Canova

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Heráldica

Canova

#259220 | Canova37 | 23 jul 2010 22:58

Boa Noite,

Gostaria de obter todos os contributos dos confrades sobre a família Canova e, em especial, sobre as seguintes personagens:


Clotilde Canova de Magalhães filha de
João Baptista Canova Júnior cc Maria da Piedade d´Abreu Valente, naturais de Sepins Pequeno.
Neta paterna do Dr João Baptista Canova e de D. Teresa Cândida Simões Canova natural da vila da Mealhada, fregueasia da Vacariça. Os avós maternos da Clotilde eram António Lopes Valente (médico) e Rosa Adelaide d´Abreu Machado (Casal Comba)
Cumprimentos a todos
Fernando Canova

Resposta

Link directo:

RE: Canova

#259243 | henrdias | 24 jul 2010 09:31 | Em resposta a: #259220

Caro Fernando Canova,

Julgo que o Dr. João Baptista Canova que refere, será o que consta aqui na base de dados do geneall

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=282997

com os melhores cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Canova

#259293 | Canova37 | 24 jul 2010 23:24 | Em resposta a: #259243

Caro Henrique Dias:

Obrigada pela sua informação.

Não há dúvida que o nome coincide com o objecto das minhas pesquisas, mas ainda não consigo ligá-lo à minha Avó paterna, c.c. Francisco Reis da Silveira Magalhães, que foi director do serviço postal na província ultramarina de S. Tomé e Princípe.

Por sinal alguma vez tropeçou com uma Maria José Canova, tia de Clotilde Canova de Magalhães?

Cumprimentos e obrigado.
Fernando Canova

Resposta

Link directo:

RE: Canova

#259313 | henrdias | 25 jul 2010 10:04 | Em resposta a: #259293

Caro Fernando Canova de Magalhães,

por acaso ainda não tropecei nessa gente, mas tenho um primo (Luís Piçarra) que talvez possa dar aqui uma ajudinha, caso nos esteja a "ouvir", pois ele tem esse apelido na sua ascendência.

Aliás, poderá pesquisar aqui no fórum os tópicos onde se refere esse apelido, seleccionando "Todas as salas" e pesquisando em "Mensagens". E poderá até entrar em contacto com o Luís Piçarra, nos tópicos onde ele intervém, por exemplo em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=247465

Uma vez no tópico, poderá com a opção de pesquisa de texto, ou "Localizar", procurar pela palavra Canova, ou Cânova, como por vezes é referido.

Espero ter ajudado, e agora gostava de lhe perguntar se conhece a ascendência ou o local de nascimento do Dr. João Baptista Cânova?
Eu julgo que estaremos a falar do mesmo médico, pois apesar do Fernando referir a sua esposa como sendo a D. Teresa Cândida Simões (Canova) e no Geneall constar apenas como Teresa da Costa Simões, se reparar ela tem uma irmã Justina Cândida da Costa Simões, por isso não me espanta nada que o nome completo dela seja Teresa Cândida da Costa Simões.
Depois também se passou um facto estranho aqui na BD do Geneal, pois alguém alterou (recentemente?) a localidade de nascimento dela, bem como dos seus irmãos e de sua mãe para "Ovar, Válega", que em nada corresponde à verdade, pois sabemos serem da Mealhada, S. Vicente da Vacariça. Aliás, do irmão da Teresa, o ilustre médico e reitor da universidade de Coimbra, Dr, António Augusto da Costa Simões, tenho comigo o registo de baptismo onde se pode ver que nasceu nos Moinhos do Reconco, Mealhada, sendo baptizado em S. Vicente de Vacariça, Mealhada.

Portanto, se eu percebi bem, o João Baptista Canova Júnior que refere, deve ser irmão do

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=278343

não é verdade?

Sabe, também fiquei curioso em saber a origem dos seus Magalhães, pois estou fazendo um apanhado dos Magalhães com origem em Figueiró dos Vinhos, e se for o caso, agradecia se me pudesse facultar mais pormenores.

E sem outro assunto de momento, receba os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Canova

#259319 | Canova37 | 25 jul 2010 13:44 | Em resposta a: #259313

Caro Henrique,
obrigado pelos seus amáveis esclarecimentos e vou tentar entrar em contacto com o Luís Piçarra.
Votos de um Santo Domingo
Fernando Canova

Resposta

Link directo:

Canova

#403427 | luis262 | 04 jun 2018 18:54 | Em resposta a: #259220

Caro Fernando Canova,

Depois de Cerca de oito anos voltei aos Canovas, e ao João Batista Cânova, ascendente de um meu tio avô, casado com Silvina de Pinho Pimentel de Figueiredo, já referidos pelo meu primo Henrique Dias.

Pesquisando nos batismos da Mealhada, freguesia da Vacariça encontrei o assento de batismo de Teresa (Teresa da Costa Simões) no LB 1795 - 1827 fl.245 onde consta ter nascido a 27.08.1815 e b. a 10 do mesmo mês, filha leg. de Francisco José Simões e Teresa Justina de Jesus, assistentes na Mealhada, neta paterna de Joaquim José Simões de Aguda, Almofala de São Pedro e Materna de Sebastião Ferreira da Costa e Mariana de Jesus.
Como consta nas referências biográficas que o seu filho o médico António Augusto da Costa Simões Cânova, terá nascido em Mealhada, Vacariça em 1844 pesquisei os assentos de batismo, mas sem exito. Pesquisei também , o casamento de Teresa com João Batista Canova, na mesma freguesia e como não o encontrei, bem como na freguesia da Aguda, de onde os pais moram e não encontrei o registo ...

Será qu entretanto o Fernando encontrou mais alguma coisa mais sobre os seus Canovas?

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403428 | luis262 | 04 jun 2018 19:05 | Em resposta a: #259313

Caro Primo Henrique,

Tenho andado à procura da ascendência do João Batista Cânova...mas por ora nada...

Junto a msg. que enviei neste tópico ao Fernando Canova.


Um abraço,

Luís Piçarra


Caro Fernando Canova,

Depois de Cerca de oito anos voltei aos Canovas, e ao João Batista Cânova, ascendente de um meu tio avô, casado com Silvina de Pinho Pimentel de Figueiredo, já referidos pelo meu primo Henrique Dias.

Pesquisando nos batismos da Mealhada, freguesia da Vacariça encontrei o assento de batismo de Teresa (Teresa da Costa Simões) no LB 1795 - 1827 fl.245 onde consta ter nascido a 27.08.1815 e b. a 10 do mesmo mês, filha leg. de Francisco José Simões e Teresa Justina de Jesus, assistentes na Mealhada, neta paterna de Joaquim José Simões de Aguda, Almofala de São Pedro e Materna de Sebastião Ferreira da Costa e Mariana de Jesus.
Como consta nas referências biográficas que o seu filho o médico António Augusto da Costa Simões Cânova, terá nascido em Mealhada, Vacariça em 1844 pesquisei os assentos de batismo, mas sem êxito. Pesquisei também , o casamento de Teresa com João Batista Canova, na mesma freguesia e como não o encontrei, bem como na freguesia da Aguda, de onde os pais moram e não encontrei o registo ...

Será que entretanto o Fernando encontrou mais alguma coisa mais sobre os seus Canovas?

Cordialmente,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403727 | PDAlmeida | 06 jun 2018 09:52 | Em resposta a: #259220

Caros Amigos,

Este apelido é de origem italiana, mais concretamente genovesa. Veio para Portugal através de um genovês que veio trabalhar para a fábrica de papel da Lousã, julgo que no séc. XVIII.
Tenho alguns elementos sobre eles que disponibilizarei, logo mais à tarde, porque neste momento não tenho acesso aos mesmos.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Canova

#403730 | luis262 | 06 jun 2018 12:13 | Em resposta a: #403427

Caro Fernando Canova,

Encontrei oassento de casamento de João Batista Canova Júnior com Maria da Piedade Lopes Valente que teve lugar na Igreja Psroquial de Sepins a 25.04.1870 . Consta do LC de Sepins 1857 - 1875 a fl. 37 v. Nele consta que o noivo teia à data 27 anos e era morador navila da Mealhada e natural da freguesia da Vacariça, sendo filho legítimo do Dr. João Batista Canova e deTeresa Candida Simões Canova.
Está pois confirmada a ligação com os os outros Cânovas referidos neste tópico.
Pena é que deste assento não conste a avoenga.Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403731 | luis262 | 06 jun 2018 12:16 | Em resposta a: #403730

Desculpe as gralhas, mas estava a escrever à pressa.
LP

Resposta

Link directo:

Canova

#403733 | luis262 | 06 jun 2018 12:27 | Em resposta a: #403727

Caro Paulo Duarte de Almeida,

Obrigado pela sua intervenção.

Fico assim a aguardar esses elementos.
O meu interesse é devido ao facto de ter primos Canovas , descendentes de uma minha tia avó, Silvina Pimentel de Figueiredo que casou com Joaquim Augusto da Costa Simões Canova.
https://geneall.net/pt/nome/275242/silvina-de-pinho-pimentel-de-figueiredo/

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403787 | luis262 | 07 jun 2018 14:56 | Em resposta a: #403733

Meu caros,

Lá consegui finalmente saber alguma coisa sobre a ascendência do João Batista Canova casado com Teresa de Costa Simões, graças ao seu assento de óbito do qual constam os pais pais. Assim:

Aos 27 dias de Janeiro do ano de 1881, na vila da Mealhada desta freguesia da Vacariça, concelho da Mealhada, faleceu repentinamente João Baptista Canova, Bacharel formado em Direito e nproprietário, de idade de 75 anos, viúvo que era de Teresa Simões, natural da extinta freguesia de São Tiago de Coimbra, filho legítimo de João Batista Canova e Teresa Leonor Canova, proprietários, naturais de Coimbra.
Deixou dois filhos.
( LO Mealhada, Vacariça 1878 - 1893 fl. 27)
E por ora é tudo.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403951 | luis262 | 10 jun 2018 13:30 | Em resposta a: #403787

Bom tarde,

Continuando a pesquisa destes Canovas, encontrei o assento de Batismo de João Batista Canova , b. em Coimbra, São Tiago a 26.10.1806, ( LB Coimbra, São Tiago 1803 - 1821 fl 30 ), cujo óbito já referi na msg. anterior.

Neste assento de batismo constam os nomes e os locais de nascimento dos seu pais e avós.

Deparei ainda com o casamento de seus pais , João Batista Canova natural de Itália, Emilia - Romagna, Parma e Teresa Leonor Ribeiro natural de Coimbra, Santa Justa, a 24.05.1804. ( LC Coimbra, Santa Justa fls. 193 v. e 194), que passo a transcrever:

- No dia 24 de maio de 1804, recebi João Baptista Canova viúvo de Florinda Peregrina Benedicta, filho de Pedro Maria Canova e de Francisca Maria Conte, natural da cidade de Parma, Itália, com Teresa Leonor Ribeiro, filha de Joaquim Gomes Ribeiro e de Maria Josefa, natural desta freguesia e nela residente. Testemunhas João Gomes Ribeiro e Joaquim da Fonseca, ambos desta freguesia.

Cordiammente,
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#403952 | luis262 | 10 jun 2018 13:54 | Em resposta a: #403787

Continuando, devo esclarecer que no assento a de óbito de João Batista Canova a 27.01.1881 consta erradamente que o pai era natural de Coimbra . Era sim morador nessa cidade.

LP

Resposta

Link directo:

Canova

#403955 | luis262 | 10 jun 2018 16:14 | Em resposta a: #403727

Caro Paulo Duarte de Almeida,

Não sei se já leu os últimos dados que coloquei aqui sobre a ascendência destes Canovas meus parentes por afinidade. Apontam para cidade de Parma, mas não quererá talvez dizer que não tenham ligação com os de Génova , que há dias referiu, até porque se fixaram em regiões próximas em Portugal…

Será que já encontrou os elementos que referiu na sua intervenção. Seria ótimo se os pudéssemos confrontar no sentido de procurar uma eventual relação.

Cordialmente,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Canova

#404134 | PDAlmeida | 13 jun 2018 22:34 | Em resposta a: #259220

Muito boa noite,

Peço imensa desculpa pelo lapso, mas os dados de que disponho referem-se à família genovesa Caneva e não à família Canova. É o que dá falar "de cor", sem os registos à frente.

Cordiais cumprimentos,

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

Canova

#404150 | luis262 | 14 jun 2018 02:00 | Em resposta a: #404134

Boa Noite,

Muito obrigado pela sua resposta.


Cordialmente,


Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen