Capitão de ordenanças

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Capitão de ordenanças

#258816 | Mário Marques | 17 jul 2010 17:16

Caros confrades

Em registos de antepassados encontrei: João de Barros Carvalhais, tenente de milicias, filho legitimo de Antonio de Barros Carvalhais, capitão de ordenanças.
Alguém que me dê uma ideia do que significavam estes postos militares?
E já agora alguem terá elementos sobre estas pessoas que viveram em Vilarinho de Freires, concelho da Regua.
O meu interesse justifica-se por descender directamente de uma filha do Antonio e irmã do João.
Ensinar os ignorantes é uma Obra de Caridade
Muito Obrigado
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258819 | tmacedo | 17 jul 2010 17:27 | Em resposta a: #258816

Caro Mário Marques:

As ordenanças eram corpos locais totalmente amadores e de incorporação obrigatória. A ela pertenceria o capitão de ordenanças que capitaneva uma companhia.

Quanto ao "tenente de milícias" suponho poder tratar-se de um elemento do terço de auxiliares de Vila Real. Era um corpo de 2.ª linha, não totalmente profissional.

Mas era importante saber a época a que se reporta essa informação.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258822 | Mário Marques | 17 jul 2010 18:27 | Em resposta a: #258819

Caro Antonio Taveira
Obrigado pela pronta resposta
O registo a que me referi é de 1816
Muito obrigado
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258830 | tmacedo | 17 jul 2010 19:09 | Em resposta a: #258822

Caro Mário Marques:

Em relação ao capitão de ordenanças não tenho qualquer dúvida.

Já relativamente ao "tenente de milícias": em 1816 pertencerá certamente a uma tropa de 2.ª linha. O terço de auxiliares de Vila Real existia desde o século XVII e as guerras da Restauração. Não sei se ainda existia em 1816.

Não sei o que se terá passado com as reorganizações do exército durante e logo após o período das invasões francesas.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258833 | mafs | 17 jul 2010 20:12 | Em resposta a: #258819

boa tarde

ja agora cabo de esquadra das companhias de ordenanças em 1735

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258840 | tmacedo | 17 jul 2010 21:19 | Em resposta a: #258833

Caro mafs:

As companhais de ordenanças estavam ordenadas em capitanias-mor, sujeitas a um capitão mor. Abaixo deste havia um sargento mor. Cada capitania mor estava pois subvidida em várias companhias. Cada companhia era comandada por um capitão. Abaixo deste havia um alferes, sargentos e cabos de esquadra. Em princípio em cada lugar havia um cabo de esquadra.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258842 | mpra | 17 jul 2010 21:46 | Em resposta a: #258819

Caro António Taveira,

Peço desculpa por me intrometer num tópico que não me diz respeito, mas por acaso saber-me-ia dizer o que é que quererá dizer "Governador do Terço de Beja"? É uma referência que tenho, a um Oficial que terá servido nas guerras da restauração, e data de 1640's.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258854 | tmacedo | 18 jul 2010 09:01 | Em resposta a: #258842

Caro confrade:

Não tem que pedir desculpa de nada. Os tópicos são abertos a toda e qualquer intervenção.

Não estou muito dentro da organizaçãp militar, no entanto não me esquivo a dar-lhe uma opinião que pouco valerá. O termo governador, segundo me parece, corresponderá à praça militar, neste caso Beja. O governador da praça comandaria um terço sediado localmente. Os terços de auxiliares foram criados como uma elite das companhias de ordenanças locais.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258864 | Matilde Souto Pires | 18 jul 2010 14:36 | Em resposta a: #258816

Sr. Mário Marques

Não sei se interessa:
Vitorino de Barros Bandeira
12/6/1818
Registo Geral de Mercês,D. João5º,livro 14,folha 146
Carta.Juiz de Fora da Vila de Castelo Rodrigo-Régua
---------------------------------------
José de Barros Carvalhais
Capitão reformado em 13-5-1825
do regimento de Milicias de Vila Real

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258885 | Mário Marques | 19 jul 2010 00:17 | Em resposta a: #258864

Cara confrade Matilde Souto Pires
Obrigado pela sua resposta
Quanto ao Vitorino, já tinha encontrado essas mesmas referencias mas como Vitorino de Barros Carvalhais. Tratar-se-ha de um irmão do joão e filho do Antonio.
A informação sobre o José´de Barros Carvalhais interessa-me muito. pode-me indicar onde a obteve?
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258891 | Matilde Souto Pires | 19 jul 2010 10:25 | Em resposta a: #258885

Caro Senhor

Peço imensa desculpa,não sei porque me enganei no nome.
De facto o nome correcto é Vitorino de Barros Carvalhais.
José de Barros Carvalhais consta no livro de Nuno Borrego, As Ordenanças e as Milicias em Portugal,e não tem mais nada além do que lhe enviei.
Cumprimentos
M. Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de ordenanças

#258896 | mpra | 19 jul 2010 12:15 | Em resposta a: #258854

Caro António Taveira,

Muito obrigado pela sua resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Vitorino de Barros Carvalhais.

#390410 | mtt | 26 mar 2018 18:29 | Em resposta a: #258891

Cara Matilde
O Vitorino de Barros Carvalhais foi, enquanto estudante, um dos heróis académicos da restauração de 1808 (José Acúrcio das Neves ‒ História Geral da Invasão dos Franceses… Porto, 1984; vol. II, p. 192), e casou, em Vila Real (São Pedro), em 2 de Maio de 1819:

‒ Doutor Vitorino de Barros Carvalhais, filho do Capitão António de Barros Carvalhais e de sua mulher Dona Ana Joaquina, da freguesia de Nossa Senhora das Neves de Vilarinho dos Freires de Malta, e actual Juíz de Fora de Castelo Rodrigo.
‒ Dona Maria do Carmo Barbosa e Silva, natural desta freguesia, filha de João da Silva Monteiro, natural de Vilar de Maçada, e de sua mulher Bernarda Benedita Barbosa e Silva, natural da freguesia de São Miguel de Cristelo, bispado do Porto.
Testemunhas presentes José Pereira de Sousa Peixoto, desta freguesia, e António Ferreira Correia Mourão, da vila de Lordelo, e o Padre Joaquim José Baptista, desta freguesia.
Notas: VdBC matriculou-se na UC em 07.Out.1806; a mãe da noiva e a sua irmã gémea, Custódia, nascidas em 1762, eram irmãs de Custódio Barbosa e Silva. Verifica-se deste modo que João da Silva Monteiro era cunhado do dito CBeS.
A família de Vitorino era originária de Mesão Frio, como se verifica no assento de baptismo de seu irmão João nascido em 1785.

Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Capitão de ordenanças

#390579 | josemariaferreira | 01 abr 2018 17:58 | Em resposta a: #258840

Caro António Taveira


"As companhias de ordenanças estavam ordenadas em capitanias-mor, sujeitas a um capitão mor. Abaixo deste havia um sargento mor." Sabe-me dizer a partir de qual destes postos se ascendia a Major? Pergunto isto porque segui o percurso dum militar do principio do século XIX, em que primeiramente ele aparece como capitão de ordenanças, depois como sargento-mor de ordenanças e finalmente aparece como major. Obrigado pela atenção que me possa dispensar.
Aproveito para lhe desejar uma Boa e Santa Páscoa para si e toda a sua família.

Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Capitão de ordenanças

#390580 | mtt | 01 abr 2018 18:00 | Em resposta a: #390579

Major é o mesmo que Sargento-mor.

Resposta

Link directo:

Capitão de ordenanças

#390581 | josemariaferreira | 01 abr 2018 18:40 | Em resposta a: #390580

Caro Manuel Cravo


A ser assim, o sargento-mor era um posto superior ao de capitão-mor?

Cpts

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Capitão de ordenanças

#390582 | rfmc | 01 abr 2018 18:50 | Em resposta a: #390581

http://audaces.blogs.sapo.pt/4784.html

Resposta

Link directo:

Capitão de ordenanças

#390583 | mtt | 01 abr 2018 18:55 | Em resposta a: #390581

Era, tal como hoje, superior a Capitão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen