Call for papers - 'Primeira República em Leiria e na sua região'

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Pessoas | Regiões

Call for papers - 'Primeira República em Leiria e na sua região'

#259461 | chartri | 27 jul 2010 18:02

PRIMEIRA REPÚBLICA EM LEIRIA E NA SUA REGIÃO
Colóquio 6 de Novembro
Call for papers
Está aberto o período de recepção de propostas de comunicação para serem apresentadas no
Colóquio A Primeira República em Leiria e na sua Região
São aceites propostas até ao dia 15 de Setembro de 2010.
Os resumos devem ter até 1500 caracteres, três referências bibliográficas e resumo do(s) CV
do(s) autor(es) e devem ser enviados para o email leiria.republica@gmail.com
No texto do email, deverão indicar:
- Nome completo;
- Contactos;
- Instituição de proveniência (caso haja);
- Eixo temático no qual se propõe apresentar comunicação.
Até 30 de Setembro serão transmitidos os resultados da arbitragem e quem pretenda ter o
texto publicado em Actas, que deverá ser enviado completo até 15 de Outubro de 2010 (limite
até 40000 caracteres).
Eixos temáticos, considerando Leiria e a sua Região:
1. - Economia e publicidade
2. -Laicismo, ética republicana e ideais
3. - Iconografia e personalidades
4. - Jornalismo, literatura e redes de sociabilidade
Contacto:
Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional
email: asoares@ipleiria.pt | Tel.: (+351) 244 829 471

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Call for papers - 'Primeira República em Leiria e na sua região'

#259469 | tmacedo | 27 jul 2010 19:25 | Em resposta a: #259461

Caro Ricardo Charters:

Ai que pena que eu tenho que não seja sobre Vila Real !

Onde, num concelho (Murça), por não haver um único republicano, teve de se nomear uma administração concelhia de gente de um concelho vizinho (Alijó) que se foi instalar em Murça protegida por "esbirros" políticos.

Ou, de o único conhecido republicano de uma pequena aldeia do concelho de Alijó que, poucos meses após o 5 de Outubro de 1910, dava morras à República e vivas à Monarquia.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Call for papers - 'Primeira República em Leiria e na sua região'

#259473 | chartri | 27 jul 2010 19:52 | Em resposta a: #259469

Caro António Taveira
Mas olhe que sendo o FM do distrito de Leiria (claro de Figueiró , o dos Vinhos !), poderia tentar fazer um "outro ensaio", saltar 500 anos e apresentar a comunicação ao Colóquio !!!. Pergunto-me, de que partido seria ele? O seria um vendido a outro partido: um vira casacas...

Tenho lhe agradecer a amabilidade de me ter remetido pelo nosso comum amigo Ângelo Queiroz da Fonseca, o seu livro "FM - o do estreito de Santa Maria da Sé do Porto". Estou a começar a lê-lo... mas com um olho crítico, pois como um amigo meu diz "Em genealogia basta errar-se uma vez para que tudo vá ter onde a gente quer..."

Estou a ver se "enquadra" o piloto Gonçalo de Oliveira, o qual foi casado com uma bisneta do Senhor de Briteiros (pai do Lopo) pois julgo que só a teoria de Figueiró o consegue "encaixar". E depois ja vi (mas tenho que confirmar verdadeiramente) que chama nomes (!) às senhoras como "N. de Sousa" ou "N. de Mesquita". Na tese de Figueiró todas as senhoras têm nome próprio e "são bem tratadas"....

Bem piadas (ou "tiros" à parte) gostaria de ter o seu endereço, pois gostaria de lhe oferecer dois livros meus, em agradecimento pelo seu. São, claro livros sobre indivíduos de Leiria (distrito onde se enquadra Figueiró... o dos Vinhos, claro). Se for à minhas páginas web, e clicar no 2responsável" (não com muita força) , envia-me uma mensagem com o seu endereço. Prometo que os livros que lhe enviarei não "falam" do Fernão.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Call for papers - 'Primeira República em Leiria e na sua região'

#259487 | tmacedo | 27 jul 2010 22:26 | Em resposta a: #259473

Caro Ricardo Charters:

Olhe que, na tese Figueiró, ele nasceu em Gaia. E dizem ainda que o lugar de Rui de Magalhães, referido em tombo de 1513, era por causa de um Rui de Magalhães que dizem nascido em 1500... !!! Certamente um prodígio local que na adolescência afamava e definia a toponímia gaiense !!!!

Leia o livro calmamente até ao fim. Usei só a dose q. b. de prova. Mais virá no livro a sair no futuro.

Muito obrigado pelas ofertas de suas obras, mandar-lhe-ei a minha direcção.

Em relação a escolhas de F.M. sobre regimes...Como sabe sou monárquico. Tenho um grande apego a valores tradicionais, mas conjuguo isso com uma insatisfação permanente e uma sede de justiça. Não sei se em 1907 seria monárquico ou republicano. A partir de 1908 seria certamente monárquico.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 04:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen