Justificaçao de baptismo perante o visitador da paroquia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Justificaçao de baptismo perante o visitador da paroquia

#259831 | nfctf | 02 ago 2010 17:39

Boa tarde

Encontrei hoje no Arquivo Distrital de Leiria uma situaçao que desconhecia:

No livro de registos de baptismo aparecem em 1702 (parece-me ser a data embora surjam depois de baptismos de 1706) algumas paginas em que um conjunto de pessoas de varias aldeias da paroquia justificam perante o visitador da paroquia terem sido baptizadae e referem a idade que terao a altura. Uma dessas pessoas e a minha oitava avo.

Sendo talvez uma duzia de pessoas a fazerem esta justificaçao a que se devera isto? Inexistencia de registo de baptismos ou outra razao? E certo que nao tive tempo de ver exaustivamente ate porque a falta de um livro de casamentos (segunda metade seculo XVII) dificulta as minhas pesquisas, mas nao encontrei o registo de baptismo respectivo...

Talvez algum dos confrades mais experientes consiga fazer luz sobre esta materia

Nuno Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Justificaçao de baptismo perante o visitador da paroquia

#259834 | LBolacha | 02 ago 2010 18:39 | Em resposta a: #259831

Trata-se exactamente do que disse e é uma situação algo comum quando os livros se perdiam (embora eu pessoalmente gostava que fosse mais comuns).
Por variadas vezes, por fogos ou outros quaisquer desastres, ou até mesmo por não ter havido paroco naquela freguesia durante certo tempo, os livros paroquiais perdiam-se e os registos paroquiais eram posteriormente escritos de novo quando um visitador (vulgo ASAE da igreja naquele tempo) ia verificar se os livros se encontravam em ordem.

Atenciosamente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 06:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen