Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

Este tópico está classificado nas salas: Património

Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#259260 | MMontenegr | 24 jul 2010 15:13

Caros Confrades

Alguem sabe onde se localiza ou localizou a Casa ou quinta do Paço de Freixieiro mencionada na obra de GAIO, Felgueiras, Nobiliário de famílias de Portugal, família Moura Coutinho.

Desde já , o meu muitissimo obrigado por qualquer ajuda que me possam dar .
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328324 | rijo | 01 mai 2013 00:39 | Em resposta a: #259260

Cara Maria Montenegro,

Julgo que se trata da Casa de Freixieiro em Campelo, Baião. Tenho algum interesse nesta gente, nos Sousa Cabral.
Tem mais alguma informação?

Antecipadamente agradeço, com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328424 | MMontenegr | 02 mai 2013 21:47 | Em resposta a: #328324

Confrade Luís Alves

Penso que a quinta do Freixieiro de que refiro é em Arnóia, Celorico de Basto.
Atentamente
Maria Montenegro

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328435 | coimbra | 02 mai 2013 23:43 | Em resposta a: #328424

Confrada
A atual vila de Celorico de Basto foi mudada para o local de Freixieiro. Era perto do castelo de Arnoia, creio que no sec.XVIII a mudaram para um local menos agreste, para fúria da familia Moura Coutinho.
Carlos Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328439 | rijo | 03 mai 2013 00:07 | Em resposta a: #328424

Cara Maria Montenegro,

Será então confusão minha.
Consultei há algum tempo prazos daquelas freguesias em que, salvo erro, sucediam Sousa Cabrais a Mouras Coutinhos Magalhães. Estes prazos estão relacionados com a Casa de Pinheiro que por sua vez está ligada à Casa de Freixieiro.
Felgueiras Gayo em “Mouras Coutinhos” 217 (4,5,8 e 9) menciona ligações entre famílias com o mesmo nome e, não sei se por sugestão, julgo que também nos prazos é referida a região de Basto.
Também é verdade que nunca vi nenhuma referência a um “Paço” de Freixieiro, tanto que a casa é relativamente recente.
Se os prazos me passarem novamente pelas mãos e se houver ponta por onde se pegue novamete, darei noticias.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328443 | vbriteiros | 03 mai 2013 00:53 | Em resposta a: #259260

Poderá consultar aqui na BD as origens de Artur Carlos de Moura Coutinho Azevedo Soeiro da Fonseca e Silva Brandão, natural de Celorico de Basto.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#328550 | vbriteiros | 04 mai 2013 12:31 | Em resposta a: #259260

Veja p.f. a monografia "Celorico de Basto - Ediç. da Câmara", pág 109 onde poderá ler notas sobre a Quinta do Paço de Freixieiro e os seus possuidores.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#336056 | spes | 30 set 2013 16:33 | Em resposta a: #328550

Caros Confrades


Muito agradecia informação sobre os ascendentes de Rosa Maria de Moura Coutinho, referida no texto sobre Domingos de Oliveira Maia da autoria de Manuel Graça.

Naquela pesquisa se refere que após a morte do Pai, foi a Mãe de Domingos Oliveira Maya, Dona M. Joaquina da Silva Maya (*Casa do Paiço, Alvarelhos, 20.IX.1770; + Porto 30.VI.1841), quem assumiu a tutoria dos filhos menores. Era filha e herdeira de Caetano da Silva Maya, senhor da Casa do Valle e do Prazo da Quinta do Paiço e Capitão de Milicias; e de sua mulher, Dona Rosa Maria de Moura Coutinho, que provinha dos Morgados da Carriça (Muro, Trofa) e de Entre-Águas (Santa Maria do Zêzere, Baião), vergôntea do ilustre 8º senhor do Couto de Leomil, Alvaro Gonçalves Coutinho, o Grão-Magriço que Camões contou entre os Doze de Inglaterra.

Agradecia qualquer informação sobre os ascedentes de Rosa Maria de Moura Coutinho e nomeadamente a sua ligação ao Magriço, Alvaro Gonçalves Coutinho.

cpts
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

Localização Casa do Freixieiro- Família Moura Coutinho

#353643 | marquez | 15 jan 2015 13:36 | Em resposta a: #259260

A quinta do freixieiro fica em Moimenta da Beira, Freguesia de Arcozelos, pertencia ao antigo Couto de Leomil, a quinta da Carriça situa-se na Freguesia de Vila da Rua, a primeira pertençe ao meus primos Carlos Alberto Beça Pereira e Manuel Fermiano Beça Pereira, penso que se chamam assim, os proprietários da Carriça, ela chama-se Odete de Carvalho o marido. penso que Armando Martins, são meus primos, são alcunhados de carriços, de resto, a população destas paragens, a sua maioria, de há 60 anos atrás tinha o sobrenome de Coutinho.
A minha Bisavó, por exemplo chamava-se Ana Leitão Coutinho, e era prima dos Lancastres, Cabrais, Castros, Gouveias, Melos, Sarmentos, todas destas paragens, a minha bisavó Faustina de Figueiredo, também era aparentada, assim como o meu bisavô Leopoldino de Carvalho, normalmente, as mulheres me levavam o nome da família, era só o nome próprio, por exemplo o avó era António de Carvalho, no baptismo estava como filho legítimo primeiro, de Leopoldino de Carvalho e de Dona Faustina de Figueiredo , Filha de Bernardo de Figueiredo e de Dona Maria da Piedade Lopes (Mergulhões), Filha de Bernardo Fajardo, etc

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 14:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen