Origem do apelido Freixedelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Origem do apelido Freixedelo

#259005 | freixedelo | 20 jul 2010 23:14

Tenho um apelido fora do comum - FREIXEDELO - que por acaso tambem e o nome de uma pequena aldeia de Bragança. Posso por isso presumir que os meus antepassados sejam de la ou tenham dado origem ao nome da aldeia Freixedelo.
Pelo que sei, o meu avo paterno viveu em Quintela de Lampaças, aldeia do concelho de Bragança, mas nao sei se nasceu la. Perdi o contacto ha muito tempo com a minha familia paterna, pelo que nao tenho forma de o descobrir. Mas tenho muita curiosidade em saber mais sobre o meu apelido tao invulgar.
Infelizmente nao tenho tempo para poder ir ate la pesquisar nos arquivos distritais e paroquiais, nem sequer disponibilidade financeira para mandar efectuar uma investigaçao.

Se por acaso alguem souber algo sobre este apelido, peço amavelmente que me informem.

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Freixedelo

#265835 | AlvesRF | 25 nov 2010 15:36 | Em resposta a: #259005

Boa tarde,

Também eu partilho como ultimo nome o Freixedelo. O meu avô também era de Quintela de Lampaças, e se quiser posso dar-lhe todas as informações que tiver.
Posso lhe adiantar que o nosso apelido surgiu nessa mesma aldeia de Quintela, mas ainda não percebi bem porque.

De qualquer maneira, aguardo o seu contacto para podermos cruzar dados.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Freixedelo

#265860 | freixedelo | 25 nov 2010 23:27 | Em resposta a: #265835

Boa noite,

Agradeço o seu contacto. É com satisfação que recebo um e-mail de alguém com o mesmo apelido que eu.

Se puder partilhar os conhecimentos que possuiu sobre o nosso apelido agrdeço, pois os meus são muito poucos. Há mais de 15 anos que não vou a Quintela de Lampaças, embora ainda lá tenha a minha avó paterna. O meu avô se não me engano chamava-se José Caetano Freixedelo. A história da nossa familia, desconheço completamente. Algumas pessoas de Bragança informaramme que a origem do apelido estava relacioando com a aldeia de Freixedelo, que supostamente teria sido fundada por um nosso descendente. Desconheço a veracidade dessa informação, mas pelo que o Rui indica no seu email, não será bem assim.


Aguardo com expectativa um seu futuro contacto.

Cumprimentos,

Luciano Freixedelo

Resposta

Link directo:

RE: Origem do apelido Freixedelo

#265867 | AlvesRF | 26 nov 2010 00:27 | Em resposta a: #265860

Boa noite,

Penso saber de quem se trata. Se assim for, o seu pai é primo do meu pai. Tem uma tia Lurdes? e a sua avó será a "Tia" Maria (não sei o apelido). Estou certo?

Já lhe enviei um pedido pelo forum para obter o seu contacto particular (e-mail).

Se o seu avô for quem eu penso, então será filho de João B. Freixedelo (1883), este filho de José Joaquim Freixedelo(1858) todos de Quintela. Eu nunca estive em Quintela apesar do meu avô ser de lá ele morava noutra aldeia no concelho de Bragança.

Quanto à origem do nome, eu desconhecia essa história mas eu cheguei a um ponto em que os Freixedelo "acabam" (ainda no secXIX), e tem uma avó natural da aldeia de Freixedelo. Isto leva-me a crer que o apelido surgiu como uma alcunha, como era natural de Freixedelo, lá lhe chamavam Freixedelo.... E assim ficou! Não sei se alguém no forum com mais experiência nós pode elucidar e dizer se é possível que isto tenha acontecido...
De qualquer maneira é isto que tenho registado!

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 03:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen