Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258162 | pianoman | 08 jul 2010 00:50

Olá a todos

Precisava de ajuda na leitura do seguinte assento: http://db.tt/FCmxXv

Eu penso que consigo perceber quase tudo do que é mais importante, mas gostava de confirmações:

"Maria José filha legítima de Manuel Gonçalves e de Catarina Pereira [...] nasceu aos dezassete dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e sessenta e dois anos [...]"
(agora vem a parte que não entendo bem) "...foram padrinhos Diogo filho de Jorge Dias e de sua mulher (?) Domingos Gonçalves e Luiza (?) filha de João Gonçalves e de Catarina Fernandes [...] foram testemunhas Francisco Xavier do Rego (?) filho de António Rodrigues [...] e Ignácia Gonçalves Pereira (?) (?) [...]"


Ora eu penso saber que Manuel Gonçalves e Catarina Pereira são realmente os pais da Maria José e que os seus avós paternos são João Gonçalves e Catarina Fernandes. Não os vejo é aqui referenciados como tal. Quem é o referido Diogo e Jorge Dias? apenas padrinhos?

Para além destas confirmações gostaria de vos questionar sobre o facto de esta Maria José ser a pessoa mais antiga que vejo referida com o apelido Batoca, pois nenhum dos seus pais (Manuel Gonçalves e Catarina Pereira) são referidos como Batoca. Isto é normal? devo prosseguir para trás no tempo e investigar o pai Manuel Gonçalves? Eu tenho a certidão de casamento destes dois e não aparece o apelido Batoca em lado nenhum. Nem mesmo no nome dos pais deles (João Gonçalves / Catarina Fernandes; Domingos Pereira / Anna Fernandes). Já agora para quem estiver interessado, a cópia deste assento de casamento pode ser vista aqui: http://db.tt/jqqT9U )

Obrigado
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258163 | pianoman | 08 jul 2010 00:57 | Em resposta a: #258162

correcção: a primeira pessoa que vejo com apelido Batoca é, na verdade, o pai de Maria José, Manuel Gonçalves Batoca.

Assim (aliás, como Battoca) vem referido como avô paterno de Domingos Manuel, nascido em 1800.

Sendo assim, se calhar será melhor pedir informações sobre João Gonçalves e Catarina Fernandes ?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258165 | mpra | 08 jul 2010 01:56 | Em resposta a: #258162

Caro Nuno Batoca,

Estive a ler os assentos, e o que escreveu. Sinceramente parece-me que no assento de baptismo de Maria José o padre fez algo que com o recuar do século XVIII tornar-se-á mais recorrente - deixará de constar o nome dos avós. Quanto às filiações que aparecem abaixo são efectivamente dos padrinhos e das testemunhas... nunca tinha visto, mas é o que lá está. O assento de casamento é conclusivo.

Agora falando do nome Batoca. Eu diria que é provavel que se trate de alcunha, possivelmente tornada apelido nessa geração que aponta. O melhor será prosseguir e ver o que descobre!

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258400 | pianoman | 11 jul 2010 21:34 | Em resposta a: #258165

Caro Manuel

É isso mesmo que irei fazer dentro em breve. tentar prosseguir (ou será regredir? hehehe) a ver o que encontro.

Quanto ao apelido Batoca, já me chegaram a dizer que terá a ver com alguém que trabalhava na Quinta da Batoca do nosso famoso poeta Guerra Junqueiro, mas não tenho dados objectivos que confirmem isso.

Obrigado pela atenção,
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258408 | seabraemilia | 12 jul 2010 00:03 | Em resposta a: #258162

Boa noite Nuno

É bem difícil de ler este assento de baptismo., mas vou tentar.

A seguir ao que conseguiu ler julgo que diz:... e foi baptizada e recebeu os santos óleos por mim Francisco Jose? Ferreira ... franciscano do Santo Ofício no dia vinte e dois do dito mês."...foram padrinhos Diogo filho de Jorge Dias e de sua mulher Domingas Gonçalves e Luiza filha de João Gonçalves e ...Rocha

Penso que o Diogo e a Luiza são os padrinhos e que ,talvez por serem menores, vem indicado no assento de batismo os nomes dos seus respectivos pais,
Não sei se ajudei

Cordialmente,
Maria Emília Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258433 | pianoman | 12 jul 2010 10:07 | Em resposta a: #258408

Cara Maria Emília

Ajudou certamente e parece fazer sentido o que escreveu, só não estou totalmente convencido com o/a "Domingas", mas a sua versão é a que faz mais sentido, apesar de eu nunca ter encontrado uma "Domingas". Era um nome comum?

Obrigado,
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258435 | mpra | 12 jul 2010 10:41 | Em resposta a: #258433

Caro Nuno Batoca,

Domingas era um nome mais que comum, tal como muitos outros que entretanto caíram em desuso.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258510 | milaseabra | 12 jul 2010 22:21 | Em resposta a: #258435

Caro Nuno

Como lhe disse o confrade Manuelpra na mensagem anterior, o nome Domingas era comum. Ainda há Domingas e eu tive uma colega com esse nome, creio que de Ponte de Lima.
Também ando a pesquisar registos de nascimento no etombo e começo a ficar familiarizada com a letra e os termos.

Se precisar da minha ajuda disponha
Atentamente.
Maria Emília

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258591 | mtt | 14 jul 2010 05:58 | Em resposta a: #258433

Caro Nuno Batoca
Eis a minha leitura:
----------------------------------------------------
Maria Joze filha legitima de Mano-
el Gonçalves e de Catharina Pereira do lugar
de Santa Leocadia desta freguezia de Sao
Martinho de Ruivaes, nasceo aos desassete di-
as do mes de Fevereiro de mil e sete Centos e
Sessenta e dous annos, e foi baptizada e re-
cebeo os Santos Oleos por mim Francisco Xa-
vier Ferreira de Azevedo Comissario do San-
to Officio, Bacharel formado em Cannones, e
Reytor desta dita freguezia, aos vinte e hum
dias do dito mes, e anno. forão Padrinhos
Diogo filho de Jorge Dias, e de sua molher
----------------------------------------------------
molher Domingas Gonçalves, e Luiza filha 68
de João Gonçalves e de Catharina Fernan- J.Rocha
des do dito lugar de Santa Leocadia. Fo-
rão testemunhas Francisco Xavier do Re-
go filho de Antonio Rodrigues desta
villa, e Ignacio Gonçalves Pereira da mes-
ma que assignaram comigo. dia, mes e Era
ut supra.
O R.do Fran.co Xavier Ferr.a de Aze.do
Francisco Xavier dorego Ignacio Glz P.ra
----------------------------------------------------
No final da primeira página existe uma anotação, independente do texto do assento e escrita muito posteriormente:
------------------------------------------------
P. C.asa[?].to de M.el Glz Battoca desta frg.
Em 19 de 9bro de 1806 ver[?] apt. averb.
------------------------------------------------
Escrevo Battoca apenas por sua sugestão. Sem ela teria lido Barrica, falhando por pouco, já que é vocábulo também ligado à tanoaria.
9bro significa Novembro e a data deve referir um apontamento averbado, talvez sobre um casamento.
A rubrica J.Rocha serve apenas para validar a numeração.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258597 | pianoman | 14 jul 2010 11:01 | Em resposta a: #258591

Eu já tinha respondido, mas não vejo aqui essa resposta, portanto tentarei de novo:

Caro Manuel Cravo

Agradeço-lhe a magnífica leitura e o seu interesse e tempo gasto.

Só tenho uma pequena ressalva a fazer:
Como pode Maria José (Gonçalves Batoca) ter casado com um Batoca também? ainda para mais coincidentemente com o nome do pai.

Ela vem referida como solteira no registo de baptismo do neto Francisco (1846) e no registo de casamento do filho Domingos (1845), este vem referido como filho natural de Maria Gonçalves Batoca.

Portanto em 1806 não me parece lógico que case com Manuel Gonçalves Batoca. O que acha?

Cumprimentos,
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258660 | mtt | 15 jul 2010 06:03 | Em resposta a: #258597

Caro Nuno Batoca
Já suspeitava que a leitura da anotação não seria a correcta, motivo por que incluí pontos de interrogação.
Notei agora que a palavra que surge após “P. C.” se encontra, logo abaixo dos nomes dos nubentes, à margem do assento de casamento, que só agora vi. Infelizmente, a imagem que publicou não contém o início. Fica no entanto claro que não é Casamento.
O que parece poder ler-se é “...eres.to”, mas sem o arranque é difícil decidir o que poderá significar.
Já viu o que consta nos paroquiais, óbitos e casamentos de Ruivães, com data de 19 de Novembro de 1806?
Talvez aí esteja a solução do mistério.
Cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#258664 | pianoman | 15 jul 2010 10:48 | Em resposta a: #258660

Caro Manuel Cravo

Deve ser por aí que tentarei ir: Saber o que se passou a 19/11/1806.

Pena é que os registos de Braga (Vieira do Minho-Ruivães) não estejam disponíveis online.


Obrigado mais uma vez pela (preciosa) ajuda,
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#273502 | pianoman | 29 mar 2011 00:07 | Em resposta a: #258664

Passado tanto tempo, lá arranjei o registo de casamento da referida data (19/11/1806).
O que acham que significa?

Não entendo muito bem o que por lá vai, mas vejo várias referências a Pereiras.

Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda de assento de Nascimento (1762)

#273503 | pianoman | 29 mar 2011 00:08 | Em resposta a: #273502

Perdão...esqueci-me do endereço da imagem: http://db.tt/6ZkSu8B

Obrigado,
Nuno Batoca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen