Cunhas Coutinhos, de Amarante

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Cunhas Coutinhos, de Amarante

#257219 | alvim | 25 jun 2010 12:39

Estou a estudar a genealogia dos Cunhas Coutinhos de Amarante e Santa Marinha do Zêzere de onde descendo.
No entanto deparei com a seguinte dúvida:
Felgueiras Gayo E gENALL dizem que Fernão Coutinho cc Maria da Cunha 3.ª Senhora de Basto
Filhos
1 - Fernão da Cunha Coutinho cc Maria de Carvalho e daqui descendem os Cunhas Coutinhos de Amarante e Santa Marinha do Z^ªezere

2 - Teresa Coutinho que casou com Rui Lourenço de Carvalho
FiLHA:
2.1. Maria da Cunha casou com Diogo de Abreu e daqui descendem os Cunhas Coutinhos Macedos de Amarante, ramo que me interessa.

No entanto, nos Carvalhos de Basto, Vol. IV pág. 317 diz que esta Maria da Cunha é filha de Fernão Carvalho da Cunha e de Catarina de Andrade. A ser assim interrogo-me do facto de os Macedos usarem o apelido Cunha Coutinho. Sempre foram tidos como meus parentes quer pelo lado Cunha Coutinho quer pelo lado de Carvalhos de Basto. Qual a filiação correcta da referida Maria da Cunha. A dada pelos Carvalhos de Basto, suponho que não, ou a de Gayo e Genall?.

Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: CUNHAS COUTINHOS DE AMARANTE

#257223 | FBrito | 25 jun 2010 14:14 | Em resposta a: #257219

Caro Pedro Taveira Leite Pereira,

Qual é a fonte que os Carvalhos de Basto usam para darem outra filiação a Maria da Cunha? Se for uma dedução é possível que não seja a mais acertada, mas se for alguma fonte documental então será Felgueiras Gayo que está errado...

Tem alguns dados sobre a ascendência de Rui Lourenço de Carvalho? Também tenho estudado essa genealogia e gostaria de saber qual é a ascendência de Rui Lourenço de Carvalho cujo nome é igual ao do Senhor da Honra de Carvalho...Será que há alguma relação?


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: CUNHAS COUTINHOS DE AMARANTE

#257229 | alvim | 25 jun 2010 16:23 | Em resposta a: #257223

Caro Francisco Brito

Não tenho quaisquer dados pois nem Gayo nem a Genall indicam os seus pais
Desconheço a fonte dos CB que coincide com a do Dr. Abranches de Soveral que tenho seguido
Um abraço
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: CUNHAS COUTINHOS DE AMARANTE

#257461 | FBrito | 29 jun 2010 09:33 | Em resposta a: #257229

Caro Leite Pereira,

Desculpe só responder agora.
Fiquei curioso quanto a Rui Lourenço de Carvalho porque não consegui descobrir nada no nobiliário de Felgueiras Gayo e penso que não é referida a sua ascendência em nenhuma outra obra...E, a julgar pelo nome e pelo casamento, certamente terá alguma relação com a Honra de Carvalho...

Abraço,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas Coutinhos, de Amarante

#257806 | CAPICUA | 03 jul 2010 18:55 | Em resposta a: #257219

Caro Leite Pereira,

Como estou interessada na genealogia dos Coutinho, ramo de Celorico de Basto (Moura Coutinho), tenho vários apontamentos soltos e, num deles, encontrei elementos colhidos no Portugal Antigo e Moderno, de Augusto Soares A.B.Pinto Lael , sobre a descendência de..." Fernão Coutinho, irmão do Magriço, que casou com D.Maria da Cunha, filha herdeira de Fernão vaz da Cunha, senhor de Celorico de Basto, tendo o senhorio passado pelo casamento para os Coutinhos....." .
Tenho referência ás paginas 605 a 610. Sei que não respondo á sua dúvida mas talvez se consultar esta obra possa encontrar mais informação.Está disponível nas Bibliotecas Públicas para consulta.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Cunhas Coutinhos, de Amarante

#257810 | alvim | 03 jul 2010 19:41 | Em resposta a: #257806

Agradeço a sua informação e possuo essa obra. O que está em causa é a ligação dos Macedos de Amarante que usam Cunha Coutinho comigo.
Tenho também alguns apontamentos sobre Moura Coutinhos são meus tetaravos. Se me fornecer o e-mail posso enviar e se poder enviar os que tiver agradeço. O meu e-mail pode ser fornecido pelo Moderador.
Com os melhores cumprimentos
Leite Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen