Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#258091 | mpra | 06 jul 2010 20:58

Caros Confrades,

Algum de vós saberá em que freguesia de Beja ficava o Convento de Santa Clara extra-muros?

Antecipadamente agradecido,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#258147 | mpra | 07 jul 2010 16:35 | Em resposta a: #258091

renovo o tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#259069 | AUTITV | 22 jul 2010 01:13 | Em resposta a: #258147

Caro confrade

Nas minhas pesquisas o Convento de Santa Clara das Freiras de Beja aparece nos óbitos de Santiago Maior.
Quanto à palavra extramuros penso que se tratava da zona para além da cerca murada do Convento que, ou por não haver espaço ou por tratar-se de individuos com menos recursos, seriam sepultados aí. Encontro muitas situações de pessoas sepultadas extramuros" pelo amor de Deus" ou seja por a família ser pobre e não poder pagar o respectivo funeral.

Espero ter podido ajudar.
Com os melhores cumprimentos

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#259463 | mpra | 27 jul 2010 18:21 | Em resposta a: #259069

Cara Confrade,

Muitíssimo obrigado pela resposta. O meu interesse foca-se no próprio convento, e saber se os óbitos das religiosas constam nos assentos da paróquia. Poder-me-á dizer se tem notícia de que fosse o procedimento habitual? Mais uma vez agradecido.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#259823 | AUTITV | 02 ago 2010 15:00 | Em resposta a: #259463

Confrade Manuel

Tenho pena por só hoje ter lido a questão que me põe porque acabo de chegar de uma semana de pesquisa em
Beja. Embora eu encontre frequentemente óbitos de clérigos cujo corpo era sepultado nos diversos locais, não tenho a certeza quanto às freiras do Convento de Santa Clara. Se me tivesse apercebido da sua pergunta mais cedo teria colocado a questão no Arquivo Distrital e possivelmente teria agora a resposta!
Talvez consiga através de outro confrade.

Ao dispor, os melhores cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#259825 | mpra | 02 ago 2010 15:18 | Em resposta a: #259823

Cara Helena,

Também eu brevemente espero poder ir a Beja! No centro histórico ainda há partes verdadeiramente encantadoras. Muito obrigado pela sua mensagem. Não querendo abusar, já alguma vez consultou os tombos das capelas da cidade de Beja?

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Convento de Santa Clara de Beja, Freguesia

#259827 | AUTITV | 02 ago 2010 16:22 | Em resposta a: #259825

Caro Manuel

Também gosto muito do centro histórico de Beja, mas eu sou suspeita, sendo alfacinha, tenho todas as costelas alentejanas de Beja.
Acredite que gostaria muito de poder consultar tudo o que me acrescente informações sobre os meus antepassados.
Os tombos das capelas devem ter livros bem interessantes, o meu sonho era encontrar alguns róis de confessados, documentos riquíssimos em dados sobre as populações locais, talvez um dia! Até agora tem sido só Arquivo Distrital e acredite que no tempo que lá passo não dou tréguas às pobres funcionárias que devem estar desejosas de me ver pelas costas.
Talvez em breve possamos encontrar os paroquiais de lá, on line, sei que já se está a fazer qualquer coisa nesse sentido.
Despeço-me com votos de boas pesquisas
Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 11:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen