Abreviaturas de nomes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Abreviaturas de nomes

#256653 | averseda | 17 jun 2010 01:05

Boa noite

Estou a fazer a minha arvore genealógica e constato agora que no principo do século XVIII e, com maior relevo, no século XVII funciona tudo com abreviaturas , nomes em particular mas também formas especificas para números e outras palavras também

Que ferramentas tenho ao meu dispor e onde consultar de modo a poder continuar a minha árvore pelo menos até ao fim dos registos paroquiais ?

Neste momento este problema estou a a sentir nos Arquivos Distritais do Porto e Braga -paróquias de Rio Mau e Calendário mas ainda terei de fazer pesquisas pelo menos nos Arquivos de Viseu, Viana e Aveiro e penso que este problema seja recorrente


Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#256664 | A-Pereira | 17 jun 2010 03:01 | Em resposta a: #256653

Cara confreira

Há álbuns de paleografia publicados que ajudam bastante a ler os textos antigos. Sei que a Universidade de Coimbra tem alguma coisa editada, mas nem me recordo do nome do autor, nem data de publicação... No entanto posso procurar esses dados e colocar-lhos aqui noutra altura.

Nunca estudei paleografia, mas aconselho-a a ir comparando, por exemplo o nome que costumavam escrever nas margens dos livros de registos com o nome que esta no corpo do texto; por ex. Na margem está "C.na". Verá que no corpo do texto aparece algo como "baptizei solemnemente e pus os sanctos óleos a Catarina..." E assim relaciona C.na com Catarina.

Este tem sido o método que tenho seguido e não me tenho dado mal. Leio praticamente tudo. Se não à primeira, à segundo ou terceira tentativa.

Outro método que uso, é o da comparação. Compare as palavras do mesmo texto. Veja como a pessoa escrevia os "L" , os "m", ou então as vogais que são as letras mais comuns...

Tem sempre a hipótese, em casos complicados, de digitalizar o texto e colocá-lo na net, com link aqui no fórum. Vai ver que há sempre um confrade amigo que dá uma ajudinha.

Se necessitar dos dados da publicação dos álbuns de paleografia da Univ. de Coimbra, diga aqui para o fórum que eu vou ver o que consigo descobrir.

Estou agora a lembrar-me de algo como "Padre Avelino de Jesus"... parece-me e«ser este o nome do autor dos álbuns, mas não tenho a certeza

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#256700 | averseda | 17 jun 2010 14:37 | Em resposta a: #256664

Caro António

O que me diz sobre a forma de me ir "safando" é o que costumo fazer mas, sabe, dá me uma grande insegurança dada o amadorismo da mesma e a importancia de obter dados exactos e fiáveis como todos pretendemos em matéria tão importante

Agradeço bastante a sua sugestão de colocar na net as situações que se me oferecem dúvidas o que vou fazer a breve trecho em revisão e ponto de situação em cada "ramo" de cada Arquivo Distrital

Estou bastante interessado no aprofundamento, com mais expertise, deste assunto dado que o meu trabalho na construção da minha arvore ainda tem muito por fazer e portanto este problema vai ser recorrente

Se me puder ajudar com bibliograia agradeço

Um bom dia para si

Fernando Dias dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#256726 | rogeriod | 17 jun 2010 19:13 | Em resposta a: #256700

Aconselho este livro, para quem queira ajuda com abreviaturas e paleografia - custa cerca de 7 Euros!

http://edicoescosmos.blogspot.com/2009/08/abreviaturas-paleograficas-portuguesas.html

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#256727 | rogeriod | 17 jun 2010 19:15 | Em resposta a: #256726

Alguns apontamentos sobre o mesmo assunto:

http://algarveantigo.com/registos-paroquiais-abreviaturas-paleograficas-e-termos-antigos/

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#256758 | averseda | 18 jun 2010 00:27 | Em resposta a: #256727

Caro Rogério

Muito obrigado pelas informações prestadas que me vão ser muito úteis

Ao seu dispor no que puder ajudar um principiante nestas lides

Um bom dia para si

Fernando Dias Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#258808 | freimac | 17 jul 2010 13:55 | Em resposta a: #256726

Prezado Confrade Rogerio,

Não tendo acesso ao autor do livro citado na sua mensagem, dirijo-me ao confrade para perguntar, caso o saiba, o que significam por exemplo, os numeros 4-5-7, ou 5-7, ao lado de palavras como "morador" e "madre", respetivamente, na pagina 56 do livro.

Grato pela atenção, receba meu

Cordial Abraço
Carlos Freire Machado - Rio de Janeiro- Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#258943 | rogeriod | 19 jul 2010 22:32 | Em resposta a: #258808

Caro Carlos,

Esses números referem-se ao sistema cronológico que o autor usa para datar as épocas em que a abreviatura em questão foi usada. A chave desta notação cronológica aparece em nota de rodapé na pág. 26. Desta forma 4-5-7 significa que a abreviatura "m.dor" para "morador" é documentada nos periodos 4 (1400-1499), 5 (1500-1599) e 7 (1700-1799); e também documentada como abreviatura de "mercador" nos periodos 5 (1500-1599) e 6 (1600-1699).

Abreviaturas menos comuns, como por exemplo "duz.as" para "dúzias" (pág. 45, último item da primeira linha) tem o número 54, que indica um periodo mais restrito: 1540-1549.

Espero que seja de ajuda.

Melhores cumprimentos

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Abreviaturas de nomes

#259027 | freimac | 21 jul 2010 13:37 | Em resposta a: #258943

Caro Rogerio,

Entendido. Obrigado pelos esclarecimentos.

Cordialmente
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen