Salvador Correia de Sá, brasão.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Pessoas

Salvador Correia de Sá, brasão.

#259052 | pmcoimbra | 21 jul 2010 20:36

Caros Participantes,

Disponho de uma cópia digital de um retrato de Salvador Correia de Sá, que encontrei por acaso nas minhas pesquisas na internet, em pose militar, com armadura, espada e bastão, e com a insígnia da Ordem de Cristo. A pintura tem o nome do retratado em maiúsculas ("SALVADOR CORREA DE SÁ") sendo o nome intercalado com um escudo, sobreposto à cruz da Ordem de Cristo. Era este escudo, que não é igual ao dos Viscondes de Asseca, seus descendentes, que eu gostaria de identificar. Infelizmente, o retrato deverá estar já muito gasto, pois a imagem que encontrei já tem as cores muito pálidas, mas dá para ver que o escudo está dividido em 7 quartéis, da seguinte forma:
Cortado de dois traços: o 1º, partido de dois traços, formando os quartéis I, II e III; o 2º, partido, formando os quartéis IV (este é o único que eu consigo identificar, contendo as armas dos Sás, enxaquetado de prata e azul, de 5 peças em faixa e 3 em pala) e V; o 3º, partido, formando os quartéis VI e VII.
Não tem o escudo nem elmo, nem coronel, e está sobreposto à Cruz de Cristo.

Relembro que o Brasão dos Viscondes de Asseca é esquartelado com as armas dos Correias, Sás, Benevides e Velascos.

Se algum dos Confrades dispuser de informações sobre este escudo ou quiser tentar identificar as armas nos quartéis, tenho todo o gosto em fornecer a imagem, e ficarei grato por qualquer ajuda.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá, brasão.

#340454 | Avintes | 04 jan 2014 23:59 | Em resposta a: #259052

Caro Pedro Morais Coimbra,

Como não sou um utilizador frequente deste fórum, e estando à procura de outra informação sobre este distínto português, só agora encontrei esta sua mensagem.

Conheço muito bem o quadro que descreve e que está na Galeria Uffizi em Florença. Um parente meu tem uma cópia do mesmo quadro e posso confirmar que o brazão nesse é, infelizmente e com a excepção do quartel dos Sás, indecifrável...

Com os meus cumprimentos,

Luis Lavradio

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá, brasão.

#340511 | RCCORREIA | 06 jan 2014 09:18 | Em resposta a: #340454

Caros

Algum nos pode dizer onde ver a dita imagem online?

Cumpts,
RCCorreia

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá, brasão.

#340518 | hlen | 06 jan 2014 14:25 | Em resposta a: #340511

Caro RCCorreia,

Parece-me que a imagem referida seja a da ligação seguinte, http://i43.photobucket.com/albums/e372/Babitonga/Angola1.jpg .

Sds,
Herculano L. E. Neto

Resposta

Link directo:

RE: Salvador Correia de Sá, brasão.

#340525 | RCCORREIA | 06 jan 2014 17:12 | Em resposta a: #340518

Caro Herculano

Obrigado. Julgo que a imagem é essa precisamente mas a resolução não permite ver distintamente as armas,

RCC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen