Biblioteca do Conde do Ameal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Património

Biblioteca do Conde do Ameal

#258632 | A. Varela Remígio | 14 jul 2010 20:18

Caríssimos,

Procuro uma agulha no palheiro, agradecendo por isso toda e qualquer ajuda.

Preciso de encontrar três cartas escritas em 1676 por D. Frei Jerónimo de Saldanha a D. António Álvares da Cunha (1626-1690), 17º Senhor de Tábua e Guarda-mór da Torre do Tombo, que faziam parte do arquivo da Casa dos Cunha, depois na posse de João Maria Correia Aires de Campos (1847-1920), 1º Conde do Ameal, e leiloadas em 1924 (lote n.º 2583), sob a direcção de João Vicente da Silva Coelho.

Haverá alguém que me possa dar qualquer indicação?

Obrigado,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#258668 | jpbabc | 15 jul 2010 11:12 | Em resposta a: #258632

Caro André Varela Remígio,


Já pensou contactar directamente com os descendentes directos do 1º Conde do Ameal - http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=101 ?

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#282148 | A. Varela Remígio | 18 jul 2011 22:57 | Em resposta a: #258668

Caro José Pedro Castro,

Muito lhe agradeço pela sua sugestão, mas eu procuro descendentes do comprador e não do vendedor. Todo o leilão foi organizado e documentado por Gustavo Matos Sequeira, mas também por aqui estou com uma certa dificuldade em conseguir o que pretendo.

Sei que os lotes mais importantes desta sessão forram arrematados por Vitor Peres, Conde do Almarjão, Dr. Abel de Andrade, Manuel dos Santos, Sr. Agudo, Sr. Dr. Fernando Emílio da Silva, Dr. Jorge de Faria e João Coelho.

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#282163 | jpbabc | 19 jul 2011 01:13 | Em resposta a: #258668

Caro André Varela Remígio,


E que tal contactar a Srª Dª Maria Margarida Castelo-Branco da Costa e Silva http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280546, filha do Sr. José Maria Almarjão http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=101 ?

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro







Maria Margarida Castelo-Branco da Costa e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#282165 | jpbabc | 19 jul 2011 01:15 | Em resposta a: #282148

Caro André Varela Remígio,


E que tal contactar a Srª Dª Maria Margarida Castelo-Branco da Costa e Silva http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=280546, filha do Sr. José Maria Almarjão http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=101 ?

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#282204 | pedroacpinto | 19 jul 2011 13:33 | Em resposta a: #282148

Caro André, a Biblioteca Central da Marinha conserva um catálogo desse leilão onde estão anotados, à margem, os nomes dos compradores de todos os lotes, e os que foram retirados. Também procuro há anos uma códice com cartas sobre a Ilha de São Lourenço, hoje Madagascar, no século XVII, compradas pelo Matos Sequeira, mas a família não o tem, a quem o terá vendido?
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

Dr. Abel de Andrade

#282234 | A. Varela Remígio | 19 jul 2011 17:53 | Em resposta a: #282204

Caríssimo Pedro Pinto,

Muito lhe agradeço pela sua preciosa ajuda. Morando e trabalhando em Belém, dei um salto rápido à Biblioteca Central da Marinha e já consultei o referido catálogo. O "meu" lote (2:583) foi adquido por um Dr. Abel de Andrade. Já agora pergunto-lhe se sabe de quem se trata. Estou interessado nas cartas sobre a passagem da Infanta D. Maria Josefa pelas Caldas da Rainha em 1676.

Já agora pergunto-lhe como poderei eutambém chegar à família Matos Sequeira.

Se preferir, pode escrever-me para o seguinte endereo: mail@avremigio.com

Com os meus melhores cumprimentos me despeço,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Abel de Andrade

#282247 | pedroacpinto | 19 jul 2011 19:45 | Em resposta a: #282234

Caríssimo, o Dr. Abel de Andrade foi Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nos primeiros dois ou três boletins da dita Faculdade ele elenca alguns manuscritos que adquirira em leilão, e transcreve alguns, talvez tenha sorte!
Um outro sítio que terá referência a esse evento é seguramente a Biblioteca da Ajuda, A Dra. Geada tem vindo a realizar inventários detalhadíssimos da documentação avulsa, ao longo dos últimos 20 anos, e ultimamente, criou um precioso índice onomástico da documentação, que cede a quem lho pedir!
Não contactei eu com a família Matos Sequeira mas um colega, e já não sei como chegar a esses dados. O Matos Sequeira, creio, legou alguns papéis ao Grupo de Estudos Olisiponenses, em Benfica, uma outra pista.
Abraço
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Abel de Andrade

#282249 | A. Varela Remígio | 19 jul 2011 20:01 | Em resposta a: #282247

Caro Pedro Pinto,

Depois de pesquisar os lotes licitados pelo Dr. Abel de Andrade nas crónicas do Matos Sequeira e pesquisando aqui no Geneall, estava inclinado precisamente para o professsor de Direito. A minha questão centra-se agora na família Andrade.

Muito obrigado pelas restantes pistas. Amanhã tratarei disso.

Abraço,

André VR

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Abel de Andrade

#293631 | alucas | 30 dez 2011 08:31 | Em resposta a: #282249

O Dr. Abel de Andrade e a sua família constam na base de dados de Geneall. Poderá ver em Abel Pereira de Andrade.
Cumpts

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Abel de Andrade

#293633 | alucas | 30 dez 2011 08:55 | Em resposta a: #293631

A biblioteca do Prof. Abel de Andrade estava reunida na Quinta do Mosteiro, em Folques, Arganil, que era propriedade do seu filho Dr. Abel de Andrade Jr. No final dos anos 70/início dos anos 80 a Quinta do Mosteiro foi vendida pelo Dr. Abel de Andrade Jr à Câmara Municipal de Arganil para aí instalar um Centro de Formação, que agora pertencerá ao Estado. A biblioteca, ou grande parte dela, foi então doada à Câmara para que se mantivesse intacta no mesmo local. Não sei se aí continua. À data era presidente da Câmara de Arganil o Prof. Dias Coimbra que é actualmente Provedor da Misericórdia de Arganil.
Cumpts.

Resposta

Link directo:

RE: Biblioteca do Conde do Ameal

#324768 | ab2012 | 05 mar 2013 21:42 | Em resposta a: #282163

Caro André Varela Remígio

A Biblioteca do I Conde do Ameal foi leiloada em Coimbra nos anos 20, tendo sido um enorme leilão pela qualidade e diversidade do acervo. Nos anos 90 o Srº Pedro de Azevedo realizou, por sua vez, o leilão da biblioteca do
último Conde. A Biblioteca Nacional deve ter os catálogos dos respectivos leilões-

Cordialmente,

António Brás

Resposta

Link directo:

Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#324870 | Incognitus | 06 mar 2013 20:45 | Em resposta a: #324768

Caros Confrades

Alguém sabe onde encontrar/consultar o Catálogo do Leilão de Quadros por morte do Conde do Ameal, Coimbra, 1921; se é que foi impresso?

Desde já, obrigado.

Cumps.
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#327301 | ab2012 | 14 abr 2013 22:37 | Em resposta a: #324870

Caro confrade

O catálogo do leilão Ameal, que contém toda a sua impressionante colecção, pode ser consultado na biblioteca do MNAA, mas se quizer eu possuo um exemplar e posso mandar fotocopiar.

Cump.
António Brás

Resposta

Link directo:

RE: Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#327337 | Incognitus | 15 abr 2013 12:32 | Em resposta a: #327301

Caro Confrade

Muito obrigado pela informação e disponibilidade. O que me interessava era somente a parte referente aos quadros, serão muitas páginas?

Mais uma vez, bem-haja.

Meus cumprimentos,
José Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#327734 | ab2012 | 20 abr 2013 16:25 | Em resposta a: #327337

b

Resposta

Link directo:

RE: Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#327735 | ab2012 | 20 abr 2013 16:40 | Em resposta a: #327337

Caro Confrade,

A parte referente ao núcleo pictórico não é muito extensa, calculo que devem ser 20 páginas. O catálogo em francês é algo limitado, sendo ilustrado com diversas fotografias de não muita boa qualdade. O núcleo pictórica consta de pinturas de grandes mestres europeus (mas certamente com exagero nessas atribuições), de primitivos igualmente europeus, e alguma pintura portuguesa.
O Estado adquiriu uma tela de Patinir (hoje considerada uma cópia coeva), alguma pintura flamenga e, salvo erro, italiana (obras expostas no MNAA), quadros de Sequeira (decoram os Paços do Concelho de Lx), e pintura naturalista que se encontra no Museu do Chiado.
O MNAA possui, ainda, faianças portuguesas, e o MNMC tem uma escultura em terracota que provavelmente fez parte de um presepio setecentista.
A nivel da escultura destaco, ainda, o jazigo do Conde do Ameal (situado no Cemitério da Conchada, em Coimbra) - monumento de referência da arquitectura neo-manuelina. O jazigo, hoje relativamente decrépito, é uma construção faustosa e possui esculturas de alguma qualidade.

Melhores cumprimentos,

António Brás

Resposta

Link directo:

RE: Catálogo do Leilão de Quadros do Conde do Ameal - 1921

#327796 | Incognitus | 21 abr 2013 22:40 | Em resposta a: #327735

Caro Confrade

Agradeço antes de mais as informações. Seria pedir-lhe muito, caso conseguisse, digitalizações das páginas?

Melhores cumprimentos,
José Loureiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen