Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#257508 | seabraemilia | 29 jun 2010 20:10

Caros confrades no Brasil:

A minha mãe Beatriz de Barros Lima da Fonseca nasceu na freguesia de Sant'Ana no Rio de Janeiro, Brasil a 2 de Junho de 1908 e era filha de Manoel Alves da Fonseca e Anna de Barros Lima. Alguém poderia descobrir para mim, que estou em Portugal, os seus irmãos Manoel, António Joaquim, Luiz, Mário, Henrique e Lurdes? Talvez na paróquia se possam encontrar seus registos de nascimento ou batismo. Agradecia imenso tudo o que me puderem procurar.

Será que os registos paroquiais não estão informatizados e online?

Muito, muito obrigada,

Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258084 | seabraemilia | 06 jul 2010 18:57 | Em resposta a: #257508

Então ninguém responde?
Era um grande favor
Obrigada
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258089 | Conde de Granada | 06 jul 2010 19:42 | Em resposta a: #257508

Cara Sra. Maria Emília Seabra,

Pudera eu poder ajudá-la de forma mais efetiva, mas sou de São Paulo.

A paróquia de Sant'ana, pertence à arquidiocese do Rio de Janeiro - RJ. Seu telefone é: (21) 3394-6753

Na internet, consegui esse site http://www.paroquiadesantana.com.br/ cuja página de contatos é: http://www.paroquiadesantana.com.br/pascom

Espero que ajude.

Atenciosamente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258139 | seabraemilia | 07 jul 2010 15:09 | Em resposta a: #258089

Caro Granada,

Obrigada por sua ajuda. Mandei um email para a paróquia perguntando como aceder aos registos de batismo. Quem sabe não me respondem?

Atentamente,
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258152 | Conde de Granada | 07 jul 2010 19:32 | Em resposta a: #258139

Disponha.
Sempre que puder, ajudarei com prazer.
Espero que a pesquisa lhe seja frutuosa.
Respeitosa e cordialmente,
Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258154 | casadalage | 07 jul 2010 20:30 | Em resposta a: #258089

Caro Granada,

Uma vez que é de São Paulo, talvez que me possa ajudar. Precisava de saber o teor do registo de casamento, que ocorreu no 1º semestre de 1913, entre Francisca Peixoto de Sousa (filha de Francisco Peixoto de Sousa, falecido a 13/02/1913 naquela cidade) e João josé Ferreira Rego (filho do Dr. Manuel Joaquim Peixoto do Rego).

Desde já grato,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258166 | Gilson Nazareth | 08 jul 2010 01:56 | Em resposta a: #257508

Cara Emilia
Talvez vc possa resolver esta pesquisa sem sair de Portugal:Family Search colocou as Circunscriçoes da cidade do RJ`na internet.
A Circunscrição que corresponde Freguesia de Santana é a 6ª,pela data foram resgistrados,também no civil.
Abraço,boa sorte
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258194 | cjcardoso | 08 jul 2010 17:29 | Em resposta a: #258166

Caro Gilson,

Também tenho interesse na freguesia de Santana, mas não consigo aceder à circunscrição que refere através do site. Seria possível explicar-me a forma de pesquisa?
Obrigado
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258201 | Fernando do Vabo | 08 jul 2010 18:54 | Em resposta a: #257508

Cara Maria Emilia,

você sabe que a freguesia a que você se refere fica na ILHA GRANDE, a uma hora de lancha de ANGRA DOS REIS.

Lá tem 'UMA' IGREJA DA SANTANA, do século XVIII.

Você pede para descobrir seus tios,

Pela data de nascimento da sua mãe, seus tios não devem estar vivos, jã são 102 anos.

Você deve ter primos aqui.


Diga o que quer realmente e, eu vou pesquisar.

Em que lugar de Portugal você esta?

Atenciosamente


Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258212 | seabraemilia | 08 jul 2010 21:20 | Em resposta a: #258166

Caro Gilson

Muito obrigada pela informação. Vou tentar seguir a pista.

Um abraço
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258213 | lpernice | 08 jul 2010 21:25 | Em resposta a: #257508

Maria Emilia:Consegui dados sobre o batismo de minha bisavó(1865)nos arquivos da curia metropolitana do rio de janeiro, para onde foram levados os registros paroquiais da freguesia de sant'anna.Entre em contato pelo e-mail: arquivodacuriarj@terra.com.br
Boa sorte.
Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258214 | seabraemilia | 08 jul 2010 21:31 | Em resposta a: #258201

Caro Fernando:

Obrigada por responder. Não sabia que a freguesia de Santa ficava na Ilha Grande embora tenha estado no Rio em 1977. Nessa altura a minha mãe era viva e ainda existia um dos meus tios e conheci algumas primas, mas entretanto uma morreu e às outras perdi-lhes o rasto...Penso que minha prima Wanda da Fonseca foi para a Baía, bem como a sua filha Rita Fonseca Freitas.
Eu vivo em Coimbra. Se precisar de alguma coisa de cá estou ao dispor.
Muito grata,
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258215 | seabraemilia | 08 jul 2010 21:36 | Em resposta a: #258213

Boa noite Luiza:

Agradeço-lhe imenso esta informação. Vou tentar seguir a pista.
Se precisar de alguma coisa em Coimbra disponha
Um abraço

Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258216 | Fernando do Vabo | 08 jul 2010 23:34 | Em resposta a: #258214

Disponha,

porém, voce não disse o que quer.

Pelo visto, são as certidões de nasc. ou batismo dos seus tios.

Esta freguesia de Santa"ana, esta subordinada a Paroquia de Santana. que fica em Campo Grande (RJ).

Vou ligar pra lá e para a Arquidiocese RJ, para saber como se consegue essas certidões.

Os nomes dos seus tios levam o mesmo sobrenome da sua mãe e a data de nascimento varia de 5 anos pra baixo e 5 anos pra cima aproximadamente?

Não desanime, este forum é justamente pra socorrer e ajudar pessoas.

Tem que ter, é paciência.


Abraços


Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258218 | Conde de Granada | 08 jul 2010 23:53 | Em resposta a: #258154

Caro confrade José Adolfo da Costa Azevedo,

Sou paulista, não paulistano. Pro Brasilia Fiant Eximia! Aliás, amanhã é feriado de 9 de Julho, o dia da Revolução Constitucionalista, quando nosso bravo povo paulista pegou em armas contra à tirania varguista.

Mas, talvez eu tenha como lhe ajudar. Entretanto, preciso saber onde encontrar esse documento. Saberá me dizer qual é o cartório ou igreja onde devo pedir para que procurem?

Se estiver dentro das minhas possibilidades, conte com minha ajuda.

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258219 | Gilson Nazareth | 09 jul 2010 00:08 | Em resposta a: #258212

Emilia,
Acredito que a freguesia de Santana seja a do Centro do RJ e não a de Angra dos Reis.
Boa sorte,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258239 | casadalage | 09 jul 2010 11:53 | Em resposta a: #258218

Caro confrade Granada,

Antes de mais, as minhas desculpas pela minha ignorância. Desconhecia a diferenciação entre os dois vocábolos mas, graças à sua chamada de atenção, fiquei a saber mais sobre o "País Irmão".
Relativamente à ajuda que lhe solicitei, sei apenas que o casamento ocorreu na Cidade de S. Paulo mas desconheço em que paróquia.
Já tentei obter informações junto da Cúria Metropolitana, mas não me responderam ao mail que enviei.
Relativamente a uma situação semelhante ocorrida na paróquia de Santana do Rio de Janeiro tive mais sorte. A respectiva Cúria Metropolitana foi extremamente colaborante e, mediante pré-pagamento, enviaram-me certidão do registo pretendido.
Quando lhe pedi ajuda convenci-me que lhe seria fácil o acesso à Cúria Metropolitana de São Paulo. Se assim for, fico-lhe extremamente grato.

Com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258258 | Conde de Granada | 09 jul 2010 18:39 | Em resposta a: #258239

Caro confrade José Adolfo da Costa Azevedo,

Não quis lhe chamar à atenção. Não me leve a mal. Fui eu quem não explicou corretamente a Sra. Emília Seabra e, daí, originou-se essa pequenina confusão acerca de adjetivos pátrios. Bem, mas isso não importa.

Tenho certo acesso à cúria por conta de um amigo, beneditino, cujo irmão, também padre, trabalha na arquidiocese. Vou fazer o possível. O confrade teria alguma informação à acrescentar, como datas ou outros nomes?

Receba os sinceros e respeitosos cumprimentos do servidor,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258270 | casadalage | 09 jul 2010 23:27 | Em resposta a: #258258

Caro confrade Granada,

Fico-lhe muito grato pela ajuda.
Sei apenas que Francisca Peixoto de Sousa nasceu em S. Paulo onde se casou (desconheço a paróquia), no primeiro semestre de 1913, com João José Peixoto do Rego (filho do Dr. Manuel Peixoto do Rego). A noiva era filha de Francisco Peixoto de Sousa que faleceu em S. Paulo no início de 1913.
O noivo deslocou-se ao Brasil pois era natural de uma freguesia da concelho de Braga. O pai da noiva tinha emigrado para o Brasil e era primo do pai do noivo.
Gostava de conhecer o teor dos registos de casamento e de baptismo da Francisca e do óbito do seu pai.
Se for possível obter certidão dos respectivos registos peço-lhe o favor de me indicar como devo pagar o seu custo.

Se me puder pôr ao corrente da evolução dos seus contactos, pode contactar-me através do meu endereço:
adolfo-azevedo@casa-da-lage.com

Desde já grato, despeço-me com os melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258651 | Conde de Granada | 15 jul 2010 00:41 | Em resposta a: #258270

Caro confrade José Adolfo da Costa Azevedo,

Enviei as informações a um amigo que tem de fazer umas pesquisas particulares na cúria de São Paulo, como também está a me dever uns favores, posto que consegui uns papéis para ele na Espanha. Não consegui contatar o padre amigo meu, todavia, tenho certeza que este outro amigo há de, ao menos, tentar procurar. Qualquer novidade, mandarei informações por meio de e-mail.

Não lhe custará nada.

Cordiais saudações do servidor,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#258722 | casadalage | 15 jul 2010 20:46 | Em resposta a: #258651

Caro confrade Granada,

Independentemente do resultado da sua deligência, desde já lhe agradeço.

Melhores cumprimentos,
José Adolfo da Costa Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#263182 | milaseabra | 30 set 2010 22:15 | Em resposta a: #258219

Obrigada, Gilson. Você tinha razão! Já descobri o registo de nascimento de minha Mãe na 6ª Circunscrição.
Atentamente,
Emília

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#269348 | Eunice Oliveira | 26 jan 2011 23:58 | Em resposta a: #258215

Boa noite Srª Maria Emília,
Caso ainda tenha interesse nos registos paroquiais da freguesia de Sant'ana acesse:

https://www.familysearch.org/s/image/show#uri=http%3A//pilot.familysearch.org/records/waypoint/6926304&hash=Mrd8SMocDIIen2Q83tu%252B82PRagg%253D

A família de minha mãe tem origem em Semide - Miranda do Corvo/Coimbra e eu consegui muitas informações online através dos registos paroquiais no Arquivo da Universidade de Coimbra, mas faltava o nascimento de meu avô, que fora justamente baptizado em 1887 na freguesia de "Santa Ana" no Rio de Janeiro e eu o localizei nesse site acima nomeado. São os documentos que hoje se encontram arquivados na Curia Metropolitana do Rio de Janeiro, mas que foram digitalizados pela Igreja Jesus Cristo Santo dos ùltimos dias e disponibilizados na internet.

Eu gostaria de pesquisar a família de meu pai que tem origem em São Martinho de Dume - Braga/Braga, mas infelizmente o Arquivo da Universidade do Minho não está disponibilizado online, quem sabe num futuro próximo.

Se precisar de alguma coisa em Campinas/São Paulo, peça. Espero ter ajudado.

Eunice Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Paróquia de Sant'Ana- Rio de Janeiro

#269370 | seabraemilia | 27 jan 2011 16:45 | Em resposta a: #269348

Cara Senhora Eunice,

agradeço muito as suas informações, mas graças a Deus já localizei uma grande parte dos meus familiares no Rio.
Tal como a senhora, eu também tenho familiares em São Sebastião de guimarães que não têm registos online e não me parece que a universidade do Minho os venha a disponibilizar tão cedo. Quem sabe se eu não poderei procurar os seus em S. Martinho de Dume quando procurar os meus em Guimarães. Disponha.
Maria Emília

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen