Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#258799 | Renato Porto | 17 jul 2010 06:28

Saudações caros colegas do fórum,

Estou pesquisando a ascendência portuguesa de minha família, já que meu bisavô veio a mudar-se para o Brasil e sempre tivemos curiosidade sobre as origens da família. As informações que consegui obter até agora são as constantes no registro de batismo de meu bisavô e no de sua mãe, naturais de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.

Aqui vão os dados que possuo:

Lúcio Pereira, nascido em 1893 em Arazede, filho de Manoel Pereira e de Belarmina Mendes

Manoel Pereira, nascido em Outil, concelho de Cantanhede, filho de Luiz Pereira e de Maria Fonseca

Belarmina Mendes, nascida em 1866 em Arazede, filha de Joaquim Mendes e de Thereza Mendes, naturais de Arazede

Joaquim Mendes, filho de Manuel Mendes e de Anna Jorge

Thereza Mendes, filha de Manuel Fernandes e de Leonor Mendes

Ficaria muito grato se pudessem me ajudar a aprofundar as informações sobre minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#258802 | jomimota | 17 jul 2010 10:16 | Em resposta a: #258799

Caro Confrade,

Os registos paroquiais de Montemor-o-Velho e Cantanhede, já se encontram em linha.
Pode aceder-lhes e efectuar as suas pesquisas através do sítio www.etombo.com, e verificar os livros disponíveis para os concelhos atrás referidos no distrito de Coimbra.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#343842 | clover779 | 16 mar 2014 00:15 | Em resposta a: #258799

Caro Renato Porto,

tenho alguma pesquisa na freguesia de Outil, mas ainda não cheguei ao período temporal que procura, no entanto, das minhas notas posso já indicar-lhe o seguinte:

Maria Fonseca teve uma filha "Maria", portanto irmã do Manuel Pereira, antes de ser casada com Luis Pereira, mas ela já vivia na casa dele, esta "Maria" foi batizada em 4 de Julho de 1858 e nasceu em 24 de Junho do mesmo ano.

Depois, tiveram ainda outra filha, Teresa, batizada em 24 de Agosto de 1862, nascida a 15 de Agosto do mesmo ano, também esta filha natural do casal (ou seja aqui ainda não eram casados).

A Maria da Fonseca era filha de José Fonseca e de Luisa de Jesus, da freguesia de Cadima.

O Luis Pereira, filho de Plácido da Cunha Pereira e de Josefa da Maia, de Outil, nasceu a 7 de Abril de 1797, foi batizado em 24 de Abril, do mesmo ano. Era neto paterno de Manuel Pereira da Cunha e de Ana Maria, de Outil. Era neto materno de José da Silva e de Josefa da Maia, de Lemede, freguesia de Cantanhede.

É o que lhe posso indicar por agora, espero poder ter ajudado, mas o mais importante é encontrar mesmo o registo de batismo de Manuel Pereira para o ligar a este casal (que podem nunca ter oficialmente casado ou o fizeram após 1862).

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#350822 | Renato Porto | 02 out 2014 23:43 | Em resposta a: #343842

Caro Nuno Silva,

Muito obrigado pelas colaborações, estes fatos vieram a acrescentar pois não sabia da existência destas duas irmãs nascidas anteriormente ao casamento do Luis Pereira com a Maria Fonseca. É fato que se casaram posteriormente, pois o Manuel Pereira consta como filho legitimo em sua certidão batismo.

Ainda restam muitas dúvidas, no entanto, quanto à genealogia da Belarmina Mendes, natural de Arazede. À certa altura, por volta dos 1900, ela e seus irmãos passaram a se denominar Mendes Fidalgo e a registrar seus filhos a partir desta época apenas como Fidalgo. Não consegui evidências ou justificativas para tal mudança e isto tem sido um entrave para a organização dos documentos mais recentes.

Com tua experiência em genealogias, saberias algo a respeito de casos semelhantes de mudança de nome de família, como e porque ocorriam? Sabes também se alguém já andou a documentar os registros de Arazede nesta data?

Sou-lhe muito grato pela ajuda.

Com os cumprimentos,
Renato Porto.

Resposta

Link directo:

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#353341 | clover779 | 02 jan 2015 13:31 | Em resposta a: #350822

Caro Renato,

quanto a mudanças de nomes essas aparecem-me demasiado comuns nos tempos antigos. Ainda agora me deparei com um assento em que o pai tem o nome de familia do avô, mas noutros registos (posteriores) esse mesmo pai passou a chamar-se "Gomes dos Santos", que era uma nome muito comum, não sei porquê, mas aparentemente as pessoas mudavam de nome durante a sua vida, ou adoptavam outro nome, não sei se por desavenças com a família, se por conseguirem um nome mais "pomposo" como é o caso do seu Fidalgo, ou se até por capricho dos padres (se o padre mudava as pessoas poderia informar que usavam outros nomes...). Há também muitos casos em que as pessoas tinham alcunhas, que herdavam dos pais ou que ganhavam durante a vida, e como as mesmas eram registadas nos assentos depois as passavam aos filhos e passava a ser nome de família...

Cumprimentos e boas pesquisas,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#353343 | clover779 | 02 jan 2015 13:50 | Em resposta a: #350822

Caro Renato,

no entanto o mais lógico será mesmo a simplificação que era operado pelos párocos quando redigiam os assentos, muitas vezes simplificavam os nomes ao tipo "Manuel Francisco" e "Maria Francisca", quando eles se chamavam "Manuel Francisco dos Santos Pereira" e "Maria Francisca Mendes Vistosa", por exemplo. Depois é normal encontrar diversas combinações desses nomes nos diversos assentos, para o exemplo acima, por exemplo: Manuel Francisco, Manuel Santos, Manuel Pereira, etc...

Cumprimentos,
Nuno Silva

Resposta

Link directo:

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#368938 | Renato Porto | 03 mai 2016 16:36 | Em resposta a: #353343

Caro Nuno,

Já se passou muito tempo desde que me enviou a última mensagem mas só agora a vi.

Gostaria de apenas de agradecer pelas informações sobre alterações de nomes em assentos nesta época, foram de fato muito esclarecedoras.

Cumprimentos,
Renato Porto

Resposta

Link directo:

Pesquisa família Mendes em Arazede e família Pereira em Outil

#377576 | humbertofidalgo | 03 fev 2017 21:13 | Em resposta a: #258799

Caro,

Minha avó, de nome Maria Mendes, nascida em Arazede, Portugal. Casou-se em Portugal com meu avô Manuel Fernandes Garrote (que nasceu em Tentúgal, Portugal). Vieram para o Brasil e mudaram o sobrenome para Fidalgo. Os nomes do pai e da mãe de minha avó são os mesmos do parente que você procura. Meus avós foram morar em Uberaba (MG), onde têm muitos descendentes. Minha avó Maria tinha um irmão de nome Lúcio e uma irmã de nome Elvira (mais nova que ela). O tio Lúcio mudou-se também para Uberaba (MG) onde tinha uma loja de móveis. Em maio de 2017 irei até Arazede e Tentúgal conhecer essas vilas onde meus avós nasceram. Sou residente em Curitiba(PR). Depois de casados minha avó passou a assinar Maria da Luz Mendes Fidalgo, e meu avô Manuel Fidalgo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 23:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen