Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257657 | RUIANTUNES | 01 jul 2010 16:31

Caros confrades,


Agradecia a quem tivesse conhecimento sobre a história das casas senhoriais espalhadas um pouco por toda a cidade de Évora e tambem Quintas e Herdades dos seus arredores, as suas histórias , estou a estudar tambem este assunto e já tenho bastantes elementos sobre este assunto, mas gostava de aprofundar mais este tema. Antecipadamente grato por qualquer ajuda vossa .


Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257667 | RUIANTUNES | 01 jul 2010 17:32 | Em resposta a: #257657

Caros confrades,


Também posso a quem interessar, dar algumas informações sobre estes assuntos , daqueles que de momento tenho informação arquivada .



Melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257681 | Pedro França | 02 jul 2010 03:10 | Em resposta a: #257667

Caro Rui:

Já agora associo-me ao seu pedido, pois sou um fã incondicional de Évora onde costumo passar as minhas férias de verão. Costumo fazer por lá, quando me dá jeito, uma espécie de safari heráldico: parto em busca de brasões de família pela cidade e não só... aqueles que ainda vão subsistindo. No arquivo histórico municipal explicaram-me que algumas casas têm brasão do lado de dentro, talvez num átrio de entrada da casa e não voltado à rua quer em fachada principal quer em cunhal. De facto é muito de estranhar que haja tanta casa antiga de traça seiscentista e setecentista e brasão nicles...Será que o 25 de Abril fez com que houvesse remoção de sinais exteriores de riqueza/nobreza? No mesmo arquivo histórico disseram-me que não seria razão bastante...tenho as minhas dúvidas...naquela altura, de ânimos exaltados, assanhados, tudo seria possível...

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257687 | RUIANTUNES | 02 jul 2010 08:49 | Em resposta a: #257681

Caro Pedro França,


De facto existem bastantes brasões espalhados pela cidade, com referio alguns deles encontram-se dentro de páteos dessas mesmas casas , por exemplo , a casa nobre dos Barreiros , hoje pertencente á grande família Torres Vaz Freire, que se situa na rua de cano , em Évora , tem no interior do seu páteo na fachada principal o brasão dos Barreiros , á meses eu próprio fotografei esse brasão. Quanto ao que referio acerca de alguns deles se encontrarem nos páteos das casas, este caso em particular deve-se ao facto de desconhecendo-se a razão aquela familia se ter apropriado de um antigo terreiro municipal que ficava defronte dessa mesma fachada, daí o facto de essa fachada que antigamente éra voltada para um terreiro municipal se ter transformado numa fachada voltada para um páteo privado, segundo Túlio Espanca no seu trabalho " Inventário Artistico do concelho de Évora ". Interessante, não acha ?
Agradeço bastante a sua intrevensão neste tópico , devo dizer-lhe que esse seu fascinio pela história local de Évora tembem se estende á minha pessoa . Muito obrigado .




Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257723 | RUIANTUNES | 02 jul 2010 15:27 | Em resposta a: #257687

Caro Pedro França,


Há também alguns casos de brasões retirados pelos proprietários das casas para realizar obras e depois acabam por não voltar a colocar esses brasões nos sitios de onde são retirados , muitos deles acabam por se perder com o tempo ou são deslocados para outros sitios .



Melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257730 | JCC | 02 jul 2010 17:22 | Em resposta a: #257681

Caro Pedro França

Deixe-me retribuir as suas ajudas com uma pequena achega relativa ao que sei sobre este tema.

Grande parte, se não a maioria, das pedras de armas exteriores hoje visíveis em Évora foram aí colocadas já durante o sec XX, creio que durante a edilidade presidida por Henrique Chaves que com o apoio de Túlio Espanca e outros procuraram recuperar o antigo “ambiente” da cidade.

Por aqueles tempos, numa politica de engrandecimento da cidade de Évora foram encetados vários trabalhos (a reconstrução das muralhas, por exemplo) onde se inseriu também a tentativa de recolocação das ditas PdeA.
De facto, durante o sec XIX, com o lançamento do imposto sobre as pedras de armas muitas haviam sido retiradas pelos senhores das casas e outras (felizmente menos), simplesmente picadas.

Por outro lado muitas casas nobres mudaram de proprietário no sec XIX e os novos donos, nada tendo a ver com a família anterior, terão removido os seus sinais.

Se algumas delas se encontravam na posse dos seus proprietários outras havia que se encontravam em depósitos municipais e foram (re)colocadas nos seus prováveis (ou possíveis) locais. Creio ter havido também a colocação de novas PdeA, esculpidas então, em alguns locais (Portas da Lagoa, por ex).

Um destes exemplos é a PdeA de Cordovil, actualmente na fachada da Casa Cordovil, que aí não estava, tendo vindo do portal do Monte de Brito como se constata facilmente pela sua forma.

Com o 25 de Abril nada de novo foi acrescentado a este processo. As fúrias revolucionárias dirigiram-se antes para os lavradores, onde se chegou ao cúmulo de após a caiação de casas feita à custa dos proprietários por intimação das autoridades, de imediato se pintarem as fachadas com os símbolos comunistas e outros dizeres…

Tenho um inventário fotográfico, creio que completo, de todas as PdeA exteriores existentes em Évora. Infelizmente ainda o fiz antes das máquinas digitais mas, se tiver interesse em alguma em especial, poderei digitalizá-la.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257759 | RUIANTUNES | 02 jul 2010 22:51 | Em resposta a: #257730

Caro confrade,


Mais um exemplo :

A pedra de armas dos Carvalhos que se encontra na fachada principal do palácio do barrocal, ( hoje pousada do inatel ), chegou a servir de tampa para um poço situado na herdade do barrocal , situada a mais ou menos 10km da cidade de Évora , felizmente, julgo que na década de 40 do século XX foi novamente colocada na fachada principal do referido edifício onde ainda se mantém .


Cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257761 | RUIANTUNES | 02 jul 2010 23:00 | Em resposta a: #257759

Caro Pedro França,


Caso pretenda eu tenho toda a obra do " inventário artistico de Portugal , distrito de Évora " e não só todo digitalizado, pelo que é fácil ceder-lhe qualquer tipo de informação que lá conste, basta dizer qual .


Cordiais saudações ,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#257940 | RUIANTUNES | 05 jul 2010 12:22 | Em resposta a: #257761

RENOVO O TÓPICO .

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#268226 | RUIANTUNES | 08 jan 2011 13:47 | Em resposta a: #257940

RENOVO O PEDIDO.

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#271833 | RUIANTUNES | 05 mar 2011 17:18 | Em resposta a: #268226

Caros confrades,


Volto a renovar este tópico na esperança de algum confrade/confreira que possua informação sobre este assunto e a queira compartilhar comigo expresse a mesma aqui neste espaço.
Desde já os meus agradecimentos.


Com os melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#271982 | vbriteiros | 07 mar 2011 16:01 | Em resposta a: #257657

Caro Rui filpe Antunes,
Só para lhe dizer que, apesar de minhoto, aprecio muito Évora, onde passo muitas vezes férias e onde encontro sempre motivo para aprofundar conhecimentos históricos e em especial os heráldicos. ´Só este ano já fui duas vezes a Évora.
Desta vez tive a sorte de encontrar já em utilização o novo hotel Muralhas Aqueduto. Tem fotos deste edifício e da respectivas PdeA ?
Grato desde já pela resposta que possa facultar.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Quintas , Herdades e casas senhoriais da cidade e concelho de Évora .

#405542 | JoaoPCosta | 18 jul 2018 22:35 | Em resposta a: #257657

Boa noite caro Rui Antunes,

Sou mestrando em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na qual estou a elaborar uma dissertação de mestrado sobre os gostos musicais da sociedade eborense na viragem para o século XX.
No seguimento, escrevo-lhe esta mensagem com o intuito de saber se conhece algum habitante de Évora - ou de localidades limítrofes -, que tenha um diário, correspondência ou outras fontes documentais desta época.

Agradeço a atenção,
João Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen