Família Medeiros na Beira Baixa?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Medeiros na Beira Baixa?

#259290 | jaferro | 24 jul 2010 23:03

Estimados Confrades,

O meu 11º Avô, Frutuoso de Medeiros, casado com Maria Dias, que falece em 08.11.1617, e com Maria Afonso, em 12.01.1619, é o único Medeiros que encontrei nos RP de Silvares, Fundão, e nas paroquias da Beira Serra (Distrito de Coimbra).

Algum dos confrades já encontrou Medeiros na Cova da Beira ou em outras sub-regiões da Beira Interior, na passagem do século XVI para o XVII?

Da recolha de informação já realizada, verifiquei que o apelido Medeiros é predominante, ao nível nacional, na RA dos Açores. Qual a origem regional no Continente? Ou a expansão do apelido fez-se no sentido oposto, ao longo do século XVI?


Aguardo com enorme interesse as possíveis respostas às questões que entretanto coloquei.

Antecipadamente, os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros na Beira Baixa?

#259683 | rmfrp | 31 jul 2010 00:19 | Em resposta a: #259290

Caro Primo José Fernandes Rodriguez:

Sem poder dar grandes indicações, posso dizer que não me recordo de alguma vez ter encontrado o apelido Medeiros nessa região.

Nos Açores, e especialmente em São Miguel, o apelido Medeiros é muito comum. Eu próprio tenho lá vários ramos desse apelido. Por outro lado, não sei se há uma associação clara a alguma região do Continente. Em pesquisas na zona de fronteira entre o Baixo Alentejo e o Algarve (Almodôvar, Mértola, Serpa, Alcoutim) tenho encontrado com alguma frequência o apelido, tanto na forma "de Medeiros" como na forma "Medeiro"/"Medeira".

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros na Beira Baixa?

#259715 | jaferro | 31 jul 2010 16:06 | Em resposta a: #259683

Estimado Primo Rui Pereira,

Muito obrigado pela sua resposta. A origem de Frutuoso de Medeiros continuará a ser um mistério!!

Quando - e se - os registos paroquiais de Castelo Branco estiverem on-line será possível tirar a limpo a sua origem não beirã e os registos notariais poderão ser um caminho... O problema é o tempo.

Nos últimos tempos tenho andado entretido com os meus antepassados colombianos (Norte de Santander) e já consegui chegar ao século XVII, em dois ou três ramos, mas as dificuldades são muito mais elevadas, pois o número de registos on-line é muito reduzido e não existe um fórum como o do Geneaii :)

Um abraço,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 22:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen