um dos primeiros posseiros "ou sesmeiros" do Engenho do Mato, e o Gregório, por casamento, deve ter ido para lá.

Sds
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#262018 | mosorio | 12 set 2010 19:11 | Em resposta a: #261995

Olá Diego Duque,

Obrigada pelas informações, o genealogista Cabral do Nascimento diz , no livro dos Medina e Vasconcelos, que Isabel Pereira de Oliveira nasceu no Porto, não refere freguesia, o que impede o prosseguimento das pesquisas, no assento da irmã, a Teresa não diz de onde casaram os pais ?
Engenho do Mato fica perto do Rio?
Mais uma vez obrigada.

Com os meus melhores cumprimentos.

ME

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#262029 | dduque | 12 set 2010 21:25 | Em resposta a: #262018

Maria Emilia,
será que os pais da Isabel não casaram nesta freguesia de S. Nicolau (vi no google que hoje fica no centro histórico do Porto) ? No processo de casamento não dizia onde os pais (Estêvão Pereira e a Maria de Oliveira) casaram, só onde ela foi batizada. Não li o assento da Teresa, apenas a indicação no índice. Quando voltar à Cúria darei uma olhada para ver se no batismo cita os avós e sua naturalidade.

O antigo Engenho do Mato corresponde hoje a um distrito (Paula Lima) do município de Juiz de Fora, a 200 km do Rio.

Sds
Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#262030 | mosorio | 12 set 2010 21:57 | Em resposta a: #262029

Grata por tudo Diego
Cumprimentos
ME

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#265247 | hd1234 | 13 nov 2010 20:40 | Em resposta a: #262030

Prezado Márcio de Oliveira Macedo

Que bom te encontrar aqui! Estou contentíssimo por te ver aqui nesta confraria de pesquisadores. E mais ainda por ver que você conseguiu avançar os dados da família Macedo Cruz, de quem também descendem os meus sobrinhos netos, Pedro e Lucas, de Carandaí MG, pela mãe de sua avó paterna.
Saudações cordiais, João Paulo Ferreira de Assis.

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325520 | dduque | 17 mar 2013 03:18 | Em resposta a: #261995

Cara Maria Emilia,
encontrei nos mórmons o testamento do Frutuoso de Macedo (Cruz), se não viu ainda, está no livro de obitos da Candelária (Rio), 1729-36, img 111.

Um abraço,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325549 | mosorio | 17 mar 2013 15:27 | Em resposta a: #325520

Caro Diego, boa tarde!

Não vi e não tenho acesso aos livros dos mórmones, se me quiser ajudar enviando-me a/as imagens, ficarei muito grata.

Outro abraço

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325583 | dduque | 17 mar 2013 22:17 | Em resposta a: #325549

Oi Maria Emilia,
está no canto superior esquerdo em https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14180-8218-22?cc=1719212&wc=MMPG-SQV:1140685339 . Tem uma opção de salvar a imagem na página.

Ele menciona a filha na Ilha da Madeira e diz os pais dele.

Abraço,
Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325590 | mosorio | 17 mar 2013 23:40 | Em resposta a: #325583

Olá Diego!


Obrigada pela imagem, parece-me ler que o casal teve três filhos a saber: Sebastião, Maria(do Bom Sucesso) e Teresa, pelo que consegui decifrar deixou para a filha, Maria, dois cordões de ouro, brincos de diamantes, botões de ouro, algo de aljofar , dois anéis de esmeraldas e seis pares de botões de ouro de lei e uma ....... de nome Tereza (?). Menciona o genro Nicolau Soares e parcelas que este mandou vender na cidade.Contempla a filha Teresa que na época do seu falecimento era solteira. Corrija-me se estiver mal.

Um abraço

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325614 | mosorio | 18 mar 2013 13:19 | Em resposta a: #325590

Caro Diego,

Outras e interessantes informações colhidas no testamento de Frutuoso.

Frutuoso de Macedo, era irmão da irmandade de Nossa Senhora do Pilar (Vila Rica), do Monte Serrate( em Santos?) e da Candelária( Rio de Janeiro), do Rosário, da Sé e dos Santos...

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325680 | dduque | 19 mar 2013 01:33 | Em resposta a: #325614

Olá Maria Emilia,
posso estar enganado, mas é mais provável que estas Irmandades ficassem todas no Rio mesmo, Pilar em Pilar do Iguassu (atual cidade de Duque de Caxias), e Monte serrate era no mosteiro de S. Bento. São 3 filhos mesmo.

Completando, "... seis pares de botões de ouro de saya e uma manta de aljofar (conjunto de pérolas miúdas e desiguais utilizadas na execução de bordados), e uma creola de nome Tereza (?)". A Teresa parece ser mesmo solteira.

Diego

Resposta

Link directo:

RE: MACEDO (DOMINGAS DE MACEDO CASADA COM JOÃO GONÇALVES)

#325704 | mosorio | 19 mar 2013 14:46 | Em resposta a: #325680

Boa tarde, Diego,

Obrigada pelo esclarecimento sobre as irmandades, já estive a ler ,na Net, alguns artigos. A creoula Tereza, devia ser uma escrava , os botões de ouro, pareceu-me ler ' de lei'. As senhoritas e as damas,com algum estatuto social, deviam andar muito chiques...imagino um corpete de vestido coberto de aljôfar e botões de ouro!!!
Quanto ao filho, Sebastião, não o 'vi' contemplado.
O marido, da Maria do Bom Sucesso, pelos vistos viajava para o Brasil com regularidade, tinha negócios no Rio de Janeiro, como se pode deduzir do que está escrito no testamento.Vou escrever para o ARM , a ver se descubro o testamento dele. Gostava de fazer-lhe uma pergunta em particular, se não importar. O meu mail é mcastrosorio@gmail,com

MEmília

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#381470 | mosorio | 28 mai 2017 21:14 | Em resposta a: #260871

Caros confrades interessados nestes Macedos,

Depois de muito tempo voltei a pegar nesta linha e no processo de HSO de Frutuoso de Macedo e Cruz.
João Gonçalves, seu pai, era filho de André Gonçalves que o teve de Isabel Gomes, solteira * de S.Miguel de Paraíso (tal como consta do dito processo de HSO), penso que é o André Gonçalves que casa em 31.01.1631 com Ana Fernandes, dispensados por grau de parentesco * Santa Eulália de Fermentões, o noivo, era filho de Baltazar Gonçalves e de Maria Gonçalves do Miradouro. Algo mais a acrescentar nestes Macedos?
Muito obrigada.

Cumprimentos a todos,
MEmília

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#381834 | dduque | 12 jun 2017 20:34 | Em resposta a: #381470

Olá Maria Emília.

Também parei no André Gonçalves, que, pelo que eu anotei, nasceu na freg. do S. Cristóvão de Cima do Selho. Você encontrou os pais desse André Gonçalves lá ou em Candoso?

Creio que sem juntar essa ponta não dá para afirmar que os Andrés sejam os mesmos.

Saudações,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#381883 | mosorio | 13 jun 2017 23:26 | Em resposta a: #381834

Olá Diego,

Tudo bem com você?
Digo que é este André porque na Carta de FSO de Frutuoso de Macedo diz que André era de S. Cristovão de Cima do Selho. No assento de bp em 1634 de seu filho Bento, diz que foi Miradouro para Rio do Selho e que a madrinha do baptizado foi Catarina do Miradouro, irmã do dito André Gonçalves.PT-AMAP-PRQ-P-232_m0012_dissemination.tif. O paroquial de casamento de André Gonçalves,PT-AMAP-PRQ-P-231_m0079_dissemination.tif. ES.
Cumprimentos.
MEmília

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#382421 | dduque | 03 jul 2017 03:50 | Em resposta a: #256634

O Maria Emília, tudo bem, e você?

Tive uma certa dificuldade em encontrar os assentos que enviou, mas consegui achá-los em Creixomil.

Miradouro, pelo que entendi, era um lugar de Creixomil (lá fica a capela/ermida de N. Sra. da Luz), e Rio de Selho também. A habilitação do Frutuoso dizia que o André tinha nascido na freguesia de S. Cristóvão de Cima do Selho, com livros próprios, da época, no tombo.

Pelo que entendi, são Selhos diferentes, achas que são os mesmos?

Sds,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#382422 | ruifaria3 | 03 jul 2017 09:04 | Em resposta a: #382421

Caro Diego,

Tratam-se de locais diferentes que ficam ao longo do percurso do rio Selho; o primeiro é topónimo de lugar na freguesia de Creixomil, mais a montante; o segundo é topónimo de freguesia com o orago São Cristóvão.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#438664 | RainerPN | 18 jan 2022 17:24 | Em resposta a: #260836

Sobre o apelido "Abreu" de Salvador Francisco.
Um dos filhos de Salvador Francisco e Isabel de Macedo, Martim de Macedo, batizado a 1 de Novembro de 1580 em São Salvador do Souto era mencionado mais tarde com o apelido Abreu. Por exemplo em fevereiro de 1614 no batismo de uma filha que teve com a solteira Maria "a bezuga de chaim" ( https://archeevo.amap.pt/viewer?id=183412&FileID=174507 ).

Sobre os Abreus de Briteiros nada pude encontrar além de uma nota no livro "Memorias resuscitadas da antiga Guimarães", de Torquato Peixoto de Azevedo de 1692, páginas 73 e 143:

Pelo que se ha-de notar que Briteiros é um povo grande, situado nas fraldas do monte, aonde antigamente esteve a formosa Acitania no termo da villa de Guimarães para a parte do norte, e junto ao famoso Rio Ave, e naquelle sitio estão tres freguezias bem contiguas, todas com appellido de Briteiros, e são, Santa Leocadia, S. Salvador, e Santo Estevão, no meio dellas está uma quinta, que foi solar dos Abreus, a que chamam de Briteiros, fidalgos mui principaes deste reino, e hoje senhoreada pelos fidalgos Ribeiros e Vasconcellos. Nesta cidade de Briteiros foi sepultado el-rei Hermerico Suevo.

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#438707 | RainerPN | 20 jan 2022 18:46 | Em resposta a: #438664

Complementando, pois fiz uma leitura dos registros paroquiais mais antigos das freguesias de Briteiros (Santa Leocádia, S. Estevâo e S. Salvador, sendo que os registros mais antigos sâo de S. Leocádia - 1574) e parece que houve sim uma familia ABREU lá, desaparecendo na virada para o século XVII.

Em Santa Leocadia de Briteiros faleceu em 1578 Salvador de Abreu do Souto, filho de Jorge Gomes de Abreu.

Em 1580 é mencionado em Santa Leocádia como testemunha em um casamento Francisco de Abreu de S. Salvador de Briteiros, sendo ele em 1587 padrinho de uma crianca. Mas dele nada se encontra nos registros de S. Salvador, onde os registros iniciam em 1597. Pode ter falecido ou mudado.

Ainda sobre Salvador Francisco (de Abreu) da Quinta da Granja em S. Salvador de Souto: É interessante observar que somente após a morte de sua esposa Isabel de Macedo em 1610 aparecem em sua familia registros com o sobrenome Abreu, sendo antes todos MACEDO.

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#452068 | RainerPN | 18 jan 2024 10:19 | Em resposta a: #260836

Caros confrades,

Pode ser interessante acrescentar neste tópico a carta de armas concedida a Domingos de Macedo da casa da Granja em S. Salvador de Souto de 1641. Nela também é mencionado o apelido "de Abreu" de Salvador Francisco.
(Nota: Domingos de Macedo de Azevedo, Senhor da casa da Granja em S. Salvador de Souto, falecido a 30 de julho de 1702. Casado a 29 de julho de 1670 em São Salvador de Souto, com Ângela de Oliveira, nascida cerca 1625 na cidade de Braga, falecida a 28 de março de 1706).

>> PORTVGAL REY DE ARMAS PRINCIPAL

n'estes Reinos, e Senhorios de Portugal pelo muito alto e mui poderoso Rei D. João o quarto de nome nosso Senhor, e por graça de Deus Rei de Portugal e dos Algerves d'aquem e d'alem mar em Africa, Senhor da Guiné e da conquista, navegaçãoo, comercio da Ethiopia, Arabia, Persia e da India, etc. Faço saber aos que esta minha certidãoo de Brazão de Armas e nobreza e fidalguia digna de fé e crença virem, que por parte de Domingos de Macedo, natural da freguesia de São Salvador do Mosteiro do Souto, termo da Villa de Guimarães, me foi feita uma petição dizendo nella que ele era filho legitimo de Julião Mendes de Lemos e de sua mulher Maria de Macedo de Azevedo e neto de Francisco de Macedo Coutinho fidalgo da Caza de sua Magestade e de sua mulher Catarina Fernandes, e bisneto de Salvador Francisco de Abreu e de sua mulher Isabel de Macedo. Terceiro neto de Valentim Gonçalves, e de sua mulher Simoa de Macedo, quarto neto (de) Felipe Martins da Cunha e Almeida escudeiro fidalgo e de sua mulher Isabel Gomes de Macedo. Quinto neto de Álvaro Rebelo de Macedo, cavaleito fidalgo e de sua mulher Branca de Azevedo Coutinho, seisto neto de João Gonçalves de Macedo e de sua mulher Isabel Gomes Rebelo, e todos descendentes do verdadeiro tronco e geração dos Macedos, Rebelos, Coutinhos, e Almeidas d´este reino, e n´elle senhores de vasalos, como mais largamente constava de muitas testemunhas fidedignas sem lábia de bastardia, sem nelas haver raça alguma de infecta nação, tratando-se todos à lei da nobreza com armas, cavalos, escravos, criados e mais gente de seu serviço, como à sua nobreza e fidalguia convinha; e que assim a conservava ele dito Domingos de Macedo, como me constou por uma certidão de Marçal da Costa, escrivão das mercês de sua Magestade, que outrossim me presentou, que tudo fica em poder do escrivão da nobreza que este sobrescreveu, ao qual em todo e por todo me reporto…

(segue uma longa descrição de seus privilégios e do brasão quartelado com as armas dos Macedos, Rebelos, Coutinhos, e Almeidas) …

Dada nesta muito nobre e sempre leal cidade de Lisboa aos 22 do mes de Março do ano do nascimento de Nosso Senhor JESUS CHRISTO de 1641 – Francisco Mendes o fez pelo capitão Francisco Luiz Ferreira escrivão da nobreza destes reinos e senhorios de Portugal. Por sua Magestade que Deos guarde e eu Francisco Luiz Ferreira a fiz escrever e sobreescrevi – Rei darmas

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#452070 | RainerPN | 18 jan 2024 11:27 | Em resposta a: #260836

Caros confrades, caríssimo Rui,

Eu encontrei várias pistas de que minha ancestral Isabel Duarte, casada ca. 1669 com Bento de Macedo (natural da casa da Granja e batizado a 21 de março de 1632 em São Salvador do Souto, falecido a 6 de janeiro de 1689, São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso) foi natural da quinta do Barral em Souto.

Sempre prezumí que Isabel Duarte fosse filha dos moradores anteriores à ela na casa de Santo Tirso em São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso, onde ela viveu com Bento de Macedo. Foram eles Marcos Gonçalves e Antonia Duarte. Mas eu não encontrei assento de filho algum deste casal, podendo ser que não tiveram descendentes. Ao falecer aos 20 de outubro de 1676, Marcos Gonçalves designou Bento de Macedo como seu herdeiro. Antonia Duarte faleceu alguns meses depois, aos 6 de janeiro de 1677. Antonia e Marcos haviam casado em Campo aos 29 de fevereiro de 1644.

Antonia Duarte foi batizada em S. Martinho do Campo aos 8 de abril de 1602 e foi filha de Salvador Duarte e de Ana Gonçalves da casa de Santo Tirso.

Uma irmã inteira de Antonia Duarte, Margarida Duarte, batizada aos 12 de maio de 1599 em São Martinho do Campo, casou aos 22 de setembro de 1630 em Campo com António Antunes do Barral de São Salvador de Souto. Foram os pais de Antonia Antunes, também nomeada Antonia "Duarte", que se casou aos 27 de maio de 1644 em São Salvador de Souto com Paulo Mendes de Macedo, um irmão mais velho (*1626) de Bento de Macedo. Viveram no Barral.

Devido a laços de casamento, paternidade e compadrinhamento que descreverei a seguir, é prezumível que a Isabel Duarte casada com Bento de Macedo seja a Isabel, batizada aos 25 de fevereiro de 1635 em S. Salvador de Souto, filha de António Antunes e de Margarida Duarte do Barral, sendo assim irmã de Antonia Antunes e Maria Antunes que veremos a seguir.

Isabel Duarte do Barral teve como padrinhos António (seu futuro cunhado), filho de Jorge Gomes da Costa e Isabel, filha de Domingos Gonçalves da Fonte (que também foi padrinho de Bento de Macedo!). Isabel Duarte seria assim sobrinha de Antonia Duarte de Santo Tirso e junto com Bento de Macedo herdariam Santo Tirso após cuidarem de Marcos Gonçalves e Antonia Duarte na velhice.

_______________________

As conexões entre os Macedos e as Antunes/Duarte do Barral:

Em 28 de fevereiro 1662 foi batizado e, S: Salvador de Souto Domingos*, filho de Maria, solteira do Barral e de Bento de Macedo, solteiro. Será essa Maria, uma outra filha de Margarida Duarte do Barral**? Os padrinhos foram Julião de Macedo e sua irmã Ana de Macedo.

Um ano e meio depois, aos 18 de setembro de 1663, a mesma Maria, solteira do Barral teve o filho Francisco, tido com o padrinho de seu filho Domingos: Julião de Macedo, solteiro. Padrinhos foram Francisco Gomes da Costa (que se casou com a Ana de Macedo) e Maria solteira, filha de Pero de Macedo de Santa Maria de Souto (e de Isabel Lopes, natural do Barral).

Julião Mendes de Macedo se casou por volta de 1665 com (essa mesma?) Maria Antunes, com a qual teve aos 10 de setembro de 1667 o filho João de Macedo, que teve como padrinhos Bento de Macedo e Angela de Macedo, mulher de João de Macedo (do Barral). Ficou assim tudo na família!

Notas:

*) Em S. Salvador de Souto se casou aos 26 de dezembro de 1702 Domingos Mendes de Macedo, filho legítimo de Julião de Macedo e de sua mulher Maria Antunes do lugar da Boucinha em S. Salvador de Souto com Jeronima Gomes, filha de Matheus Glz e Ana Gomes de Santa Maria de Souto.

**) Em abril de 1660 no batismo de „Jeronima“, filha de Maria longa, solteira, e de Jerónimo, filho de António de Macedo, foi madrinha „Maria, filha de Margarida Duarte do Barral“.

_______________________

Mais conexões entre os Duarte de Santo Tirso, os Gomes da Costa, os Macedo e o Barral do Mosteiro de Souto:

Como vimos, Antonia Duarte, casada com Marcos Gonçalves (de Santo Tirso) e Margarida Duarte casada com Antonio Antunes (do Barral) foram filhas de Salvador Duarte e Ana Gonçalves de Santo Tirso.

Salvador Duarte se casou com Ana Gonçalves no mesmo dia que sua irmã Ana Duarte, aos 9 de novembro de 1597 em São Martinho do Campo. Ana Duarte se casou com Domingos Gonçalves, talvez irmão de Ana Gonçalves. Domingos parece vir do lugar da Granja de S. Salvador de Louredo, Lanhoso.

Domingos Glz e Ana Duarte tiveram a filha Isabel Gonçalves que se casou em 1635 em Louredo com Bento Gomes, natural de S. Salvador de Souto, filho de Jorge Gomes da Costa e Isabel Francisca.

Uma irmã deste Bento Gomes, Isabel Gomes se casou em primeiras núpcias em 1639 com Salvador Lopes (filho de João Lopes e de Catarina Jorge) do Barral de S. Salvador de Souto e em segundas núpcias em 1644 com António de Macedo do casal da Bouça de Santa Maria de Souto, filho de Simão Francisco de Macedo, irmão de Francisco de Macedo da Granja.

Outro irmão de Bento Gomes, António Gomes da Costa (o padrinho de Isabel Duarte do Barral) se casou em 1645 com Maria Mendes de Macedo, a irmã mais velha de Bento de Macedo.

E Pedro de Macedo, filho daquele mesmo Simão Francisco de Macedo e de Marta Gonçalves, moradores na Bouça de Santa Maria de Souto se casou em S. Salvador de Souto em 1640 com Isabel Lopes, irmã de Salvador Lopes, filhos de João Lopes e de Catarina Jorge do Barral.

Assim, os irmãos da Bouça de Santa Maria de Souto 1) Pedro de Macedo se casou com Isabel Lopes do Barral e 2) António de Macedo se casou com a viúva de Salvador Lopes do Barral, irmão da Isabel Lopes.

Como vemos, a ligação entre os Duarte e os Macedo de S. Salvador de Souto foi forte.

_________________________

Peço desculpas por "sobrecarregar" o tópico com tantos nomes, mas posso imaginar que estas redes de relacionamento possam trazer luz e entendimento às ligações entre estas famílias. Muitas vezes essas pessoas foram padrinhos das outras famílias e assim vemos como estavam relacionadas.

Cumprimentos

Rainer Pfeiffer Novelli

Resposta

Link directo:

Macedo (Domingas de Macedo casada com João Gonçalves)

#452071 | RainerPN | 18 jan 2024 11:31 | Em resposta a: #260836

Caríssimo Rui,

você dispôe por acaso de informações sobre os pais de António Antunes do Barral? Onde ele se enquadra na relação dos moradores do Barral?

Estaria muito grato por qualquer informação.

Cumprimentos

Rainer

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen