Família(s) Batoca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família(s) Batoca

#256909 | pianoman | 20 jun 2010 03:19

Sem sair de casa (tudo online) tenho conseguido descobrir alguns antepassados com o apelido Batoca.

A questão é que neste momento tenho 2 grupos claramente distintos: um na zona de Vieira do Minho (Braga) com os apelidos Gonçalves Batoca e também Luiz Batoca e outro grupo na zona de Ribeira de Pena (Vila Real) com os apelidos Teixeira Batoca.

Em ambos os grupos cheguei apenas a cerca de 1800, talvez um pouco antes.

A minha questão é: Como poderei ligar estes 2 grupos?
Ainda não encontrei nenhum elo comum. Será que não há nenhum elo comum? é que o apelido Batoca parece-me ser invulgar demais para ter 2 famílias distintas.

Contaram-me (sem bases fundamentadas) que poderia ter tido origem em alguém que trabalhava na famosa "Quinta da Batoca", outrora pertencente ao poeta Guerra Junqueiro, como alcunha (o "Manoel da Batoca") e que depois terá virado apelido, o que me parece bastante plausível. Mas sendo assim, compreende-se a existência de 2 grupos?

Tenho passado os últimos dias "enclausurado" em frente ao computador a ver todos os registos de baptismo de Vila Real-Ribeira de Pena-Limões de 1882 a 1889 onde encontrei vários Teixeira Batoca. Agora vou atacar os anos seguintes e depois os casamentos e óbitos. Depois disso mudo de freguesia (para Santa Marinha provavelmente).

É o procedimento indicado? tenho mesmo que folhear um a um os registos das freguesias de Ribeira de Pena? e depois, como continuo?

Obrigado desde já pelos conselhos,
Nuno Batoca

P.S.: já agora, num registo de baptismo como saber com que nomes dos pais ficou a criança? na margem só aparece o nome próprio e no corpo do texto não refere nada especificamente.

Resposta

Link directo:

RE: Família(s) Batoca

#320136 | smmr80 | 04 jan 2013 00:59 | Em resposta a: #256909

Família Batoca, meados do século XIX, em Outeiro de Gatos, Distrito da Guarda.

Resposta

Link directo:

Família(s) Batoca

#378522 | pianoman | 11 mar 2017 21:17 | Em resposta a: #320136

Obrigado.
Descobri um nascimento de Francisco José Batoca em 1848. Ainda estou a procurar mais para a frente.
Nos Casamentos de 1774 a 1856 não descobri nada...


Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 10:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen