Família Rodrigues de Castilho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Família Rodrigues de Castilho

#258524 | jmbarata44 | 13 jul 2010 00:43

Sou José Martins Barata, neto de Bartolomeu José Rodrigues de Castilho, nascido em Escalos de Baixo em 16-01-1879, e Maria Joana Barata, bisneto de Joaquim Rodrigues de Castilho também conhecido apenas por Joaquim Rodrigues. Encontrei no geneal.net a página dum primo meu em 2º grau, José de Jesus Castilho, de quem me lembro quando eu era criança e morava no Couto da Quinta. Lembro-me também da mãe dele, Emília Viegas, que nos visitava frequentemente.
Havia uma tio António, irmão do meu avô, sargento da Armada, que não cheguei a conhecer, uma irmã do meu avô, julgo que se chamava Ana, que tinha 2 filhas, a Maria e a Gualdina, que moravam em Lisboa, e que só vi quando morei no Couto da Quinta, até aos 5 anos.
Gostava que os vivos ou descendentes dos que faleceram entrassem em contacto comigo para ter o prazer de os conhecer e obter dados para completar a árvore da família. O Genealogista Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão descobriu há pouco tempo que somos descendentes de Francisco Tudela Castilho, pai de Diogo Soares Figueiroa, por via dum segundo casamento com Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues Cubeira e Mónica Pires, de quem teve Paulo de Castilho da Costa *22-04-1716, freguesia de Stª. Maria, Castelo Branco.
O meu endereço é jmbarata44@sapo.pt.
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Castilho

#258525 | jmbarata44 | 13 jul 2010 00:53 | Em resposta a: #258524

Sou de novo o José Martins Barata e venho acrescentar que nunca mais vi o José de Jesus Castilho e gostava de o reencontrar. A Maria e a Gualgina tinham um irmão chamado Manuel que nas férias do Verão ia muito para o Couto da Quinta a tentar apanhar rãs e eu andava com ele. Constou-me que já faleceu, sem descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Castilho

#265474 | jmbarata44 | 17 nov 2010 23:08 | Em resposta a: #258525

Entretanto descobri todos os elos desta família, graças ao genealogista Manuel Estevam Martinho da Silva Rolão. Fiz uma página da família na internet através da geneall.net que vai até João de Castilho *c.1500.
Pertencemos à família Tudela de Castilho. A maior descoberta foi a do registo baptismo de Paulo de Castlho da Costa, filho de Diogo Soares de Figueiroa para além de dados de todos os outros membros que levam até ele.
O site onde aparece o meu avô, Bartolomeu José Rodrigues de Castilho é
http://pagfam.geneall.net/6178/pessoas.php?id=1131953
e a partir dele podem subir até ao site do João de Castilho e também ver os de outros membros da família, até aos contemporâneos.

Se algum familiar vir esta mensagem, agradeço que me escreva para jmbarata44@sapo.pt, pois gostava de lhe falar pessoalmente.

Cumprimentos a todos

José Martins Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Castilho

#273540 | MILACASTILHO | 29 mar 2011 12:59 | Em resposta a: #265474

Olá primo

Sou a filha de José Jesus Castilho

E já estamos em contacto por email ,o meu pai quer se encontrar consigo.

Abraço


Quero agradecer aos meus primos que lhe forneceram o meu email. Bem hajam

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Castilho

#273545 | jmbarata44 | 29 mar 2011 14:31 | Em resposta a: #273540

Muito feliz por já ter sido contactado pela Mila e ter reencontrado estes membros da família.

Entretanto, depois da minha mensagem de Julho do ano passado, descobri que "Francisco" Tudela de Castilho (nome que consta em Felgueiras Gayo e constava em Geneall.net) se chamava Fernão e não Francisco. de facto Fernão é o nome que consta no registo de baptismo de Paulo de Castilho da Costa, de que enviei fotocópia ao Geneall.net. Por pesquisas no site da TT confirmou-se que este era o seu nome. Como ele foi Juiz de Fora e Desembargador no Porto, para além de Fidalgo da Casa Real, apareceram vário alvarás do Rei em que constava Fernão. Assim, Geneall.net corrigiu-lhe o nome. Também aqui no Forum, numa sala sobre os Tudelas de Castilho havia essa indicaçãção sobre o nome dele.

Talves apareçam mais familiares.

Beijinhos e abraços para todos.

José Martins Barata (de Castilho)

P.S. Em 1969 fiz um requerimento ao Ministro da Justiça para acrescentar Castilho ao meu nome, mas foi indeferido porque o nome do pai não tinha Castilho. Isto, apesar de ter juntado uma certidão de registo de narrativa completa onde vinha o nome de Bartolomeu José Rodrigues de Castilho, meu avô paterno.
Parece que agora já é possível, até se pode pôr ese nome aos meus netos, à medida que vão sendo registados, mas para mim já não tem interesse prático e acho complicado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Rodrigues de Castilho

#284533 | jmbarata44 | 12 ago 2011 14:43 | Em resposta a: #273545

O confrade Nuno Miguel Marques Barata-Figueira leu o P.S da minha última mensagem e teve a amabilidade de me enviar um e-mail, em 31.03.2011 a informar-me que alterar o nome era hoje um processo simples, que se resolve na Conservatória de Registos Centrais em Lisboa. As informações que me deu entusiasmaram-me e já alterei o meu nome, que ficou José Martins Barata de Castilho.
Foi apenas necessário levar a certidão de nascimento do meu pai e a de baptismo do meu avô paterno, que era Rodrigues de Castilho, nomes estes que passaram de pai para filho desde c.1734 (ano provável do nascimento de Pedro Rodrigues de Castilho, filho de Paulo de Castilho da Costa e bisneto de Fernão Tudela de Castilho).
Para além de dar esta informação, venho agradecer publicamente a gentileza de Miguel Marques Barata-Figueira, gaças a quem me entusiasmei para concretizar um sonho de 1969.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 02:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen