Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258319 | Marcello Ferrreia | 10 jul 2010 17:46

Caros Confrades,
Sou do Brasil- RJ, meu avô era Português e desejo adquirir a nacionalidade Portuguesa para mim e minha mãe só que não temos a certidão de nascimento dele que é o principal documento solicitado, preciso de ajuda para conseguir os números dos telefone e e-mails dos cartórios, pois minha mães lembra que ele sempre mencionava o nome da cidade em que nasceu. Abaixo segue mais informações que tirei do único documento que temos a "certidão de casamento" aqui no Brasil.

Nome do meu Avô: Guilherme Augusto Anciães.
Data de Nascimento: 17/12/1909 - Portugal
Cidade de Nascimento: Trás-os-Montes (Mencionada sempre por ele).
Data do Casamento no Brasil: 14/06/1942

Desde já agradeço no que for possível me ajudar.
Marcello Anciães Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258322 | mignoutel | 10 jul 2010 18:12 | Em resposta a: #258319

Caro Marcello,

Você tem aí um problema!
É que Trás-os-Montes não é uma cidade, mas uma região, que inclui dois distritos (estados) e dezenas de concelhos (municípios). Como não tem indicação do localidade, vila ou cidade (não tem, pois não?), vai ter de tentar em todas as Conservatórias do Registo Civil de cada um dos municípios dessa região (não nos Cartórios, pois estes correspondem em portugal ao vossos Tabeliães).
Pelo memos tem o nome completo e da data exacta de nascimento, o que é uma vantagem!
Boa sorte!

Cumprimentos,

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258332 | PAIVAMANSO | 10 jul 2010 21:05 | Em resposta a: #258322

Caro Marcelo, sugiro que você fale com a sua mãe e veja se ela se lembra de ter ouvido o pai dela falar de alguma localidade para além de Trás os Montes. Procure se tem conhecimento de que ele tivesse deixado irmãos em Portugal. Caso afirmativo, quais os nomes deles ? Não tem,nem consegue obter mais nenhum documento, onde possa constar a freguesia onde nasceu o seu avô ? E os nomes dos pais dele, você conhece ? Que idade ele teria quando foi para o Brasil ? Ele falou onde morreu o pai ou a mãe dele, ou algum irmão , aqui em Portugal ? Posso tentar saber todos os endereços de e-mail das Conservatórias do Registo Civil da Região de Trás os Montes, mas pela data penso que esse registo de Baptismo estará num Arquivo Distrital. O problema é que não sabendo qual a Freguesia ou Concelho, creio que ninguém tentará encontrar, por ser uma tarefa quase impossível. Não quero desanima-lo mas de facto vai precisar de falar várias vezes com a sua mãe, eu diria, de modo a recordar conversas antigas, encontrar um indício, algo que sirva de pista. Terça ou Quarta Feira, posso fazer alguns telefonemas e tentar avaliar melhor o que se pode ou não fazer. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258334 | Marcello Ferrreia | 10 jul 2010 21:55 | Em resposta a: #258332

Jorge,
Na certidão de casamento tem somente o nome da mãe dele "Maria Idalia" não tem o nome do pai.

Minha mãe mora comigo e não é problema falar com ela, mais ela tem poucas lembranças e não se recorda de ele ter tido contato algum com parentes em Portugal nem quando chegou no Brasil.

Na segunda vou conversar com um tio irmão da minha mãe para tentar conseguir mais informações, conseguindo volto a postar.

Aproveito para agradecer seu empenho em tentar ajudar.

Muito Obrigado,
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258341 | PAIVAMANSO | 10 jul 2010 23:57 | Em resposta a: #258334

Caro Marcello, Não leve a mal a minha sugestão, só estou a imaginar como eu faria se pudesse falar cara a cara com a sua mãe; Não lhe faça perguntas apenas. Com muito carinho e sem pressas, leve-a a falar das lembranças felizes do passado dela, participe e partilhe dessas alegrias e talvez ela sem stress, descontraída, recorde algo importante. é claro que o nome de uma cidade, uma vila ou uma aldeia é o que precisamos saber.....mas pode surgir algo diferente que sirva de pista. Será que ela ouviu falar o nome da cidade ou vila ou aldeis mas agora não se lembra ? Acredito que pode acontecer daqui a alguns dias,ela lembrar-se, após várias conversas agradáveis. Não aposte tudo nas primeiras conversas. Acredito que as pessoas raramente têm falta de memória, o problema é outro, e tem a ver com a dificuldade de ter acesso rápido a essa memória. Quanto mais ansiedade,mais urgência em encontrar as respostas, guardadas em nossas complexas memórias, mais difícil se revela esse acesso na hora. Por favor reveja as perguntas que lhe coloquei na outra mensagem e, se vier a saber, responda. Pode vir a ser muito importante essa informação que conseguiu do nome da mãe dele , Maria Idália. Eu procederia de igual modo com esse irmão da sua mãe. Não entenda mal as minhas sugestões, não estou a tentar ensinar, somente estou a tentar ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258347 | IsabelFont | 11 jul 2010 01:03 | Em resposta a: #258334

Caro confrade
Marcello Anciães,

Em primeiro lugar acho que o confrade Jorge Santos (PaivaManso) foi quem lhe deu o conselho mais certeiro e correcto.

No entanto se não obtiver mais nenhuma pista, julgo que talvez fosse possível encetar as suas pesquisas, por Carrazeda de Ansiães.
O apelido/sobrenome de seu avô pode muito bem ser de origem toponímica ( não é assim que se diz ?), ou seja ter origem no nome da aldeia onde nasceram seus antepassados.

Assim, encontrei, num livro com o título: As cidades e villas da monarchia portugueza que teem brasão d'armas, Volume 1, da autoria de Ignacio de Vilhena Barbosa, sobre:
"A VILLA D'ANCIÂES" - " Acha-se esta villa assentada no cume de um alto monte a quatro leguas a oeste da villa da Torre de Moncorvo, uma das principaes da provincia de Traz-os-Montes, e a uma legua para o norte do rio Douro. Correm-lhe tambem proximo, deixando-a no centro, os rios Sabor, e Tua."

Por outro lado, na Wikipédia vem que, e transcrevo: O Castelo de Ansiães ou Castelo de Carrazeda de Ansiães, ergue-se na Freguesia de Selores, Concelho de Carrazeda de Ansiães, Distrito de Bragança, (Região de Trás-os-Montes) em Portugal.

Portanto, e se não encontrar outras pistas, porque não começar por aqui? Há pelo menos 2 freguesias: Carrazeda de Ansiães e Seixo de Ansiães, naquele concelho.

Considere isto apenas um palpite, uma sugestão, se e só se não conseguir outra pista das lembranças da senhora sua Mãe ou outros familiares.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258381 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 14:30 | Em resposta a: #258347

Cara Confreira Maria Isabel, você está certa, ao relacionar o apelido com o nome de terras Transmontanas. Eu não tinha feito isso com receio de influenciar negativamente as recordações possíveis das eventuais conversas antigas. Atenção que não estou a dizer que a sua opinião diferente não seja preferível, pode acontecer sim que a mãe de Marcello reconheça , recorde algum deles, precisamente por voltar a ouvir a palavra chave. A sua intervenção é muito bem vinda e somos sempre poucos para tentar ajudar. Vamos ver se o confrade Marcello consegue saber algo mais....... Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258590 | Marcello Ferrreia | 14 jul 2010 03:56 | Em resposta a: #258341

Caros Confrades,
Não consegui falar com meu tio e portanto não obtive maiores informações, pois ele esta viajando e só retorna dia 02/08 sendo assim só me resta aguardar, pois minha mãe não conseguiu lembrar de mais nada que possa vir ajudar.

Obrigado a todos pela tentativa de ajuda e retorno tendo ou não alguma infomação.

Cumprimentos.
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258599 | PAIVAMANSO | 14 jul 2010 11:26 | Em resposta a: #258590

Caro Confrade, antes de lhe começar a dar números de telefone ou endereços de e.mail dos Arquivos (penso que isso não vá adiantar muito, enquanto não houver uma ideia aproximada da freguesia onde nasceu o seu avô ) vou tentar ir á procura por outros caminhos, muito incertos, mas de momento os dados que nos dá, são escassos. Quando puder diga se conseguiu ou não saber algo mais nessa conversa que vai ter com o seu tio. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258650 | PAIVAMANSO | 15 jul 2010 00:35 | Em resposta a: #258347

Seguindo pelo caminho que a nossa prezada Confreira Maria Isabel indicou, comecei a tentar relacionar o mais aproximado possível, o apelido Anciães com as localidades do Alto Douro e Trás-os-Montes. Pesquisando no Google, por pbi.pt aparecem 47 actuais titulares de telefone com o apelido Anciães, espalhados pelo País. Ainda só consegui ligar para 14, tenho 2 ou 3 contactos que vão tentar saber algo mais, mas nada que nos dê grande esperança. Ainda assim, temos duas pessoas que andam a fazer uma Árvore Genealógica dos Anciães, uma delas baseada em familiares Brasileiros e outra em familiares Portugueses. Não falei com os próprios mas com parentes que me pediram 4 ou 5 dias para me dizerem o que descobrirem. Até agora, uma coisa parece clara ; Destes 14, os que vivem longe de Trás os Montes, ou são descendentes de Transmontanos, nomeadamente de Carrazeda de Ansiães, Nagozelo, S. João da Pesqueira, ou de outra zona,mais longe, que engloba Meda Beselga, Penedono, Guarda, Já afastada da Região de Trás os Montes, mas com muitas pessoas ali residentes, portadoras deste apelido. Dava jeito se pudesse concluir que estes últimos tinham bisavós ou trisavós oriundos de Trás-os-Montes, mas ainda não tenho indícios nesse sentido. Foi-me dito que existem muitos Anciães, tanto em França como no Brasil. Vamos aguardar mais notícias. Este é um problema de difícil solução, mas faltam fazer muitos telefonemas. Na pior das hipóteses, irá receber uma lista de muitos Anciães residentes em Portugal, Brasil e França,com os/as quais poderá corresponder-se na esperança de um dia encontrarem ligações familiares. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258803 | PAIVAMANSO | 17 jul 2010 10:30 | Em resposta a: #258650

Caro Marcelo, só volto a pegar neste seu tópico a partir de quarta feira 21/7 . Só quero dizer-lhe que não está esquecido. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#258860 | PAIVAMANSO | 18 jul 2010 13:07 | Em resposta a: #258803

Caro Marcelo, faltam fazer 33 telefonemas, mas ao fim de semana está tudo para a praia. ( Esta foi uma desculpa para tentar juntar os tópicos na mesma página do fórum) para não me esquecer de nenhum. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259698 | PAIVAMANSO | 31 jul 2010 08:00 | Em resposta a: #258860

Caro Marcelo, fiquei de pegar novamente neste seu assunto em 21-07 mas na realidade só ontem voltei a ele. Tentei contactar 4 pessoas que me tinham pedido 4 a 8 dias para me darem uma resposta, mas ainda não tinham dito nada. Apenas uma delas atendeu, foi o Senhor Alfredo Anciães que simpaticamente me deu o endereço de e.mail dele, prometeu pesquisar os nomes que lhe dei, consultando a lista de um estudo que ele anda a fazer sobre a família dele. No entanto, explicou que não vai ter férias este ano, porque tem um trabalho urgente em mãos e, pediu para eu o contactar só a partir de meados de Setembro. Pela minha parte, apesar de hoje ser sábado, dia de praia, vou tentar fazer mais alguns telefonemas relacionados com este seu tópico. Espero que a conversa que vai ter com o seu tio, após 2 de Agosto, dê frutos, traga alguma pista . Este mês de Agosto, em Portugal, é quando a maioria das pessoas vai de férias, e se tenta desligar de tudo o resto. Também caí no erro de tentar ajudar em vários tópicos e outros assuntos ao mesmo tempo, isto para lhe dizer que não está esquecido o seu assunto, mas apenas volto a ele quando posso. Na realidade, dos 33 telefonemas que faltavam fazer, ainda não fiz nenhum, mas lhe garanto que irei fazê-los todos, só preciso de tempo, disposição e sorte para encontrar as pessoas disponíveis r receptivas, do outro lado da linha. Quando puder p. f. diga como correu a conversa com o seu tio. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259805 | Marcello Ferrreia | 02 ago 2010 00:48 | Em resposta a: #259698

Caro Jorge,
Confesso estar supreso com seu empenho e dedicação em tentar me ajudar e não tenho palavras para expressar minha gratidão, desde de já meu muito obrigado.

Amanhã vou tentar conversar com meu tio e ver o que consigo, e volto a informar tento ou não infomações novas.

Do mais novo amigo do Brasil.

Cumprimentos,
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259806 | Marcello Ferrreia | 02 ago 2010 00:50 | Em resposta a: #259698

Caro Jorge,
Confesso estar supreso com seu empenho e dedicação em tentar me ajudar e não tenho palavras para expressar minha gratidão, desde de já meu muito obrigado.

Amanhã vou tentar conversar com meu tio e ver o que consigo, e volto a informar tento ou não infomações novas.

Do mais novo amigo do Brasil.

Cumprimentos,
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259830 | PAIVAMANSO | 02 ago 2010 17:27 | Em resposta a: #259806

Caro amigo Marcello, eu tenho prazer em tentar ajudar, mas sinto tristeza quando não consigo fazer isso com sucesso. Você diz que não tem palavras para expressar sua gratidão, mas não é verdade, pois as suas palavras são cheias de gratidão, e eu é que fico preocupado, pois sei que é pouco provável eu vir a ter a sorte de merecer esses agradecimentos. Faça isso, com informações novas ou não, diga como correu a conversa com o seu tio. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259927 | Marce10 | 04 ago 2010 16:16 | Em resposta a: #259830

Cara amigo Jorje,
Gostaria de saber se pode me ajudar encontrar a certidão de batismo be meu bisavô.
Tenho esses dados sobre ele:
Antonio Fernandes de Mattos
03/11/1907
filho de João Fernandes de Mattos e Etelvina Barata
Trás-os-Montes

Chegou ao Brasil por volta de 1919 com seus pais e três irmãos: Belarmina José e Francisco.

Agradeço desde já.
Marcelo Jacó Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259963 | PAIVAMANSO | 05 ago 2010 01:05 | Em resposta a: #259927

Caro Marcelo Jacó Rocha, Peço-lhe que leia as mensagens todas deste tópico, para ficar a perceber melhor o que lhe falta para eu o poder ajudar. Você tem quase tudo que é necessário para encontrar o assento do baptismo do seu bisavô. Falta-lhe saber qual a freguesia, onde nasceu e foi baptizado o seu bisavô. Eu ainda não sei, porque ainda não procurei, quantos concelhos e quais, existiam na região de Trás-os-Montes em 1907, e quantas freguesias tinha cada concelho. O problema é que devem ser tantas que ninguém dos arquivos se atreve a procurar nos livros. Talvez haja a hipótese de tentar encontrar através dos livros de baptismo que possam estar on-line de algumas freguesias dessa região. Terei de fazer alguns telefonemas para obter algumas informações neste sentido. No seu caso não tenho hipótese de tentar perceber de onde era natural o seu bisavô, porque pelos apelidos conjuntos Fernandes Matos, só me aparece um em todo o Portugal, em pbi.pt ou seja, nem tenho uma listagem para fazer o tipo de amostragem, que estou a tentar desenvolver no caso dos Anciães deste tópico. Muito importante ; Veja se em algum documento, alguma carta, alguma fotografia, lhe aparece o nome de alguma cidade, vila ou aldeia, de onde o seu bisavô pudesse ser natural. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259964 | Marce10 | 05 ago 2010 01:10 | Em resposta a: #259963

ok, Jorge.
Vou fazer isso que me falou, vou demorar um pouco, mas volto aqui pra te falar de novidades sobre minha procura.
obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#259982 | PAIVAMANSO | 05 ago 2010 12:40 | Em resposta a: #259964

Caro Marcelo Rocha, faça essa busca, cá fico á sua espera, sem stress. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260234 | Marce10 | 09 ago 2010 18:52 | Em resposta a: #259982

Caro Jorge, consegui a certidão de óbito de minha trisavó e meu trisavô, mãe e pai de Antonio, e na certidão de óbito de minha trisavó, estava escrito que nasceu em Boidobra, e pelo que vi, fica em covilhã, Castelo Branco, e existe boa possibilidade de meu bisavô ter nascido por essa região e depois ter mudado para Trá-os-Montes, porque minha avó disse que ele falava de Beira-Baixa também.
Você pode me ajudar ainda, mesmo que este documento que procuro fica em outra Região?
Cumprimentos. Marcelo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260243 | PAIVAMANSO | 09 ago 2010 21:33 | Em resposta a: #260234

Caro Marcelo Rocha, vamos por partes. Em primeiro lugar, você já tem consigo as certidões de óbito dos seus trisavós, pais de seu bisavô António Fernandes de Matos ? Se tem, diga em que freguesia e concelho lá diz onde eles faleceram. Se ainda não tem consigo essas certidões, diga se já as pediu ou ainda vai pedir. Se ainda não tem e vai pedir, não o faça, antes de falar comigo. Por cada certidão você paga cerca de 15 euros e se pedir fotocópia simples paga apenas 50 cêntimos. Se me diz que a sua trisavó nasceu em boidobra, e se tem ou já localizou a certidão de óbito dela, creio que será fácil , em princípio, localizar o assento de baptismo do filho dela, o seu bisavô António Fernandes de Matos. No seu caso eu procuraria o assento de baptismo do seu bisavô, na freguesia onde nasceu a mãe dele, também na freguesia onde ela faleceu (será a mesma freguesia) ? Caso não apareça o baptismo nessas freguesias, creio ser necessário tentar nas freguesias de nascimento e do óbito do pai dele, e você, se tem a certidão de óbito do seu trisavô, saberá esses dados.... Ando a lidar com tantos casos diferentes que até tenho receio de não ter lucidez suficiente e estar a falar algo errado, em todo o caso, se puder, responda a estas perguntas, para eu o poder ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260247 | Marce10 | 09 ago 2010 21:51 | Em resposta a: #260243

Ainda não tenho, mas ja liguei, e me falaram o nome da freguesia Boidobra. Eles faleceram no Brasil e não em Portugal.
Estou esperando a conservatória de aqui encontrar as certidões de óbito de dois irmão de meu bisavô que viveram no mesmo local que meus trisavos, para depois pedir todas elas.
Cumprimento,
Marcelo Rocha.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260250 | PAIVAMANSO | 09 ago 2010 22:22 | Em resposta a: #260247

Caro Marcelo Rocha, nem me tinha lembrado da hipótese de eles terem falecido no Brasil. Vou fazer uma tentativa á procura de um lance de boa sorte. Vou tentar encontrar, por telefone e por e.mail, o assento de baptismo do seu bisavô na freguesia onde nasceu a mãe dele, que você diz ser Boidobra . Vai ser um tiro no escuro, mas talvez acerte no alvo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260252 | Marce10 | 09 ago 2010 22:31 | Em resposta a: #260250

ok, Jorge.
Espero por boas notícias.
Cumprimentos. Muito Obrigado. Marcelo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260253 | cseixas | 09 ago 2010 22:57 | Em resposta a: #258650

Tendo visto o interesse na procura da origem de alguém com o nome Ansiães venho informar que na Freguesia de Soutelo do Douro há uma Família Ansiães que tinha por alcunha os "Fatigas". Dois foram para o Seminário. Um morreu de acidente afogado no Rio Douro. O que segui os estudos chegou a Cónego da Sé de Lamego e era umhomem muito inteligente. Meu Pai foi Padrinho de Missa Nova deste padre. Deixou sobrinhos que julgo estarem bem na vida e que tem casa em Soutelo do Douro. Parece-me que hoje se assinam Castro. Amanhã vou tentar saber mais pormenores desta gente.
Cumprimentos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260255 | PAIVAMANSO | 09 ago 2010 23:12 | Em resposta a: #260253

Caro confrade Costa Seixas , desde já lhe agradeço, em meu nome e em nome de Marcello Anciães, essas suas informações e as que vai tentar obter em complemento destas. Confesso que ando a tentar ajudar em vários assuntos diferentes e a este dos Anciães , terei de voltar a ele em força muito em breve. As suas informações poderão vir a ser uma preciosa ajuda, por isso as aguardamos com esperança. Receba um abraço de amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260264 | PAIVAMANSO | 10 ago 2010 11:06 | Em resposta a: #260255

Caro Marcelo Rocha, telefonei para o Arquivo Distrital da Castelo Branco que me informou, que ainda só têm assentos de baptismo até 1905 e mandaram procurar na Conservatória do Registo Civil da Covilhã. Liguei para essa Conservatória e uma funcionária simpática procurou durante vários minutos após os quais, informou que na Freguesia de Boidobra do Concelho da Covilhã do Distrito de Castelo Branco, percorreu todos os registos dos livros nas datas compreendidas entre 1905 e 1909 e não consta nenhum António filho de João Fernandes e de Etelvina Barata . Fica claro que este assento de baptismo terá de ser procurado noutra freguesia. Assim sendo, deverá seguir as correctas informações, do nosso confrade Mário Navarro, que no outro tópico antes de mim o estava a ajudar e bem. Se precisar da minha ajuda, por exemplo para fazer telefonemas aqui em Portugal, não hesite em pedir, pois farei isso com muito gosto, rapidamente e a custo zero. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260312 | Marce10 | 10 ago 2010 23:53 | Em resposta a: #260264

Muito Obrigado pela ajuda Jorge Santos, vou continuar as minhas buscas e quando tiver mais informações, volto aqui.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260704 | Marcello Ferrreia | 19 ago 2010 05:05 | Em resposta a: #259805

Caro Jorge,
Tenho novidades e informações diferentes das iniciais, pois meu tio lembrou com toda certeza que o local de nascimento do meu avo foi em Carrazeda de Ansiães, mediante desta informaçāo enviei um email para crcentrais@dgrn.mj.pt e eles me retornaram com a informaçāo abaixo, será que conseguimos localizar agora.

Abraço e obrigado pelo empenho em tentar me ajudar.

Marcello Anciāes Ferreira

---------------------------------------------------------------------------------------
RESPOSTA ENVIADA:

Bom dia Senhor Marcelo:
Informo V. Exª de que os nascimentos ocorridos em Carrazeda de Ansiães pertencem ao distrito de Bragança, caso o nascimento tenha ocorrido à mais de cem anos, encontram-se no Arquivo Distrital daquela localidade, se foi à menos de cem anos deve dirigir-se à Conservatória de Carrezeda de Ansiães.

Sem outro assunto
Fernanda Rocha

-----Mensagem original-----
De: Marcello Anciães Ferreira [mailto:marcello.a.f@gmail.com]
Enviada: terça-feira, 3 de Agosto de 2010 4:17
Para: crcentrais@dgrn.mj.pt
Assunto: Certidão de Nascimento.

Caros Confrades,
Sou do Brasil- RJ, meu avô era Português e desejo adquirir a nacionalidade Portuguesa para mim e minha mãe só que não temos a certidão de nascimento dele que é o principal documento solicitado, preciso de ajuda para conseguir os números dos telefone e e-mails dos cartórios, pois minha mães lembra que ele sempre mencionava o nome da cidade em que nasceu. Abaixo segue mais
informações que tirei do único documento que temos a "certidão de casamento" aqui no Brasil.

Nome do meu Avô: Guilherme Augusto Anciães.
Data de Nascimento: 17/12/1909 - Portugal Nome da mãe dele: "Maria Idalia" não tem o nome do pai.
Cidade de Nascimento: Carrazeda de Ansiaes.
Data do Casamento do Brasil: 14/06/1942

Desde já agradeço no que for possível me ajudar.

Marcello Anciães Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260711 | PAIVAMANSO | 19 ago 2010 11:37 | Em resposta a: #260704

Caro Marcelo Anciães Ferreira, a vida tem coincidências muito engraçadas. Nestes últimos 3o dias, caí na asneira de tentar ajudar muita gente em simultâneo (erro de principiante) e o seu assunto foi um daqueles que ficou á espera de tempo. Agora mesmo, acordei com um telefonema de um senhor que me tinha prometido ajudar com nomes, datas e lugares dos Anciães. Desta vez deu-me o contacto telefónico de um primo, que anda a fazer um estudo genealógico dos Anciães. Entretanto abri o meu computador e vejo aqui esta sua importante mensagem........Vou tomar um duche para acordar de facto, mas este meu dia está a começar muito bem, com boas notícias e isso não tem preço. Fique atento, estamos muito mais perto, de encontrar para si, o assento de baptismo do seu Avô. Já sabemos o distrito e o concelho, só falta a freguesia. Tenho de fazer uns quilómetros hoje sem falta para ir ao médico, mas vou tentar tratar do seu assunto também ainda hoje. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260782 | PAIVAMANSO | 20 ago 2010 15:23 | Em resposta a: #260711

Caro Marcelo Anciães Ferreira, telefonei para o Arquivo Distrital de Bragança, onde me informaram que só têm os baptismos de Carrazeda de Ansiães desde 1814 até 1902, e remeteram a nossa busca para a Conservatória do Registo Civil e Predial de Carrazeda de Ansiães. Telefonei para esta Conservatória, consciente que temos uma dificuldade...... falta-nos a informação de qual foi a FREGUESIA do Concelho de Carrazeda de Ansiães, onde nasceu o seu Avô Guilherme Augusto Anciães.
São 19 as freguesias deste Concelho e estamos em Agosto, que em Portugal é o mês em que meio país vai de férias. Também não é fácil encontrar alguém que se disponha a procurar um assento de baptismo em 19 freguesias, mas por sorte, o funcionário que me atendeu, aceitou ter o trabalho e a simpatia de fazer essa pesquisa.....mas só a partir de 31 ou talvez 16 de Setembro, que serão as datas em que os colegas que estão de férias irão regressar. Essas buscas demorarão depois alguns dias. Percebo que lhe vai custar esperar, mas penso que seja uma boa opção, pois nem sempre, em todo o lado nos aparece um funcionário simpático. Diga-me se concorda com tudo isto e se quer que eu dê seguimento com novo telefonema para a Conservatória, no próximo dia 16 de Setembro. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260811 | Marcello Ferrreia | 21 ago 2010 02:30 | Em resposta a: #260782

Caro Jorge Santos, é claro que concordo em aguardar até o próximo dia 16 de Setembro, pois como você colocou bem, não é fácil encontrar alguém que se disponha a procurar um assento de baptismo em 19 freguesias.

Mais uma vez agradeço seu empenho em me ajudar e fico aguardando.
Cumprimentos,
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260834 | cseixas | 21 ago 2010 18:40 | Em resposta a: #260253

Ilmos Senhores
O prometido é devido. Parece que se deslindou o mistério e se descobriu onde procurar as certidões desejadas. Como disse meu Pai era padrinho deMissa Nova de um Padre que era filho de empregados de meu Avô na Quinta da Barreira em Soutelo do Douro. Este Padre muito inteligente Doutorou-se em Roma e foi Cónego da Sé de Lamego e fez fortuna que deixou a todos os seus famíliares. Entrei em contacto com pessoa da minha família que ainda tem casa em Soutelo do Douro onde habita e quintas na mesma aldeia e com o pouco que eu sabia pedi-lhe auxílio nesta nossa busca. De imediato se prontificou a ajudar e acabou agora mesmo de me telefonar dando-me as seguintes informações:
1º- os Anciães são de Nagozelo do Douro freguesia pegada a Soutelo do Douro ambas pertencentes a São João da Pesqueira.
2º- um deles veio para Soutelo no3º quartel do séc XIX e aí casou. Teve filhos de quem descende o dito Cónego e muitos mais.
Acabou de morrer uma boa mulher de seu nome Dília do Carmo Pereira que sempre dizia ter seu avô um irmão que partiu para o Brasil e que nunca mais tinha dado noticias e que muitas vezes se questionavam que seria feito dele e se teria descendentes.Esta Dília ainda trabalhou em nova para meus famíliares, tendo depois emigrado e voltado à terra com o seu "´pé de meia".Tem uma filha efermeira de seu nome Lurdes Cristão Pereira Alves e um filho professor, Não sei se mais filhos teve só sei que a pobre da boa Dília morreu há mais ou menos 8 dias já nós andavamos tentando ajudar na descoberta dos Anciães.O dito Cónego chamava-se José de Castro Alves.
Julgo que estamos no caminho certo para poderem pedir os documentoos na Conservstória de São João da Pesqueira. Haja boa vontade tudo se conseguirá. Gostaria somente de saber se as pessoas interessadas conseguiram realizar o que desejavam. Se tiverem dificuldade em contactar a Conservatória nada me custa fazê-lo. O Senhor Paiva Manso nada tem que me agradecer pois temos que ser uns para os outros, e é tão reconfortante ajudar!
Saúde para todos
Costa Seixas

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#260935 | cseixas | 24 ago 2010 10:34 | Em resposta a: #260834

GOSTARIA DE RECTIFICAR O NOME DO CONEGO ANCIAES POIS POR ENGANO DISSE SER ALVES. OSEU NOME ERA JOSE CASTRO ANCIÃES

CUMPRIMENTOS

COSTA SEIXAS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#268821 | PAIVAMANSO | 18 jan 2011 09:08 | Em resposta a: #260935

Caro Marcello Ferreira, será possível que me esqueci do senhor completamente durante cinco meses ? A minha última mensagem para si é de 20 de Agosto. Recordo-me de ter voltado a ligar para a Conservatória do Registo Civil e Predial do Concelho de Carrazeda de Ansiães, antes de 16 de Setembro e o funcionário ter-me pedido mais alguns dias…………….. Certamente peguei noutros assuntos com tanta cegueira, que me esqueci deste. Peço-lhe imensa desculpa. Possivelmente já nem precisa da minha ajuda. Também não tenho o seu endereço de email, isso prova que não tratei por essa via. Ora aqui está uma falha daquelas que até me dói. Vou pedir o seu endereço de email ao moderador, pois receio que o Marcello Ferreira, face ao meu silêncio, não volte aqui ao tópico. A culpa é da minha mania de querer tratar muitos assuntos em simultâneo, e depois somados aos problemas e dificuldades pessoais, fica um cocktail explosivo e "lá se vai a imagem". (Esta da imagem era a brincar, eu quero lá saber da imagem ! ?) Falta-me depois, tempo, organização, e discernimento, tal é a confusão. Por favor diga-me (aqui ou por email) se já resolveu ou não este assunto. Quero concretizar esta ajuda, Cumprimentos. Jorge Santos. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#268822 | fertelde | 18 jan 2011 10:31 | Em resposta a: #258319

Estimado Marcello:

Olhe, no seu apelido tem a pista para iniciar as buscas sobe as origens do seu avô: Anciães...

No google, se buscar por Carrazeda de Anciães, vai encontrar que é um Vila de Tras-os-Montes, no norte de Portugal.
Será por aí que deverá iniciar as buscas sobre as suas origens portuguesas. Porém, como se sugere em várias mensagens aqui postadas, deverá obter mais informação, junto à sua familia para apoio de investigação.-

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#268916 | PAIVAMANSO | 20 jan 2011 16:55 | Em resposta a: #268822

Caro Marcello Ferreira, Recebi o seu email. Já telefonei hoje para a Conservatória de Carrazeda de Ansiães. Informaram-me que o funcionário em questão, está de férias. Não consegui apurar quando regressa, mas telefonarei até ele voltar. Nestas coisas não há que inventar; Sempre que tenho a sorte de encontrar um funcionário ( do sector público ou privado ) que se mostra muito mais simpático e prestável para além do que habitualmente é expectável, o que é caso raro ……… peço-lhe logo o nome e guardo para memória ( e utilidade ) futura. Profissionais assim são um tesouro. Não quero ofender ninguém, não estou a dizer que os colegas dele não sejam iguais ou melhores, mas como nunca falei com eles, desconheço. Desta vez, não voltarei a esquecer-me de si. Aguarde uns dias, vá deitando os olhos ao tópico e diga algo, para nos mantermos em contacto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#268918 | fertelde | 20 jan 2011 17:06 | Em resposta a: #260312

Caro Marcello Ferreira, Recebi o seu email. Já telefonei hoje para a Conservatória de Carrazeda de Ansiães. Informaram-me que o funcionário em questão, está de férias. Não consegui apurar quando regressa, mas telefonarei até ele voltar. Nestas coisas não há que inventar; Sempre que tenho a sorte de encontrar um funcionário ( do sector público ou privado ) que se mostra muito mais simpático e prestável para além do que habitualmente é expectável, o que é caso raro ……… peço-lhe logo o nome e guardo para memória ( e utilidade ) futura. Profissionais assim são um tesouro. Não quero ofender ninguém, não estou a dizer que os colegas dele não sejam iguais ou melhores, mas como nunca falei com eles, desconheço. Desta vez, não voltarei a esquecer-me de si. Aguarde uns dias, vá deitando os olhos ao tópico e diga algo, para nos mantermos em contacto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269150 | Marcello Ferrreia | 23 jan 2011 20:38 | Em resposta a: #268916

Caro Jorge Santos,
Fico aguardando seu retorno com uma resposta, e mais uma vez muito obrigado por ainda tentar me ajudar.

Marcello A. Ferreira.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269173 | PAIVAMANSO | 24 jan 2011 10:56 | Em resposta a: #269150

Caro Marcello Ferreira, acabo agora mesmo de falar por telefone com o tal Senhor que se disponibilizou simpaticamente a pesquisar em todas as freguesias de Carrazeda de Ansiães, o assento de baptismo do seu avô. Ele mandou-me telefonar na sexta feira. Vamos ver se temos sorte e se aparece esse documento por si tão desejado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269418 | PAIVAMANSO | 28 jan 2011 18:13 | Em resposta a: #269173

Caro Marcello Ferreira, não tivemos sorte. Acabo de falar com o funcionário da Conservatória de Carrazeda de Ansiães, que me disse ter pesquisado em todos os livros disponíveis, dos baptizados e dos nascimentos das 19 freguesias do Concelho de Carrazeda de Ansiães, não só no ano de 1909 mas desde 1900 a 1914, e não encontrou nenhum Guilherme Augusto Anciães, cuja mãe se chamasse Maria Idália. Além disso, informou que não aparece o apelido Anciães em todo o Concelho e esta é para mim a maior surpresa. Isto configura um desafio maior do que parecia á partida, e exige diferentes abordagens, para tentar encontrar as freguesias de onde eram naturais as pessoas que antigamente (cerca do ano 1909) receberam no nome o apelido Anciães. É sabido que esse apelido existe actualmente em Portugal, temos 47 nomes com moradas e números de telefone em pbi.pt. Já em Julho último eu tinha feito 14 telefonemas para titulares dessa lista telefónica a sondar de onde os seus ascendentes seriam naturais, ficaram por fazer 33 telefonemas……. E confesso, ficaram várias pistas pendentes, que merecem continuidade. Está na altura certa para deitar mãos á obra e continuar esse tipo de pesquisa. Vou começar por fazer uma leitura geográfica, baseada nas moradas dos tais 47 Anciães desta lista e procurar-lhes onde nasceram os Avós deles. Precisamos descobrir 4 ou 5 freguesias onde tenham sido baptizados alguns indivíduos com o apelido Anciães, cerca do ano 1909 , talvez numa delas, lá esteja o assento de Baptismo do seu Avô. Agora repare, não será tarefa impossível, mas de solução fácil também não é certamente. Deixe aqui uma palavra sua, preciso de saber que você está atento ao desenrolar dos acontecimentos. Acaso eu não der notícias dentro de 7 dias por favor envie-me um email, para me lembrar. Não quero passar a vergonha de voltar a esquecer-me deste seu assunto. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269606 | ato123 | 31 jan 2011 23:32 | Em resposta a: #269418

QUERO PEDIR MINHA 2 VIA DO CERTIDAÕ DE NACIMENTO

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269618 | PAIVAMANSO | 01 fev 2011 08:26 | Em resposta a: #269606

Cara /Caro ato 123, diga o que precisa, que certidão é essa, a quem se refere, informe todos os dados que tiver, para irmos direitos ao assunto. Já agora diga o seu nome, pois não jeito andar a chamar-lhe ato 123. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#269999 | PAIVAMANSO | 06 fev 2011 01:35 | Em resposta a: #269618

Caro Marcelo Ferreira, face aos poucos dados que temos, prevejo que seja extremamente difícil descobrir qual a freguesia onde nasceu o seu Avô. Não me esqueci deste assunto e apurei que a Província de Trás-os-Montes tinha 4 Distritos; Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu. Destes 4 Distritos eram 30 os Concelhos considerados pertencentes a Trás-os-Montes. Isso confronta-nos com centenas de Freguesias. Ainda é cedo para desistir. De facto na lista dos 47 assinantes de telefone fixo, com o apelido Anciães, em Portugal, não consta nem sequer 1 em Carrazeda de Anciães. Isto somado á informação que já tínhamos, de na data do nascimento do seu avô não apareceu o baptismo dele em nenhuma das 19 freguesias, e que este apelido nunca aparece nos Paroquiais de Carrazeda….. mostra que embora seja uma loucura, procurar a tal agulha em palheiro, falta e vale a pena procurar por telefone a todos os Anciães, a naturalidade dos Pais e dos Avós deles. Essa tarefa ainda nem chegou a meio, mas no final veremos, se aparecem ou não alguns dados concretos, passíveis de revelarem as pistas credíveis, as eventuais 4 ou 5 Freguesias que nos convinha onde estivessem concentrados os registos anunciados com apelidos Anciães. A esperança é pouca …….. mas a vontade é muita. Uma coisa é certa, temos vários Anciães a viverem actualmente em algumas freguesias da Província de Trás-os-Montes. Vamos ver o que eles nos dizem. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#270603 | PAIVAMANSO | 14 fev 2011 00:44 | Em resposta a: #269999

Caro Marcello Ferreira, Já fiz vários telefonemas com sucesso e localizei algumas freguesias onde cerca do ano 1900 nasceram detentores do apelido Anciães. Tal como eu esperava, os Anciães que vivem muito longe de Trás os Montes, dizem que são bisnetos de Transmontanos e por vezes até sabem as freguesias de onde os bisavós com o apelido Anciães nasceram. Preciso fazer os 17 telefonemas que faltam, para depois “estudar” essa amostragem e vir aqui dizer-lhe onde (na minha humilde opinião) devemos tentar encontrar o assento de baptismo do seu avô. Mas o pior é que estou tão “viciado” a tentar ajudar que me envolvo em vários tópicos simultâneamente e depois arrasto no tempo os casos difíceis como o seu. Na verdade falta-me a competência eficaz daqueles confrades e confreiras que aqui no fórum, constantemente dão provas, de serem mesmo conhecedores e experientes a pesquisar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#270671 | Marcello Ferrreia | 14 fev 2011 22:35 | Em resposta a: #269173

Caro Jorge Santos,
Somente hoje vi a mensagem, pois estava de férias e retornei hoje, fico muito feliz, pois finalmente aparece luz no fim do túnel com este senhor que você diz que vai pesquisar o assentamento de baptismo do meu avô.
Fico feliz também pelo seu empenho em tentar em me ajudar e em não desistir, fico muito agradecido e peço a Deus que lhe dê muita saúde e felicidade, muito obrigado por tudo. Aguardo mais notícas.
Cumprimento, Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#270673 | Marcello Ferrreia | 14 fev 2011 22:53 | Em resposta a: #270603

Caro Jorge Santos,
Conversei com meu tio e minha mãe na intenção de ver se eles conseguiam lembrar de algum fato que pudesse ajudar em alguma coisa mais infelizmente não lembram de nada por conta do tempo, fizemos também uma busca minunciosa em todos as gavetas e armários para tentar achar algum documento que pudesse ajudar mais também não achamos nada.
Bem só resta mesmo aguardar e torcer para que em um destes 17 telefonemas que faltam esteja a solução.
Cumprimentos. Marcello Anciães.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#270906 | PAIVAMANSO | 18 fev 2011 23:10 | Em resposta a: #270671

Caro Marcello Ferreira, Não quero dar-lhe grandes esperanças, espero que perceba que é muito pequena a probabilidade de encontrar-mos o assento de baptismo do seu avô. O tal senhor que tentou ajudar procurando nos livros das 19 freguesias do Concelho de Carrazeda de Ansiães nada encontrou e disse que tal apelido era extremamente invulgar naquele Concelho. Tenho na verdade a minha pesquisa telefónica terminada e de toda a gente com quem falei, ninguém me disse ter bisavós, nem avós em Carrazeda de Ansiães. Segunda-feira, vou pedir o assento de baptismo nas freguesias que agora me parecem mais prováveis, mas só se tivermos muita sorte o encontraremos, pois existem dezenas de freguesias em Trás-os-Montes. Temos de ir há procura da sorte. Já agora, diga-me em que ano faleceu aí o seu avô. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#272441 | PAIVAMANSO | 14 mar 2011 00:21 | Em resposta a: #270906

Caro Marcello Ferreira, A fazer fé nessa data de 17-12-1909, já várias Freguesias foram descartadas. Outras em breve serão pesquisadas mas levará muito tempo. Pedi ajuda ao nosso estimado Confrade Mário Navarro, que me sugeriu fazer-lhe as seguintes perguntas: Sabe em que ano, o seu Avô Guilherme Augusto Anciães terá chegado ao Brasil? Sabe em que cidade ele casou? Terá casado no Rio de Janeiro e em que Igreja / Circunscrição? Em que data e local ele faleceu? Tem consigo o assento de batismo de sua mãe? Esse assento talvez diga algo sobre a naturalidade do pai dela!? Creio que estas perguntas terão a ver com as hipóteses de pesquisas on-line, nos Mórmons e nos Arquivos Distritais, neste ultimo caso á procura do registo do Passaporte do seu Avô. Aproveite as tentativas de ajuda do Confrade Mário Navarro que já se revelaram absolutamente decisivas na solução de vários tópicos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#272506 | Marcello Ferrreia | 14 mar 2011 20:30 | Em resposta a: #272441

Vou verificar e respondo até quarta feira sem falta.
Cumprimentos, Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#273298 | PAIVAMANSO | 25 mar 2011 00:17 | Em resposta a: #272506

Caro Marcelo Anciães, nos últimos dias temos tido um outro Confrade a pesquisar na tentativa de ajudar a procurar o assento de batismo do seu Avô, e ele já conseguiu descobrir dados muito importantes. Esse confrade é o nosso estimado amigo Mário Navarro. Graças a ele, estamos sem dúvida cada vez mais perto de o poder ajudar a si. Cumprimentos.Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#276352 | michelbr | 14 mai 2011 03:47 | Em resposta a: #273298

Olá pessoal!

Fiquei impressionado quando vi este tópico! Felizmente existem pessoas dispostas a ajudar outras!
Estou também procurando a certidão de nascimento de meu bisavô, que vem de Trás-os-Montes. Apenas sei que seu nome é:
Annibal Rodrigues Ferreira
Pai:Antonio Rodrigues Ferreira
Mãe: Maria Rodrigues Ferreira
Nascido em 1887 aproximadamente (ele morreu em 1933 com 46 anos).

Será que a tarefa de achar será muito árdua para mim?

Atenciosamente

Michel

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#276389 | MCNN | 15 mai 2011 00:04 | Em resposta a: #276352

Olá Michel

Só com esses dados é difícil ajudá-lo.

Vejo que sabe quando é que o seu bisavô morreu. Já consultou o seu assento de óbito ?

Tente igualmente consultar o assento de casamento dos seus bisavós e o assento de nascimento dos filhos deles.

Todos esses assentos podem dar mais indicações sobre o local de onde seu bisavô era natural.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#276633 | michelbr | 18 mai 2011 19:53 | Em resposta a: #276389

Olá!

Liguei no consulado de Porto Alegre - RS e nem acreditei.. Eles tinham um registro consular do meu bisavô de 6/6/1921 com todos os dados dele!!!! (menos quando ele chegou no brasil.)

Então aqui vai.... Por favor, com estes dados, vocês conseguem me ajudar ou me dar uma direção?


Nome: Annibal Rodrigues Ferreira (em sua certidão de óbito está com um "n" só mas em outros documentos, com 2 "n".

Nome do Pai:  Antonio Rodrigues Ferreira
Nome da Mãe:  Maria Rodrigues Ferreira
Data ou Ano de Nascimento:  17-março-1888
Distrito(Estado): Aveiro
Concelho(Município): Águeda
Freguesia(Bairro): Macinhata do Vouga


obrigado!!!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#276649 | MCNN | 18 mai 2011 23:52 | Em resposta a: #276633

Olá Michel



Afinal, o seu bisavô não era de Trás-os-Montes.

Pelos dados que agora colocou, o assento de baptismo de seu bisavô está no Arquivo Distrital de Aveiro.

Se for ao site do Arquivo Distrital de Aveiro:

http://adavr.dgarq.gov.pt/

pode ir à zona de formulários e pedir uma cópia simples do assento de baptismo do seu bisavô.

Basta indicar os dados que aqui referiu. São suficientes.

Se preferir telefonar-lhes, encontra no site o telefone deles.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#278073 | michelbr | 09 jun 2011 00:49 | Em resposta a: #276649

Olá! Felizmente consegui a certidão! Chegou hoje! Gostaria de saber se, caso eu escanea-la, poderia pedir ajuda pois algumas palavras nao consigo entender de jeito nenhum!!

abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#278079 | MCNN | 09 jun 2011 08:56 | Em resposta a: #278073

Olá Michel

Pode enviar-ma para

marioc.navarro@gmail.com

que eu posso tentar ajudar a decifrá-la.

Abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#278218 | drica71 | 10 jun 2011 21:15 | Em resposta a: #258319

Prezado Marcelo

Não sei se chega tarde essa informação, mas se seu avô casou-se no Brasil e sabe em que cartório, basta solicitar a certidão de inteiro teor. Nela consta, em geral, o local de origem dos nubentes. Sei disso porque consegui estas informações para meus avós paternos e maternos (italianos e portugueses) na certidão de inteiro teor.

Boa sorte!
Adriana

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#279066 | Marcello Ferrreia | 20 jun 2011 02:52 | Em resposta a: #278218

Adriana,
Obrigado pela informação ela não chegou tarde, pois ainda não consegui localizar vou verificar sua informação.

Muito obrigado pela ajuda.
Marcello Anciães

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#279455 | drica71 | 25 jun 2011 00:45 | Em resposta a: #279066

oi Marcelo,
que bom que pude ajudar.
espero que a informação que procura esteja na certidão de inteiro teor de seus antepassados.
mais uma vez, desejo-lhe sorte na empreitada.
Abraços
Adriana

Resposta

Link directo:

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#382205 | ticia | 24 jun 2017 16:33 | Em resposta a: #258319

Marcello, pesquise no site www.familysearch.com, criado pelos Mórmons americanos. Eles microfilmaram (e continuam) milhões de registros civis e paroquiais do mundo todo. No site há varias formas de pesquisa, seja a mais simples pelo nome, dentre os documentos já digitalizados, atpe as mais coplexas, que é a leitura dos originais ainda não digitalizados. em uma pesquisa por nome talvez você encontre, ao menos, uma pista das cidades (conselhos) onde existem famílias como o mesmo sobrenome, o que já é um ponto de partida. Mas você ter sorte, como eu tive, e achar o registro do seu antepassado ! Se precisar de ajuda, procure uns dos Centros da Família deles (há vários no Brasil - endereços no site) que eles o ajudarão no que puderem. Eu já estive em um e foi ótimo. Cheguei mesmo a ligar para os USA e falei com o pessoal da "central", onde foram tão solícitos que me retornaram a ligação, em português ! Boa sorte !

Resposta

Link directo:

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#391746 | luizccsantosjunior | 04 mai 2018 03:12 | Em resposta a: #258319

Prezados Confrades

Sou bisneto de portuguesa e precisaria de informações para obter uma cópia da certidão de nascimento dela de acordo com os seguintes dados:

Nome: Maria José Araújo Y Monteiro
Data de Nascimento: 24 de novembro de 1891
Local de Nascimento: Trás dos Montes ou Porto
Filiação: Manoel xxxxxx(deve ser Monteiro o sobrenome) e Felicidade Araújo Monteiro.

Esse passo inicial seria para iniciar o processo de cidadania portuguesa. Quem me ajuda?

Cordialmente,
Luiz

Resposta

Link directo:

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#417686 | fabsenna | 05 set 2019 01:01 | Em resposta a: #258319

Prezados,

Estou em busca de infos sobre local de nascimento do meu Avô, estive no Arquivo Nacional do RJ e consegui mais algumas infos ...alguém sabe me informar se existe alguma freguesia com nome ou nome proximo de EVASSA em vila real?

1. Nome do português ( Nome: Manoel dias Beirão), nascimento: 28/04/1903 e filiação ( Jose dias Beirão e Maria Luiza Affonso);
2. Freguesia, Concelho , Distrito – Vila Real, freguesia de (sic) Evassa, província Trás-Os-Montes;
3. Data da emigração - 07/01/1909 (chegada no porto)
4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou - Rio de Janeiro
5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho - com a Familia
6. Estado civil na época da emigração - Solteiro
7. Nome da esposa e/ou filhos - Casamento com Maria Jose Beirão e filhos : Paulino Beirão, Conceição Beirão Senna, Marly Dias Beirão e Nelice Beirão

Ficarei eternamente grato por toda ajuda desempenhada.


Att.,
Fabio Beirão

Resposta

Link directo:

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#417688 | malimo | 05 set 2019 01:40 | Em resposta a: #417686

Caro Fábio,

Para não perder informações é melhor se manter num mesmo tópico.

A princípio pode ser a freguesia de Abaças ( abassas ), mas se puder mandar uma imagem da palavra, será melhor atendido.

Att.

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Ajuda Certidão de Nascimento - Telf. email Cartórios de Trás-os-Montes.

#417690 | MCNN | 05 set 2019 02:06 | Em resposta a: #417686

Caro Fábio

Seu avô era natural da freguesia de Abaças, concelho de Vila Real.

Neste link pode ver o seu assento de batismo:

www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL01-001-072&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL01-001-072/PRTC0808D_ADVRL-PVRL01-001-Lv072_M_00013.jpg

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen