Ajuda. Familia Teixeira, Vreia de Jales.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda. Familia Teixeira, Vreia de Jales.

#259202 | drica71 | 23 jul 2010 20:39

Prezados
é com muito prazer que os cumprimento.
Sou brasileira e, há anos, tento construir a minha arvore genealógica, a partir de meu avô materno, Antonio Alves. nascido no lugar do Sobredo, freguesia de Noura, concelho de Murça, Vila Real.
Felizmente, tenho muitos dados, tendo chegado até a 8a. geração (a contar da minha pessoa). No entanto, encontro-me agora con dificuldades, para encontrar seus bisavós maternos.

Peço desculpas pela mensagem tão longa, mas para que possam melhor me ajudar, imagino ser importante apresentar todos os dados.

A mãe de meu avô, Violante Rosa, nasceu no Valongo, era filha natura de Innocencia Candida Teixeira, do lugar do Campo. Esta, por sua vez, era filha de Francisco Teixeira e Maria Martins, que se casaram em 08/05/1816, no lugar de Campo. No assento de casamento, consta apenas: Francisco Teixeira, viúvo, e Maria Thereza Martins, filha de João Martins e Maria Rodirgues (estes filhos, respectivamente, de: Vicente Gomes e Maria Martins, e de Francisco Martins e Maria Rodrigues - informação esta recuperada no assento de baptismo de seus filhos).

Sei que, além de Innocencia Candida - minha parente em linha direta - este casal teve mais dois outros filhos (informações só recupeadas por casamentos e/ou nascimentos de netos). No entanto, não foi possível localizar o nascimento de nenhum deles.

Innocencia Candida, não se casa, tem seu primeiro filho no ano de 1843, no lugar de Vallongo (onde nasceu minha bisavô). Nesse assento, há a informação de que ela, Innocencia Candida, é natural do Campo. Veio a falecer, no ano de 1888, aos sessenta anos, no lugar do Sobredo, freguesia de Noura, conselho de Murça. Teria, portanto, nascida, por volta de 1820, se correta a informação do assento de óbito sobre sua idade.

Maria do Carmo, casa-se com Florentino Antonio (exposto), em Campo, freguesia de Vreia de Jalles, em 17/01/1848. Ali tiveram vários filhos.

Antonio Ancelmo, casa-se com Tereza Fernandes Capella, do lugar de Cidadelha, Alfarella de Jalles, no dia 01/12/1848. Consta no seu assento, que nascera em Villa Maior, freguesia de São Sebastião de Lobrigos.

Apesar do AD Vila Real ter digitalizado quase todos os assentos de batismo, casamento e óbitos, há exatamente uma lacuna nestes anos - em que teriam nascido meus antepassados. No caso de Vreia de Jalles, a integridade documental da referida freguesia não contempla livros de registos de baptismos relativos ao período compreendido entre 1825/07/09 e 1827/10/17. Já no caso de São Sebastião de Lobrigos, obtive a informação que os registos de baptismos do período de 1812-1859 não se encontram incorporados ao Arquivo, e é desconhecida sua localização.

Há ainda um agravante. O referido Francisco Teixeira, aparece com distintos apelidos nos diferentes documentos:
Francisco Teixeira; Francisco Martins Teixeira; Francisco Teixeira Coelho; Francisco Teixeira Gonçalo.

Como meu interesse é construir a árvore genealógica de minha família, eu tenho interesse em saber ao certo quem é este indivíduo, para saber se outros Teixeira, dos referidos lugares, podem ser meus parentes.

Desta forma, peço-lhes a vossa ajuda. Primeiro, oferecendo-me novas fontes de informação. Segundo, explicando-me por que um mesmo indivíduo teria distintos apelidos.

Muito obrigada e perdoem-me pela mensagem tão longa.

Saudações luso-brasileiras

Adriana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 04:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen